Tua Cláudia Piñeiro

Resenhas - Tua

Jéssika Dayana 12/02/2022

Simplesmente bom...
Um livro super curtinho e muito bom, li em duas horas. Inês e Ernesto, o que dizer sobre eles? São personagens muito bem escritos, só na apresentação já deu pra entender muito sobre o passado e, consequentemente, sobre o futuro que eles teriam. E a Laura? Confesso que ela não me cativou, nem um pouquinho. Achei bem superficial a história dela. Claramente o livro quis focar apenas no casal principal, o que, pra mim, não tem problema nenhum. Agora, o desfecho final me pegou muito, eu amei. Confesso que faria a mesma coisa se estive no lugar da Inês ?. Se você gosta de um thriller bem levinho, vai curtir esse livro. Já tinha lido lá atrás e agora, relendo, a experiência foi ainda melhor. É tão gostoso só ter lido favoritos esse ano ?

Ladyce 20/02/2015

Entediado? Leia esse thriller
Dizem que não há coincidências. Próximo ao Carnaval procurei por livros de autores de que gostei no passado. Queria ter certeza de que iria me divertir com a leitura. Lembrei-me de Claudia Piñeiro, cujo “As viúvas das quintas-feiras” havia me agradado imensamente. No entanto, o livro que achei em uma livraria virtual, “Betibu”, só chegaria às minhas mãos de 3 a 5 dias e eu queria algo para ontem. Entre vésperas de feriados, não dava para esperar. Passei na pequena livraria perto de casa, e logo na bancada, lá estava um volume da autora, à minha espera: “Tua”. Levei na hora e não me arrependi.

Se você vai passar um fim de semana em casa, uma tarde, se for um dia chuvoso, se precisa esperar por algumas horas na fila do DETRAN, do médico, do que seja, invista nessa pequena obra de suspense com humor. Desde as primeiras páginas não consegui colocar o livro de lado e foi devorado em meras quatro horas. Não tenho visão de super-herói, mas são só 140 páginas bem espaçadas. E a leitura foi dinâmica por conta da ansiedade de saber sua resolução.

Dizem em inglês “Hell hath no fury like a woman scorned” [A fúria do inferno não se compara à de uma mulher desprezada]. Claudia Piñeiro demonstra como esse fenômeno pode se manifestar. Trata-se de uma história de muitas traições entre os poucos personagens principais da trama: um casal, uma filha adolescente, a secretária dele e sua sobrinha. O ritmo é muito rápido, como se estivéssemos diante de um script, de um roteiro para a televisão ou cinema. Aliás Cláudia Piñeiro é roteirista para televisão e dramaturga, além de escritora de romances de suspense.

Mais cativante ainda, além da boa trama, é seguir a racionalização que cada personagem usa para justificar suas ações. As cenas em que Inês reflete sobre sua vida, e o que deve fazer para consertá-la, são de muito humor. Tenho certeza que em um momento ou outro, qualquer mulher se reconhecerá no absurdo retratado, e vai sorrir, por conhecimento de causa.

Meu único senão: gostaria de ter visto o desenvolvimento da história da adolescente melhor tecido com o resto da trama. Achei a história um pouco paralela, sem justificar completamente sua presença. Dizer mais, sobre um livro de suspense seria injusto, eu acabaria por me tornar indiscreta e revelar mais do que devo. Posso dizer no entanto que este é um livro divertido, cuja leitura nos faz virar páginas com ansiedade e que o esforço é bem recompensado no final.

jbueno2023 24/08/2023

Nem tudo que parece é
É o primeiro livro da escritora argentina Cláudia Pinñero que leio e gostei bastante. Um livro curto, poucos personagens, uma adolescente muitoooo chata, mas uma trama que engana o leitor para mostrar um final surpreendente. Recomendo.

Lisiane 25/01/2024

Tua
Gostei muito da leitura fácil, instigante e cômica.

Inês é completamente louca, sem noção, negligente, e o pior de tudo, é convicta no que pensa e faz.

Inês ficou grávida para forçar um casamento. E conseguiu, mesmo que Ernesto nunca tenha demonstrado e retribuído amor. E pra ela tudo bem!! Ela conseguia viver assim, com um marido que pula a cerca, desde que continuasse com ela.

Li algumas resenhas que consideraram Laura, uma adolescente chata. Penso diferente, a coitada foi posta no mundo com um único objetivo, e foi ignorada e negligenciada no restante do tempo. E a mãe ainda tinha ciúmes de Ernesto quando ele demonstrava carinho com a filha. A autora não se aprofunda muito com Laura, deixando asas para a imaginação, mas ela percebe todas as loucuras dos pais, daí a revolta.

O final me surpreendeu, gostei

AmadoThriller 22/04/2023

O livro tem um ritmo legal e prende a atenção. Achei a Inês um pouco burra até a metade, ela deveria ter agido e se vingado muito antes, ela ainda estava acreditando no marido pilantra até o final, até ver com os próprios olhos mais uma traição! Mas o final foi satisfatório, gostaria que tivesse contado um pouco mais do que aconteceu, mas gostei bastante!

Jess.Goulart 17/01/2024

Todo mundo é meio louco. Alguns, mais que outros
Antes de mais nada, que escrita potente e ritmo hipnotizantes são esses que me fizeram agarrar o livro e devorar em cada segundo que eu tinha ocioso?
Apesar de ser uma situação um tanto bizarra (pela forma como os personagens se comportam), é impossível não ser fisgada por toda essa maluquice.

Tua é um livro de crime, traição, mentiras, pessoas. É sobre a rotina forçada que alguns impõe, sobre o que a sociedade espera de nossos papéis sociais, e até que ponto estamos dispostos a manter a aparência sem perder a sanidade.

Ines descobre que Ernesto, seu marido há 17 anos, e com quem tem um relacionamento há 20, a está traindo.
A descoberta a leva a descobrir um marido que nunca teve, um "acidente" imprevisível e, a partir de então, sua vida monótona de dona de casa esposa de Ernersto se transforma em um filme policial excitante... ou nem tanto.

É a partir dessa descoberta que a vida de Ernesto, Ines, Lalis - a filha adolescente do casal - e Tua, a amante, mudará para sempre. Afinal, uma mentira puxa outra, e mais outra, e segredos serão descobertos, amores colocados à prova e, no fundo, ninguém é leal ou confiável.

A narrativa se divide entre as conversas de Lali, um narrador terceiro e a voz ácida e calculada de Ines. Mesclando absurdos e rotina, Cláudia cria uma narrativa hipnotizante onde ciclos se quebram numa reviravolta hilária e emocionante que grita: "jamais mexa com uma latina."

euliemesentiassim 08/01/2023

Incrível!
Tua é um livro curto, com uma linguagem simples, mas que carrega uma história e tanto!
Super recomendo para quem gosta de uma história com drama familiar.
Eu sinceramente não sei se ?romance policial ? é realmente a categoria desse livro, porque aqui em momento algum a narrativa está focada na investigação policial. Sabemos sim que ela está acontecendo, mas acompanhamos tudo do ponto de vista louco e deturpado de Inés. E é absolutamente incrível, nunca li nada igual.

Francieli.Baldin 19/07/2020

Apego ao casamento
Inês faz tudo por Ernesto, pensa em primeiro lugar em seu casamento, acredito que seja porque o pai abandonou sua mãe. Ela descobre que é traída, vê seu esposo cometendo um crime e o acoberta tudo pra manter um casamento. Porém Ernesto só pensa nele, em mentiras e traições. Pobre de sua filha, ninguém percebe o que acontece com ela.

Melissa 20/03/2023

Tua
Eu gostei bastante do livro, mas os personagens..
São péssimos!
Segundo livro que eu leio, gosto, mas não me apego a nenhum personagem.
A personagem central, Ines, ao tempo que eu gostei, também odiei ela.
A escrita em si não é tão fluída e algumas partes do livro são bastante técnicas, o que nos dá uma leve indicação de como seria o final do livro.
Não gostei muito do desfecho e também faltaram algumas informações. Um epílogo seria interessante.

Daiane251 27/03/2015

Humor ácido e relações humanas desnudas de sua perfeição. Um tapa na cara de uma mão enluvada.
O que me chamou a atenção para ler Tua foi sua premissa simples. Uma traição, uma mulher convicta de que às vezes isso pode ser normal, e que vive sob as aparências de uma família perfeita. Em nenhum momento é prometido uma reviravolta de tirar o fôlego, e nem precisaria, pois quer surpresa melhor do que lidar com os sentimentos humanos inatos dentro de uma trama que os expõem tão claramente?

Inés é quase uma personagem cômica, não por ser engraçada, mas por ser tão ingênua (ou não) e maquiar um mundo de fantasia próprio. Porém essa faixa de comicidade cai aos poucos, dando vasão a uma mulher inteligente, e capaz de tudo para blindar sua família e apagar as possíveis manchas que queriam aparecer sobre essa superfície de perfeição que ela mantém tão bem. A filha adolescente também enfrenta certo drama, uma morte inesperada, o marido com jeitinho inocente, ou simplesmente manipulador? E a Tua...

Definitivamente Piñeiro compôs seus personagens com muitas faces, e mesmo que suas atitudes algumas vezes nos surpreendam, essa sensação logo passa, como se pudéssemos esperar isso, entendem? Como no dia a dia em que às vezes nos surpreendemos com algumas ações, mas de certa já a esperávamos. Muitas vezes humanos podem ser totalmente previsíveis mesmo em suas imprevisibilidades.

Aos poucos o jogo vai virando, a emoção e a razão em pequenos detalhes se conflitando. É um suspense psicológico tão envolvente, que não há como não sentir certo medo ou ficar apreensivo sobre qual seria o próximo passo de cada personagem. Como em um jogo a autora os conduz em seu tabuleiro de vidro, com cada movimento calculado, e cada mente com um objetivo, enquanto aos poucos o chão se racha.

Tua é como uma saliva que se acumula na gargante e não desce, é aquela tosse presa, um fiapo no lugar errado, é a realidade que incomoda. Um suspense com um toque feminino, em que as emoções humanas lançam suas cartas em um enredo bem estruturado, regado a um humor que arrepia pela sua acidez, mesmo que este se apresente como uma camada delicada.

O desfecho foi real, nada muito fora do normal, porém são nas últimas linhas que o suspense se encerra com chave de ouro, e a meu ver em duas ou três palavras conseguem definir implicitamente tudo que este livro quis passar. Para quem gosta de livros que conseguem traspor a alma humana em histórias amargas e desnuda uma sociedade baseada em aparências, Tua é perfeito. Um suspense mais que recomendado, pois envolve e deixa o gostinho de um tapa na cara dado por uma mão enluvada.

Resenha publicada no blog No Universo da Literatura

site: http://www.nouniversodaliteratura.com.br/2015/03/resenha-tua.html

Adriana854 26/03/2024

TUA
Estava super empolgada com esse livro, pois Cláudia Pinero é uma das principais roteiristas do Cinema Argentino ( que eu amo de paixao). Mas é um livro bem fraco. Decepcionei.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

**Não contribua para pirataria de livros

TÍTULO: Tua

AUTORA: Cláudia Pinero

TRADUÇÃO: Marcelo Barbao

EDITORA: Verus

NÚMERO DE PÁGINAS: 136 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Inés está convencida de que toda mulher, em algum momento, será traída. Assim, não fica tão surpresa quando encontra um bilhete nas coisas de Ernesto, seu marido ? um coração desenhado com batom vermelho, escrito "te amo" e assinado "Tua". Porém, quando Inés percebe que a traição do marido vai muito além do que ela pensava, trama um plano de vingança do qual não haverá volta.
Tua é um romance policial vertiginoso, mas também um retrato implacável da vida íntima da classe média. Claudia Piñeiro capta com genialidade as vozes da sociedade contemporânea, entre elas a de uma dona de casa disposta a qualquer coisa para manter as aparências.

IG: @literaturacookies

Paula 17/09/2015

Comprei esse livro na Bienal do Rio 2015 e confesso que o escolhi pela sua capa, que me chamou muita atenção.
O livro é rápido, com uma história que prende o leitor até o fim, para saber o que acontecerá.
Inês tem um casamento de anos com Ernesto e nem pensa em abrir mão dele.
Ernesto por outro lado não vale nada e vive um casamento cheio de traições com Inês.
Apesar de ter achado a Inês uma louca, ela faz de tudo para salvar seu casamento e Ernesto de um acidente. Mas ela não contava com mais uma traição de Ernesto....
Só não dei cinco estrelas, por não gostar de como a autora escreve o texto em determinados momentos... mas nada que prejudicasse o livro e a história.
Recomendo a leitura! Vale muito a pena!

fev 31/01/2023

A protagonista desse livro é muito burra. Faz de tudo para salvar um casamento que já não tinha salvação. Fica o alerta: não vale a pena proteger macho. Ainda mais sabendo que ele não vale nada. Leitura rápida e estressante, mas ainda assim boa. Eu curti.

Literatura Policial 06/01/2016

A vida íntima dos assassinos
Consagrada na Argentina, Claudia Piñeiro é uma escritora pouco conhecida no Brasil, e além de “Tua”, as estantes locais têm “Betibu” e ponto. Uma pena porque, nas palavras do Corriere della Sera, “Hitchcock é uma mulher que vive em Buenos Aires”…

O painel que ela nos oferece é de uma sociedade saturada de aparências, cuja viga mestra é uma classe média que se alimenta de futilidades e desdenha dos dramas que corroem seus alicerces. Enquanto Inés se preocupa com pistas e vestígios, sua filha adolescente Lali é tragada por um inferno solitário. Ernesto, por sua vez, não enxerga um centímetro além do perímetro de seu umbigo…

As 140 páginas da novela nos custam poucas horas. Levei duas curtas noites para chegar ao ponto final, e quando fechei o livro, a cabeça girava sem parar. Claudia Piñeiro não apenas contou um caso de polícia: ela nos atraiu para dentro daquela família para a sujeira que sustenta seus laços. Guardar esses segredos todos nos faz mais do que testemunhas. Somos cúmplices, agora.

Leia a resenha completa no literaturapolicial.com

site: http://literaturapolicial.com/2016/01/06/tua-de-claudia-pineiro-a-vida-intima-dos-assassinos/