Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Claison.Maldonado 06/02/2017

Stoner
Livro mágico, consegue capiturar a vida cotidiana de maneira incrível através deste personagem.

Andre.Rodrigues 05/02/2017

Simples e fenomenal
Gostei muito do ramance. Uma historia simples, sem muitos personagens e muito envolventes

John Williams possuu uma maneira incrível de escrever. Uma narrativa sem muitos detalhes, direto ao ponto. Difícil de encontrar em outros romances.

Rafa 26/01/2017

Emocionante
Dotado de uma escrita envolvente e bem equilibrada, Stoner é daqueles livros que nos cativa e nos emociona do início ao fim, mesmo tratando-se de um personagem comum, pacato e sem qualquer tipo de extravagâncias. Somos ludibriados pelo enredo triste que a vida do nosso protagonista parece sucumbir, com sucessivas desilusões e fatos "injustos" que insistem em querer sua felicidade.
Desde o início, quando acompanhamos o jovem Stoner, percebemos que não teremos uma vida fácil: desde cedo ajudando seus pais de origem humilde na agricultura, Wiliam consegue ingressar na Universidade de Agronomia e muda de cidade para estudar...Mas este curso não cativava o aluno, que se apaixonou pelos encantos da Lieteratura, graças à um professor que o fez refletir sobre uma determinada obra. Stoner mudou de curso e passou à ter mais confiança. Conheceu sua futura esposa e logo de cara se apaixonou, porém a moça jamais lhe retribuíra qualquer sentimento próximo à amor.
Wiliam Stoner é convidado à inciar sua carreira academica, ministrando aulas... Mas mesmo sendo apaixonado por seu serviço, no fundo Stoner sabia que jamais iria se destacar em qualquer área da vida, independemente do segmento, Stoner estava fadado à ser um ser-humano comum e sem brilho.
A obra inteira é uma reflexão crítica do modo de como cada pessoa se posiciona em cada situação de suas vidas: no caso de Stoner ele parecia se acomodar e aceitar passivamente qualquer caminho que a vida lhe indicasse.
O casamento desastroso, faz com que William se aproxime cada vez mais de sua filha.
Sua carreira, começa à deslanchar: possui cada vez mais aulas, inicia o doutorado começa à escrever um livro.
Mas o destino continua cruel e implacável para Stoner: recebe a notícia desatrosa da morte de seu pai, mas o pior de tudo é a frieza e a indiferença que sua esposa demonstra... Logo em seguida sua mãe também parte. De agora em diante, seria apenas ele e sua linda filha.

RESUMO:
William Stoner é filho de camponeses simples, que mora em uma cidade do interior. Seus pais sempre lhe incentivaram à estudar, embora todas as limitações financeiras da família e após concluir os estudos, William ingressou na Faculdade de Columbia para o curso de Agronomia. William escolhera este curso, pois queria aplicar o conhecimento para auxiliar seus pais nas terafas agrícolas.
Sempre muito recatado e introvertido, Stoner é um aluno regular e busca se dedicar bastante realizando os trabalhos e estudos das aulas.
Durante uma aula de Inglês, ele descobre a paixão pela literatura, graças à um professor que o questiona e o faz opinar sobre um texto. Logo após isso, Stoner troca de curso, passando à estudar Inglês.
A vida pacata de Stoner começa à sofrer inúmeras mudanças significativas, como por exemplo, após o estopim da 1º guerra, perde um de seus amigos mais próximos. Durante seus poucos momentos de interação, acaba se apaixonando por Edith, uma bela jovem bem educada e completamente retraída.
William busca conversar com a moça e em questões de semanas, cria coragem para pedir a jovem em casamento (mesmo ela não dando nenhuma abertura de que também estava interessada).
Mesmo após o casamento, Edith aparenta não se sentir à vontade com a companhia de seu esposo. O matrimônio vai de mau à piór e o tempo vai passando rapidamente. Stoner se forma, inicia sua pós-graduação, é promovido à assistente de professor e quando ele menos espera, Edith lhe fala que quer ter um filho. Após o nascimento da filha, chamada Grace, Edith parece se entregar de vez... parece existir em um mundo à parte, onde não se direcionava ao seu esposo e muito menos à sua filha.
Sua vida é boa, tirando o fato de ter um relacionamento fracassado. É promovido à professor titular, seu livro é publicado e inicia a escrita de seu 2º livro. Edith recebe a notícia da morte de seu pai, e parte para morar um tempo com sua mãe... Este período foi o momento mais tranquilo e feliz que Stoner passara, vivendo sozinho com sua filha Grace. Ao voltar, Edith se transformara em uma outra mulher, mais preocupada com sua aparência, mas igualmente amarga internamente.
Em um dos momentos em que a vida parece querer lhe pregar uma peça, Bill Stoner acaba se apaixonando por uma de suas alunas, chamada Katherine. Um amor intenso e puro, porém que não é tão bem aceito pela universidade, quanto foi por sua esposa Edith (por mais estranho que isso possa parecer). Porém este belo e apaixonante período da vida de Stoner, foi efêmero e sucumbiu perante as ameaças da alta cúpula da universidade. Katherine viajara escondida para longe e o casal apaixonado jamais se viu novamente.
Mesmo estando com pouco mais de 40 anos, Stoner sabia que à partir daquele momento, sua morte estava mais próxima... O trabalho estava ruim, pois a direção da universidade fazia de tudo para prejudicá-lo, sua filha estava se afastando dele influenciada por sua própria esposa e seu único verdadeiro amor viajara para longe... Diante desde inferno-astral, Stoner vê sua filha crescer rapidamente, engravidar, casar com um rapaz que não amava e viajar para longe...
Quando achamos que a vida não pode ser mais cruel com nosso personagem, Stoner é diagnosticado com câncer e sabe que não terá muito tempo de vida. Em seus últimos dias, sua filha o visita e eles conversam como nunca antes haviam conversado. Seu único amigo restante, também o visita. E sua esposa Edith demonstrou, mesmo que em doses ínfimas, uma leve ternura em seus últimos instantes.
Stoner recebe, descobre que Katherine publicara um livro e ao abri-lo, Wiliam vê que está dedicado "para WS", ele se emociona muito.
O lúgubre final, foi triste e reflexivo, onde ele se questionava "o que mais havia conseguido da vida ?"...

Nayandra 26/01/2017

Meu coração é teu amado Stoner!
Cá estou eu, deitada em posição fetal, tentando recompor os pedacinhos que restaram do meu coração e decretando minha primeira ressaca literária de 2017!! Como recomeçar dps de dizer "tchau" ao Stoner? Meu rapaz, meu mestre, meu senhor, meu querido, meu amor... que vontade de te colocar no colo e dizer que tudo vai acabar bem! Mas já que não tenho como, vou ficar mais um tempinho aqui abraçada ao livro enquanto tento expressar em palavras o que fizeste comigo! E dps desse drama básico (risos), vcs já podem ter uma noção do quanto amei essa obra! Que narrativa maravilhosa! Que personagem apaixonante! Um verdadeiro herói dos dramas cotidianos e das inúmeras guerras autodeclaradas, por vezes, longas e silenciosas, que só nós sabemos o quanto nos marcam, nos mudam e nos levam a caminhos um tanto amistosos. Lugares, pessoas, situações que nos levam a descobrir nossas verdadeiras frentes de batalhas e, por conseguinte, nossas fraquezas e tbm nossas forças/potencialidades, buscando tbm nos manter firmes e seguindo em frente, apesar de todos os apesares. E essa é a grande riqueza da obra de John Williams, contada na figura de William Stoner, um homem comum de carisma inigualável que facilmente desperta a empatia em nós, que nos faz seguir com ele em suas escolhas, sofrer junto em seus fracassos, ter raiva e vontade de dar um tapinhas nos momentos de passividade, mas que tbm nos permite aprender a cada um desses momentos e demonstra que ainda se tem tempo de amar, de continuar, de viver e de morrer... da forma mais poética que se pode imaginar! Já tô aqui chorando de novo! Stoner, és especial! Nota 10 para o John Williams que soube captar a sensibilidade de toda uma vida e expressá-la nessa narrativa !! Espero me recuperar logo... Amei e tô curtindo meu momento deprê! Rs

GilbertoOrtegaJr 13/01/2017

Stoner – John Williams
Chega a ser engraçado o fato de Stoner ser um livro cultuado por tanta gente, pois quando eu penso na trama do livro, a primeira palavra que me surge na mente para descrevê-lo: é comum. Não há nada ali que não possa acontecer na minha vida ou na vida de alguém próximo que eu conheço, e talvez seja isso a primeira coisa que me impressione quando fechei o livro após ter lido as suas 320 páginas. Afinal estou acostumado à arte, e na maioria das vezes lermos histórias pouco convencionais e criativas, mas cuja principal característica é me fazer pensar: “Não acontece isso tantas vezes na vida real. “

Aos dezenove anos William Stoner ingressa na faculdade, e isso é bastante incomum, para ele, por ele ser filho de camponeses que nunca estudaram. Ele começa a estudar literatura, após se formar ele arruma um emprego como professor na faculdade e ao mesmo tempo passa a seguir a carreira acadêmica. Ao longo dos anos Stoner se casa, passa a ser infeliz no casamento, tem uma filha, também tem um caso, e vai subindo lentamente alguns degraus mínimos da hierarquia na faculdade onde trabalha. Assim como qualquer pessoa normal a vida de Stoner também oscila entre alguns revezes e outros momentos de profunda felicidade e paz.

Talvez a característica que mais chama a atenção dos leitores de Stoner é o estoicismo e passividade do personagem, as suas atitudes muitas vezes me lembrou alguém que está sob uma forte chuva e ao invés de tentar seguir adiante se curva ao máximo para tentar evitar ser muito castigado, mas não reage, não com um mínimo de ímpeto ou força de vontade. O mais estranho para mim, é o quanto eu passei a gostar do personagem Stoner e torcer por ele, não que eu tenha algo contra, mas nunca fui do tipo que torcesse ou admirasse personagens passivos ou delicados, ao contrário sempre gostei muito mais de personagens fortes, pragmáticos e que não se curvam.

Uma das questões narrativas que me impressionou muito é que Stoner é um livro cuja narrativa começa com uma qualidade bem acima da média e simplesmente segue neste patamar sem sofrer oscilações em sua qualidade narrativa, se o livro não tem pontos altos que se destaquem em especial, tão pouco cai em momentos de chatice ou que se transforme em momentos cansativos ou desnecessários. Esta observação não diz algo somente sobre mim, mas também sobre quem escreveu este livro, pois não é tão comum assim um livro ter tamanha uniformidade em sua escrita, sem que seja um livro mediano. Ao pensar sobre isso fica claro para mim, o quanto John Williams estava no pleno controle de cada linha daquilo que escrevia.

Para muitos leitores o grande trunfo de John Williams é de que ao retratar a vida absolutamente comum de Stoner, a história encanta as pessoas pela capacidade de se verem ali, ou não longe daquela vida que é de todo comum. E isso é muito engraçado, pois para mim, o que eu gostei em Stoner não é a capacidade de espelho que a narrativa poderia exercer sobre minha vida, mas sim o fato de que Stoner lembra-me muito um vidro de janela no qual chegamos muito próximos para tentar ver através dele. E assim como acontece com o vidro, em Stoner há quem se perca contemplando seu próprio reflexo, ao invés de ver através deste vidro. Para mim a grande recompensa de ler Stoner está no fato de eu precisar abrir um livro e começar a olhar para ele, para só então conseguir ver através deste livro o fato de que, da vida mais comum pode- se surgir uma grande obra de arte. Para mim, ao escrever Stoner John Williams executando uma grande ode a vida comum.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2017/01/13/stoner-john-williams/

Pipoco 02/01/2017

Esplêndido
Stoner é um livro no qual, se pensarmos muito, não há um acontecimento chocante que desperte no leitor a curiosidade em descobrir algum segredo ou desvendar um mistério. Talvez o ponto máximo já seja a epifania do seu protagonista, logo nas primeiras páginas, que levará o leitor a querer acompanhar sua narrativa doce e cheia de nuances para um desfecho perfeito.
Ps: Adquiri a primeira edição do livro e havia alguns problemas (bizarros) de revisão. Creio que isso tenha sido solucionado nas edições seguintes.
Michelle.Danielle 15/04/2017minha estante
O livro de fato é espetacular. Vc ja começa sabendo o final (sua morte) e mesmo assim desde que comecei a ler, nao consegui parar

Marcio 17/12/2016

Stoner
Stoner não tem segredos, é a estória de uma vida simples, sem muitas ambições e sem muito propósito. Uma vida que parece bastante triste e monótona. Em alguns momentos eu tive raiva do personagem principal por ele se mostrar tão patético e complacente. Mas a trama é tecida de uma forma que torna a história apaixonante, profunda e pungente. O livro tem uma pacata elegância, sensibilidade, clareza cristalina, combinados com um toque extraordinariamente delicado. Com certeza merece uma segunda leitura, vou guardar na minha estante.

JuarezFerreira 15/12/2016

J. Williams nos conta uma história que não há heróis ou vilões. Um ritmo incrível para descrever personagens tão humanos em um contexto histórico tão sofrido. Sem exaltações podemos perceber as ambiguidades que permeiam as nossas ações e suas consequenciais.

Viviane 08/12/2016

Stoner, uma história de vida que começa a ser contada desde sua juventude e segue rumo a seu último suspiro.
Uma narrativa intensa e bem descrita de um personagem com uma vida simples, no qual, o autor de forma extraordinária nos possibilita desfrutar com profundidade de cada fase da vida deste homem.
É impossível após este livro qualificar a vida de um ser humano como simples, já que cada experiência, cada momento é único e nesta leitura foi possível se conectar de forma tão grandiosa aos sentimentos de Stone que sua simplicidade se transforma em um complexo Universo, único e significativo.
Frustrações, força, paciência, solidão, são alguns destes aglomerados de sensações que este livro me trouxe, me fez pensar o que é a vida, o que acarretam nossas escolhas, no que realmente vale à pena, um mergulho tão profundo que ainda não sai daquela Universidade de Missoure.
Magníficos momentos que John Williams me proporcionou. Um livro que ficará de forma perpetua em minha mente e em meu coração.

Nana 19/11/2016

Gostei!!
Stoner teve uma vida simples, um casamento infeliz, o mesmo emprego durante toda a vida, e um grande amor pelos livros e pelo seu trabalho como professor. Parece um enredo totalmente monótono e realmente é, mas me envolveu e me fez ter vontade de ir até o final. Senti pena dele em muitas situações e raiva da esposa Edith do início ao fim.
Acho que não é um estilo de livro que vai agradar a maioria, por isso é difícil recomendar. Mas se você estiver curioso(a), tente, para mim valeu a pena!
Joice (Jojo) 21/11/2016minha estante
É um dos meus favoritos. E estou com você: Edith teve meu ódio do início ao fim.

Cassia.Forte 16/11/2016

Uma leitura envolvente...

Rodrigo 04/11/2016

O melhor livro que li esse ano!
Stoner me trouxe pra um lugar de realidade que eu imaginava estar distante. A leitura prazerosa desse livro acabou me dando uma realidade diferente daquela que vivia, a compreender meus conflitos e aceitá-los não como um obstáculo mas como algo que diz muito de mim. Stoner eu vou carregar pra vida toda.

Erika 24/10/2016

Willian Stoner foi uma criança como qualquer outra. Cresceu, ingressou na universidade, e foi um aluno normal. Como professor, não foi brilhante. Como marido, não foi feliz. Como pai, não foi capaz de transmitir uma educação apropriada. Logo no início já fica claro ao leitor que ele não se destaca em nada que faz, e em sua vida não acontece nada de extraordinário. Não é nenhum tipo de herói, não salva vidas e não revoluciona nenhum sistema.
A história é conduzida de maneira envolvente. Nas primeiras páginas achei tudo muito simplório, e quando percebi já estava sentindo toda a frustração que ronda a vida do personagem. Durante toda a sua vida, ele não tinha voz ativa e se deixou conduzir por outras pessoas: os pais, a esposa, a amante uma total falta de iniciativa, uma apatia irritante.
Por outro lado, o próprio Stoner não almejava grandes postos, e se satisfazia dando aulas em uma universidade, vivendo uma vida simples, feliz com o pouco de tinha. Não fosse os “antagonistas”, a esposa Edith e Holly infernizando sua vida, tudo seria um mar de rosas.
Embora seja uma história sobre um homem comum, soa como um tapa na cara, nos leva a refletir sobre toda a passividade com a qual levamos nossas vidas e até que ponto é natural que a opinião (e atitudes) de terceiros assuma tamanha importância nas nossas decisões. Livro para ser digerido por boas semanas após seu término.

Liana 23/10/2016

Sensível profundidade...
Vou ter que reler esse livro, é certo que sim! é simples e complexo... Apaixonante e irritante. Muito profundo e extremamente indiferente, aparentemente. Tem muitas entrelinhas.
É uma escrita caprichadíssima.
Stoner foi um rapaz que iniciou seus estudos em uma universidade e por ali ficou no decorrer de sua vida, conquistou amizades, formou família e uma carreira, teve sucessos, insucessos e dores profundas na alma e no corpo...
O livro é muito bom, porém tem momentos intensos, em que não dá pra parar de ler, já outros bem cansativos.
Vale a leitura.