Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Stela Marçal 26/07/2021

Stoner
Livro de história simples e atemporal. Quantos de nós se conforma e se contenta com a vida que tem.
Quantos sonhos são deixados para trás, no final o que realmente importa?

Montenegro 21/07/2021

Há beleza na simplicidade
O romance chamou minha atenção pela clareza, mas principalmente pela maneira como retrata a vida cotidiana de um homem simples. A paixão de Stoner por lecionar mostra o verdadeiro sentido de pertencimento.

Robert125 15/07/2021

"O romance destaca-se não só pela sua clareza e inteligência, mas também pela maneira como tantas vezes o material banal, nada promissor, é dramatizado de uma forma tão fria" - John McGahern, 2002.

Acompanhar a trajetória de um homem comum foi grandioso, já que a escrita de John Williams transportou-me para minha universidade (aliás, saudades) e me fez pensar sobre todos os Stoner's, Walker's, Lomax's, Finch's etc que cruzei e me relacionei no meio. A forma como o autor começa a narrativa e resume toda a vida do protagonista em poucas linhas já demonstra o poder que a obra possui. Infelizmente a mesma se transformou em um romance esquecido nas últimas décadas, ainda bem que ela foi resgatada.

Uma vida sem grandes feitos. Uma leitura necessária. Uma obra indispensável.

Klênyo 04/07/2021

Só posso dizer que fui arrebatado por esse livro!
"o amor é uma condição inventada e modificada momento a momento e dia após dia, pela vontade, pela inteligência e pelo coração."

É, sobretudo, sobre a passagem do tempo e suas transformações na vida de um homem comum, por isso mesmo de fácil identificação e empatia com o personagem.

Muitas vezes dá vontade de entrar na história pra dar um sacode em Stoner.

Tava com saudade de dar 5 ? numa leitura!

Luds 25/05/2021

Eu já tinha lido e ouvido muita coisa sobre Stoner. É um livro que merece ser lido quando você é chamado por ele. Já no primeiro parágrafo nós sabemos onde a história vai parar, então fica a cargo do leitor dar uma chance pra se deixar envolver nessa história ou partir pra outra. Esse livro estava me chamando a alguns meses (eu cheguei a comprá-lo três vezes, mas isso aí é outra história rs) e mesmo depois dessa primeira leitura acho que ainda tenho muito pra viver com ele.

Eu vejo algumas pessoas falando do Stoner como essa criatura medíocre, que passou pela vida sem muitos destaques ou realizações, mas eu preciso discordar de alguns desses posicionamentos. É preciso perceber que a vida da grande maioria de nós é justamente como a de Stoner. Ou vc acha que sua vida daria um livro melhor do que esse nas mãos de um escritor comum? John Williams conseguiu de forma muito direta enumerar tudo aquilo que constituía Stoner como tal; nós sabemos onde vai dar, mas mesmo assim queremos ler até o último parágrafo como se fosse pra ter certeza desse fim. Eu ainda fico intrigada em como essa simplicidade consegue ter um impacto tão grande e ainda não entendi como ele fez isso. Tenho que viver (e ler) muito ainda pra conseguir dimensionar tudo o que esse livro é capaz de entregar.

Temos muitos Stoners por aí, tanto como personagens da vida real quanto livros como esse que existem e estão perdidos em estantes pelo o mundo sem o reconhecimento que mereciam. Não pense que você não é um deles.

gimafe 04/05/2021

Que livro!!!
Que livro!! Que escrita!!

O autor conseguiu, através de profundidade e qualidade de escrita, tornar uma história aparentemente simples em algo grandioso.
Esse livro conta a história de William Stoner que saiu do interior pra estudar na Universidade do Missouri. Formou-se e tornou-se professor na mesma universidade. A história segue a vida profissional e pessoal de Stoner  ao longo dos anos.
É um relato de vida com erros e acertos, talvez mais erros que acertos. É sobre as escolhas que o ser humano faz e suas consequências. É sobre vida, perdas, amor, desilusão, resiliência, aceitação.
Um casamento falido, poucos amigos, uma amante que lhe tira dos eixos, uma filha em meio ao caos e a dedicação pelo mundo acadêmico que em alguns momentos desanima e em outros parece arrebatar Stoner de sua letargia.
Um livro que vale cada minuto de leitura. Simples, mas intenso. E, novamente, que escrita!!!

Christiane 03/05/2021

E agora, vou ler o quê?
Livro excelente, partindo de uma premissa simples. Serve para nos lembrar que toda história de vida é bonita, quando bem contada. Todos os bons momentos e as pequenas tragédias, vamos superar a tudo.

Maiara 11/04/2021

"O Stoner aqui presente, eu imagino, a vê como um grande repositório, como uma biblioteca ou um armazém, aonde os homens vêm por livre e espontânea vontade e selecionam o que irá completá-los, onde todos trabalham juntos como abelhinhas numa colmeia coletiva. O Verdadeiro, o Bom, o Belo. Eles estão logo ali virando a esquina, no próximo corredor; estão no próximo livro, aquele que você não leu, ou na estante seguinte, aquela a que você ainda não chegou. Mas você vai chegar lá um dia. E quando chegar... quando chegar..."

Lí­lian 09/04/2021

Personagem monótono, mas uma história que tem mto a ensinar. Gostei mto do livro e a escrita é ótima.

lexsouza 06/04/2021

Vida comum como obra literária
Como transformar a vida rotineira e mediana de um personagem medíocre em obra de arte? Williams cria um personagem tão humano e real que a maioria das pessoas se identificará com sua "vida".

Ana Flávia 30/03/2021

John Willians, pelos olhos de Stoner, nos lembrando que a vida é ordinariamente encantadora à revelia de nossa vontade.

Marcus.Vinicius 26/03/2021

A mediocridade da vida
William Stoner teve uma vida parada, medíocre. Sempre foi professor substituto numa Universidade, sem ter ambição de avançar na carreira. Sustentou um casamento infeliz e sem amor por vários anos. E não se importava ou se esforçava para mudar isso. O romance, que é elogiadíssimo, tem como grande trunfo contar uma história simples, de uma forma excepcionalmente bem escrita e fluída. Nos faz refletir sobre o modo que tocamos a vida, o peso das nossas escolhas, e outros aspectos mais específicos das relações humanas. A minha avaliação foi de um bom livro, mas definitivamente não entrou no rol dos meus preferidos.

suellen 03/03/2021

De longe um dos livros mais incríveis que eu já li. Da vontade de salvar o Stoner de vários infortúnios de sua vida, mesmo sabendo que sua vida foi levada de forma bacana (ao seu jeito). Desejei que ele tivesse tido a oportunidade de ser feliz com quem gostou, entretanto viveu fadado a um casamento longe da felicidade desejada. Eram como cão e gato, brigando, digladiando de forma sem fim. Infelizmente em nossas vidas somos obrigados a conviver com alguns Lomax?s da vida. Talvez seja o que nos torne forte.