O Imortal Machado de Assis

Resenhas - O Imortal

lalidesu 22/04/2022

Uma bom conto
Como os demais contos de Machado de Assis, este nos prende do início ao fim e vale a leitura! Com mistérios que nos prendem pela curiosidade.

IsabellaHenschel 07/02/2023

O imortal
Estou feliz que finalmente li Machado de Assis. Este conto foi um bom começo pois por si só a história é simples, mas a escrita e como ele desenvolve os personagens cria uma maior profundidade para o conto. Recomendo a leitura.

Cris 25/06/2020

Muito interessante
“A ciência de um século não sabia tudo; outro século vem e passa adiante. Quem sabe, dizia ele consigo, se os homens não descobrirão um dia a imortalidade, e se o elixir científico não será esta mesma droga selvática? O primeiro que curou a febre maligna fez um prodígio. Tudo é incrível antes de divulgado.”

Toda vez que eu leio algo de Machado de Assis, eu me pergunto por que demoro tanto pra escolher ler um livro dele entre minhas leituras.

Neste conto temos o Dr. Leão, um médico homeopata que é o narrador desta história. Ele conta a dois amigos a história impressionante de seu pai, que, de acordo com ele, viveu mais de 250 anos.

O pai de Leão recebeu um elixir de um chefe de tribo indígena, que prometia dar a vida eterna a quem o bebesse. Este homem guarda o líquido até que um dia, quando ele fica gravemente doente, surge a oportunidade de beber.

A partir daí, ele é curado e passa a viver seus dias sendo idoso mas com a aparência de jovem.

Este conto é bem curtinho, possui uma narrativa envolvente, com um toque de realismo e sarcasmo que só Machado sabia usar. Eu adorei a história, fiquei presa até o fim pra saber o que aconteceria.

Apesar do toque de fantasia da história, o conto nos traz uma reflexão sobre vida e morte e também sobre outros assuntos que me deixou bem imersa no livro, mas teve um final que eu tive que parar um pouco pra absorver.

Os livros do Machado já estão todos em Domínio Público e são bem fáceis de se achar online, mas existem várias publicações físicas com compilado de sua obra.
Eu ainda quero ler toda a obra do autor pela ordem cronológica, porque as histórias dele são boas demais.

“Outros atribuíram-lhe o intuito de tirar ao coronel e ao tabelião o desgosto manifestado por ambos de não poderem viver eternamente, mostrando-lhes que a morte é, enfim um benefício.”

site: http://instagram.com/li_numlivro

Miguel.Moreira 27/12/2023

O Imortal
Certamente um dos mais difíceis e complexos que li até agora, já na fase realista, mas que eu não captei tantas características do realismo machadiano, porém também não é de todo romântico, talvez uma junção ou uma transição. Certo, vamos por partes. Pelo que pesquisei na hemeroteca, o conto foi publicado em capítulos, entre os dias 15/07 até o dia 15/09 do ano de 1882 pelo jornal "A Estação" (RJ).

O conto reúne características filosóficas, sobre a imortalidade do corpo físico e suas consequências, até o desejo pela imortalidade, e se houvesse uma "pedra filosofal" que concedesse o prolongamento da vida, etc. A narrativa é dada por um médico chamado Dr. Leão, que aparentemente está alucinando, e conta sobre a vida de seu pai, que afirma ter sido um homem dotado da imortalidade, porém que já morreu (exatamente isso, imortal que morre no final das contas). Algo que me chamou a atenção neste começo foi a grafia arcaica da palavra "homeopatia" (hom?pathia).

No decorrer da narrativa, vamos descobrindo muitas coisas sobre o motivo da imortalidade da personagem, e suas diversas sinas ao passar de sua vida. Machado nos situa entre 1600 a meados de 1880, aproximadamente até a data de publicação do conto. Conforme o tempo vai passando, são citados diversos fatos históricos, desde a ocupação holandesa em Pernambuco, até a república dos Palmares.

Numa cena em que o homem imortal corre um certo perigo, ele presenteia sua amada com uma mecha de cabelo, isto é algo curioso, pois é uma referência à alguma cultura, eu não sei ao certo se isso é um costume judeu ou não, mas já este tipo de referência em outros romances e em algumas biografias (como no caso de Beethoven, que foi enterrado praticamente careca, pois quase todas as pessoas em seu funeral cortaram uma mecha de seu cabelo para guardar de recordação).

Apesar de sua riquíssima escrita, cheia de referências, e de uma dificuldade acima do normal para os contos que li até o momento, eu recomendo para leitura com certeza, mas li que este conto foi baseado em um outro publicado há dez anos antes chamado "Ruy de Leão", se eu soubesse disso antes, teria lido o mais antigo primeiro, porém estou fazendo uma leitura dos contos bem descompromissada, dado que estamos no final do ano, e estou de férias, estou gostando de pegar os contos que tenho achado mais facilmente de Machado, e que aparentemente são pouco conhecidos. O próximo a ser lido será, certamente, "Ruy de Leão".

Minhas pesquisas são feitas após a leitura dos contos, o que me faz encontrar coisas interessantíssimas, como trabalhos acadêmicos e críticas mais sérias (gostaria de encontrar na hemeroteca algumas críticas da própria época, porém está sendo um trabalho dificílimo, então me limito ao documento digitalizado referente à publicação, em outras palavras um jornal da época digitalizado). Outra coisa que estou quase fazendo, em detrimento dos erros destas edições gratuitas da Amazon, é ler o conto diretamente no documento de publicação pela hemeroteca (se eu encontrar todas as partes, pois alguns foram publicados por capítulos em períodos diferentes, e nem sempre se tem o documento disponível).

site: https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=709824&pasta=ano%20188&pesq=%22o%20imortal%22&pagfis=213

couto 29/09/2022

Gostei.
Meu primeiro livro do Machado de Assis. E de primeira mão, pensei que seria chato e sem graça. Fui surpreendido. O conto é pequeno, 17 páginas, mas a história é muito boa. A linguagem é um pouco antiga, só precisava ir no dicionário aqui
e ali.
Conta a história do pai do contador, o imortal, levando a reflexão da vida sem morte, como realmente seria se possível aqui na terra. Gostei muito e recomendo.

Thaina130 22/09/2021

Achei que o pai do Leão jamais ia morrer, coitadinho. Fiquei super triste quando ele começou a falar sobre as dores e todas as dificuldades que o pai dele teve. Mas também feliz em saber que pai dele viajou para tantos lugares, conheceu muitas línguas e estudou demais.
É um conto bem rápido, bem fácil e bem leve. Te prende do começo ao fim, mesmo sendo uma história bem pequena. Machado de Assis é muito bom, recomendo demais!

Deéh 23/11/2021

É um texto que te faz pensar na vida.
No texto de Machado de Assis é contado a história de Rui Leão. Nessa história, o protagonista recebe uma dádiva de seu sogro, um homem indígena. Pelo título você já imagina o que deve ser.
Porém o decorrer da vida dele após o recebimento desse presente é o interessante, nos faz pensar em nós mesmos.
Quem aí nunca reclamou de não possuir tempo? De não conseguir as coisas que quer? Bom, para você que assim como eu as vezes pensa nessas coisas, leia esse texto não vai se arrepender.
Katia Rodrigues 23/11/2021minha estante
Vai ser minha próxima leitura ?

luke - among the living. 21/05/2021

Machado de Assis consegue desenvolver uns flertes divertidos com a ficção.

Curti.

Mp28Rangel 09/08/2020

Um bom conto!
Particularmente, gostei de praticamente todas as leituras que já fiz de Machado de Assis. Este é um deles. Um conto interessante, com uma pegada de ficção científica. É uma boa leitura para um fim de semana. :)

@quixotandocomadani 29/06/2022

Se somos imortais queremos a vida finita. Se somos finitos, queremos ser imortais. Assim é o ser humano... Sempre querendo aquilo que não temos. Um eterno querer....

Jessica Dias 29/12/2020

O Imortal
Incrível como Machado de Assis conquista o leitor logo na primeira frase e aqui ele não fez diferente: "Meu pai nasceu em 1600... Perdão, em 1800, naturalmente...". Um conto muito interessante. Recomendo!

Liedsonrm 02/07/2021

Incrível! Uma aula simples e completa de historia e filosófia. Machado, com sua escrita afiada, nós conta a historia do mundo e de um imortal.

Ro 09/02/2020

Ele não morre no final?
Adorei a experiência de ler este conto. Parece aqueles "causos" que contam para a gente nas viagens à roça. Um tanto folclórico e/ou mitológico, podemos vislumbrar um pouco da recepção das outras personagens frente ao que a personagem-narrador está a contar. A leitura, aqui, é também um exercício de escrita e de apresentação de emoções.

. 07/08/2022

migo machado foi mt bom nesse. me entreti bastante e é curto, entao nem deu tempo de cansar. gostei de como a história foi narrada e do final tbm