Pequenas Criaturas

Pequenas Criaturas Rubem Fonseca




Resenhas - Pequenas Criaturas


18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2


Israel145 06/07/2014

O livro Pequenas Criaturas é mais uma obra inigualável do mestre Rubem Fonseca. Lançado em 2002, lembra de longe e superficialmente o Fonseca dos anos 60/70 com seus personagens marginais e a crueza da rotina das cidades pulsantes com suas ruas encharcadas de sangue, fezes e pus. O universo que o Fonseca nos apresenta aqui é outro. É o microcosmo perdido num diálogo, é o fragmento de tempo contido entre um beijo, é a brevidade de um coito rápido, enfim, um flash da vida. Nesses 30 contos ele disseca o relacionamento entre os seres humanos normais em histórias repletas de dor, amor, paixão, angústia, felicidade e todos esses sentimentos banais e corriqueiros, mas com a maestria de sempre de quem domina a sua arte.
A princípio, para o leitor veterano e conhecedor da obra do autor, pode causar estranheza essa mudança de foco, onde muitos podem pensar numa queda brusca na qualidade dos contos. Mas se colocando na posição do leitor iniciante e desconhecedor de sua produção bibliográfica, essa leva de contos apresenta bem o estilo e a pungência de sua obra, fazendo-o clamar por mais.
O próprio título do livro remete a interpretações curiosas. Uma delas é que as “pequenas criaturas” são os próprios contos, onde o autor pôde aperfeiçoar ainda mais a arte do conto curto. A arte de representar pequenos momentos e transformá-los em momentos mágicos e inesquecíveis. A outra interpretação é que as pequenas criaturas são as personagens dos contos. Os desvalidos, os ultrajados, os vencidos, os odiados, os apaixonados. Toda a gama de seres banais que povoam o nosso dia a dia e que habitam nossos espelhos.
Enfim, é um bom livro, com contos medianos e alguns geniais que podem figurar tranquilamente em diversas antologias do autor e nas melhores seleções do gênero.
comentários(0)comente



Vinícius 05/01/2014

Ler uma vez na vida é insuficiente.
Primeira obra do Rubem Fonseca que leio e posso afirmar que esta me convenceu do titulo que ele possui de um dos maiores autores da literatura brasileira, além de almejar ler todas suas obras já publicadas. Pequenas criaturas mostra a vida de pessoas, sem excluir nenhuma, é pequena e passageira. Mostra quão insignificante é a existência das pessoas em relação ao resto do mundo. Não obstante, nos apaixonamos por cada personagem, cada historia, até mesmo por aqueles que não deveríamos. O humor e a crítica são fortes características e estão presentes em cada conto, com uma visão simplista e voraz da realidade.

site: http://www.youtube.com/channel/UCzDK2luxV7BJx9ytj8yKq6w
comentários(0)comente



Raquel Lima 21/07/2010

Bons contos !
Caderninho de nomes é um conto que é possível fazer com que as mulheres saiam batendo em seus namorados e maridos...rsrsr...Vale a pena!
Felipe Lamerck 04/03/2013minha estante
Realmente esse é um bom conto, mas o livro não se resume a ele.




18 encontrados | exibindo 16 a 18
1 | 2