Ordem Hugh Howey

Resenhas - Ordem

Lina DC 26/10/2016

"Ordem" é o segundo livro da trilogia Silo e dará aos leitores as respostas sobre o que aconteceu ao mundo que fez com que as pessoas fossem viver em silos. Primeiramente é bom deixar claro que "Ordem" não é uma continuação dos eventos de "Silo" e sim seu antecessor. O livro é dividido em três partes: Primeiro Turno - Legado; Segundo Turno - Ordem e Terceiro Turno - Pacto. Os termos Legado e Ordem foram mencionados inúmeras vezes em "Silo" e após as explicações, tudo ficou claro.

Primeiro turno foca principalmente em dois momentos: o ano de 2049 e o ano de 2110. Os capítulos dos dois períodos vão se alternando, e o leitor acompanha a trajetória de Donald e Troy.

Ano de 2049 em Washington D. C. - Donald Keene é um jovem deputado que foi recentemente eleito pelo estado da Geórgia. Idealista, acredita que pode fazer a diferença e por isso largou a formação de arquitetura para dedicar-se ao povo. Sua candidatura ganhou um forte apoio, o do senador Thurman, um amigo da família que é uma lenda em Washington. Um dia Thurman aborda Donald com um projeto secreto referente a instalações de usinas nucleares. Sem entrar muito em detalhes, o senador explica que cada indivíduo do projeto irá receber uma parte das informações relacionadas as suas funções, mas que não devem trocar informações com outras pessoas envolvidas no projeto ou com terceiros. Por conta de sua formação, Donald fica responsável por criar um ambiente seguro aos trabalhadores. Anna, filha do senador também está envolvida no projeto e terá um grande papel não apenas no projeto quanto na vida pessoal de Donald, já que ela é sua ex-namorada e motivo de alguns conflitos de Donald com a esposa.

Ano 2110 - Silo 1 - O Silo 1 é responsável pela manutenção de todos os demais silos; seus habitantes trabalham em turnos, onde ficam alguns meses acordados e depois vão para o congelamento, o que permite que eles vivam uma vida muito longíqua. O problema é que toda vez que eles despertam, suas lembranças não existem. Eles não sabem quem eram ou quem conheciam, nem mesmo o que faziam. O treinamento foi eficaz e explicou tudo o que eles precisavam saber, inclusive suas novas funções. Troy desperta pela primeira vez e subitamente é promovido para supervisionar os demais silos. Confuso e com a sensação de que algo importante foi esquecido, sua história vai sendo contada através de pequenos fragmentos.

Segundo turno - Da mesma forma que a primeira parte, seus capítulos vão alternando entre dois locais e tempos. Nesse caso, temos o Silo 1 dois anos depois dos acontecimentos do primeiro turno e o Silo 18, no momento do seu grande levante.

Ano 2212 - Silo 1 - Troy está lidando com as consequências de seus atos e ao mesmo tempo lutando contra o sistema. Forças poderosas vão tentar impedí-lo e finalmente, ele terá noção do que realmente é a Ordem e o Legado.

Silo 18 - Mission Jones é um jovem que começa a observar o funcionamento do silo de forma diferente da recomendada. Percebendo a tensão que percorre o local, ele será uma das testemunhas sobre o terrível levante que está para acontecer...

Em o Terceiro Turno, temos o Silo 1 no ano de 2345 e o Silo 17 no ano de 2312.

Ano 2345 - Silo 1 - Muitos anos se passaram desde que as primeiras revelações foram feitas. Agora é hora da ação!

Ano 2312 - Silo 17 - O Silo 17 é o Silo do Jimmy/Solo do primeiro livro. Nessa terceira parte de "Ordem" temos toda a história do Jimmy, desde o momento em que aconteceu a rebelião até os anos que se passaram e Jules o encontra.

Até o momento a série está sendo de tirar o fôlego. O autor inseriu muitos detalhes que tornam a situação realística e a leitura viciante. Apesar da ordem "trocada" dos livros, a forma como foram colocadas situações aparentemente aleatórias intercaladas deixou o final perfeito, pois quando realizamos as conexões em cada Silo/Personagem ficamos de boca aberta.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Sheila 11/10/2016

Resenha: "Ordem" (Hugh Howey)
Por Sheila: Oi pessoas! Trago a vocês hoje a resenha da continuação de Silo - resenhada aqui - trilogia de Hugh Howey que desbancou Game Of Thrones da série de livros mais vendida na Amazon.

Criada como uma distopia sci-fi independente, a trilogia já conquistou uma série de fãs pelo mundo afora - inclusive euzinha aqui! Bom essa é a parte em que aviso que, se você não leu o livro anterior, alguns spoilers são inevitáveis ok?

Então vamos lá. Ao final de Silo, temos algo as vezes incomum em livros que possuem continuação: a resolução de um conflito. Não que não tenham sido deixadas várias pontas soltas.

Afinal, por mais que "o bem tenha vencido o mal" ao fim de Silo - com Juliette voltando ao silo 18, Bernard sendo enviado para limpeza e o fim do recente e, esperamos, último levante - muitas coisas ainda precisam de explicação.

Como a humanidade acabou? Quem realmente esta no comando? O que houve com Solo e as crianças que Juliette encontrou no Silo 17? Como ficará a organização do Silo 18 agora que eles sabem parte da verdade?

E aí somo apresentados ao mundo de Ordem. E descobrimos que Ordem é o início de tudo. Neste livro, as ações começam a ser datadas, sendo que seremos levados adiante e para trás, desvendando as verdades - e suas consequencias - aos pouquinhos, junto com os personagens.

Nas primeiras páginas somos levados ao ano 2110, quando Troy esta sendo descongelado no Silo 1 para cumprir seu primeiro turno. Descobrimos que pessoas como Troy são descongeladas para que trabalhem por seis meses, e então congeladas de novo. Para afastar "memórias ruins" Troy e seus companheiros tomam pílulas azuis amargas que os fazem passar por esses meses num estado de torpor. Apesar de que algumas memórias eram difíceis de serem apagadas.

Troy começou a chorar cobrindo o rosto com as mãos, enquanto outra, solidária, pousava em sua cabeça. Os dois homens de branco permitiram que ele tivesse aquele momento. Não apressaram o processo. Era uma cortesia passada de uma alma despertada para a seguinte, algo que todos os homens adormecidos em seus caixões um dia acordariam para descobrir.
E, por fim... esquecer.

Logo em seguida, no ano de 2049, somos levados a Washington D.C. e apresentados ao deputado Donald Keene, parte essencial nos planos que começavam a se formar a respeito de uma guerra da qual ninguém nunca ousaria pensar. Mas essa era a questão. Havia mesmo uma guerra a ser travada? Ou nada mais eram do que temores fruto de mentes paranoicas e obsessivas?

O livo vai alternando passado e presente, de uma forma que, em determinada parte, as duas viram uma só e as coisas começam a fazer sentido, até esbarrar na história que acompanhamos em Silo. Na verdade, vemos o que acontecia do outro lado, a forma como o Silo 1 lidou com a situação provocada por Juliette.

A narrativa de Hugh é forte, cheia de reviravoltas e, confesso, faz despertar também nosso lado paranoico de ver as situações. Como as coisas devem estar se dando nos bastidores, agora, enquanto estamos confortáveis sentados em nossas casas? Realmente sabemos que são as pessoas importantes por detrás das pessoas importantes, aquelas que tomam todas as decisões? E será que elas sabem o que estão fazendo?

Um final que só me deixa uma alternativa: correr para a livraria e comprar o último capítulo dessa história, "Legado", que já esta em pré-venda, para poder vir contar para vocês como tudo isso termina - uma parte pelo menos. Abraços e até a próxima.

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

site: http://www.dear-book.net/2016/10/resenha-ordem-hugh-howey.html

Andy 25/09/2016

Personagem Feminino
Howey escreve personagens femininos inspiradores.
Já os masculinos bem molengas!!
Amei como tudo foi feito..e se pensar direito e uma caminho bem viável... Deus q me livre claro.

Thiago 27/08/2016

É bom...
mas o primeiro é muito melhor. Aguardando a conclusão da trilogia.

Marcos 30/07/2016

Só eu esperava mais???
O primeiro livro da série, denominado SILO, me deixou com aquela vontade de ler o livro cada vez mais rápido para ver o que iria acontecer e o que o autor iria nos revelar.

A alternancia das histórias que cada capítulo trazia, finalizando bem no ponto alto e te deixando aflito em saber mais, me fez devorar o livro;

Este por sua vez possui uma narrativa muito boa; Começa nos contando como tudo aconteceu até irmos parar dentro do SILO 1, e entendermos como eles operavam o próprio silo e os outros, e tudo o que tinha por de trás das decisões;

O autor revela muitos pontos que ficaram obscuros no primeiro livro, ponto pra ele - me deixou bastante curioso sobre os acontecimentos -, mas mesmo assim...

O que achei mais chato foi a narração do Silo 17;

Enquanto no livro 1 a alternância entre os acontecimentos do Silo 18 e 17 me deixavam eufórico, neste, o 17 quebrava o desenrolar da narrativa no Silo 1;

Não me entenda mal, o livro é bom, somente não atingiu minhas expectativas que era baseada na experiência que tive com o primeiro livro.

Abç galera!!

Dhiego Morais 11/07/2016

Ordem
Ordem é a aguardada sequência de Silo, de Hugh Howey. Aproveitando-se do ritmo alucinante do volume inicial, este livro conta sobre o passado, antes de o mundo vir a se tornar o que se tornou durante a história de Juliette. E é abordando o passado que Howey traz revelações e respostas às mais variadas perguntas de seus leitores: “Como tudo começou?”, “Quem construiu os Silos?”, “Por que o mundo lá fora é tão nocivo?”, “O que se passa nos demais Silos?”, etc.

“— Eles me mostraram... — Rodny apontou a arma para os cartazes nas paredes. — Que essas histórias são verdadeiras. — Ele riu virou-se para a Corva. — E eu fiquei com raiva como a senhora disse que eu ficaria. Com raiva do que eles fizeram com o mundo. Eu tive vontade de destruir tudo.”

Optando por não dar continuidade aos eventos finais de Silo, mas por contar como tudo se iniciou, Howey se permite a liberdade de abrir mais espaço para as tramas passadas ao narrar por diferentes pontos de vista e anos que chegam a variar em séculos.

A história tem seu começo datado em 2049, em Washington D.C., com o deputado Donald Keene tendo uma reunião no gabinete do senador Thurman. Ansioso por ter tido uma boa campanha e sido eleito, Donald apresenta-se estar preparado para os novos desafios que o cargo político recente o trarão. E, uma de suas primeiras tarefas será retribuir toda a ajuda de Thurman durante a campanha, em um projeto secreto e levemente insano.

Durante a mesma reunião, Mick, seu amigo desde a faculdade, fora igualmente intimado a participar do novo projeto de Thurman, ainda que portasse tarefas distintas de Donald.

É um tanto complicado falar sobre Ordem, pois o livro está recheado de descobertas e revelações do mundo apocalítico criado por Howey. Quando o autor decide narrar sobre os eventos anteriores a Silo, faz com que fique mais complicado expressar-se sobre a trama sem lançar um spoiler acidental. Deste modo, me aterei de maneira genérica à trama e enfocarei nas mensagens e nas personagens.

LEIA A RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/718-resenha-ordem-silo-2-hugh-howey

Jossi 14/02/2016

Um futuro a temer...
Um futuro a temer...
Silo, ORDEM, continua a história do primeiro livro 'Silo'. Confesso que comecei com certa preguiça, porque sabia que o autor, ao invés de prosseguir onde o primeiro livro começou, iria voltar ao passado (para contar das origens do SILO). Isso não me agrada muito em livros de aventura e ficção científica: corta o fluxo da leitura, embaraça as lembranças, nos força a parar todas as reflexões anteriores e começar tudo de novo; foram introduzidos novos personagens, novas ideias (ou explicações para as ideias do primeiro livro), há um clima claustrofóbico, angustiante, irritante, que nos faz parar para respirar...

Numa dessas paradas - quando se narrava a vida do personagem Mission - eu abandonei a leitura.

Para mim, toda a magia e o encanto do mistério (do primeiro livro) estavam toldadas. Não havia mistério algum, já estava tudo explicado.

Após uns dois meses, me forcei a continuar, passei por mais momentos de irritação (aquele método que os 'arquitetos do futuro' encontraram para voltarem "à ação" em determinados períodos de tempo me enjoava e deprimia). O supra sumo da chatice foi a "grande revelação" - só lá no finalzinho... sem falar em toda a mixórdia de personagens novos, velhos, renovados, alterados, blablabla.

A coisa só ficou bacana mesmo quando o protagonista está nas últimas linhas ou 'suspiros de papel'... e percebe alguma coisa realmente importante.

Todo o livro foi uma leitura irritante, absolutamente diferente do primeiro - isso no MEU ponto de vista, o que não significa que outras pessoas poderão achar, como de fato estão achando, o livro maravilhoso.

Para mim deixou muitíssimo a desejar em matéria de suspense, de boas ações e atos heróicos.
Patty 27/10/2016minha estante
Estou com o mesmo "gosto ruim na boca"....
Poxa vida! Está suuuuper enfadonho e acabei abandonando pela segunda vez...
Vou tentar concluir.... comprei o último e estou me obrigando a lê-lo somente qdo terminar "Ordem"

Cirillo 06/01/2016

Melhor que o Silo. A história começa um pouco fraca, porém logo se torna muito interessante com os seus mistérios e as respostas para os mesmos. No fim considerei algumas conclusões um pouco decepcionantes, porém não perdi o interesse em ler a continuação. Também em alguns momentos o autor enrolou muito, sem agregar muito valor a história, mas nada que não seja comum em muitos livros e não compromete a leitura.

Matheus 31/12/2015

O encontro das histórias
Assim como SILO, ORDEM demora um pouco para engrenar. Lá pelos 30% de leitura que a coisa começa a ficar mais interessante. Tive que recorrer algumas vezes ao SILO, em função do intervalo de leitura de um para o outro. Não lembrava de alguns detalhes. Mas ORDEM trás o encontro das histórias em uma dinâmica de idas e vindas no tempo até que tudo se alinhe. Demorei um pouco para captar a lógica, mas tudo acaba se encaixando. Assim como terminei SILO, não estou extremamente ansioso para ler LEGADO, mas com certeza o farei.

Thais 23/11/2015

Maravilhoso
Que livro maravilhoso. Viciante. É bem melhor do que o primeiro. Minha vontade depois de ler esse livro: que venha O LEGADO!

Luciana 11/10/2015

Ler com o Silo ao lado
A Ordem, segundo livro da trilogia Silo (por que tudo atualmente tem que ser trilogia?), traz algumas explicações para os acontecimentos do primeiro livro. Mas não espere que tudo seja respondido, aliás o autor foi bastante astuto em deixar muitas pontas soltas para a terceira parte. A estória não é contada em uma ordem cronológica muito rigorosa, e em muitos momentos precisei voltar para entender a sequência e consequências dos acontecimentos. Uma dica é ler com o primeiro livro ao lado, acreditem, eu meio que reli Silo de forma alternada com a Ordem não somente para entender a cronologia, mas também porque o autor contou a mesma situação de pontos de vistas de vários personagens e eu "refiz" os diálogos com os dois livros.
Não é uma leitura obrigatória para quem leu o Silo, que é uma estória que pode se encerrar nela mesma, mas quem ler a Ordem certamente ficará angustiado pela terceira parte.

Nathi 28/09/2015

Muito interessante
Adorei o livro, e achei melhor e mais interessante do que o primeiro (O Silo).

Simone.Paulino 01/09/2015

Ordem
Quem já leu o Silo não compre Ordem achando que é uma continuação, mas tenha em mente que muitos eventos narrados em o Silo estão ligados ao que ocorre em Ordem. Eu mesma tive essa expectativa, antes de comprar o livro, imaginava que veríamos o que ocorreu com Julliet e o silo 18. Apesar de não se tratar da continuação do Silo, Ordem envolve o mesmo universo ficcional e “prende pontas” deixadas no Silo, respondendo uma das questões cruciais de toda a narrativa: como tudo começou?

Ordem envolve principalmente questões políticas e narra como a decisão de alguns poucos foi capaz de acabar com a Terra e estabelecer um novo tipo de sociedade, baseada principalmente na distorção e ocultamento de informações.

Ordem não tem uma narrativa linear, cronológica. Algumas partes se passam trezentos anos antes dos eventos registrados no Silo, outra parte conta a queda do silo do personagem Solo (Jimmy) e em outra parte vemos os eventos do grande levante que ocorreu no silo 18 (tão citado no primeniro livro da série). No fim de Ordem os eventos do Silo começam a aparecer, enlaça os dois livros e prepara o leitor para o terceiro da série: Legado.

Apesar de não contar eventos subsequentes aqueles ocorridos no livro Silo, é preciso lê-lo para compreender o livro Ordem.

Para quem curte narrativas em cenários pós apocalíticos será um grande prazer a leitura de Silo e Ordem e uma boa alternativa para as distopias adolescentes, uma vez que esta série conta com personagens mais maduros.

site: http://aescritora.com/2015/05/15/ordem/

Adriana 20/07/2015

Melhor do que o Primeiro
Confesso que não estava empolgada em ler o segundo Volume, mas a minha amiga disse que era muito bom mesmo e com razão!!!!
É melhor que o Silo, demais!!!!!
Muito recomendo, Que venha o LEGADO....E de preferencia LOGO, tô louca pra ler.....
Melhor distopia, mundo pós apocalíptico, tudo junto e misturado.
Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Portal JuLund 23/06/2015

Ordem, Resenha, @intrinseca
Conhecemos Juliette no primeiro livro da coleção O Silo, onde somos apresentados a uma sociedade distópica onde as pessoas estão confinadas em um Silo, para o seu próprio bem, segundo as “autoridades” responsáveis.
Juliette foi envolvida em várias intrigas criadas pelos idealizadores do |Silo e acabou sendo expulsa, mas o que deveria ser sua morte acabou sendo a sua salvação. Ao final de O Silo somos apresentados ao Silo n°18, e a partir daí Juliette e Lukas vão tentar entender o que aconteceu com o mundo e liderar uma reviravolta.

Para ler a resenha completa, acesse nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/ordem-resenha-intrinseca