Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Fabricio 20/04/2024

Sublime leitura
Uma obra muito bem escrita.... conforme se desenvolve mais prende a atenção.
Descreve a vida de uma pessoa que fora tocada pela literatura.... apesar da improvável origem, conseguiu viver ao redor dela...
O ápice da história sem dúvida é no lindo final.

Fernanda 13/04/2024

Que história de vida triste, fiquei o livro todo esperando e desejando que esse homem em algum momento fosse feliz.. Demorei para concluí-lo. Não é meu estilo de leitura, porém li por ter sido o livro escolhido pelo clube de leitura que participo.

alemesquitaneto 14/03/2024

Um livro tão bom quanto falaram, mas talvez não tão bom quanto eu esperava. A expectativa é a destruidora da experiência. Eu gostei bastante da leitura, o último capítulo é simplesmente espetacular.

Renan 06/03/2024

A trajetória magnífica do fracasso
Desde das primeiras páginas eu tinha impressão de que seria um ótimo livro. Acho que a maneira visceral como ele descreve os sentimentos do protagonista frente aos desafios da vida são emocionantes demais, porque pra mim parecem muito reais.

O jeito como ele descreve a sensação de inadequação, seja frente à vida ou mesmo fisicamente e em relação a não saber como se portar exatamente nas diferentes situações que que o protagonista enfrenta são tão realistas que você consegue se imaginar sentado numa casinha de madeira no meio do nada jantando à luz de lampião.

Para cada passo que ele parece avançar na vida, em contrapartida, vem um revés súbito que muda tudo de lugar, trazendo sofrimento para o leitor, mas o protagonista parece se resignar de tudo isso e sempre segue em frente, obstinado a seguir em frente. Primeiro era a graduação, depois o mestrado, o doutorado e assim foi seguindo.

É uma leitura linda, muito emocionante porque apesar de se tratar de ficção, poderia facilmente ser uma história real. A luta para vencer, seja no âmbito profissional, como no profissional são descritas com tamanha maestria que os últimos capítulos me fizeram dar uma leve choradinha para acompanhar o desfecho de tudo.

Marília 28/02/2024

Como uma vida considerada simples pode conter tantas reviravoltas. Gostei muito dessa história de gente como a gente.

Renata | @am0r_p0r_livr0s 03/02/2024

Um livro simples e profundo. E todo seu encantamento está nessa simplicidade, diante de situações corriqueiras da vida.
Aqui temos a história de William Stoner, que nasceu em 1891, um camponês que foi para a faculdade e se tornou professor. Pontuando fases importantes da vida do protagonista, o autor traz ao leitor muitos momentos de reflexão: o dilema de Stoner entre sua vontade de seguir a carreira acadêmica ou ficar no campo e ajudar seus pais, ou quando conhece Katherine Driscoll e se apaixona, mesmo casado com Edith, e outros momentos mais, que não vou citar para não dar spoiler.
O autor conseguiu enxergar situações do cotidiano e transformar em uma história envolvente e emocionante. Toda dedicação de Stoner à vida acadêmica, as situações em que, lá na Universidade, ele encontrava seu refúgio, a perseguição que sofreu durante quase todo esse período.
O protagonista passa por duas guerras mundiais, tem um casamento infeliz, porém se mantem impassível. Tem um comportamento estoico, que é desmanchado na parte final do livro, onde Stoner reflete sobre seus feitos durante a vida e põe em dúvida o seu valor.
É uma história comum, porém linda e que vale a pena ser lida.

Walisson 18/01/2024

Memorável
Um livro sem grandes acontecimentos, mas que ganha vida através da forma como é narrado, de como os personagens são descritos. O tipo de livro que fascina pq mostra as nuances da vida e que mesmo uma vida simples e considerada até medíocre pode nos ensinar tanto. A escrita é tão boa que eu não conseguia largar ele e quando parava me via sempre pensando sobre os acontecimentos ali descritos.
Mathias Vinícius 19/01/2024minha estante
Que livro, meu nobre, que livro! Não é possível descrever muito sobre a leitura; apenas quem a experienciou pode entender como, às vezes, é angustiante a passividade do protagonista. A grande maioria dos eventos na vida do Prof. Stoner são consequências de como ele soube lidar, desde a juventude, com o silêncio. No entanto, nem sempre optar pelo silêncio é a solução para resolver os seus problemas. A vida vai te forçar a tomar atitudes enérgicas, mas se você ainda não souber lidar com isso, tudo será perdido. Da mesma forma como você mesmo apontou, a mediocridade pode nos ensinar tanto que chega a ser fascinante!

Leitorconvicto 10/01/2024

Sabe quando você não espera muito da leitura
A história é até simples, mas a contrução das personagens e a forma de narrar conquista nas primeiras páginas. Não tinha vontade de largar o livro.

Mathias Vinícius 30/12/2023

Um comentário sobre: Stoner
"Stoner", de John Williams, é uma obra que, de maneira surpreendente e delicada, revela as camadas profundas da vida de um homem comum, William Stoner. Neste romance, o autor explora a vida de Stoner, um professor de literatura em uma universidade no Missouri, traçando sua jornada desde a juventude até a velhice. Ao longo do livro, acompanhamos Stoner atravessando inúmeras dificuldades em sua vida. Um detalhe importante é o uso do verbo "atravessar", que aqui transmite a ideia de que o protagonista não enfrentava ativamente suas situações; ele simplesmente as recebia e tinha que lidar com elas, como em um casamento infeliz, desafios profissionais e dilemas morais. O que impressiona no romance é como esses elementos são entrelaçados de forma tão realista, retratando a vida não como uma série de grandes eventos, mas como uma tapeçaria composta de pequenos momentos.

O estilo de escrita de Williams é notável por sua clareza e precisão. Cada cena, cada momento da vida de Stoner é descrito com uma atenção aos detalhes, que convida o leitor a mergulhar profundamente na história. Há uma beleza melancólica na maneira como o autor descreve as alegrias e as tristezas da vida de Stoner, mostrando que a beleza pode ser encontrada mesmo nas experiências mais comuns. Vemos também a narrativa é um testemunho poderoso sobre a paixão pela literatura e o ensino. Stoner encontra um propósito e um refúgio na literatura, e seu compromisso com o ensino é um reflexo nítido de uma profunda dedicação à sua profissão. Este aspecto do livro é particularmente tocante, revelando como um indivíduo pode encontrar significado e satisfação em sua vocação, apesar das adversidades e mesmo nunca almejando o ápice da sua área de atuação.

Este romance é uma meditação sobre uma vida medíocre/mediana; sobre o amor que muito das vezes é mal calculado pela jovialidade, mas que posteriormente com a idade nos permitimos conhecer mais a si mesmo de maneira informal; a perda e a busca por significado em meio às trivialidades do cotidiano. É um livro que fica com o leitor muito depois de terminada a última página, evocando uma reflexão sobre a própria vida e as escolhas que fazemos.

Em resumo, John Williams criou em "Stoner" uma obra atemporal, uma narrativa poderosa e profundamente humana que fala ao coração de cada leitor. Este não é apenas um livro sobre um homem, mas uma exploração poética da condição humana, tornando-se uma leitura obrigatória para aqueles que buscam uma compreensão mais profunda da vida.

Raquel.Furchinetti 30/12/2023

Simplesmente emocionante
Como é possível com uma estória tão simples ser tão emocionante? Aqui acompanhamos a vida de William Stoner que tem grandes sonhos e projetos, mas passa a vida olhando pela janela dos acontecimentos sem provocar as mudanças necessárias. Dá vontade em várias partes dar um chacoalhão no Stoner para que ele tome alguma providência, mas também conseguimos manter o carinho, a compreensão e até o reconhecimento de suas ações em nossas vidas. Aqui vemos a esposa mais cruel e monstruosa que existe e comportamentos horríveis ao redor de um homem que resolver andar impassível pela vida, como quem diz: "Para que?". É uma estória potente e tocante de reflexão sobre a vida. Eu amei e recomendo.

myhtuck 11/12/2023

Stoner
"Se o romance tem uma ideia central, essa ideia é certamente a do amor, as muitas formas que o amor assume e todas as forças que se lhe opõem."

livia_ss 01/12/2023

William Stoner
Esse livro, me manteve acordada a noite toda. A vida de William Stoner acabou com todo o meu sono. A história me prendeu desde os primeiros parágrafos. A descrição de uma vida simples, sem grandes significados ou importância. Já no começo, John deixou claro o fim de Stoner: seu nome, agora, é apenas um lembrete do fim que aguarda a todos. E no meio da noite, quando tudo estava em silencio, o livro emitia um silencio ainda mais voraz. Horas de leitura se passaram e, para mim, pareceram minutos. As páginas pareciam incrivelmente suaves. Ao me deparar com a insignificante vida de Stoner, me questionei: será que ter consciência de que nossas vidas não possuem tanta relevância, deixam as coisas mais leves ou pesadas? E será que tornar as coisas leves ou pesadas é algo positivo ou negativo? Passei um bom tempo pensando sobre isso, e foi assim que esse livro tão silencioso, de repente, me pareceu barulhento demais.

fabio.orlandini 25/11/2023

Quanto vale uma vida?
Acredito que foi uma das melhores leituras que fiz esse ano, uma escrita bastante fluida e um personagem inesquecível: William Stoner. O livro narra a história de sua vida e através dela vamos refletindo sobre a nossa própria. William passa por várias experiências e se relaciona com pessoas boas e pessoas vis, que não se importam em humilha-lo. Um livro excelente.
Débora 26/11/2023minha estante
Realmente inesquecível!

Lahdutra 20/11/2023

Obra de arte! Você não consegue parar de ler!
Stoner é uma história ~banal~ de um professor universitário de literatura inglesa. Uma vida medíocre e injusta, em parte redimida pelo amor à literatura, único refúgio de William Stoner.

Foi uma das melhores leituras do ano! Um livro que esconde grandes ensinamentos sobre o amor, a ambição, o trabalho e as relações com os outros.

Eu adoro histórias de amadurecimento centradas em um único personagem, com especial atenção à introspecção desse personagem: portanto, eu sabia que iria amar a leitura desde das primeiras páginas.

Cito as palavras de Ian McEwan que resumem perfeitamente meus pensamentos sobre este livro: "Assim que você começa a lê-lo você sente que está em excelentes mãos. Tem uma prosa muito linear. O enredo, se simplesmente listarmos seus elementos, pode parecer muito chato e um pouco bizarro. muito triste. Mas, na verdade, é de uma vida mínima da qual John Williams desenhou um romance verdadeiramente belo. E é a descoberta mais extraordinária para nós, leitores sortudos”

Eu amei Stoner até o fim.
Cleber 20/11/2023minha estante
Adorei a resenha! Falam tão bem desse livro que estou louco para ler tbm.

Lahdutra 22/11/2023minha estante
@cleber acho que você vai gostar!