Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Kim 02/06/2022

Eu sou como você.
No passado, a história, a literatura e até mesmo as ciências tinham por objeto os homens ilustres, os reis, os generais de guerra, os heróis carismáticos, todos dotados de características peculiares no meio de uma massa homogênea de homens e mulheres sem atributos. Há um tempo, é verdade, esse objeto tem mudado. As ciências, a literatura e a história têm elecando como tema o homem comum, especialmente, a banalidade da sua vida cotidiana. Stoner é um belo exemplo dessa mudança. O protagonista deste livro tem como principal característica a indiferença a muito do que lhe diz respeito. Estoico? Eu digo que sim, mas com muito mais exagero. William Stoner simplesmente vive a vida segundo uma apatia nunca antes vista.
anicca 05/06/2022minha estante
Já leu "o estrangeiro"?

Kim 06/06/2022minha estante
Já sim. Camus é maravilhoso.

Marta 25/05/2022

Que livro é esse?
A história de Stoner, desde sua infância sofrida até o desenlace final. Fico pensando, quantas pessoas vivem assim, crescendo sem conhecer o amor, o afeto dos pais. Não por culpa deles, porque também não tiveram isso. A vida sendo vivida e aceita como se apresenta. Ainda assim ele se torna um grande homem, apesar da sua triste história.
Já se tornou um dos meus livros favoritos.
Leiam!

LairJr 03/05/2022

Um personagem aparentemente simples, mas que nos conduz ao enfrentamento das grandes questões de nossa vida: Nossas escolhas, nossa passividade deliberada, nossos arroubos de mudança. Tudo isso tendo a brevidade da vida como pano de fundo.
Aryana 03/05/2022minha estante
Passividade deliberada.. gostei dessa definição.

Tatinha 15/04/2022

Que livro maravilhoso!! Ainda estou impressionada em como uma história de um personagem com uma vida tão simples, pode me prender tanto!! Vida simples mas com sentimentos tão complexos! E no final, uma pergunta: o quão Stoner somos?

desejoumlivro 13/04/2022

Apaixonante!
Acredito que a frase mais frequente no livro é : ?isso não importa?. Uma frase que transmite indiferença, apatia e frieza.

E como transformar uma vida comum, monótona e ?indiferente? em um livro DELICIOSO de ler? Não entendo que mágica esse autor fez, mas sei que esta leitura foi uma experiência nada indiferente para mim! ?

Amei!!

André Vedder 31/03/2022

A beleza do simples.
Stoner é um livro que logo em seu primeiro parágrafo já nos entrega todo o enredo praticamente. Mas isso não lhe tira o brilho de toda a obra. Pelo contrário, Stoner trilha o belo caminho da simplicidade, desde seu enredo e personagem até a escrita do autor.
Tudo aqui é direto e sem muitos floreios. A narrativa do autor é crua e sem muitos enfeites, e combina demais com a própria trama em si, onde temos contada a vida de um personagem comum. História de vida essa que poderia facilmente ser de um conhecido nosso, um vizinho, um amigo, ou nós mesmos. O autor engloba aqui temas habituais como casamento, paternidade, profissão e sentido da vida. Tudo numa visão realista e marcante.
William Stoner é professor de literatura, e por isso este livro ficará marcado para mim pelas ótimas passagens situadas no ambiente da faculdade, onde o autor explora muito bem a sua paixão pela literatura e pela arte do ensino.
Mas a grande qualidade da obra está na abordagem sobre o caminho de vida que o personagem trilha, trazendo ótimas questões a se refletir: o que faz uma vida ser medíocre ou não? Quem pode julgar o que é mediocridade? Afinal, tudo é fruto de nossas escolhas e decisões, não é mesmo?

"Ele chegara àquela idade em que, com crescente intensidade, ocorria-lhe sempre a mesma pergunta, de tão essencial simplicidade que não dispunha de meios para enfrentá-la. Via-se perguntando a si mesmo se sua vida valia a pena ser vivida. Se alguma vez valera. Era uma pergunta, suspeitava, que mais cedo ou mais tarde ocorria a todos os homens."

"Em seu quadragésimo terceiro ano, William Stoner aprendeu o que outros, muito mais jovens que ele, haviam aprendido antes dele: que a pessoa a quem se ama no começo não é a pessoa que enfim se ama, e que o amor não é um fim, mas um processo através do qual uma pessoa experimenta conhecer outra."

Maria 02/04/2022minha estante
Adorei a resenha!

André Vedder 03/04/2022minha estante
:-)

Valéria Cristina 16/03/2022

Há livro e Livros
Há livros ruins, livros bons, livros muitos bons e livros arrebatadores.
Este é o caso.
É dito no posfácio que poucos escritos continuariam a escrevê-lo após o primeiro parágrafo, no qual a vida de William Stoner é sintetizada de maneira quase insípida. Todavia, o que ocorre, na sequência, é uma explosão de emoções, de sentimentos e de virtuosismo literário.
A densidade e a complexidade dos personagens, a força da narrativa, a escrita visceral tornam a história, baseada na comum vida de um professor universitário, extraordinária. Ao longo dela chorei e ri e senti raiva e vive as emoções do protagonista. Esse livro me deslumbrou como quase nenhum outro fez. Decididamente, um dos melhores livros que já tive o prazer e ler.
Aryana 16/03/2022minha estante
Que bela resenha!

Valéria Cristina 16/03/2022minha estante
Obrigada!

Thiago.Silva 24/02/2022

Fantastico,tocante,incrivel!
O que eu posso falar sobre essa obra? era um livro que eu ja tinha ha 3 anos e nao estava com a mínima vontade de ler. O tirei da biblioteca pra ler apenas por que estou me disciplinando a ler livros que ja tenho ha um bom tempo, e que ainda nao foram lidos. Mas ele se tornou uma surpresa tão gigantesca......se tornou um dos meus livros da vida. Aqui você nao vera uma historia de superação ou sobre grandes feitos....é uma historia comum, muito comum mas extremamente incrível!!!!Acompanharemos 50 anos da vida de William Stoner,e durante vários momentos, eu tenho certeza, voce leito ira se perguntar se nao tem um pouco de Stoner dentro de você.
Thays 24/02/2022minha estante
Ja quero ler

Panquecadebis LM 24/02/2022minha estante
Quem é Stoner?

°°° 24/02/2022minha estante
Já tinha lido algumas reportagens sobre esse livro, e agora só aumentou a vontade ler também.

Daniel.Alexandre 22/01/2022

Stoner de Jhon Williams

Stoner é a história de um homem simples que viveu na mediocridade. Filho único de camponeses, por um acaso, entra na faculdade, descobre a literatura, torna-se professor e morre sem nunca subir na carreira, ou trocar de universidade, desde quando começou a lecionar.
Essas informações temos no primeiro parágrafo, como se fosse um resumo de uma vida cravada em uma lápide.

Stoner me traz o mesmo sentimento de quando li o Flores Para Algernon, assim como Charles, em busca de conhecimento e inteligência, me fez descobrir o porquê a minha ânsia pelas artes e a busca por mim mesmo. Mas Stoner faz um caminho inverso, me mostrando uma outra faceta contraditória, a minha aceitação imperceptível à mediocridade, comodismo e ao niilismo, anestesiado pelo que vivemos, passamos e sofremos, como muitos, não resta muito a não nos estregar.

Stoner é um retrato de uma vida, apresentando momentos e passagens importantes, boas e muitas ruins, sobre o que deixamos de viver, ou de manifestar, a perda de nosso tempo com coisas que nos envenena. E nada é mais aterrorizante do que olharmos para uma vida inteira, e percebemos o quão perdemos sem viver, o quanto de desprezo, ódio, rancor que guardamos sem nem mesmo percebermos e, quando pelo fim, tentamos reconstituir (agora diferente do personagem) podemos pegar uma obra como essa e conversar com nosso íntimo tudo que deixamos passar. Uma atenção maior aos nossos. Podemos até descobrir algum perdão em nós mesmo, ou uma clareza de termos guardado esses sentimentos, que por muito tempo e muitas vezes não lembrado mais de sua origem.

Stoner, é um espelho da ficção, para a reflexão da minha existência e minha própria vida. A personagem através da literatura, e seus estudos acadêmicos, abria mundos dentro de si, e refugiava-se, fugia do mundo exterior quase à parte. Mesmo quando sou incapaz de transmitir essa paixão, para o meu redor, em comum que tenho com Stoner, a arte tem o poder, mesmo acreditando que fugimos da realidade, não é nada mais que reflexo da própria realidade. Quando acreditamos muito das vezes que estamos fugindo, estamos nos deparando conosco, mostrando mais que a própria realidade, velada por status e comportamentos.

Juliana.Savi 07/12/2021

Quando li resenhas dizendo que o livro era narrado de forma linear, pensei que pudesse ser um pouco cansativo, mas fui surpreendida. O autor apresenta Stoner desde sua infância ao fim de sua vida (isso não é spoiler; todo mundo nasce e todo mundo morre!) mas nesse ínterim o protagonista é apresentado de forma crua e sem julgamentos. É possível se amar e se odiar Stoner ao mesmo tempo. É um livro incrível por trazer a profundidade da vida comum, ordinária. Ao mesmo tempo os coadjuvantes são muito bem elaborados a ponto de ser interpretá-los erroneamente, caso o leitor seja muito parcial para defender o ponto de vista de Stoner. Obra profunda e complexa, que vale a pena.

Weslley 09/11/2021

Uma das melhores leituras que já fiz
Comprei esse livro por acaso no começo do ano, não sabia nada sobre e até poucos antes também não. Só fui saber um pouco mais ao ler a pequena sinopse que tem na orelha do livro.

Pensei que ia ser uma leitura enfadonha, contando a vida de um homem simples e sem grandes feitos. Bom, é a vida se um homem simples, mas a leitura não é nada enfadonha.

Nessas páginas iremos conhecer William Stoner, filho de fazendeiros e que tem a oportunidade de ir para a faculdade, a partir daí começa a dividir sua vida no campo com os livros.

Há muitos ensinamentos na vida de Stoner. Sofremos com ele, amamos com ele, sentindo por ele. O autor nos faz envolvermos de uma forma incrível. Há momentos de "inércia" do Bill que sentimos vontade de esganá-lo, é muita calma para uma pessoa, mas é o jeito dele, fazer o que, né? Virou um dos favoritos da minha vida.

Magasoares 28/10/2021

Stoner
Mesmo sendo uma leitura que te prende e ter gostado dela, não gostei muito da passividade do Stoner(minhas 3 ???vai para isso) Mas acho que a estória te prende por isso mesmo, por o Stoner ser assim, calmo, muito calmo mesmo. Mas leiam, e tirem suas próprias conclusões. Recomendo

maria_angelica 26/08/2021

Grande escritor. Que redação maravilhosa que, do nada resulta num livro repleto de emoções e sentimentos, que me prendeu dia e noite. Que livro!

maria_angelica 26/08/2021