A Filha do Império

Janny Wurts

Resenhas - Filha do Império

1 | 2 | 3 | 4

Manu368 24/01/2024

Relendo esse livro, percebi o quanto a protagonista é inteligente e quanto que daria uma série dos anos 80

Pett 23/08/2023

Uma ótima leitura
Após perder sua família em uma armadilha arquitetada pelos Minwanabi (família rival e principal antagonista político da sua família a gerações) Mara é agora a nova Governante dos Acoma e se vê cercada de inimigos por todos os lados a espera de um deslize seu para acabar com legado de sua família.

Partindo dessa premissa Feist e Wurts escrevem uma história envolvente movida a tramas políticas, jogos de poder e vingança, onde nossa protagonista terá que provar a cada capítulo que está a altura de ser a senhora dos Acoma e que, não só é capaz de reerguer a honra e o prestígio de sua família, mas também, de se mostrar uma uma exímia jogadora no Jogo do Conselho.

E por falar em protagonista, que ótima personagem. Mara vence os obstáculos da trama e seus inimigos através da astúcia e da inteligência mostrando ser uma mulher ousada e destemida que aposta alto no Jogo do Conselho. Outros personagens que gostei bastante foram Nacoya, a sabia anciã sempre pronta pra dar bons conselhos a nossa protagonista, Keioke, nosso guerreiro sempre apostos para o combate, e Arakasi, o mestre dos espiões, sempre com várias informações valiosas.

O livro tem uma narrativa fluida e a história está sempre se movimentando. O jogo do concelho está sempre sendo jogado e mara está sempre bolando um plano, uma estratégia ou arrumando um jeito de conseguir aliados, evitar sua morte e destruir seus inimigos.

Para um primeiro livro de uma saga, a filha do império é um livro bem completo, com um final bem fechandinho, mas, que deixa um gosto de "quero mais" ao terminar.

Susan.Kelle 21/05/2023

Que surpresa agradável foi este livro. Mara definitivamente foge do
estereótipo das mocinhas tontas e apaixonadas das fantasias em geral. Nem sempre suas escolhas acabam sendo o melhor pra ela, mas certamente ela aprende com seus erros. Gostei muito de toda intriga política e espero que no segundo livro finalmente os cho-ja sejam usados enquanto força guerreira e que Mara possa conquistar algum aliado porque inimigos acho que ela completou a cota. Arakasi, definitivamente é o melhor personagem secundário, ele e Lujan disputam muito no carisma.

Jefe 06/05/2023

Muito bom ler um livro de tramas de guerra com a protagonista sendo uma mulher. Vingança e estratégia são a base para a história.

Marcelo.Castro 17/02/2023

Literatura fantástica, até demais
A história começa bem dinâmica, trazendo o leitor juntamente com a protagonista em uma série de reviravoltas. Assim como Mara, nos vemos lançados em uma realidade inesperada, em uma sequência de eventos que prendem nossa atenção. A ambientação se dá em um mundo que, embora tenha características incomuns na fauna e flora, guarda lugares comuns bem conhecidos, com forte e flagrante inspiração na cultura oriental, notadamente no Japão feudal. Somos introduzidos então a organização da sociedade, os clãs, suas rixas, seus valores, a importância da cerimônia, da honra, e do Jogo.
Em situação de profunda desvantagem Mara precisa agir com astúcia e inteligência para garantir a sobrevivência do nome de sua família, embora seja uma jovem inexperiente sem qualquer treinamento. E é exatamente isso que ela faz - e muito bem. Excepcionalmente bem. E é isso que me gerou um certo incômodo. Todos os planos de Mara dão certo. Até quando dão errado, eles dão certo. A ponto de, no grande ato final do livro, as coisas darem certo por mágica - literalmente. Isso torna a obra ruim? Não. Como dito no início a história é dinâmica e a leitura flui (talvez um pouco menos no período do casamento e nascimento do herdeiro de Mara). Mas mesmo no momento de maior perigo e desvantagem, no fundo você sabe que alguma coisa vai acontecer e Mara irá sair vitoriosa e em posição muito melhor do que antes.
Além disso, gostaria que fossem apresentadas mais informações sobre os aspectos fantásticos do mundo onde a história se desenrola. Como dito temos um flora e uma fauna incomum. Temos guerreiros-insetos-abelhas absolutamente incomuns. Temos também magia, portais e outros mundos. Mas tudo apenas referido, como mero pano de fundo e suporte narrativo, sem maiores detalhes ou explicações. Por se tratar de uma trilogia, ainda há espaço para que esses temas se desenvolvam nos próximos dois livros. A conferir.

Luanna Carvalho 21/11/2022

a história do livro é muito boa, só que o ritmo do livro é angustiante, lento, arrastado e cansativo. Sou uma pessoa que gosta de maratonar as séries já concluídas só que não vou fazer isso com essa, só que também não vou abandonar pq é interessante, em 2023 eu termino e espero que os outros livros tenham a leitura mais fluida.

Kamui Leo 20/10/2022

Mara, a filha mais nova da poderosa Casa dos Acoma, estava destinada a uma vida de contemplação e paz. Mas quando seu pai e seu irmão são mortos, sua vida muda de um dia para outro. Apesar do sofrimento, cabe a ela a tarefa de vestir o manto da liderança e enfrentar as dificuldades e os inimigos implacáveis.

Inexperiente na arte de governar, Mara terá de recorrer a toda a sua força e astúcia para sobreviver no Jogo do Conselho, recuperar a honra da Casa dos Acoma e assegurar o futuro de sua família. Mas quando percebe que os inimigos que quase aniquilaram a sua casa vão voltar a atacar com fúria renovada, Mara só tem uma dúvida: será que ela, apenas uma mulher, ainda quase menina, poderá vencer em um jogo perigoso no qual seu pai e seu irmão falharam?

Thef 25/08/2022

Definitivamente um dos melhores livros de fantasia que li, rico em detalhes, os personagens tem um desenvolvimento incrível, A Mara, a personagem principal no começo ela me irritou bastante pois parecia uma criança mimada mas depois conforme ela vai se desenvolvendo tu se apaixona por ela.

Fernanda2477 22/05/2022

Em "A Filha do Império" acompanhamos a história de Mara, que quando estava prestes a entrar para uma ordem religiosa, é convocada a retornar para sua casa e assumir o papel de governante de sua família, os Acoma. Mara, que não foi educada para esse papel, se vê diante de situações em que precisa pensar estratégica e politicamente para garantir a sobrevivência de seu povo.
A história em si é interessante, apesar da leitura não ser muito fluida e os capítulos serem enormes. O livro é focado em apresentar as situações políticas que a governante dos Acoma precisa resolver, sem que haja muita ação envolvida, o que torna a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Com relação aos personagens, nenhum me despertou uma grande simpatia, nem mesmo Mara, de modo que não me apeguei a ninguém particularmente. A ambientação do livro e a cultura mostrada são muito interessantes, lembrando a cultura asiática em alguns aspectos (embora eu mesma conheça muito pouco sobre). Foi uma leitura razoável, mas pretendo continuar a série para ver como a história prossegue.

juresenhas 06/05/2022

muito bom, a Mara virou uma das minhas protagonistas preferidas, fiquei muito triste com uma morte em específica mas em geral achei muito boas escrita e o enredo

Fabrício Araújo 11/04/2022

Mdsss
Que livro maravilhoso de se ler, cheio de intrigas e jogos políticos. Eu realmente amei toda a tensão e já me sinto parto do acoma. Quero a minha senhora sendo a dona da [*****] toda

Beth 27/02/2022

De noviça a senhora de Acoma !
Uma leitura leve, que nós faz viajar para um mundo fantástico novo.
Uma garota de aparecia frágil ensina que a melhor arma no jogo do conselho e a inteligência e astúcia!

1 | 2 | 3 | 4