Inverno na manhã

Inverno na manhã Janina Bauman

Resenhas - Inverno na Manhã

Ju 25/02/2011

Mais do que um livro uma história de inspiração
Amei olivro e fui marcada por ele.
Tudo me apaixonou! O jeito como foi escrito, as perdas ( que pareciam até minhas), as alegrias, tudo me fez refletir e me relacionar com a cena.
Mas como estudande do 9° ano e ainda descobrindo esta grande tragédia que aconteceu me fez pensar na hipocrisia e no preconceito existente entre raças, escolhas e ações.Somos e temos que reconhecer que muitas vezes somos egocentrícos e tudo que funciona certo é o que nos agrada.
As experiências vividas por Janina Bauman me elevaram a um novo nível de pensamento-o tomado pelo pensar no que as pessoas em minha volta sentem e principalmente pedir mil vezes mais pela paz e pela compreensão de que cada um faz parte e ajuda a construir a nossa história.
Este livro vai ficar marcado eternamente na minha vida
Jessica.valcaci 15/12/2023minha estante
Que texto lindo parabéns

KessyCosta 21/10/2010

Não tenho intenção de resenhar o livro, apenas fazer um breve comentário.
Nãome canso de ler os relatos de quem sofreu o holocausto, pois só através do conhecimento é que podemos não permitir que algum líder sequer pense em repetir tal tragédia, em que seres humanos foram tratado como bichos e mortos aos montes.
Roseli Camargo 06/10/2015minha estante
Tenho fascínio por esse tipo de leitura pelo mesmo motivo. Temos que saber os absurdos que foram cometidos contra seres humanos no passado para que deixemos que algo desse tipo torne a acontecer. Não consigo conceber como um " ser humano" pode ter tido uma atitude dessa com o outro.

Jace 06/03/2009

Interessantíssimo
O livro realmente é muito bom, apresenta relatos de uma jovem que cresceu vendo toda a sua família e seus amigo sofrerem as consequencias do ataque nazista. Nos faz pensar na intolerancia e nos faz refletir e valorizar tudo o que temos.

ellen luize 01/09/2009

Esse livro retrata a história de uma adolescente de família judia em uma terra controlada pelos nazistas.Muito interessante esse livro.

Canafístula 02/02/2012

Inverno na Manhã, de Janina Bauman
Esse é um dos melhores livros que já li sobre o assunto. Nele, a menina polonesa Janina Bauman (atual esposa do famoso sociólogo polonês Zygmunt Bauman) narra todos os artifícios que ela e sua família tiveram que usar para fugir das garras dos nazistas e escapar da deportação aos campos de concentração. Esse livro se parece muito com outros dois ótimos livros sobre o assunto, como O Diário de Anne Frank e A Guerra de Clara, pois também foi escrito em forma de diário. O livro possui uma linguagem bem clara e singela, que comove e prende ao mesmo tempo. Janina narra as privações que ela e sua família sofreram no gueto de Varsóvia, as constantes fugas para diversos esconderijos e os diversos momentos em que ela e sua família estiveram por um fio de serem pegos e levados diretamente para a morte. Além de ser uma ótima referência histórica, é um livro que com certeza irá te marcar.

Essa pequena resenha faz parte da postagem dedicada ao dia internacional em memória das vítimas do Holocausto. Confira os outros livros resenhados no blog A Última Canafístula. Confira! http://aultimacanafistula.blogspot.com/2012/01/dia-27-de-janeiro-dia-internacional-em.html

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Poh 20/07/2012

Uma meditação autobiográfica profunda .. !

Em um relato pessoal e comovente, Janina Bauman revela as lutas no decorrer da sua vida, buscando junto a sua família, a sobrevivência. Quando a Polônia foi invadida por Hitler, tinha apenas 14 anos, sofreu os horrores de ser judia numa terra controlada pelos nazistas. Começando sua trajetória cuja enfrentou a luta pela vida, o medo, a fome e as primeiras emoções do amor.

Tamires 29/08/2012

Inconformada
Esse não é o primeiro livro que leio sobre o Holocausto, porém, talvez tenha sido o mais chocante. Janina Bauman, de família judia, relata sua sobrevivência junto com a mãe e irmã durante a II Guerra Mundial.
É terrível saber, que isso de fato aconteceu, que milhões de seres humanos foram assassinados a troco de nada. E ao mesmo tempo me pergunto como isso aconteceu ? Como uma nação que se diz inteligente e tão superior, pode acabar com a vida dessas pessoas que nada tinham a ver com o seu fracasso durante a I Guerra ?
É realmente tocante ler essa narrativa de sobreviventes, as situações sub-humanas pelas quais tiverem de passar. Fome, perda de familiares, mudanças, esconderijos, falta de moradia.
Entretanto, o mais incrível é a superação dessas pessoas, que hoje possuem uma família, e ainda têm a capacidade de voltar e escrever sobre essa horripilante história.

Gaabs 24/08/2012

"
Admito que nunca lí um livro tão verdadeiro quanto este.
Peguei esse livro em uma biblioteca pública, estava curiosa a respeito, da 2º Guerra Mundial, e Hittler.
Esse livro além de me dar muitas respostas, me emocionou.
A história tão, bonita e verdadeira.
Comprei o livro assim que o terminei de ler.E até hoje esta na cabeceira da minha cama.
O livro é verdadeiro.E eu sempre fiquei curiosa, naquele "romance" que teve entre Janina e o outro homem "que eu não me lembro o nome".
O fim não teve muitas explicações, mas ok.
Um livro fascinante, que te prende até o último minuto.
Recomento e muito!

Erika 20/11/2012

Melhor livro sobre o Holocausto que eu já li!

Eliane Maria 24/06/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Janina Bauman judia, relata suas experiências na época em que ela era adolescente, em um período em que o nazismo dominava a Polônia.
Relato bem minucioso, onde ela expõe tudo o que ela e sua família passaram nesse período horroroso.
Eu li somente 30% do livro, não tive forças para continuar.
Mas para quem aguenta eu recomendo o livro.
Peço a Deus que nunca mais na história da humanidade, ser humano nenhum passe pelo que a Janina Bauman e todos os judeus passaram.

Uma vida literária 29/05/2015

Emocionante e sensível
Editora: Jorge Zahar Editor.
Titulo: Inverno na Manhã.
Subtítulo: Uma jovem no gueto de Varsóvia.
Autora: Janina Bauman.
Páginas: 231

Sinopse:

Em um relato pessoal e tocante, Janina Bauman nos revela as experiências e emoções de uma adolescente de família próspera que sofreu os horrores de ser judia numa terra controlada pelos nazistas.
Quando Hitler invadiu a Polônia em 1939, Janina tinha 14 anos. Nos seis anos seguintes ela enfrentou a luta pela vida e os dilemas da adolescência, o medo e a perda da inocência, a fome e as primeiras emoções do amor.
A partir de seus diários da época ? escondidos durante a guerra e reencontrados intactos após o conflito ?, a autora retorna a esses duros anos, apresentando-nos sua família, as amizades surgidas do infortúnio, a fuga do gueto de Varsóvia, a vida em esconderijos.
Uma história extraordinária de sobrevivência, coragem e paixão pela vida.

Resenha:

Esse livro trás o relato emocionante de Janina Bauman, que aos 14 anos viu a Polônia ser invadia pelos nazistas.
Eu amo livros sobre a Segunda Guerra e confesso que mesmo lendo tantos livros sobre o assunto nenhum deles me causou tamanha emoção, nem mesmo o Diário de Anne Frank...

Resenha completa no blog ( umavidaliteraria1.blogspot.com.br/?m=1)

iviegas 05/08/2015

Amo esse livro
Um livro muito gostoso de se ler. A modalidade carta, crônica, são tipos literário sempre muito gostosos. História muito envolvente. Não tem como não gostar. Amo.

Rafa 12/01/2016

O terror
Sou suspeito para comentar sobre fatos do Holocausto, relatos como o de Anne Frank e agora de Janina Bauman me fazem ficar assutado e indignado. Muito fidedigno o relato da Polonesa, realmente é inimaginável saber o que ela passou, não conseguimos chegar ao censo do razoável até para entender ou supostamente pensar como foi viver a 2ªGuerra Mundial sendo judeu. Impressionante, só resta agradecer a pessoas como ela, que nos proporciona imaginar momentos horripilantes e que pode servir de exemplo para todo ser humano para nunca pensar em nada parecido. Exemplo de superação e coragem!

Prof. Angélica Zanin 08/03/2016

Judia, sobrevivente, mulher
Mais uma história de sobrevivência na Polônia invadida pelos alemães. Janina Bauman narra sua história de sofrimento, no Gueto de Varsóvia, e também fora dele na época da desocupação. Ela viveu com sua irmã e com sua mãe os perigos da guerra, foi ajudada por parentes, por estranhos, por judeus, por cristãos. Janina sobreviveu para contar sua história e a de muitos judeus menos afortunados que ela. A jovem sobrevivente deu voz a milhões de vítimas do nazismo e, além de nos ensinar com sua força e determinação, ajuda-nos a jamais esquecermos desta história tão cruel para que esta jamais se repita.