O Imortal

O Imortal Machado de Assis

Resenhas - O Imortal

Nanis 06/03/2024

Achei que esse conto fosse mais difícil de ler do que foi, mas pelo contrário, gostei muito e foi bem interessante a história que foi contada.

raigabrielg 05/03/2024

O peso da eternidade
?Depois, respondeu que eu não sabia o que dizia; que a vida eterna afigurava-se-me excelente, justamente porque a minha era limitada e curta...?

É um conto de um filho apaixonado pelas aventuras do pai; é um legado relato sendo passado a diante e do começo ao fim o que nos acompanha são as incertezas e maldades humanas ao ver algo tão extraordinário e único.

Este livro fora sob tudo uma história de um homem que carregava consigo o fator da eternidade, de uma juventude prolongada.

decantass 05/02/2024

Excelente
Iniciei sem expectativas nenhuma, uma boa leitura rápida que prende a atenção do início ao fim! Muito bom!

Ground Zero 04/01/2024

É um conto bom, te mantém curioso do início ao fim sobre os mistérios envolvidos na trajetoria de vida do personagem. Trás uma visão interessante sobre a imortalidade, além de ser um livro curto e relativamente simples de se ler. Mas confesso que esperava bem mais sobre o plot twist da obra, e achei o final sem graça comparado com a abordagem do resto do livro.

Miguel.Moreira 27/12/2023

O Imortal
Certamente um dos mais difíceis e complexos que li até agora, já na fase realista, mas que eu não captei tantas características do realismo machadiano, porém também não é de todo romântico, talvez uma junção ou uma transição. Certo, vamos por partes. Pelo que pesquisei na hemeroteca, o conto foi publicado em capítulos, entre os dias 15/07 até o dia 15/09 do ano de 1882 pelo jornal "A Estação" (RJ).

O conto reúne características filosóficas, sobre a imortalidade do corpo físico e suas consequências, até o desejo pela imortalidade, e se houvesse uma "pedra filosofal" que concedesse o prolongamento da vida, etc. A narrativa é dada por um médico chamado Dr. Leão, que aparentemente está alucinando, e conta sobre a vida de seu pai, que afirma ter sido um homem dotado da imortalidade, porém que já morreu (exatamente isso, imortal que morre no final das contas). Algo que me chamou a atenção neste começo foi a grafia arcaica da palavra "homeopatia" (hom?pathia).

No decorrer da narrativa, vamos descobrindo muitas coisas sobre o motivo da imortalidade da personagem, e suas diversas sinas ao passar de sua vida. Machado nos situa entre 1600 a meados de 1880, aproximadamente até a data de publicação do conto. Conforme o tempo vai passando, são citados diversos fatos históricos, desde a ocupação holandesa em Pernambuco, até a república dos Palmares.

Numa cena em que o homem imortal corre um certo perigo, ele presenteia sua amada com uma mecha de cabelo, isto é algo curioso, pois é uma referência à alguma cultura, eu não sei ao certo se isso é um costume judeu ou não, mas já este tipo de referência em outros romances e em algumas biografias (como no caso de Beethoven, que foi enterrado praticamente careca, pois quase todas as pessoas em seu funeral cortaram uma mecha de seu cabelo para guardar de recordação).

Apesar de sua riquíssima escrita, cheia de referências, e de uma dificuldade acima do normal para os contos que li até o momento, eu recomendo para leitura com certeza, mas li que este conto foi baseado em um outro publicado há dez anos antes chamado "Ruy de Leão", se eu soubesse disso antes, teria lido o mais antigo primeiro, porém estou fazendo uma leitura dos contos bem descompromissada, dado que estamos no final do ano, e estou de férias, estou gostando de pegar os contos que tenho achado mais facilmente de Machado, e que aparentemente são pouco conhecidos. O próximo a ser lido será, certamente, "Ruy de Leão".

Minhas pesquisas são feitas após a leitura dos contos, o que me faz encontrar coisas interessantíssimas, como trabalhos acadêmicos e críticas mais sérias (gostaria de encontrar na hemeroteca algumas críticas da própria época, porém está sendo um trabalho dificílimo, então me limito ao documento digitalizado referente à publicação, em outras palavras um jornal da época digitalizado). Outra coisa que estou quase fazendo, em detrimento dos erros destas edições gratuitas da Amazon, é ler o conto diretamente no documento de publicação pela hemeroteca (se eu encontrar todas as partes, pois alguns foram publicados por capítulos em períodos diferentes, e nem sempre se tem o documento disponível).

site: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709824&pasta=ano%20188&pesq=%22o%20imortal%22&pagfis=213

Liiz 10/12/2023

Um conto intrigante de Machado de Assis que explora a busca pela imortalidade. A história, permeada por elementos fantásticos, segue o protagonista que procura meios de escapar da inevitabilidade da morte. Machado tece uma trama reflexiva, desafiando noções convencionais sobre vida e eternidade, deixando o leitor imerso em questionamentos filosóficos.

Siqueira 11/10/2023

Divertido
Este conto de Machado de Assis aguça a curiosidade, querendo terminar logo para saber como termina a história.

Pk_Affonso1408 22/09/2023

O custo da eternidade ?
Em um misto de fantasia e ficção científica cheio de elementos típicos da literatura brasileira do final do século XIX, O Imortal nos mostram mais uma vez a extensão da capacidade criativa de nosso grande autor. É um conto pouco conhecido, infelizmente, mas que se torna boa surpresa (embora não seja, em qualidade geral, nenhuma obra-prima) para o leitor que o encontrar.

Ver a criação de um personagem imortal, a história de suas andanças e as narrativas que, séculos depois, contaram sobre o que ele fez em vida já é uma premissa interessante, e se torna ainda mais quando assinado por um escritor do porte desse gigante que foi Machado de Assis.

O dilema que o conto nos trás é excelente, quem nunca imaginou ser imortal. Diante dessa questão tenho sempre o mesmo pensamento, pois se eu fosse imortal como lidaria com o passar do tempo e as percas de amigos, familiares, etc... Estaria findado a esse ciclo de conhecimento, paixão, desilusões, dor ( emocional ), e morte dos meus próximos. Assim sendo a imortalidade um castigo inimaginável.

Sobre a busca da imortalidade creio que eu prefiro algo como Frankstein de Mary Shelley. Sei que são tons diferentes e sendo que o conto de Machado de Assis tem um menor desenvolvimento devido sua extensão, porém admiro a genialidade desse autor e sua versatilidade em construir histórias.

Amanda.hpires 02/05/2023

Estou adorando esse conteúdo de contos no kindle. Jurei que era um livro e quando percebi ja havia acabado.

IsabellaHenschel 07/02/2023

O imortal
Estou feliz que finalmente li Machado de Assis. Este conto foi um bom começo pois por si só a história é simples, mas a escrita e como ele desenvolve os personagens cria uma maior profundidade para o conto. Recomendo a leitura.

eupoetizo 25/12/2022

Um conto maravilhoso, prende a atenção do início ao fim. Fala sobre a vida e morte. A finitude e o desejo de ser imortal.

couto 29/09/2022

Gostei.
Meu primeiro livro do Machado de Assis. E de primeira mão, pensei que seria chato e sem graça. Fui surpreendido. O conto é pequeno, 17 páginas, mas a história é muito boa. A linguagem é um pouco antiga, só precisava ir no dicionário aqui
e ali.
Conta a história do pai do contador, o imortal, levando a reflexão da vida sem morte, como realmente seria se possível aqui na terra. Gostei muito e recomendo.

min 05/09/2022

oq dizer disso daqui?
li pra aula de literatura e plmds, n vai gente, n consigo com essas coisas chiques, só sei que achei chato, mas como é curtinho ganhou uns pontos
Joka4 31/08/2023minha estante
Mais forte leitor do booktok ??

min 31/08/2023minha estante
KkkkKkkkKkkk

. 07/08/2022

migo machado foi mt bom nesse. me entreti bastante e é curto, entao nem deu tempo de cansar. gostei de como a história foi narrada e do final tbm