Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

monique.gerke 06/09/2018

Faltam-me palavras para explicar como esse livro, com um enredo tão simples e banal, foi capaz de suscitar tantos sentimentos em mim. Deixo duas citações do grande Guimarães Rosa, na tentativa de traduzir um pouco a experiência dessa leitura:

"(...) eu não sentia nada. Só uma transformação, pesável. Muita coisa importante falta nome." (Guimarães Rosa)
"No real da vida, as coisas acabam com menos formato, nem acabam. Melhor assim. Pelejar por exato, dá erro contra a gente. Não se queira. Viver é muito perigoso..."

Danilo 29/08/2018

Espetacularmente diferente
Bom antes de dizer minha opinião quero frisar que não sou um leitor assíduo e tão pouco sou crítico literário mas gostaria de dizer o que senti lendo esse livro. O livro é totalmente diferente dos demais livros que já li. Alguns livros você lê esperando o herói terminar tal coisa, o fulano se dar bem com seu grande amor, ou por exemplo entender o que aconteceu na vida de alguém em caso de leitura de uma biografia. Em Stoner, o John conta "apenas" a vida de um cara simples e "sem graça" nenhuma, mas conta de uma forma tão expetacular que você fica torcendo ou esperando qual o próximo acontecimento daquela vida simples do Will. Enfim adorei a experiência da leitura e recomendo a todos que leiam tbm.

Fernanda Sleiman 08/08/2018

?Deus está no detalhes?
É a história de um homem comum, que não realizou grandes feitos, que não se entregou completamente à carreira, ao amor, a vida! Uma vida comum mas contada com uma maestria incrível! Narrativa que te prende do começo ao fim mesmo não contendo grandes reviravoltas! Leitura recomendadíssima!

Isabel.Souza 09/07/2018

Sensibilidade!
Alguém me explica o que aconteceu com esse livro? Estou tentando entender como que uma história aparentemente tão banal, uma vida monótona como a deste personagem consegue provocar tanto envolvimento e afeição no leitor. Este livro com certeza está no topo dos melhores livros que já li na vida, e preciso dizer que o ano de 2018 tem me proporcionado gratas surpresas literárias. Já tinha ouvido falar que “Stoner” era um livro incrível, mas não tinha ideia das proporções à que se referiam e me surpreendi, pois nas primeiras 10 páginas já estava completamente apaixonada pela leitura. Que desenvolvimento senhores, que enredo intenso e personagens tão palpáveis. Foi impossível não me identificar com o Willian Stoner em vários sentidos, para muitas pessoas a maneira como ele lida com a vida pode parecer passiva: um casamento péssimo, um emprego estável, uma vida aparentemente “tediosa”, mas eu consigo entender essa maneira “apática” e isso vai muito além das linhas e páginas contidas no livro de John Willians. Por isso, preciso enaltecer a profundidade com que ele construiu toda a narrativa e seus personagens, poucos escritores conseguem esse feito, em que o livro consegue exceder à sua materialidade. Alguns livros que eu li na vida me fizeram entender o grande poder que a literatura tem na existência, o poder das palavras e como isso me atinge particularmente, é muito difícil explicar, mas é quase um segundo de inspiração, “Stoner” foi um livro que me causou novamente essa sensação, me trouxe esse sentimento que tão característico e tão meu, que é quase impossível colocar em palavras aqui pra vocês. Enfim, acho que o que faltou dizer ainda é: Leiam!

Maysa Bonassi 02/07/2018

Quando li a sinopse, esperava algo estilo "desonra" do aclamadíssimo e Nobel Coetzee. Não sei justificar o porque. E, ainda, devo mencionar que detestei o livro mencionado, não que Coetzee não tenha seus méritos. Mas, a leitura de Stoner foi uma grata surpresa, entretanto, causou-me séria melancolia o -desprezo- colocarei assim, que o personagem é recebido junto aos demais, aliás, posso me expressar melhor com a palavra "insignificância". Stoner é extremamente culto, um exímio professor e escritor. Entretanto, não vale nada.. para ninguém. Acho que a gente que é meio de "humanas", acaba se projetando no personagem. ` Pode ser triste

Marcelo 06/06/2018

Um livro simples... e simplesmente genial!
Uma narrativa avassaladora, que nos absorve intensamente, do início ao fim da leitura. Somos levados para dentro do livro, creio eu, porque aquela vida que ali é vivida poderia muito bem ser a vida de cada um de nós. "Seríamos todos nós uma versão melhorada (ou piorada) de William Stoner?", me perguntei quando terminei de ler essa obra, exausto; exausto não com a leitura, mas do exercício de reflexão proposto de forma tão profundamente visceral nessa obra.

Fabio Henrique 06/06/2018

Pra ler e reler e ler de novo e reler. Livraço.

Vorspier 03/05/2018

Uma deliciosa coleção de infelicidades
John Williams consegue transformar uma vida cheia de fracassos em um livro tão delicioso. Dá até raiva saber que a leitura acaba em 320 páginas.

Por enquanto, o melhor livro que li em 2018.

thiago.cobra 01/05/2018

Simples e denso
A vida de Stoner não tem nada de extraordinário, como a de praticamente toda pessoa. E só essa constatação já bastaria pra se concluir que qualquer vida e sua história são bonitos, quando enxergados de perto.

Ao mesmo tempo, tanta resiliência e estoicismo às vezes encontram hostilidade injustificada e incompreensível, e também assim é a vida. Talvez o mérito de Stoner seja por simplesmente narrar uma vida, sem floreios ou ideologia, sem um fim específico ou elocubrações. As pessoas simplesmente podem ser boas ou más (e se alternar entre momentos), vivem e morrem, e tudo que acontece entre nascer e morrer merece ser bem contemplado.

Hernani 10/04/2018

STONER, um tratado da derrota
Em O velho e o mar, Hemingway narra a história de um velho pescador contra um peixe gigante e depois contra os tubarões que devoram seu prêmio de sua batalha. E nos brinda com esta frase lapidar: “um homem pode ser destruído, mas não derrotado”. A beleza e ousadia de se levantar frente às adversidades e lutar corpo a corpo contra os inimigos, a natureza, a temível baleia branca ou às vezes o próprio deus, sempre inspirou o homem e alimentou sua chama interna. Por oposição, a força do romance Stoner (nome do protagonista) está em atingir o leitor com as consecutivas derrotas do personagem por inaptidão, inércia e apatia. “REAJA!” Nós gritamos repetidas vezes... E nada. Algumas derrotas podem até se confundir as nossas, mas algumas são imperdoáveis. Stoner é imperdoável para que nós, leitores, possamos ainda nos salvar ao lembrar de seu exemplo, e agir ou reagir frente à vida; como Michael Corleone que começa querendo se distanciar da família, e no leito de hospital do seu pai assume para si o dever de defender a família. Também aí falha Stoner, e miseravelmente. Uma tragédia anunciada, com a função pedagógica de fazer correr o sangue do leitor por contraponto; no intuito de que ao final da jornada/batalha/vida ele não seja derrotado, mesmo que esteja destruído.

Valério 20/03/2018

Surpreendente
A maioria das opiniões que ouvi sobre esse livro diziam: é diferente do que eu esperava.
Terei que deixar a originalidade de lado para afirmar que também foi minha principal impressão. Não conhecia o autor (sequer ouvira falar, antes deste livro).
Contudo, a força contida na narrativa vem do caráter impessoal, quase frio.A vida do personagem principal, William Stoner, é uma vida das mais sem graça, corriqueira, sem grandes eventos. Pelo contrário. Tediosa, sem brilho, sem reviravoltas.
A não ser que seja contada com tanto brilho. Fatos corriqueiros de uma vida são narrados de forma que você se veja tão envolvido que, mesmo dentro de seu subestimado ordinarismo, nos sentimos dentro de uma grande aventura.
Justamente pelo seu caráter comum, de fluidez corriqueira e esperada, nos vemos tragados pelos desencontros da vida de Stoner. Um homem com tudo para ser brilhante e feliz. Mas que se vê absorvido pelo torvelinho de uma vida ordinária, marcada por constantes insucessos, desilusões e fracassos. Uma vida desperdiçada? Ou sufocada?
Seria sua apatia e muda aceitação os causadores de sua miséria existencial? Ou as forças que ali atuaram o fariam inadvertidamente, por mais que lutasse?
Fico com a primeira hipótese, com uma pitada de aleatoriedade, que permeia a vida de todos nós.
Um grande livro, inesperadamente.

Santcor 10/03/2018

Excelente
Gostei demais do livro. Um grande personagem que, na verdade, é a pessoa mais simples possível. O grandioso da história é a riqueza interior do protagonista.
Bom demais da conta.

Lara 15/02/2018

Muito mais do que eu esperava.Stoner é fascinante!
Terminei!Que livro é esse?Foram 3 dias de leitura e quando eu não estava lendo o livro me acompanhava.Quero reler outras vezes na vida.Quantos Stoners a gente conhece pela vida.Grata surpresa a leitura desse romance!
Rogéria 15/02/2018minha estante
Amanhã termino. Amando também!