Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Lara 15/02/2018

Muito mais do que eu esperava.Stoner é fascinante!
Terminei!Que livro é esse?Foram 3 dias de leitura e quando eu não estava lendo o livro me acompanhava.Quero reler outras vezes na vida.Quantos Stoners a gente conhece pela vida.Grata surpresa a leitura desse romance!
Rogéria 15/02/2018minha estante
Amanhã termino. Amando também!

Thiago 11/08/2023

Humano, demasiado humano
Demorei quase um semestre para fazer a resenha deste livro, pois, ao mesmo tempo em que é tão simples e relata tanto o cotidiano banal de um homem - algo que parece indigno de um comentário aprofundado, sua profundidade é avassaladora - o que faz com que a resenha tenha de estar à altura. Com certeza, a resenha será inferior, mas farei meu melhor.
À primeira vista, o livro é sobre nada. Logo na primeira página, é dito que o personagem principal morreu sem deixar muitas saudades ou um legado qualquer, não tendo se destacado em sua vida. Quando somos apresentados a ele, vemos um homem sem o colorido da ficção, ele não é carismático, eloquente ou mesmo um charmoso melancólico.
No entanto, ao acompanhar sua luta e sua sina, seu cansaço e sua indignação, o leitor se pergunta: "o que eu faria nessa situação? Será que teria algum dito espirituoso ou tomaria alguma atitude sagaz que resolveria a situação?". A resposta invariável é que agiríamos como ele em 90% das situações...
Quando, enfim, após uma série de injustiças, ele adota uma postura combativa e faz com que o leitor exulte à espera do final feliz, este não vem, o que nos dilacera o coração e nos leva ao pensamento de que esta vida e este mundo não são justos. Bem, eles não são mesmo; e nos cabe erguer a cabeça e fazer o melhor que podemos com as oportunidades que possuímos.
Portanto, este livro deve ser colocado num lugar muito especial em cada estante, pois trata da vida em seu aspecto mais profundo e humano. Uma obra atemporal que deve ser conhecida, lida e apreciada intimamente por cada um de nós.
Aline.Fazio 12/08/2023minha estante
Que resenha! Parece uma gde obra literária e uma reflexão da vida, vou colocar na lista com ctz !

Beatriz 11/05/2016

contradição
Pra mim Stoner foi uma contradição; uma história ruim com uma escrita muito boa! Durante todo o livro eu pensei em como o talento do autor poderia ter sido melhor aproveitado se houvesse algo realmente digno de ser contado, seria maravilhoso! Concordo que a vida na literatura não tem ser obrigatoriamente uma aventura, pode ser simples, mas uma coletânea de fracassos já é deprimente. Talvez o maior problema é ter um protagonista insatisfeito (e consciente da sua insatisfação!) que nada faz para mudar... mais do que frustante, essa inércia toda é AGONIZANTE. Até a descoberta e paixão pela literatura, que são retratadas de forma tão sincera, passam desapercebidas em meio a tanto caos. Me senti sufocada pelas más escolhas do Stoner e confesso que fiquei prestes a mudar a minha opinião sobre o livro, ali nas páginas finais quando ele se questiona sobre sua vida, pensei que ele finalmente iria admitir que foi uma vida em vão, porém ele prefere morrer achando que era a vida que cabia a ele. Não tive empatia por nenhuma das personagens e me preocupei seriamente com a Edith, ela claramente tem problemas psicológicos e foi tratada o tempo todo como uma pessoa de temperamento difícil.
Jaaque 19/07/2016minha estante
eu ainda estou lendo, mas estou tendo a mesma impressão :Z

Walisson 18/01/2024

Memorável
Um livro sem grandes acontecimentos, mas que ganha vida através da forma como é narrado, de como os personagens são descritos. O tipo de livro que fascina pq mostra as nuances da vida e que mesmo uma vida simples e considerada até medíocre pode nos ensinar tanto. A escrita é tão boa que eu não conseguia largar ele e quando parava me via sempre pensando sobre os acontecimentos ali descritos.
Mathias Vinícius 19/01/2024minha estante
Que livro, meu nobre, que livro! Não é possível descrever muito sobre a leitura; apenas quem a experienciou pode entender como, às vezes, é angustiante a passividade do protagonista. A grande maioria dos eventos na vida do Prof. Stoner são consequências de como ele soube lidar, desde a juventude, com o silêncio. No entanto, nem sempre optar pelo silêncio é a solução para resolver os seus problemas. A vida vai te forçar a tomar atitudes enérgicas, mas se você ainda não souber lidar com isso, tudo será perdido. Da mesma forma como você mesmo apontou, a mediocridade pode nos ensinar tanto que chega a ser fascinante!

Wolney Fernandes 24/01/2016

Stoner - "...como se o amor e o saber fosse um só processo."
William Stoner vem de uma família humilde que mora no interior dos Estados Unidos e cujo trabalho se efetiva na lida com a terra apenas para a subsistência. Tendo seu destino já traçado na medida do cotidiano sofrido experimentado por seus progenitores, Stoner é surpreendido pelo próprio pai quando este lhe oferece a oportunidade de estudar. Em meio a dificuldades, a faculdade [mais especificamente a literatura] acaba por mudar os horizontes vislumbrados pelo protagonista a ponto dele questionar seu lugar no mundo.

Esse mote pode parecer banal demais se dito assim em um único parágrafo, mas é, sem nenhuma dúvida, a realidade de muitos [a minha, inclusive!]. Mas é à partir daí que a história desse ótimo livro do americano John Williams se desenrola. É claro que a identificação com a história contribuiu bastante para estreitar minha relação com a obra, mas tenho a impressão que ela possui tantas outras camadas capazes de abrir entradas para que algum tipo de aproximação aconteça que minha vontade é reler e ver se isso se confirma.

Você pode ler a resenha na íntegra aqui
site: http://instantespossiveis.blogspot.com.br/2015/02/stoner.html
edu basílio 30/01/2016minha estante
obrigado por me inspirar a ler um livro tão, tão lancinantemente belo, wolney! ^^

fabio.orlandini 25/11/2023

Quanto vale uma vida?
Acredito que foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, uma escrita bastante fluida e um personagem inesquecível: William Stoner. O livro narra a história de sua vida e através dela vamos refletindo sobre a nossa própria. William passa por várias experiências e se relaciona com pessoas boas e pessoas vis, que não se importam em humilha-lo. Um livro excelente.
Débora 26/11/2023minha estante
Realmente inesquecível!

Paty 17/03/2015

Se ele não é clássico, pra mim é
Peguei esse livro na livraria, me sentei e comecei a ler.
É muito simples, o autor conta a vida inteira de um personagem.

Mas a leitura me envolveu de uma forma que eu tive de fazer várias visitas à livraria até terminá-lo.
Stoner é um personagem comum, mas ao mesmo incrível. É uma pessoa cativante. Mas será foi a narrativa do Williams que me cativou? Ou o ser humano é um animal realmente interessante?

Stoner sai de casa pra estudar, de repente de torna professor, se casa de repente e de repente tem uma filha e se apaixona assim.... também de repente.
Assim é a vida do ser humano. E que de repente envelhece e padece.

"Stoner" me cativou tanto que quase chorei no último capítulo. Quase senti piedade. Uma vontade enorme de abraçá-lo. E de repente vi que quase senti vontade de dizer "Não se case com Edith" ou "Tome cuidado com sua filha, não deixe Edith transformá-la".

Saí da livraria assim, como se tivesse perdido alguém. Já eram 18h a água do Rio Capibaribe refletindo o céu ainda azul e me senti órfã da vida. Sem perguntas e sem respostas. E também sem o livro nas minhas mãos pra acariciar.

Ainda não sei o que dizer de "Stoner". Só sei dizer John Williams foi um filho da mãe que escreveu um livro maravilhoso sobre alguém. Uma pessoa, um indivíduo que pode estar do teu lado lendo um livro também.

Se ele não é clássico, pra mim é.

site: http://blogdapatylavir.blogspot.com.br/
Pandora 06/08/2019minha estante
Adorei o que você escreveu!!!

Julyana. 08/03/2015

Conheço umas tantas pessoas que leram esse livro e adoraram e quando perguntadas do motivo se acham sem palavras para explicar. Afinal de contas, é uma história simples. Um moço que vai para uma Universidade meio por acaso e cuja ida muda o destino que lhe era reservado. Lá ele estuda, se torna professor, casa, tem uma filha, escreve um livro, tem um caso... Nada muito diferente do que acontece com a grande maioria de nós. Daí hoje, numa das muitas resenhas que li sobre, penso que encontrei a minha justificativa:

"O pêndulo de sua vida se movimenta entre o trágico e o cômico, mas nunca se fixa nesses extremos, pois William Stoner se recusa a enxergar a si mesmo pelas lentes da arte. Talvez por essa razão sua vida funcione como um espelho para os leitores: o que ela faz ver não é mais, nem menos, que o desamparo da existência."
Francisco583 09/03/2015minha estante
É isso!

Nanci 05/03/2015minha estante
Também adorei o livro. E sua resenha ficou ótima - espero que conquiste outros leitores.

Fabio Martins 11/05/2016

Stoner
Uma ótima surpresa! Confesso que nunca tinha ouvido falar em John Williams até receber a recomendação deste livro, cuja sinopse não anima muito. Por isso, para que alguém se interesse por sua história, é preciso que a indicação seja elaborada, pois um simples resumo pode fazer com que pareça trivial. No meu caso, as indicações foram tão enfáticas e positivas que eu decidi ler. Sábia decisão.

Stoner foi lançado em 1965. Sua tiragem de dois mil exemplares foi vendida e depois caiu no esquecimento. Na época, Williams escreveu à sua agente literária a seguinte análise: “... a única coisa de que estou certo é que é um bom romance; em algum momento, talvez seja considerado realmente um bom romance”. Sua previsão estava correta. Em 2003, ele foi relançado, sem despertar muito interesse do público. O cenário mudou três anos depois, quando o jornal The Guardian publicou uma crítica bem positiva. A famosa crítica francesa, Anna Gavalda, também se encantou e sugeriu uma versão em francês, lançada em 2011. A partir daí, sua fama foi crescendo, ganhou novas traduções e “estourou” no mundo inteiro.

O enredo aborda a vida de William Stoner entre as décadas de 1910 e 1950. Filho de agricultores humildes, o protagonista tem a oportunidade de estudar Agronomia na Universidade do Missouri (onde o autor John Williams lecionou). Em seu segundo ano como estudante, ele te tem uma “epifania” durante uma aula e decide mudar radicalmente de área, dedicando-se à Literatura.

Esse é o único grande ponto de mudança em sua vida. Ao concluir os estudos, torna-se professor da mesma universidade até o momento de sua morte, décadas depois. É difícil acreditar que um enredo como esse poderia reter a atenção do leitor até o fim e ser considerado um grande romance.

Mas o que impressiona na obra é a forma de narrar extremamente sóbria, linear e ao mesmo tempo cativante de Williams. Ele aborda os pequenos problemas diários de uma pessoa comum em questões interessantes e que fazem o leitor se identificar rapidamente.
Situações cotidianas, como o desgaste de um casamento fadado ao fracasso, as intrigas e complicações no trabalho, o amor impossível extraconjugal e as dificuldades financeiras de uma família comum são contadas de forma hábil, honesta e límpida pelo autor. E é essa força na narrativa que faz a obra ser tão peculiar.

Além de fascinante, Stoner é surpreendente. É o livro ideal para quem busca uma leitura diferente e em evidência, mesmo que de forma tardia. Infelizmente, o autor não viu sua obra fazer sucesso, mas felizmente ela saiu de seu injusto ostracismo a tempo de conseguirmos apreciá-la.

site: lisobreisso.wordpress.com

Joy 09/05/2016

Stoner é um livro que cativa pela sua falsa simplicidade. uma vida monótona, triste, sem grade notabilidade, mas carregada de significados sutis e profundos. É um livro para trazer lágrimas aos olhos e sensações diversas no peito: angústia, tristeza, esperança, conforto, mas sobretudo traz identificação em vários níveis. Você não precisa ter feito as mesmas coisas que ele para reconhecer as sensações, são inerentes à existência humana e vão aparecendo, universais, aqui e ali.
Um livro impactante e surpreendente.

Alessandra Ferreira 07/05/2016

Stoner
Uma leitura imperdível!!! Prendeu-me do início ao fim... Que existência é essa que percorre todas as páginas do livro? Simplesmente genial!

Estante do Papai 16/05/2024

MELHOR DO ANO
A descrição nua e crua de uma vida, com seus conflitos, interesses, ódios e amores. Que escrita incrível, fluida e comovente! Melhor do ano até agora!

Mi 19/06/2015

A primeira palavra que surge em minha mente para descrever o livro Stoner é: obra-prima. É curioso quando acabo de ler um livro e sinto uma sensação de vazio após a leitura, uma melancolia, foi o que senti quando finalizei a leitura, além de algumas lágrimas que saíram dos meus olhos.
É uma experiência única acompanhar a vida de um personagem praticamente do seu início ao fim. Stoner entrou para a lista dos meus livros favoritos, o livro é escrito de uma forma tão única, bonita e em algumas passagens até poética. É uma linguagem simples, sobre um cara simples, mas ao mesmo tempo é uma das obras mais bem escritas e mais encantadoras que já li. Eu vi uma beleza na escrita e na história de Stoner, apesar da tristeza.
Stoner é um livro belo, triste e melancólico. Como não gostar do personagem Willian? Ele viu na literatura um mundo totalmente novo e pronto para ser descoberto e isso transformou a sua vida. Os apaixonados por literatura certamente irão se identificar.