Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

regifreitas 16/02/2015

É um livro que dá muito o que pensar, e que não pode ser avaliado impune e irrefletidamente logo após a sua leitura. Em sua aparente (e falsa?) simplicidade John Williams mexe, bastante, com a nossa cabeça. Mas já não é essa, justamente, uma característica das grandes obras e dos grandes autores?
Gláucia 16/02/2015minha estante
Parece valer a pena :)

regifreitas 16/02/2015minha estante
eu gostei bastante da escrita do autor, Gláucia. mas ainda estou em dúvida quanto ao seu protagonista... ele desperta sentimentos variados de compaixão, empatia e raiva, devido ao seu comportamento.

Marta Skoober 16/02/2015minha estante
Ou seja ele mexe com o leitor....

Marta Skoober 16/02/2015minha estante
Ou seja ele mexe com o leitor.... é isto?

mexe muito, Marta!

Marta Skoober 16/02/2015minha estante
Mas, leu rápido são 320 páginas. Então, é dos indicados.
Vou esperar em um blog por perto de mim ... pode aparecer alguma resenha animadora. ;)

regifreitas 16/02/2015minha estante
a leitura é muito rápida, o texto ajuda bastante! acredita que eu fiquei o dia todo com esse livro na cabeça? não consegui desligar depois da leitura. livrinho perturbador!! acho que preciso de umas dicas de exorcismo! rsrsrs

Gláucia 17/02/2015minha estante
Marta, a InêsBooks falou desse livro em vídeo mas ainda não vi. E a Denise está lendo. Quando tiver alguma resenha em algum blog me avisa por favor?

Marta Skoober 17/02/2015minha estante
Gláucia, mandei o link. Não vi a resenha da Inês, vou procurar...

Marta Skoober 17/02/2015minha estante
mandarei dicas off topic [rs]

Gláucia 18/02/2015minha estante
Gente, acabei de ganhar esse livro da Marcia! Ela arriscou pois nem sabia que eu estava querendo ele!

Marta Skoober 18/02/2015minha estante
Bem bom, hein Gláucia!

regifreitas 18/02/2015minha estante
q legal, Gláucia!!

Daniel 27/02/2015

Aparente simplicidade
Que livro bom! Simples, direto, emocionante.

Sem recorrer a nenhum artifício além da escrita límpida e contida, emociona pela honestidade, pela identificação, pelo cotidiano comum - e único - de uma pessoa comum – e única!

O leitor acompanha a vida do protagonista, seus desejos, suas frustrações, reflexões, alegrias e dores... E se identifica, se comove.

A trajetória de Stoner nos lembra como a vida pode ser tediosa, mesquinha, cansativa, e de repente, wow!!!, aquela emoção, aquele momento, que justificam toda uma existência.

Leiam!
Nanci 27/02/2015minha estante
Também me emocionei com esse homem simples e ímpar. Acho que, por muito tempo, vou elogiar esse livro que, como você observou, nos lembra das epifanias da vida.

Daniel 28/02/2015minha estante
"Você precisa lembrar o que você é, o que escolheu ser, e o significado do que você está fazendo."(pag.46)

Renata CCS 30/03/2015minha estante
Daniel, depois dessa resenha, como não ler?

DIRCE 07/04/2015minha estante
"aquela emoção, aquele momento, que justificam toda uma existência". ..Quero ler.

Renato 27/05/2015minha estante
Apesar da linguagem direta e simples, ele subitamente nos oferece uma pequena digressão ou saída para as situações que nos balançam. O final do livro é algo marcante, e de certa forma questiona o sentido da vida fora do indivíduo. Maravilhoso.

Barbara 04/03/2020minha estante
A partir de página acontece o Wow? Pq tá difícil de terminar, chato demais

Daniel 05/03/2020minha estante
Bom, se você não curtiu até agora... melhor largar e ser feliz... não?

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
simples e perfeito

Ferreira.Souza 14/10/2020minha estante
simples e perfeito

Gláucia 13/04/2015

Stoner - John Williams
O livro narra a vida de William Stoner entre seus 19 e 56 anos de idade. Filho de homens do campo, embrutecidos pelo trabalho braçal e pela luta diária pela sobrevivência básica, por acaso termina num lugar que não poderia ser mais oposto ao seu ambiente normal: uma universidade onde entra para estudar Ciências Agrárias mas termina se formando em Literatura. Talvez por se encontrar num ambiente que nunca foi o seu, Stoner será sempre tomado ou guiado por um forte embora inconsciente sentimento de inadequação e essa sensação de nâo pertencimento faz com que ele vá se deixando levar pela vida e pelas pessoas com quem convive.
É assim quando conhece Edith: sente-se praticamente hipnotizado por seus olhos enormes e azuis e sua incompreensão sobre os nuances de um relacionamento faz com que ele assuma compromisso, mesmo intuindo não estar tomando a melhor decisão. E assim acontece em todos os setores de sua vida, ele vai se deixando levar.
Odiei praticamente todos os personagens desse livro, especialmente Edith, a criatura mais estranhamente fria do mundo. Dá medo! A pena que sentia dele, a certa altura se transformou em raiva, tipo vontade de chacoalhar e gritar: "Não precisa deixar que façam isso com você!!!".
Ao final da leitura já estava pensando diferente e daí veio a principal reflexão que essa livro me trouxe: quem está realmente certo? W. Stoner em aceitar de forma estoica e resignada tudo o que vida lhe traz, tentando se encaixar da forma mais harmoniosa possível ao seu mundo? Ou as pessoas que nunca estão dispostas a aceitar as dificuldades e diferenças com as pessoas, tentando sempre modificar tudo e todos a seu redor?
Stoner certamente entrou para minha galeria de personagens inesquecíveis, porém é palpável demais e ainda tenho certa dificuldade em enxergá-lo como uma criação ficcional.
O livro é muito simples, fala sobre nada e sobre tanta coisa...

Obs: como muita gente tem comentado, a primeira edição está cheia de erros de revisão, como erros de concordância, etc. Mas são bem primários e grosseiros que quase sem perceber os corrigia mentalmente e não chegou a estragar minha experiência de leitura.
DIRCE 13/04/2015minha estante
Já estava na minha " estante" e sua resenha me levou a torcer para que meu exemplar ( comprei pela net) chegue logo.

Gláucia 13/04/2015minha estante
Dirce, é lindo!

Denise 14/04/2015minha estante
AMOR esse livro! Adorei que vc também amou, Gláucia!

Gláucia 14/04/2015minha estante
De, estou ansiosa pelo debate!

regifreitas 15/05/2015minha estante
e aí, o que achou da leitura?

Gláucia 15/05/2015minha estante
Amei Regi, mesmo odiando todos os personagens :)

regifreitas 15/05/2015minha estante
hahaha!! eu fiquei com raiva do Stoner, vontade de dar uma chacoalhada nele, a maior parte do livro! mas o livro é ótimo!

Gláucia 15/05/2015minha estante
Isso mesmo Regi! Mesma sensação que eu tive!

Amélia Galvão 03/04/2020

Mais uma leitura maravilhosa. Stoner possui uma vida comum, sem reviravoltas épicas. É apenas mais um fazendo o que consegue com a sua vida naquele momento. Tem uma natureza pacata, até mesmo apática, reagindo indiferente, outras vezes conformadamente, a muitas intempéries ao longo de sua jornada. Apesar disso, almeja algumas coisas, frustra-se com outras, ama com intensidade e também sofre. Por fim, questiona o sentido da vida, apesar de já saber que esse próprio questionamento é indiferente. Enfim, é um livro sobre o viver, escrito com uma habilidade que prende e mostra sensibilidade no que consideramos comum. Terminei com vontade de ler novamente, sentindo saudades do William Stoner e de olhos marejados nas últimas e belíssimas páginas.
meriam lazaro 14/04/2020minha estante
Divino. Favoritaço!

Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
Hahahahha, amei também! Você já leu mais dele? Tô doida pra ler outras obras.

meriam lazaro 14/04/2020minha estante
Não li. Dizem que são ótimos

Aécio de Paula 20/11/2020

Stoner - John Williams
O livro é bem escrito, mas não consegui me envolver. Achei bastante arrastado. A vida de um professor de Universidade, com todas as picuinhas de sua vida acadêmica e casado com uma mulher problemática.
Daniel 20/11/2020minha estante
A capa desse livro já me dá sono rsrsrs

Aécio de Paula 20/11/2020minha estante
Kkkk verdade. Mas é bom. Talvez li em um momento errado. Acho que vc ia gostar

Daniel 20/11/2020minha estante
Quem sabe? rsrs

Paulo 07/08/2019

O tempo é rei
Um livro considerado como um clássico é, também, um livro que pode ser lido por diferentes pontos de vista. É o caso de Stoner.

Sobre o livro decorrer os cinquenta anos da vida de William Stoner é algo que já disseram em outras resenhas e está na descrição do livro neste site, e no prefácio do próprio livro. Contudo, eu vejo esse livro também de outro modo: como o tempo transforma tudo. O tempo é o único inimigo, se é que podemos considerá-lo assim, que não podemos vencer. O tempo é frio, não dá tréguas, não retroage, não para em momentos bons e não faz momentos difíceis passarem mais rápido. O tempo é neutro, ou seja, passa por todos pela mesma forma. O tempo mostra hoje o que não conseguimos perceber ontem. No livro o tempo passa ora rápido, ora devagar. Um capítulo pode passar por quase cinco anos, enquanto outros capítulos descrevem meros dias. E através desse tempo que vamos percebendo como a vida de William vai se moldando e como ele e o seu entorno vão mudando. Outras coisas, no entanto, não mudam. Problemas profissionais sempre existirão e o seu país se envolve em outra guerra, pior do que aquela que matou seu melhor amigo Masters décadas antes.

No final da vida, William Stoner percebeu isso; percebeu que o que importava até semanas atrás agora já não tem a menor importância. Percebeu que aquilo que ele planejava quando jovem seguiu caminhos totalmente diferentes com o passar do tempo. Percebeu que poderia ter amado mais, ou vivido mais, por mais que ele tenha vivido da forma que ele considerava certo. Percebeu que o tempo passou.

É claro, não precisamos de um livro para nos lembrar que o tempo passa para todos. Mas é lendo sobre Stoner, desde o começo de sua vida até o último dia dela, que vemos e comparamos aquilo que um dia já foi com aquilo que agora é. Uma pessoa mais vivida tem mais percepção sobre isso do que um jovem que acha que tem todo o tempo do mundo.
Mari 29/09/2019minha estante
Uau ! Bela resenha.

Carioca_cult 21/06/2020minha estante
Excelente!

Lanny 15/09/2020minha estante
Perfeita análise. ????

Thiago.Silva 24/02/2022

Fantastico,tocante,incrivel!
O que eu posso falar sobre essa obra? era um livro que eu ja tinha ha 3 anos e nao estava com a mínima vontade de ler. O tirei da biblioteca pra ler apenas por que estou me disciplinando a ler livros que ja tenho ha um bom tempo, e que ainda nao foram lidos. Mas ele se tornou uma surpresa tão gigantesca......se tornou um dos meus livros da vida. Aqui você nao vera uma historia de superação ou sobre grandes feitos....é uma historia comum, muito comum mas extremamente incrível!!!!Acompanharemos 50 anos da vida de William Stoner,e durante vários momentos, eu tenho certeza, voce leito ira se perguntar se nao tem um pouco de Stoner dentro de você.
Thays 24/02/2022minha estante
Ja quero ler

Panquecadebis LM 24/02/2022minha estante
Quem é Stoner?

°°° 24/02/2022minha estante
Já tinha lido algumas reportagens sobre esse livro, e agora só aumentou a vontade ler também.

Paty 10/04/2015

É um livro sobre redenção, e redenção pelo caminho da literatura. Stoner rega a aridez de sua vida e da trajetória universitária com dedicação exemplar pela docência e pela literatura.
Fiquei impressionada com forma de narrar dele, a força inusitada para os dramas miúdos e para contar o cotidiano de nossas resignações e decepções. Fico surpresa que uma obra dessas tenha sido ignorada durante tanto tempo.
DIRCE 10/04/2015minha estante
Temos que aplaudir o Skoob. Bons comentários, feito este, são fontes de divulgação.

Mona 04/07/2016minha estante
Adorei a resenha. É um convite à leitura desse livro!

DIRCE 25/05/2015

No meio da minha leitura surgiu Drummond, surgiu Drummond no meio da minha leitura.
Desde que me tornei uma Skoober ( é assim que se fala?) as resenhas e avaliações de leitores são para mim uma espécie de bússola cuja seta, na maioria das vezes, aponta para uma proveitosa leitura. Stoner juntou-se a essa maioria.
Quem, por ventura, se deu ao trabalho de ler meus comentários, já deve ter notado que capas e títulos de livros podem se transformar em “afrodisíacos’ para mim, e foi o que aconteceu com a capa do “ Stoner”. Ela espelha um homem fatigado, envelhecido (prematuramente para os seus 63 anos, constatei depois),com uma expressão sombria, melancólica, severa (ou sofrida, talvez) enfim, uma capa que retrata muito bem o protagonista do romance.
O envelhecimento precoce se justifica pelo trabalho árduo destinado a Stoner, quando na casa de seus pais até os 19 anos, e na dos seus tios, já na universidade. As expressões espelhadas pela capa e o “caminho” que a leitura me conduziram ao Poema do Drummond “No meio do Caminho”.

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra

Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
-x-x-
Nossa vivência é feita de pedras que muitas vezes nos impulsionam para frente. Se não conseguimos removê-las tentamos contorná-las e seguimos em frente. Porém, no caso de Stoner, parece que não havia uma pedra em seu caminho – ele era a pedra. Uma pedra que todos manipulavam aos seus bel prazeres. Somente na universidade ele deixava essa sua condição ( a de pedra) e impunha sua vontade e sua “energia”. Ele atendeu ao “chamado ” do William Shakespeare , quando se deparou com o seu soneto: optou pela faculdade de Letras deixando de lado a faculdade de Ciências Agrárias imposta pelo seu pai. Foi obstinado na sua intenção de reprovar um aluno que ele considerava inepto. Não abriu mão dos dois anos que lhe era de direito até se ver obrigado a se aposentar compulsoriamente.
Mas fora da Universidade...Que pena!!! Foi com muita pena que presenciei a apatia de Stoner. Presenciei sua falta de energia para remover as pedras do seu caminho. Ele se curvou à Edith - a sua suposta metade da laranja (bem podrinha, diga-se de passagem) . Foi com muita pena que vi essa metade da laranja podrinha “estragar” Grace – a filha do casal.
Com sua apatia Stoner deixou que as duas pessoas que ele amava dele se separassem: Grace e Katherine.
Foi com pena que lá no final do romance percebi que Storner poderia ter feito uma tentativa de “lapidar” as pedras que surgiram em seu caminho e, dessa forma, talvez ele e as pessoas que lhe eram ou lhe foram queridas não se tornassem tão infelizes.
Se alguém, a esta altura, estiver lendo este meu comentário poderá estar se perguntando: mas se Stoner, com sua omissão, teve sua parcela de culpa nas trajetórias de vidas infelizes,inclusive a sua, qual a razão das 5 estrelas?
Foi porque acabei de completar 63 anos – idade de Stoner no ano de 1954- e não pude me furtar de me questionar: consegui remover as pedras do meu caminho? A resposta é Não , e pouco me importa. O que me importa foram as posições nas quais me coloquei frente a elas: errando e acertando, prevalecendo os erros, mas me posicionando sempre.
As 5 estrelas também se deveu a excelência do autor ao narrar a vida de um homem comum que ele resolveu nomear como William Stoner, nascido no século XIX (1891), mas que poderia ser a história de qualquer um de nós, nascidos em pelo século XXI , porque,afinal, viver é isso: é tentarmos descobrir como “enfrentaremos as pedras dos nossos caminhos” em todos os âmbitos.
Gláucia 28/06/2015minha estante
Excelente Dirce! Também amei o livro apesar de não concordar e até ficar com raiva da forma passiva de Stoner levar a vida. Mas como julgar?

DIRCE 29/06/2015minha estante
Então, Gláucia, o que mais me indignou foi que a passividade (ou seria indolência?) causou estragos na vida da filha, por outro lado, por quê ela permitiu que isso acontecesse?

Rayssa 23/05/2020

Impecável.
O livro conta a história de vida de William Stoner, passada entre 1910 e 1950/1960. Filho de camponeses, Stoner deixa de lado a tradição de sua família de trabalhar na terra, e descobre sua vocação em estudos literários, tornando-se professor universitário.

Vai ser difícil dizer como esse livro me foi marcante. Fiquei encantada com a qualidade da escrita. Não há firulas na narração. A prosa do autor é clara, elegante, sensível e delicada, de forma tal que nos faz conectar instantaneamente aos personagens, sobretudo a Stoner. Embora a sinopse pareça simples, a narrativa nos apresenta uma realidade complexa, na qual somos apresentados à personagens imperfeitos em sua existência. Imperfeitos, mas implacavelmente concretos e reais.

A passividade e inércia de Stoner diante dos acontecimentos de sua vida me fez sentir raiva, mas também me fez ver um lado obstinado, sensível e amoroso dele. É fácil de se envolver com todos os momentos vividos pelo personagem. São momentos que, aqui são narrados com destreza, tornando-os inesquecíveis na mente.

Vemos que a vida não foi fácil para Stoner. A sua fuga da cruel realidade na literatura e no amor por ensinar são os eixos principais do livro. É o que dá sentido à sua vida do começo ao fim. E, nesse fim, a reflexão que fica é profunda. Qual a melhor forma de se viver a vida ou, ainda, por que estamos vivos? Stoner não nos dá respostas claras, mas mostra que fazer o que se gosta é um bom caminho. Por mais que não tenha atingido uma carreira brilhante, e não tenha tido sucesso na vida familiar, Stoner viveu 40 anos de sua vida dedicados à fazer o que amava, e morreu satisfeito com a sua vida imperfeita.
Um livro impecável.
Craotchky 23/05/2020minha estante
Ahh, ótimo texto. Gosto muito de ler impressões pessoais nas resenhas.

Rayssa 24/05/2020minha estante
Valeu :)

Peleteiro 06/05/2020

Uma obra prima indubitável
Sem dúvidas, "Stoner" é uma obra-prima. Daquelas leituras que, quando termina, deixa o vazio da falta. Com palavras perfeitamente bem escolhidas e uma estrutura fluída que permite ao leitor ler um romance de formação sem se cansar em momento algum, não à toa se disseminou através do boca a boca. Aqui, como nos melhores livros, o enredo pouco importa. O que realmente encanta são os rios de emoções que o protagonista percorre e transmite em sua trajetória.
Lud 01/10/2020minha estante
Minha próxima leitura.

Blur 01/10/2020minha estante
Deu até vontade de conhecer esse livro.

Henrique_ 20/05/2016

A riqueza na simplicidade
Este é um tipo de livro que à primeira vista muitos podem fazer pouco caso, principalmente porque já no início mostra que se trata da história de um homem comum, criado na roça, que tem a oportunidade de estudar em uma universidade, que arruma um trabalho e que vive ou reage à vida? Ops, bem, aí começamos a perceber que talvez o livro não trata de algo tão tão corriqueiro assim. Como Stoner se comporta diante da vida pode ser respondido por qualquer um. Como você se comporta diante da vida? No livro, temos escolhas e não escolhas que determinam o papel e o caráter de William Stoner na condução de sua vida. Narrado em terceira pessoa de maneira magistral, somos espectadores do desenrolar de uma vida comum excepcionalmente retratada. Indispensável.
edu basílio 20/05/2016minha estante
daqueles livros que não acabam quando terminam...

Henrique_ 23/05/2016minha estante
Verdade, Edu. Marcante.