Stoner

Stoner John Williams

Resenhas - Stoner

Lara Moreira 02/10/2017

Sem dúvida, a melhor leitura do ano. A simplicidade e a maturidade do personagem William Stoner traz alguns conceitos sobre como lidar com os acontecimentos da vida. O livro conta a história de um rapaz sofrido que ingressa na faculdade de ciências agrárias, mas acaba se apaixonando por literatura. A partir daí, muitas transformações ocorrem em sua vida e me fizeram pensar em como perdemos a cabeça por situações desnecessárias. A calmaria do Stoner e esse perfil de "eu aguento" me deixava enlouquecida, inúmeras vezes quis gritar com ele e pedir que ele reagisse, que se impusesse às adversidades, que não aceitasse o que lhe era imposto... mas Stone me ensinou que a paciência é tudo, um bem preciosíssimo. Muitas passagens refleti sobre como uma história simples tem tanto do nosso dia a dia: pessoas interesseiras, relacionamentos complicados, escolhas difíceis... o que diferencia é o fato de absorvermos- ou não- tudo isso. Recomendo muito a leitura, confesso que demorei um pouco para ler, mas com tantos elogios e comentários positivos, fiquei muito curiosa para conhecer o livro. Impossível não se apegar ao personagem central, compreender sua sensibilidade e suas atitudes. Queria muito ter sido aluna de Stoner, seria uma experiência incrível, é bem engraçado quando concluímos um livro e temos essa "saudade".

Lucas 17/09/2017

O herói silencioso
Muitos leitores adoraram o livro mas têm dificuldade em expressar os seus motivos. Comigo não é diferente. Sugiro a leitura da resenha abaixo, que aponta para uma interpretação muito rica - especialmente na definição que trata da relação de Stoner com as diversas faces do amor: https://www.revistaamalgama.com.br/02/2016/stoner-john-williams-heroi-silencioso/

site: https://www.revistaamalgama.com.br/02/2016/stoner-john-williams-heroi-silencioso/

Maria.Helena 06/08/2017

Stoner.
Livro inesquecível.

Léo Brossa 27/07/2017

Conhecer o Stoner é imprescindível
Sem dúvida um dos melhores romances que já li. Através da vida de um homem comum o autor consegue nos prender e nos transportar para dentro das páginas. Ninguém ficará imune às emoções que a história é capaz de provocar.

Hora nos identificamos com as decisões do personagem para em seguida rejeitar suas atitudes. Sentimos falta de que ele assuma a rédea da sua vida, mas percebemos com isso que talvez nunca tenhamos tido as rédeas da nossa própria vida.

Stoner nos faz pensar em nossos próprios dramas e cria um elo indeléveis com o leitor.

Em resumo, como disse uma amiga, "livrão da porra".

Laís 09/07/2017

Surpreendente
Stoner é um livro cheio de sensibilidade e originalidade. É a prova de que, mesmo a vida mais pacata e simples que você possa imaginar, também é cercada de uma porção de sentimentos, desejos, medos e repressão.

No primeiro parágrafo dessa história, a gente encontra um pequeno resumo do que o livro se trata: a trajetória de vida de William Stoner, desde o momento em que, quando menino, deixou sua família de agricultores e foi estudar na Universidade de Missouri, até o momento de sua morte, anos mais tarde.

A beleza dessa narrativa se encontra nos detalhes. O livro possui o tipo de linguagem que me faz ter a sensação de estar ouvindo uma história, numa narração extremamente minuciosa e fluida. Embora densa, é uma história que prende e desperta no leitor o anseio de querer mais.

O mais me chamou atenção nessa leitura foi à aproximação com a realidade – a impressão é que você conhecendo alguém por meio de uma bibliografia, que tudo dentro dessas páginas de fato existiu.

Outro ponto legal a ser ressaltado, é que a história de Stoner nos da margem para muitas interpretações. O que me marcou muito foi a total submissão do protagonista que, embora seja de uma época muito mais reservada do que a nossa, abdicou de tantas vontades e sentimentos sua vida inteira - quase como se tivesse vivido a vida de outra pessoa. Stoner, de fato, renunciou ao comando de sua vida.

Em um determinado momento do livro (um dos mais fortes, em minha opinião) Stoner se questiona sobre o valor da sua vida. Isso, para mim, foi extremamente real! O sentimento que o autor descreve transcende as páginas e toca o coração.

A leitura deixa um incomodo, sabe? Mas é um incomodo bom. Desses que nos fazem refletir! Eu participalmente me surpreendi muito com a grandeza de uma história que, a primeiro momento, parece tão simples

site: https://www.instagram.com/p/BWWHDlclrQ0/?taken-by=_maniadelivro

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha- Stoner: John William
Publicado aqui no Brasil pela Editora Rádio Londres.

O livro vai contar a história de Stoner, uma pessoa como outra qualquer que passa por fases da vida, tem seus sonhos, responsabilidades, e seus afazeres. Diria que é uma trama simples, mas é aí que está à magnificência dessa obra do escritor John William. A simplicidade da história é que a torna grande, e a faz ser surpreendentemente maravilhosa!

Vindo de uma família simples de camponeses que tiravam o sustento da lavoura para sobreviverem, Stoner desde cedo tivera grandes responsabilidades em sua casa. Com todas as dificuldades que os pais enfrentavam ele sempre soube da necessidade que tinha em ajuda-los a lidarem com as lutas diárias.
Passou a freqüentar uma escola, e mesmo com essa outra responsabilidade não deixara de cumprir com as suas tarefas em casa.
Quando Stoner termina o ensino médio, seu pai decide que ele iria para a faculdade, submetendo ao filho uma grande mudança em sua vida. Ele iria embora e passaria a morar na propriedade dos Foote (parentes de sua mãe) onde trabalharia por casa e comida.
É na faculdade que todo o percurso de vida de Stoner que o pai planejara muda. Ele sai do campo para cursar ciências agrárias e o plano do seu pai era que ele retornasse um dia com novos conhecimentos e o ajudasse nas plantações. No entanto, ele muda a trajetória do curso, quando se apaixona por Shakespeare, decide largar o curso de ciências agrárias e passa a estudar sua grande paixão: literatura.

Stoner largou de vez sua vida no campo e decidiu seguir sua paixão, buscou aprofundar-se nos estudos e tornou-se um professor universitário na própria faculdade a qual frequentou.
Não posso deixar de falar da Edith (esposa de Stoner). Quando os dois se conheceram, logo ele se encantou por ela, e passou a vê entre os dois um futuro. Não demorou muito para os dois casarem e Stoner idealizar ainda mais a relação entre eles, no entanto, Edith não corresponde da maneira que ele idealizava, e o casamento dos dois acaba tornando-se infeliz e de aparências.

É nessa fase da vida de Stoner, que nota-se com clareza o quão silencioso e quieto ele é. Edith a todo custo tenta o pertuba-lo, mas ele não reage, só faz observar e vai guardando dentro de si todas as expressões e palavras da esposa.

Esse livro me envolveu de uma forma fantástica! Embora apresente um enredo simples, a história torna-se grandiosa pela grande carga emocional que contém nela. A escrita do John William é maravilhosa e é impossível o leitor não se envolver.

Robson.Cunha 27/06/2017

Um enredo simples, sobre o homem simples mas, com uma história fascinante que pode encontrar ressonância em muitos dos seus leitores. O amor pelo que faz, a integridade e a retidão de princípios, as renuncias tantas que a paz nos impõe, as injustiças, os conflitos éticos, os contornos da vida amorosa; tudo isto faz de Stoner uma leitura cativante e emocionante.

Monique @librioteca 13/06/2017

Extraordinário...
Esse pequeno livro, tão recomendado, é tão cheio de significados que foi impossível não ser arrebatada pela sua história. Confesso que a minha experiência foi um pouco tortuosa, pois, pela falta de tempo, fiquei muitos dias sem pegar no livro e acabei me desconectando da história, mas, felizmente resolvi insistir. E quão grata foi a minha surpresa.
A sutileza e encanto dessa história estão justamente na sua banalidade. Afinal, os conflitos e conformidades de Stoner são tão naturais que poderiam facilmente fazer parte do nosso cotidiano, das nossas próprias resignações e desilusões. Desta forma, essa narrativa simples, previsível, e conflituosa (exatamente como a vida é) acaba cativando o nosso espírito, e nos levam a refletir sobre a brevidade da nossa própria existência, sobre a importância de cada escolha que tomamos, sobre o que deixamos, ou não influenciar o nosso caminho, crenças e valores.
Esse é um livro cheio de camadas, daqueles que valem à pena algumas releituras, que nos levam à diferentes níveis de compreensão. E eu quero relê-lo em breve. Mas, nessa primeira impressão, já posso dizer que entendi porque esse livro cativou tantos leitores (ainda que tardiamente). Afinal, quantas vezes levamos a vida simplesmente à sobreviver, e esquecemos de vivê-la em sua plenitude? Quantas vezes deixamos de ser mais para os outros e, principalmente, para nós mesmos?

Dedê 30/04/2017

A história de um homem comum. Mas escrita com uma frieza apaixonada que reverbera em elegância nos momentos cruciais da vida moderna: amadurecimento, casamento, paternidade, profissão, amor e claro, morte.

Com uma descrições lineares que demonstram certa apatia do personagem diante das intempéries cotidianas, o que torna Stoner um livro explêndido? Talvez a síntese narrativa decorrente desse ritmo morno que nos coloca incessantemente no interior das situações, que nos gera identificação como poucas obras alcançaram.

A simplicidade a serviço da transcendência.

Toni Nando 14/04/2017

Incrível!
Simplesmente incrível!
Como Stoner com um vida tão medíocre, pode ter um livro tão maravilhoso como esse?
Como alguém tão passivo, tão condescendente com as humilhações sofridas, pode ter uma obra literária dessas?
Por várias vezes tive vontade de esganar Stoner, tive vontade de entrar no livro e sacolejar ele, até que o mesmo tomasse algumas atitudes.
Não o perdoou por abandonar os pais, e negligência a filha.
Mas, é impossível, não ter uma enorme compaixão por Stoner, por vários momentos quis abraçá-lo e chorar com ele.
Edith, que mulher mais medonha, repugnante e desalmada. Qualquer outro homem teria deixado ela sem nem olhar para trás, porém Stoner já mais teria tal coragem.
Lomax, que ser mais rancoroso, sinceramente, outro tinha partido a cara dele.
Katherine, deveria ter fugido com seu grande amor, salvado Stoner dos infortúnios, mas...
Considero esse livro um marco da literatura; é maravilhoso,
Incrível e emocionante.
Michelle.Danielle 15/04/2017minha estante
Tive a mesma impressão à Stoner. Vontade de da um chacoalhao nele. Mas ao mesmo tempo tive compaixao por ele. Odiei Edith, realmente mulher repugnante e medonha.

Rafael.Martins 07/04/2017

Simples e tocante
Uma narrativa despretensiosa, sobre uma vida de uma pessoa mediana: nem extraordinária e nem abaixo da média. Uma história linda de se ler. À partir do primeiro terço do livro, parar de ler e praticamente impossível. Virei uma madrugada para terminá-lo.

Alguns personagens são irresistíveis. Irresistíveis de amar e irresistíveis de odiar. Uma vida que poderia ser mais do que foi. Uma história (de vida) que poderia ter tido outros momentos. Fiquei comovido com a simplicidade da vida de Stoner.

lucsoa 28/03/2017

Um homem belo, digno e admirável.
"Em seu quadragésimo terceiro ano, William Stoner aprendeu o que outros, muito mais jovens que ele, haviam aprendido antes dele: que a pessoa que se ama no começo não é a pessoa que enfim se ama, e que o amor não é um fim, mas um processo através do qual uma pessoa experimenta conhecer outra."

Aline 16/03/2017

Um romance sobre a vida: seu começo, meio e fim!
O Romance é sobre um homem, chamado Stoner, filho de agricultores que se torna professor universitário, depois de conhecer Shakespeare ao cursar uma disciplina sobre literatura inglesa na universidade. Não há recortes na historia, ela nos conta sobre os 50 anos de vida do personagem, suas poucas alegrias e suas muitas tristezas e frustrações até a sua morte. É um livro simples mas complexo, que trata essencialmente sobre a trajetória de uma vida: O começo, o meio e o fim.

Logo no inicio do livro já temos um resumo de tudo o que vai acontecer ao longo da narrativa, cabendo o leitor continuar ou não, mas você continua, mesmo se questionando: “O que tem de tão especial nessa historia?”, inexplicavelmente você continua lendo.Não há grandes acontecimentos e reviravoltas, o personagem nasce, cresce, estuda, casa, tem filhos, trabalha e morre. O que Stoner tem de tão especial ao meu ver é isso, ele é uma história forte e sensível ao mesmo tempo, te faz refletir e sentir uma certa angústia sobre a vida. A sensação que tive ao ler o livro é que o personagem torna-se espectador da sua própria vida, vê ela passar ,de camarote , de forma apática e passiva. Quantos de nós não fazemos isso em nossa vida? Assistimos nosso tempo passar, e nos acomodamos, não fazemos nada para mudar a rotina, para sermos felizes e ,principalmente, para ter qualidade de vida. Stoner é uma história reflexiva sobre a vida, sua brevidade, é real e palpável, que nos incomoda e nos faz refletir.

site: https://aliteranda.wordpress.com/
Lucas 17/09/2017minha estante
Perdão, mas, com todo o respeito, você não percebeu a dedicação de Stoner às várias faces do amor ao longo de sua vida. Não é possível classificá-lo como mero espectador assistindo sua vida de camarote, é uma crueldade com o seu terrível esforço por manter ordem em sua vida interior e exterior. Espero que a resenha a seguir lhe seja útil para refletir sobre isso: https://www.revistaamalgama.com.br/02/2016/stoner-john-williams-heroi-silencioso/