O para sempre de Pedrina e Tunico

O para sempre de Pedrina e Tunico Claudio Fragata

Resenhas - O para sempre de Pedrina e Tunico

Nanda 08/04/2016

O Para Sempre de Pedrina e Tunico é uma livro extremamente pequeno, para ser lido para uma criança, ou para se tornar uma criança durante a leitura. E foi exatamente o que aconteceu comigo. As ilustrações são belíssimas e muito precisas, mostrando as crianças, suas brincadeiras e seu cotidiano.

Singelo e tocante, a história apresenta Pedrina, uma mulata que bate à porta de uma família em busca de emprego. Não sabia ler, mas isso não significava que era ignorante. Possivelmente a considero mais inteligente que muitas pessoas por aí. Seu jeito conquistou à família e também a mim. A narrativa tem uma guinada com a chegada de Tunico, o neto de Pedrina. Ele logo se torna o melhor amigo do garotinho e é onde a magia acontece.

O livro mostra o crescimento da amizade entre as duas crianças e como Tunico aos poucos perde sua timidez. É uma história extremamente bonita, e fica difícil falar sobre ela sem dar spoilers. Com frases curtas, o livro me lembrou dos contos que meus pais me contavam antes de dormir, quando eu era pititinha.

Ele possui lições muito importantes, mostra a importância de uma amizade verdadeira e como isso nos marca. Meio que como uma caixinha de lembranças, cumpre tudo o que sinopse traz. Quem nós amamos sempre permanece conosco, por mais longe que estejam.

A perspectiva infantil traz um tom excelente, pois é inocente, exatamente como os pensamentos e lembranças de uma criança. É um livro para ser lido por adultos, adolescentes e para crianças. Para mostrar que um momento pode durar eternamente, sempre que estivermos dispostos a mexer na nossa gaveta de lembranças.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/03/resenha-o-para-sempre-de-pedrina-e.html

Vivian Pitança 23/07/2015

Para voltar à infância
Leio desde antes de aprender a ler. Livros infantis ficavam nas minhas mãos e eu olhava as figuras encantada, tentando gravar as palavras que ali estavam de acordo com o que minha mãe lia. E quando aprendi, a biblioteca da escola era um dos meus lugares favoritos. Um dia a "Tia" contava história. E no outro eu já lia por conta própria. Toda semana renovando livros lá. Os de que mais gostava eram como este, da resenha, os que acariciavam o coração e faziam pensar. Até hoje são os que mais me cativam.

Quando somos crianças, cada experiência é encarada com um olhar cru, inocente, aberto. Estamos dispostos a aprender de tudo. E uma simples experiência muitas vezes ignorada ou julgada por conceitos já formados quando somos adultos, soa como um manual rico aos olhos de uma criança. O para sempre de Pedrina e Tunico fala disso. Como a presença de alguém que cuidava dele e de sua casa e a de um amigo fizeram a diferença em sua vida.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo menino que aparece nessas primeiras imagens, ele conta como foi a chegada de Pedrina em sua vida. Pedrina ficou em sua casa, cuidando das tarefas domésticas e dele. Através do olhar infantil conhecemos a troca rica de informações, carinho e experiências entre ele e a mulher mais velha. Uma mensagem linda na qual o livro toca é a escravidão e o racismo como coisas tão toscas, que aos olhos de uma criança, pensando por uma lógica normal, ficam incompreensíveis. O normal é a aceitação e o amor.

Um dia Tunico, neto de Pedrina, chega à casa do narrador por obra do destino. É fofo ver o desenrolar da amizade deles. Uma criança interagindo com a outra de modo tão simples. Apenas aceitar e se deixar falar para poder brincar. Livre de complicações, desconfiança, preconceitos... Gostaria de poder fazer amizade com outras pessoas assim tão facilmente. Mas no mundo adulto parece que sempre temos que desconfiar de tudo e todos para manter alguma segurança. Não se pode mais simplesmente abrir o coração e se permitir brincar como uma criança.

Acompanhamos o desenrolar dessa amizade. Os momentos maravilhosos de riso inocente de coisas bobas, por nada. As trocas simples. A cumplicidade e o apoio que um amigo dá ao outro. O proteger e o cuidar fiel. Até os momentos tristes. Os momentos de preocupação e solidariedade. E isso é puro amor. Como eu disse antes, pela perspectiva amável de uma criança. A história se desenrola até o eternizar, quando nos mostra que o carinho que algumas pessoas geram em nós permanecem, por mais que elas vão embora, por qualquer motivo da vida. E toda essa mensagem é linda. Com certeza a guardarei para os meus filhos daqui a muitos anos, quando os tiver.

Vale destacar também as ilustrações. Estão belíssimas. Com equilíbrio visual. Agradáveis para completar a leitura e ilustrar bem as cenas. Limpas e bem demonstrativas. Fora o ótimo conceito que o ilustrador, Cárcamo, possui.

Super recomendado para presentar as crianças que conhecemos e incentivar a leitura ou para relembrar a criança dentro de nós.

Visite o blog: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-para-sempre-de-pedrina-e.html

site: http://vivianpitanca.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-para-sempre-de-pedrina-e.html

Lari 27/02/2015

Uma história linda com um belo ensinamento.
Minha sinopse:
Um certo dia uma mulata chamada Pedrina bate à porta da casa de um garotinho e pede um emprego para a mãe dele, como a mesma precisava a mulata foi aceita e se tornou a empregada deles.
Com o tempo o garoto foi se apegando à Pedrina, ela cozinhava coisas maravilhosas para ele, mas não era só isso, ela conversava com o garoto e explicava várias coisas que ele perguntava.
Então um dia Pedrina pergunta para a patroa se pode trazer seu neto para morar com ela, pois a mãe dele está doente e não pode mais tomar conta do garoto, a patroa muito bondosa permite.
Tunico passa a morar junto com sua avó e depois de um tempo acaba virando um grande amigo do filho da patroa, juntos eles fazem a festa e se divertem muito, mas nem sempre as coisas são como queremos.

Minha opinião:
É tão bonitinho acompanhar a amizade dos dois, mesmo Tunico sendo mulato ele foi muito bem recebido e tratado pelo filho da patroa, a amizade entre eles é muito sincera, nenhum dos dois liga para a cor da pele e quando um caso de racismo acontece, os dois ficam chateados na mesma medida, pois como Tunico é amigo do outro garoto, a tristeza dele é a do outro e vice-versa.
A capa do livro está linda, bem colorida e com uma ilustração muito bem feita, o que chama bastante a atenção das crianças, só de olhar o livro elas já são conquistadas. Por dentro o livro está maravilhoso, as ilustrações estão incríveis e o texto está com fonte grande o que permite uma leitura fácil e agradável.
Esse livro conta a história de um garotinho e seu primeiro amigo e a certeza de que quando amamos alguém essa pessoa permanece conosco para sempre, além disso o livro também fala sobre o racismo, um tema muito importante para ser apresentado para as crianças. Enfim, esse livro tem tudo para agradar os pequenos e possui uma história muito bonita com uma mensagem incrível, por isso ele está mais do que recomendado.

site: http://srtabookaholic.blogspot.com.br/2015/02/cantinho-infantil-o-para-sempre-de.html