Gabriela Cravo e Canela

Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado

Resenhas - Gabriela Cravo e Canela

brunapcorreia 06/11/2021

Para mim, é complicado falar com sinceridade o que eu achei desse livro... Jorge Amado me conquistou com "Capitães de Areia" e a "Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água" e, então, cativou a minha fidelidade, o que faz parecer uma traição eu falar sobre a minha decepção com essa obra.
Mas eu sei que a questão foi a expectativa que eu depositei e a sede que eu fui para saber sobre Gabriela.
Eu queria me apaixonar por Gabriela como todos da trama se apaixonavam, me encantar com a personagem... mas o foco do autor era a política e a economia de Ilhéus, além das desventuras dos homens da história, o que fez eu achar o papel de Gabriela muito secundário e decepcionante. Eu devorava tudo até chegar a uma parte que focava em Gabriela, mas eram sempre migalhas.
Foi tipo o que aconteceu quando eu li "Dom Casmurro", eu queria muito de Capitu e tive quase tudo de Bentinho...
Não é um livro que eu vou indicar.

Alice 19/10/2021

Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos
"Um tempo curto de meses e longo de acontecimentos" é a frase que o proprio autor utiliza no encerramento da obra, e em minha opinião que melhor descreve o livro.

Apesar de dar nome a obra, a história de Gabriela não é a unica narrativa abordada. É com o seu talento extasiante que Jorge nos leva para a Ilhéus do cacau, no ano de 1925, e nos imerge na vida local. As fofocas, os causos, a vida política e os amores da cidade nos entretém de maneira inigualável. Em cada capítulo nos encontramos com um novo personagem, um novo detalhe ou um novo figurante, assim, ao final do livro me senti completamente inserida na realidade descrita por Jorge Amado, quase de maneira tátil, foi como viver uma vida diferente da minha.

O livro é longo, mas de capítulos curtos e de fácil leitura, principalmente, se já houver contato com alguma outra obra do autor. É bem escrita, e os personagens são desenvolvidos de uma maneira incrível, acabei criando um amor e apego por casa um deles. A leitura é mais demorada devido ao tamanho do livro, mas vale super a pena!

lulis 10/10/2021

Revolução comercial, econômica e social + Gabriela
?Gabriela é boa, generosa, impulsiva, pura. Dela podem-se enumerar qualidades e defeitos, explicá-la jamais. Faz o que ama, recusa-se ao que não lhe agrada. Não quero explicá-la. Para mim basta vê-la, saber que existe.?

Yuminie 16/09/2021

Fiquei um pouco confusa no início por causa da parte política, mas, depois que entendi, consegui visualizar a beleza desta obra.
Jorge Amado tem uma escrita inigualável que te deixa querendo mais.
Leiam!

Ana 24/08/2021

cativante
narrativa e personagens cativantes, que nos transportam direto para ilhéus e seus conflitos políticos e pessoais. contando a história da querida gabriela e seu nacib, ao mesmo tempo que nos atualiza sobre as convergências políticas entre conservadorismo e progresso.

Miss Depressed 23/08/2021

A flor da liberdade
Ótimo livro, a polifonia das vozes sociais ocorre por meio das ideias de progresso que precedem o início da década de 30, e o passado sangrento da zona de cacau com direito a jagunços, disputas políticas e assassinatos. O livro apresenta diversos personagens, mas não peca por dar significado e estabelecer caraterísticas e um universo em que cada um desempenha um papel coerente e fundamental pra construção social da obra.

Gustavo.Melo 22/08/2021

IMPECÁVEL
Meu segundo livro desse escritor, e mais uma vez saiu maravilhado da leitura. História cativante, personagens marcantes e ambientação absurdamente envolvente. Um dos melhores livros que li da vida, e sem dúvida lembrarei dessa Ilhéus e seus habitantes com suas aventuras inesquecíveis.

Beatriz 13/08/2021

Gabriela cravo e canela
Esse livro é incrível! Jorge Amado consegue te levar para ilhéus e te faz sentar no bar Vesúvio e comentar sobre os casos da cidade! Gostei muito da narrativa, de Gabriela ser livre e ser ela! Esse livro é muito bom e vale muito a pena ler!!

Adriana.Thais 13/08/2021

Melhor livro que já li na vida
Apaixonada pra sempre. História de amor gostosa com história do Brasil de um jeito q só o Jorge Amado sabe fazer. Ave Maria, que livro maravilhoso

Leticia 29/07/2021

Jorge Amado nunca decepciona!
Terceiro romance do autor que leio, como sempre, um deleite.
Me encanta a forma como ele consegue retratar o Brasil, do sublime ao bestial de nossa história. Amado explora temáticas como o coronelismo,as coerções da mulher dentro do matrimônio, o falso moralismo de uma sociedade hipócrita e a liberdade sexual da mulher.
Meu único porém com a história é a forma como Gabriela é representada. Gabriela é sexualizada ao extremo, e ao mesmo tempo é infantilizada.

hermes.willyan 26/07/2021

História de Ilhéus e... Gabriela, oh Gabriela
Mais um livro que leio de Jorge Amado. Assim como Os Capitães de Areia, esse também não me decepcionou. História de jagunço, tradições, amores, traições e sabores. E claro, o bom e velho dialeto que só ele, Jorge Amado, tem. Gabriela é uma personagem muito encantadora, que você se apaixona já nas primeiras páginas. É de uma liberdade que não pode ser contida. E seu Nacib, como não gostar? Enfim, ficará como um dos meus escritores preferidos.

André Ortelan 22/07/2021

Bié, para os íntimos. Gabi, para mim.
Gabriela, cravo e canela. Um título que, antes de mais nada, traz poesia, cor, cheiro e sabor. Como sempre crítico, aqui Jorge Amado tem como alvo a rica e próspera cidade baiana de Ilhéus, que com seus rios de dinheiro oriundos das lavouras de cacau, sonha em ser requintada, evoluída e vanguardista. Contudo, esbarra em uma sociedade conservadora, retrógrada, carola, violenta, patriarcal e estratificada. Para temperar toda essa mistura insossa, surge das cercanias longínquas, nossa querida Gabi, digo, Gabriela.

Rebecca.Valenca 20/07/2021

A Alegria de Gabriela
A Menina Gabriela ensina com sua pureza, a sensualidade e o Apego ao desejo de posse do outro. O dever ser, que para ela, não fazia sentido algum, quando o preço a ser pago, era a alegria das pequenas coisas do seu dia a dia. Leitura para te fazer fogosa. E mais que isso, para te fazer simplesmente viva. Sobre a narrativa do dia a dia de Ilhéus, demonstro minha admiração ao Autor. Mas, essa minha releitura, foi para ver Gabriela...

Grace @arteaoseuredor 20/07/2021

?Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.
?Esse livro tem vários temas. A história se passa em Ilhéus, em 1925. A cidade está em pleno crescimento e com uma disputa política que é um dos principais pontos do livro, entre Mundinho Falcão que representa o progresso e o Coronel Ramiro Bastos que mantém o poder sobre a cidade há anos, nada interessado que as coisas mudem. É interessante acompanhar o desenvolvimento das pessoas em Ilhéus, antes o marido traído teria direito de matar a esposa adúltera e seu amante, agora está tendo mudanças. Malvina a filha de um coronel quer fugir ao destino de casar com o noivo indicado por seus pais, ela quer trabalhar, ter vida própria. As raparigas sustentadas pelos coronéis, estão ganhando mais espaço na sociedade. Gostei muito de Gabriela, mas ela é coadjuvante na história, aparece somente após a página 70, ela é contratada por Nacib, dono de um bar, como cozinheira e eles acabam tento um romance. Gabriela é um espírito livre, quer liberdade para amar quem quiser, fazer o que quiser, ela é muito boa, chega a ser ingênua.
O maior defeito do livro, ao meu ver, é que gostaria de acompanhar mais Gabriela, ver as coisas por seus olhos, pelo que ela representa.
?Gabriela teve algumas adaptações, e entendo o motivo, é recheada de personagens, e já parece novela:
?Novela de 1975, com Sônia Braga vivendo Gabriela.
?Filme de 1983, Direção de Bruno Barreto, com Sônia Braga de novo no papel e Marcello Mastroianni como Nacib.
?Novela de 2012, com Gabriela sendo vivida por Juliana Paes.