Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Beatriz.Nascimento 14/02/2021

Um romance trivial-complexa
Uma história medíocre, não usando o conceito pejorativo da palavra, mas sim no sentido que o personagem tenha uma vida média, trivial, comum. William Stoner, o personagem central do romance, vive num quase niilismo ou passividade. Uma passividade que trás consequências negativas. Uma história comum com muitas reviravoltas. Uma personagem medíocre que te causará emoções inquietantes.

Em 1910, William aos 19 anos entra na universidade do Missouri, auge da primeira guerra mundial. Dá início a vida acadêmica, a pedido do pai em busca de ajudar a quinta, fazenda onde cresceu. O pai o matriculara no curso de Agricultura, mas depois de uma dada experiência com a matéria obrigatória de Literatura inglesa, Willy se vê demasiado eufórico, e se sente pungido a trocar o curso.

Quando sentado em frente ao seu professor de literatura, Stoner se vê caindo profundamente em emoções avassaladoras, naquele momento descobrirá seu futuro, e nem sequer pensava em tal. Sobretudo, mesmo nessa descoberta, William não expressa o que sente, o êxtase se resume a mero formigamento e letargia. Daquele momento em diante encontrou seu refúgio, fuga da solidão e escape da realidade. Encontrara na literatura, em sua função como professor na universidade, uma satisfação em si mesma.

Quando sentado em frente ao seu professor de literatura, Stoner se vê caindo profundamente em emoções avassaladoras, naquele momento descobrirá seu futuro, e nem sequer pensava em tal. Sobretudo, mesmo nessa descoberta, William não expressa o que sente, o êxtase se resume a mero formigamento e letargia . Daquele momento em diante encontrou seu refúgio, fuga da solidão e escape da realidade. Encontrara na literatura, em sua função como professor na universidade, uma satisfação em si mesma.

O jovem tem como companheiros, Gordon Finch e Dave Masters, dos quais não será tão próximo. Ambos também lecionam na universidade. Há um contraste entre eles, Stoner tem uma visão utópica da vida universitária, não participa da guerra, talvez por coragem ou pela falta dela, me arrisco a dizer que por ambas. Diferente de Masters, que tem uma visão pessimista da mesma, a vê como hospício para loucos inteligentes e incompetentes, que querem se esconder atrás de livros e das paredes universitárias. Ainda se vê melhor que os de fora.

Stoner tem problemas no casamento, e não tem forças ou não busca ter para resolver a situação, o que acaba por incutir a vida da filha. Sua esposa poderá ser classificada como maluca, mas é outra vítima das banalidades da vida. Há muitos detalhes e acontecimentos que não me convém falar,, para que não atrapalhe a experiência do leitor, mas ainda sim, digo que as reviravoltas, a carga emocional e a complexidade dos personagens presente nas páginas desse romance, vão permitir que o leitor jamais chegue a uma conclusão.
Um livro trivial-complexo.

Marina.Castro.F 01/02/2021

Simples, porém eternizado
O primeiro ponto que deve ser destacado sobre a obra é a qualidade da escrita do autor, que é deslumbrante. A história nos prende do início ao fim, o que parece improvável, considerando que ao ler a primeira página do romance já se tem as informações resumidas de tudo que ocorrerá. De maneira singela e por meio da história de um homem cuja vida mostrou-se medíocre, o autor nos faz refletir sobre temas e dúvidas universais, como o amor, sobre o que dá, ou não , valor a vida, o significado da existência e o porquê de estarmos aqui. Uma leitura imperdível a todos aqueles que gostam de uma boa literatura.

Mari 29/01/2021

Stoner
No começo tava achando que ia demorar muito pra ler esse livro, mas depois a estória dar uma guinada e te prende até o final.

Livro muito interessante com personages complexos. Gostei bastante!

laaisfischer 29/01/2021

Amor pela simplicidade
Esse livro entrou na minha "lista para ler" após indicação da grande Ana Cláudia Quintana que em uma entrevista revelou que lera tal romance umas 10 vezes. Confesso que sempre procuro informações sobre o livro antes da leitura; tanto porque acredito que algumas leituras possuem um momento certo para entrarem em nossa vida, tanto porque tem alguns livros que realmente não valem a pena...
A pré-leitura de Stoner não me deu tanta vontade de continuar; sabe, uma história simples, sobre um homem simples. Resolvi ir adiante porque quando Ana Cláudia indica algo é tipo prescrição médica, levo a sério!

"Os colegas de Stoner, que não lhe tinham uma estima por aí além quando era vivo, raramente falam dele agora; para os mais velhos, o nome é um lembrete do fim que os espera a todos e, para os mais jovens, é um mero som que não evoca qualquer noção do passado nem qualquer sentimento de identificação quer em termos pessoais, quer em termos de carreira." - É assim que inicia a primeira página do romance; sem rodeios, é essa marca que o personagem que batiza o livro, William Stoner, deixa para trás após sua morte. Numa escrita simples, John Williams descreve a trajetória de um homem de origem humilde cuja força revela-se aos poucos (tanto ao leitor quanto ao próprio Stoner).
Com uma auto descoberta que dura até seus momentos finais, Stoner encontra na literatura sua verdadeira face, seu amor. Nos ensina a amar o que temos, a fazer o que está em nosso alcance e a ser um herói real - desses que entendem as dificuldades como um suco amargo no qual é preciso engolir, absorver o melhor e jogar o bagaço fora: sem ressentimentos.
Não concordo com algumas críticas que afirmam ser um livro com a história de um homem frustrado, pelo contrário! É sobre um homem real, uma vida real. Alguém que não enxerga o conhecimento de forma utilitária mas sim com um prazer imenso, algo que por si justifica um vida inteira.

Posso estar vendo mais flores do que de fato há, mas me identifiquei profundamente com "Bill" e o seu amor por viver. Entendo a indicação feita por Ana Cláudia (ela nunca erra).

"Esse amor à literatura, à língua, aos mistérios da mente e do coração que se revelavam nas ínfimas, estranhas e inesperadas combinações de letras e palavras, na tinta mais negra e fria? esse amor que escondera como se fosse ilícito e perigoso começou ele então a mostrar, hesitantemente a princípio e depois com ousadia e, por fim, com orgulho."

Leia Stoner, de John Williams.

ftsolivetti 27/01/2021

Stoning
Livro sensacional, amei! Esses dias ouvi uma influenciadora falando sobre storytelling e associei com essa história... Se comentar sobre o enredo pras pessoas, provavelmente não vai subir pro topo da lista de leitura.. mas que história! Envolvente, triste, injusta.. mas Stoner é um exemplo de homem, do início ao fim, e com certeza esse livro será lembrado.

Nayara.Nairne 25/01/2021

Envolvente
A história relata a vida de Stoner, um homem simples, que não possui grandes expectativas.
A escrita é tão envolvente, que eu vários momentos e me pagava pensando "vamos Stoner, reaja!"

Recomendo muito a leitura.

Mari Pereira 18/01/2021

Um livro sobre o correr da vida e do tempo. Sobre as escolhas que fazemos ou deixamos de fazer, e que nos tornam quem somos. Fundamentalmente um livro sobre a mediocridade, não de forma pejorativa, mas como um retrato de uma vida absolutamente comum, como é a vida da maioria de nós.
A escrita é bem boa e, apesar de ser um livro em que não tem nenhum grande acontecimento, a história tem um enorme magnetismo!
Ah! É uma leitura super interessante para quem está na vida acadêmica. De maneira brilhante mostra que a universidade não é feita só de ciência, mas também de muita fofoca e picuinha, rs.

Thiago 16/01/2021

A simplicidade e serenidade de uma vida comum
Eu imagino algum editor para quem John Williams tenha entregue o original deste livro, ao terminar de ler pensar: "O que foi isso? Parece que nada aconteceu, ao mesmo tempo tudo aconteceu! Que escritor estranho tenta escrever sobre a vida de uma pessoa tão comum quanto William Stoner? Isso não vai vender! Isso é muito corriqueiro para ser publicado! Mas espera... como foi que você conseguiu contar ESSA história NESSAS palavras?"

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 28/12/2020

Um livro que tinha tudo pra não dizer nada. Um homem simples, sem grandes vitórias. Mas a singeleza com que o autor conta a vida simples de Stone, nos faz caminhar com ele. Um dos melhores livros que já li.

Selennie 16/12/2020

A vida medíocre mais épica
Na verdade, não acho que seja uma vida tão comum assim. A premissa de que seja um professor de literatura já me atraiu, mas o personagem e a escrita são epicamente envolventes.

Grace Borges 11/12/2020

Que escrita maravilhosa, já quero reler!
Um garoto deixa a fazenda do pai pra fazer faculdade. Até aí, nada demais, certo? Bom, como premissa sim, mas você lei isso nas minhas palavras, e não nas se John Williams. E é isso que tem feito diferença nessas primeiras páginas.
"Após as primeiras semanas, começou a ter um pouco de dificuldade com as disciplinas, (...)e começou a intuir que um melhor conhecimento deles (solo) poderia ser útil quando voltasse à fazenda de seu pai." Mas foi o curso de Introdução à Literatura Inglesa que lhe causou mais problemas e inquietou mais do que qualquer coisa até então."
Eu, a Anna do @maeefilhaqueleem e a @karin estamos fazendo uma leitura conjunta de Stoner, então, podem ficar certos de quem ainda vai ter muito conteúdo desse livro que promete muito. Vai ser meu primeiro contado com o autor e com a Editora Rádio Londres.
Eu não sei vcs, mas a arte de um livro, a capa principalmente faz toda a diferença na hora de escolher. Não é um simples "julgar o livro pela capa. Tem editoras, como a Rádio Londres que me parecem levar isso muito a sério, e é desse comprometimento que eu tô falando. Vai me dizer que essa capa não é sensacional?

Aécio de Paula 20/11/2020

Stoner - John Williams
O livro é bem escrito, mas não consegui me envolver. Achei bastante arrastado. A vida de um professor de Universidade, com todas as picuinhas de sua vida acadêmica e casado com uma mulher problemática.
Daniel 20/11/2020minha estante
A capa desse livro já me dá sono rsrsrs

Aécio de Paula 20/11/2020minha estante
Kkkk verdade. Mas é bom. Talvez li em um momento errado. Acho que vc ia gostar

Daniel 20/11/2020minha estante
Quem sabe? rsrs

Sté.Souza 14/11/2020

Favorito da vida
O que dizer desse livro ???
Eu não tenho nem palavras, de verdade.
Eu chorei copiosamente lendo esse livro.
É PERFEITO! PERFEITO.

Beto.Farias 06/11/2020

Um herói do dia a dia
John willians consegue trazer para o leitor uma história cativante e surpreendente, ainda que absorto a uma vida insossa e comum..
Por muito paira-nos a reflexão acerca dos desdobramentos da indolência e omissão em nossas vidas ..

Rafael 01/11/2020

MEU FUTURO
Me mostrou muito o que eu realmente quero ser na vida que é ser professor universitário . Li e amei , muito bom .