O sol e o peixe Virginia Woolf

Resenhas - O Sol e o Peixe

Daniel 16/01/2016

Prosas Poéticas
Nos ensaios / contos / crônicas deste volume, numa edição caprichosamente encadernada da editora AUTÊNTICA, temos a essência de Virginia Woolf. A seleção e a tradução do Tomaz Tadeu foram extremamente felizes, e talvez o único senão seja a brevidade do volume, pouco mais de 100 páginas.

O subtítulo “Prosas Poéticas” é perfeito, pois é exatamente isso: a prosa fluida, imaginativa, lúdica de Virginia Woolf, carregada de poesia. Prosa que flui parecida com uma conversa, com o correr de um rio, como se o leitor pudesse captar os pensamentos que passam pela mente e somem, tão misteriosamente como apareceram. As percepções! Ela, Virginia, nos alertando o tempo todo: veja isso! Atente a aquilo! Preste atenção! Ela propõe questionamentos sobre a inconstância de nossos quereres, nossa eterna insatisfação com o mundo e com os homens... Nos lembra do deleite que as maravilhas que existem proporcionam aos nossos sentidos. Os temas se desdobram, se aprofundam, cutucam nossas mentes e nossas emoções. E ela ainda diz, modestamente, “quão pouco somos capazes de transmitir sobre aquilo que pensamos”!

Que mulher interessante! Que inteligência aguda! Não posso deixar de imaginar como seria proveitoso e delicioso poder sentar e conversar com ela! Na orelha da sobrecapa (tão bonita!) que recobre o volume o organizador escreve: “Virginia não filosofa nestas prosas. Ela poetisa. Mas há nelas muita filosofia. Sua filosofia nos deixa perplexos. Sua poesia, extasiados”.

Um livro para ler, reler, guardar... E presentear a quem muito merecer.

Isadora1232 11/07/2020

Ler Virgínia Woolf pra mim é um imenso desafio, e essa coletânea de ensaios me ajudou muito a compreender melhor a escrita (que eu julgava tão impenetrável) dessa grandiosa autora.
Entre a seleção de escritos, ligados entre si por um tom lírico e experimental, "a paixão da leitura" e "flanando por Londres" foram os mais enriquecedores pra minha experiência.
Depois dessa leitura, tenho certeza que vou me aventurar por mais obras da Virgínia Woolf com muito mais tranquilidade e segurança.
Ótima seleção e organização por Tomaz Tadeu.

Nicoly 14/06/2021

O sol e o peixe
O sol e o peixe é um livro de contos/ensaios poéticos da Virgínia Woolf. E eu nunca acho fácil ler Virgínia, mesmo assim é sempre uma leitura interessante, que traz muitas coisas. Nesse caso não foi diferente.
Alguém contos que acho que até agora não entendi por completo, enquanto outros eu ficava pensando "como ela conseguiu passar pro papel algo que eu sinto sempre??" sem contar os contos que ela faz toda uma viagem em cima de um tópico e você vai junto, é lindo. Um dos que eu mais gostei é o que da título para o livro, o último conto "o sol e o peixe" na qual ela conta a vez que foi ver um crepúsculo, e a forma como ela descreve todo o antes, durante e depois.... enfim, é incrível
Acho que é um livro para ser lido de pouquinho em pouquinho, para poder ir refletindo bem depois de cada parte, mas é uma leitura ótima e acho que todos conseguem se identificar pelo menos em algum ponto com a escrita e os textos da autora em algum dos contos ou ensaios.

Vitória 06/05/2020

sou suspeita pra falar sobre, virgínia é minha autora favorita e não consigo achar nenhuma produção dela menos que genial.

essa coletânea de contos em especial é muito gostosa por parecer que ela está conversando diretamente com a gente, falando sobre coisas do cotidiano e ainda sim se recusar a ter um acabamento de sentido!

te amo demais, virgínia
Jose 06/05/2020minha estante
Te amo demais Virginia ²

Fer Paimel 03/09/2020

Ainda conhecendo Virginia
Esse é o segundo livro de Virginia que eu li. Gostei mais de Um Teto Todo Seu.
Ainda assim, esse livro é bom! São umas nove histórias, sobre assuntos diversos, da vida real e reflexões abstratas da autora.
Dá para sentir que Virginia era mulher muito a frente de seu tempo, com suas fortes opiniões e palavras pontuais. Acho sua prosa muito racional e cheia de devaneios ao mesmo tempo, o que a torna diferente e especial.
Algumas das prosas não gostei tanto. A que eu mais gostei foi ?A Paixão da Leitura?.

layhnrqs 03/04/2023

Não sei se prosa é minha praia...
Virginia Woolf é aquela leitura que nos faz refletir, mesmo após o término dela. Algumas de suas palavras despertaram e mim grande reflexão, já outras me senti perdida. Mas é um bom livro.

jurripe 02/04/2021

Prosas poéticas
Como o livro é um compilado de prosas poéticas, a nota é um 3, porque teve uns textos que não me tocaram muito. Mas Virgínia Woolf mais uma vez se mostra envolvente com sua narrativa escrita em fluxo de consciência e uma bagagem cultural muito rica que só engrandece sua escrita.

Carlos Patricio 15/03/2017

Virginia Woolf honra o sobrenome - é de fato um lobo: perspicaz e sempre atenta a qualquer movimento em cada moita e por detrás de cada árvore dessa floresta que chamamos de mundo. Descaradamente ávida por conhecimento, versada em inúmeros temas, é também lírica, profunda, imprevisível, original e arquiteta na escrita. Nos ensaios, ainda mais do que na literatura, esta mulher era (ora, é!) um gênio e me faz sentir vergonha de tudo o que já escrevi na vida.

upolar 15/06/2020

O sol e o peixe
Sinceramente, eu gostei bastante desse livro. Depois de ter lido metade do livro, passei a lê-lo em voz alta, como se gravasse a leitura para outra pessoa ouvir e amei a experiência. Sentia como se seguisse as ?dicas? que ele deu em um capítulo que fala sobre a leitura.
As reflexões sobre o livro e as palavras pareciam ter peso maior, como se passassem mais tempo sendo processadas e enfim sentidas.

O livro é cheio de frases incríveis, eu marquei muitas! (até enviei algumas pra cá enquanto fazia progresso)

O final onde você vê finalmente o sol e o peixe não me decepcionou - apesar de eu não ter entendido a escrita sobre os aquários.

O livro acaba dizendo como deve lê-lo, ou melhor, como você deve ler qualquer livro. E eu amei esse capítulo.

Eu, pelo menos, gostei e recomendo.
Leitura e . 15/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Janine 10/05/2020

Este livro nada mais é do que uma coletânea na qual foram reunidos alguns dos ensaios mais poéticas da escritora. Virginia descreve simples experiências de forma muito intensa e detalhada. Não é o tipo de leitura que estou acostumada a fazer (em alguns momentos me perdi na linguagem rebuscada e precisei reler certos trechos), mas funcionou como ponto de partida para me incentivar a ler outras obras da escritora.

oimandys 24/06/2022

Primeiro livro da autora que leio...confesso que alguns contos não me prenderam ou foram enfadonhos. Há uma narrativa poética, complexa e detalhada a respeito dos assuntos que Virgínia escolhe.
Gostei da experiência, pretendo ler outros para conhecê-la melhor.

Jojoy Matias 12/07/2021

Meu primeiro livro de Virgínia Woolf . Recomendo
"Pois, para além da dificuldade de comunicar aquilo que se é, há a suprema dificuldade de ser aquilo que se é. Esta alma, ou a vida dentro de nós, não combina absolutamente com a vida fora de nós."

Confesso que adiei por anos ler Virgínia Woolf pois sempre me pareceu uma autora complicada de se ler, mas isso não é necessariamente verdade.

É uma escrita diferente, que exige entrega e que pede para você ativar o seu lado poético do cotidiano, o seu lado que não exige um começo, meio e fim. Um lado um tanto quanto Amelie Poulan, que vê beleza em coisas do dia a dia ou em pensar em coisas que muitas vezes deixamos de lado ou preferimos ignorar, como estar doente.

Em 2021, em final de pandemia, em um mundo que exige produtividade a cada segundo, ler esse livro foi como parar o relógio por um tempo e lembrar que somos mortais, que todo dia um pequeno milagre acontece, mesmo que não demos valor.

Meus ensaios preferidos foi sobre Montaigne e Flanando por Londres.

Irei ler mais Virginia, foi um otimo jeito de começar. Recomendo.

Elaine cris 29/05/2022

Contos seem pontos.
Sou suspeita para falar da autora, admiro a forma de escrita, por consequência a forma que ela pensava. Peguei o livro e pensei "são poucas páginas leio em uma tarde", doce ilusão, tem que ler com calma para compreender cada nuance.

De uma simple idéia de ir comprar um lápis ela escreveu um conto, de um passeio para ver um eclipse outro conto e por ai vai a mente flutuante dela.

"É sempre uma aventura entrar em um lugar pela primeira vez, pois as vidas e os personagens de seus donos aí deixaram a sua atmosfera e assim que entramos nos deparamos com uma nova onda de emoção."

O livro é dividido em 3 capítulos contendo 3 contos cada.

Clara Vellozo 30/08/2020

A paixão da leitura
Meu primeiro contato com Virgina Woolf que sempre chamou minha atenção por ser uma escritora clássica e tão cultuada.

Minhas expectativas foram alcançadas com sucesso! Adorei sua escrita, principalmente por ser fã de Clarice Lispector e de seus fluxos de consciência - o que posso dizer que também encontrei aqui neste livro, talvez um pouco mais suave em algumas crônicas ou ?prosas poéticas? como prefere dizer o curador dessa seleção.

Para os bibliófilos como eu: não deixem de ler a crônica ?A paixão da leitura? - uma verdadeira ode ao ato de ler e ao prazer da boa literatura que certamente vai transmitir uma sensação de identificação e conforto que nos deparamos quando imersos no mundo literário.

Ana julia 11/08/2020

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da virginia e achei a experiência interessante, na maior parte do tempo me senti como se os assuntos sobre os quais ela filosofa durante a obra fizessem parte de uma conversa entre nós duas. Terminei o livro com vontade de saber mais sobre as outras obras dela