Simon vs the Homo Sapiens Agenda

Simon vs the Homo Sapiens Agenda Becky Albertalli

Resenhas - Simon vs the Homo Sapiens Agenda

dandelion 08/02/2023

you're a mess, spier
eu estava procurando um livro fácil para ler em inglês, já tinha assistido Love, Victor e decidi começar ele.

eu tinha amado a série e voltar pra esse universo com essa historia foi incrível. é um livro fofo, reconfortante, descomplicado pra ler e se identificar, rir, chorar um pouquinho e se apaixonar pelos personagens.

como eu nunca fico satisfeita com histórias que eu leio e gosto muito, nessa eu gostaria de ter visto mais desenvolvimento do Simon e do Blue. vou sentir saudade desses dois!!!

com certeza vou fazer releituras e com toda a certeza leria uma continuação.

Lauraa Machado 06/01/2018

Quase perfeito
Esse é daqueles livros que eu já amava antes de começar a ler. Depois de saber do que se tratava e ver resenhas das pessoas cuja opinião eu mais confio, soube que seria do tipo de história que eu ia amar. E o livro realmente é ótimo, não me arrependo nem um pouco. Foi divertido, leve, interessante e cheio de momentos em que eu queria tirar as frases dele e espalhar pelo mundo. É exatamente do tipo de livro que todo mundo deveria ler, ainda mais adolescentes.

Mas não consigo colocá-lo entre meus favoritos e nem consigo achar que foi perfeito. Amei muitas das cenas, ri em várias e o final é tão adorável quanto precisava ser. Consegui adivinhar quem era o Blue logo no começo, mas acho que isso foi mais por eu ser também escritora e reconhecer as dicas que a autora foi deixando (que podem ser bem sutis para quem não tem esse mesmo instinto), mas isso não chegou em nenhum momento a atrapalhar a leitura, principalmente porque ele era quem eu achava que devia mesmo ser o Blue. Ou seja, mesmo se no final eu estivesse errada, ainda amaria esse personagem.

O romance é maravilhoso, mas ele, por causa do maior problema do livro, poderia ter sido bem mais. Eu adorei os e-mails, adorei essa interação deles, porque acho também que deve fazer muitos adolescentes se identificarem, mas a autora não aproveitou todo seu potencial. Uma relação assim dá bastante chance para criar ansiedade no leitor. Simon e Blue poderiam ter tentado se encontrar sem sucesso, poderiam ter trocado algum objeto de um jeito que fizesse o leitor pensar que finalmente veria o Blue, poderiam ter tido cenas na vida real, que mantivessem o anonimato, mas que deixassem o leitor ainda mais nervoso.

Esse é o meu problema com o livro todo. Ele é rápido demais, precisava ter mais conteúdo. Eu senti quase o tempo todo que precisava de uma prova da amizade dele com a Leah que fosse mais concreta e só deles, e não teve. E todo esse negócio de ir contra a agenda Homo Sapiens também foi um mero comentário, nunca chegou a virar uma questão grande no livro, o Simon nunca tomou alguma atitude em relação a isso. Na maior parte do tempo, ele deixou as coisas acontecerem com ele, e eu preferia que ele tivesse criado as mudanças e tudo o mais.

Mas, não me leve a mal, o Simon é ótimo, a personalidade dele é incrível, e eu ainda estou tentando me conformar com o fato de esse livro ter sido escrito por uma mulher! Além disso, todos os personagens têm personalidades bem criadas, diferentes e nada clichês, mesmo que suas histórias tenham sido meras ameaças de enredo (por exemplo toda a questão do Martin e da Abby).

Acho que faltou aqui profundidade, que faltou mais história, um desenvolvimento mais devagar até. O protagonista é divertido e interessante o suficiente, tem uma voz na narrativa que atrai o bastante para o livro ser um pouco maior e nunca ficar arrastado. Teria sido melhor ver a evolução dele e do enredo (se tivesse um enredo que alcançasse mais longe) com mais detalhes. A história foi mais rápida para mim do que precisava ser.

É claro que o livro continua sendo muito bom, cheio de ideologias válidas que todo mundo deveria ler! Me lembrou do livro The Getleman's Guide to Vice and Virtue (que a editora record vai lançar em 2018 mesmo), mas infelizmente, comparado a esse, Simon deixa a desejar. Não me decepcionou, mas poderia ter ganhado meu coração completamente! De qualquer jeito, estou ansiosa para o livro da Leah!

juni 02/01/2023

um clássico junireads
comecei esse livro com uma idéia em mente: quero ler algo previsível, um livro que eu já conheça e esteja confortável com a história e nada melhor do que ler o meu livro favorito de todos os tempos.
escolhi ler a versão original porque lá por 2019, quando eu tinha mais ou menos um ano de curso de inglês, baixei uma amostra grátis dele e não consegui passar da primeira página. isso me deixou tão frustrada, tão pra baixo que só fui tentar de novo no começo de 2020 (com wayward son, porque eu sou completamente pirada, fora da casa, mentalmente insada). e agora não só com o curso finalizado, lendo mais em inglês do que português e sendo (atenção) PROFESSORA de inglês, esse livro foi taaaaaaaaaao estupidamente fácil e me deixou com um gostinho de orgulho de onde eu cheguei, sabe?

simon vs. foi e continua sendo um clássico na minha estante. li pela primeira vez com 15 anos, fui na estreia no filme (não gostei) e li mais umas mil vezes nesse meio tempo. é um livro que fala comigo de um jeitinho muito especial, me trouxe conforto quando eu precisava e me deu uma personagem que é literalmente eu (leah you'll forever be famous). hoje é meio surreal que eu ainda me identifique com tanta coisa nele, mas é legal saber que o eu de cinco anos atrás ainda é uma grande parte de mim e eu não vejo a hora de reler ele daqui a cinco anos e refletir sobre o que mudou e o que continua o mesmo!

(nota extra pra dizer que o bram é e sempre sera meu one and only comfort character, um verdadeiro querido.)

manu! 30/11/2022

Fofo S2 S2 S2
Gostei muitoo dos personagens, acho que o livro todo além da temática principal, retrata questões muito reais da adolescência.

Me identifiquei várias vezes com o Simon e gostei muito dos emails entre ele e o Blue.

Caroline 30/07/2022

O livro que me fez chorar a noite toda e mais um pouco
O livro conta a trajetória de Simon e de seu correspondente secreto até que ambos se sintam confortáveis para se assumirem fora dos e-mails.
Obviamente nem tudo é perfeito e o Simon passa por algumas turbulências, garotos escrotos, e valentões homofóbicos.
Mas no fim ele tem o amor da família e dos amigos.
Acredito que todos deveriam ler esse livro.

Yuri 21/02/2022

Um livro MUITO fofo...
Um livro incrível, com uma história incrível sobre aceitação, descobertas, amizade, questões da adolescência, com personagens muito cativantes e um casal MUITO fofo. Super vale a pena!!!

Ju 16/01/2022

Um dos meus livros favoritos
É muito difícil não se apaixonar por Blue e Simon. A cada email me apaixonava mais ainda pela troca e química deles, achei que foram personagens bem desenvolvidos e criados com o passar das páginas. No começo o livro não me prendia muito mas depois da pág 80 (se não tô enganada) não consegui largar, até virei a noite pra terminar pq eu precisava saber o que ia acontecer.
É uma leitura leve e que me encantou muito.
Se pretende praticar inglês eu super indico pois o vocabulário é muito tranquilo.

Mari 28/05/2018

Eu gosto muito de young adult, e esse livro sempre aparecia como sugestão. Sempre acabei comprando outro no lugar.
Eu vi o trailer do filme e achei que não ia gostar do filme por não me identificar com a história. Acabei comprando porque voltei a praticar inglês e ele estava barato.
Me surpreendi MUITO com esse livro! O livro é super meigo e envolvente.
O nível de inglês é intermediário.

Anna Clara 01/07/2021

Me surpreendeu bastante porque já tinha uma ideia de como seria por ter visto o filme, mas foi uma experiência bem diferente. O livro abordou o relacionamento dos dois com mais profundidade, enquanto o filme trata principalmente das questões do Simon e como ele lida com a chantagem. No geral, não me apaixonei pela leitura, porque achei um livro morno em muitas partes, mas o final foi tão lindo e emocionante que merece 4 estrelas.

Cami Sanches 06/06/2021

Simon eu te amo
Foi como se todos aqueles sentimentos, já meio distantes, voltassem com todo vapor, foi como se eu sentisse através de Simon.

A urgência, por toda parte, do ensino médio;
As dificuldades familiares no crescer;
As brigas (e como elas nos desesperam) com nossos amigos;
Como as pessoas podem ser cruéis;
As escolhas erradas que fazemos, e como ela nos formam (a partir da forma como lidamos com as consequências);
A confusão no que somos, no que sentimos, no que amamos e no que odiamos com todo nosso ser... Vamos vai, todos nós lembramos, distantes ou nem tanto: é tudo sobre vida ou morte, oito ou oitenta, tudo ou nada!

Tá, não quero fazer aquele mesmo discurso clichê do: que saudade desde tempo, dessas preocupações...
Porque não é sobre isso! Sinto um desconforto quando ouço essas frases! Porque, naquele momento de nossa vida, é isso que nós faz sofrer, e sofrimento nenhum deve ser negligenciado ou diminuído.

Não quero dar uma de tiazona também.
Eu só quero exaltar a forma como o livro me trouxe a sensação exata que já senti a anos atrás.

Isso é lindo demais e, de certa forma, é até reconfortante, já que nos lembra que o que somos hoje ainda abarca o que já fomos, o que estamos sendo e o que seremos.
Como isso é incrível.
Como Simon é incrível! Incrivel em sua humanidade e proximidade gigantesca com a "vida real".
Parabéns Becky Albertalli, por encarnar de forma certeira a vida universal (e ao mesmo tempo tão singular) da adolescência.

O que me tornou, também, em uma completa adolescente gritando e se emocionando? O romance desse livro.
(É sério. Me peguei sorrindo que nem uma boba, com vontade de pular de tanta empolgação por cada nova descoberta)
(É, tô falando serrissimo)

Não sei como terminar essa resenha.
Acho que vou terminar com essa imagem mental dos pulinhos de empolgação que esse livro foi capaz de me causar.
É, acho que essa imagem faz jus ao Simon.
Simon eu te amo.
Math 03/01/2024minha estante
Oi, me ajuda em uma coisa? Eu li esse livro há anos atrás e nele tinha uma parte onde o Simon criticava a forma em que meninos héteros usavam a palavra gay/bicha pra tirarem sarro entre si, afim de menosprezar o outro, quando na verdade essa palavra não deveria ser usada pra esse tipo de coisa. Você lembra em que parte ou página do livro ele fala sobre isso?

Não encontro de jeito nenhum!!

Thaís Inocêncio | @thais_inocencio 16/01/2019

Um livro sensível com personagens reais
Simon tem 16 anos e é gay, mas ninguém sabe disso. A única pessoa que parece entendê-lo é Blue, um garoto misterioso com quem ele troca e-mails e que está passando pela mesma situação. No entanto, quando Simon esquece seu e-mail logado em um computador da escola, seu segredo é ameaçado. Assim, além do medo e da insegurança, ele terá que enfrentar uma chantagem cruel.

Esse livro traz um exercício de empatia a cada página. É inevitável se colocar no lugar de Simon e sentir com ele as dificuldades de revelar sua homossexualidade durante a adolescência, especialmente na fase escolar. Infelizmente, ainda há quem faça bullying e piadas e quem tenha preconceito. Mas a autora nos mostra que nada disso é mais importante do que a liberdade de ser quem se é. Também gostei de como ela coloca em xeque alguns padrões estabelecidos pela sociedade. Afinal, por que apenas os gays precisam expor sua orientação sexual?

Uma lição muito bonita deixada pela relação entre Simon e Blue é a de que o amor genuíno nasce de dentro para fora, ou seja, não se importa com as aparências, mas com o conteúdo. Outro ponto positivo é o relacionamento de Simon com a família e os amigos, que tem altos e baixos, dias bons e ruins, o que torna a história mais verdadeira. Aliás, Simon é um garoto tão real que poderia ser meu vizinho, ou seu. E certamente eu iria querer ser amiga dele.

site: https://www.instagram.com/alemda_capa/