Sono

Sono Haruki Murakami

Resenhas - Sono

Fernanda Taniz 30/08/2021

Era óbvio que eu ia ler antes de dormir, sendo eu uma pessoa que nunca gostou de dormir. É uma história envolvente, de uma rotina chata. Que por algo inusitado se torna interessante no ponto de vista da personagem. Aliás, eu amo quando personagens não têm nomes, da várias interpretações.

Cinara... 22/07/2021

Rotina é a vida que todo mundo têm!
"Estou expandindo minha vida" pensei. Eu tinha o período das dez horas da noite às seis horas da manhã só para mim. Até então, eu consumia um terço do dia numa atividade denominada dormir; o que eles chamam de "tratamento para esfriar o motor". Mas, agora, um terço da minha vida passou a me pertencer. Não é mais de ninguém. É somente meu. Posso usá-lo do jeito que eu bem entender. Nesse período, ninguém vai me incomodar nem me requerer. Isso sim significa expandir a vida. Eu havia ampliado a minha vida em um terço."

Murakami esfregando o cotidiano e rotina na cara da sociedade.
Amei!
Pertubador o caminho que a vida de todo mundo leva.

Thabi.Almeida 18/06/2021

Pare e reflita
Fui me aventurar por esse conta com tantos conceitos pré formados em minha mente que quase estraguei a leitura. É um conto denso, que pode causar angustia e vários desconfortos enquanto passeamos pela narração da personagem do (espantem) seu dia a dia tedioso e mecânico. Mas o que teria de denso? Não tem dramas, nem temas polêmicos, nem gatilhos e esse é o ponto chave desse livro (pra mim).
O relato da protagonista, suas reflexões enquanto não dorme, o suspense do que poderia ter acontecido... Enfim, gostaria muito de detalhar muitas questões deste livro ao qual percebi apenas no final,esse final tão fora da rota, impactante...
Minha impressão é que o livro foi uma grande crítica a família Japonesa e pode se extender ao nosso estilo de vida também.
Um conto para refletir sobre o tudo, o bada e o além.
Recomendo que vá sem expectativas,sem conceitos pré formados e aproveite para mergulhar em um conto para refletir, criticar e mudar.

Claro 09/06/2021

Uma vida comum.
O livro trata de uma mãe-esposa que passa 17 dias sem dormir.

E nesse tempo começa a refletir sobre sua existência,cotidiano e experiências de vida.

Sinceramente achei a leitura agradável e o final me surpreendeu.

Sai na rua para ir ao mercado e reparei o ambiente que o livro narra. Uma vida comum.

Admito que irei pesquisar resenhas no youtube pq. Sinto que esta faltando algo na minha conclusão, estou procurando uma interpretação extraordinária do livro. Mas receio não encontrar, justamente por ele tratar de uma pessoa comum, é um livro comum.

São Paulo, 09 de junho de 2021

Gabriel Claro
Claro 09/06/2021minha estante
Esqueci de dizer: ela conta varias situações: casamento, namoro, faculdade, trabalho , lazer e tudo com um ar ordinário, medíocre.

Claro 09/06/2021minha estante
Reflexão sobre a vida que ela já nao fazia a tempos. Algo como se perguntar se é realmente aquilo que ela quer . Havia tempo q n se perguntava. Apenas vivia como um robô.

Claro 09/06/2021minha estante
?Quando colocamos o valor do outro em primeiro lugar, sem pensar nas consequências para nos mesmos, mostra que tudo aquilo que era amor na verdade era um vinculo enraizado na necessidade de mutua dependência e no medo da separação .Sua individualidade não era validada.

A sensação de incompletude deve continuar em todos os leitores?

Matheus 09/03/2021

Show
A história é envolvente. Uma ótima narrativa e dualidade de pensamentos. Quem dorme é mais novo ou quem fica acordado é que é?

Nham 26/02/2021

Opinião: Sono
Foi a primeira vez que li alguma coisa do Murakami, tentei ler sem muitas expectativas. A proposta do livro me pareceu bem original e eu me senti realmente empolgado para ver até onde seria levado, mas no final da história o autor acaba desperdiçando muito do potencial que o enredo parecia ter. Uma pena, realmente gostaria que fosse melhor. De qualquer forma, ainda recomendo o livro :)

Ruan 31/12/2020

Interessante
Sono é um livro curto, mas seu conteúdo é profundo. Enquanto acompanhamos a personagem principal em seus dias sem dormir, somos levados à questões intrigantes, e até perturbadoras, sobre a vida e a forma como vivemos.
De maneira astuta e leve, o autor nos força a refletir sobre a monotonia da vida, e sobre até que ponto estamos no controle de nossas ações.

jackseydon 20/12/2020

Angustiante.
Eu amei. A leitura é fluída e coerente do começo ao fim, algo que eu valorizo bastante.

jeansimei 03/08/2020

O título já avisa a sensação transmitida pelo livro
Sono resume a sensação que a obra causa ao leitor.
É a música Cotidiano, do Chico Buarque, sem o lirismo, a musicalidade e o encanto.
O único ponto positivo do livro é ser curto, pois abrevia o sofrimento e tempo mal investido do leitor.

Helo 23/06/2020

Leitura para insones
A história é envolvente e tão fluida que rapidamente chegamos ao fim e nos deparamos com um desfecho enigmático e intrigante. É uma obra para despertar, fugir da passividade da vida e como nos acostumamos com as coisas. Cada um de nós tem um pouco das angústias da personagem principal e entendemos o seu sofrimento ao viver no piloto automático

Maria.Jose 03/06/2020

Insônia e liberdade
A personagem de Murakami descobre a liberdade ao sair de um módulo mecânico de consciência cotidiana através da insônia.

Amanda 23/03/2020

Desconfortável
Enigmático e desconfortável. Um conto ?redondinho?. Vivemos com a personagem as angústias que uma insônia pode nos trazer

José Vitorino 30/09/2019

Objetivo e eloquente, não obstante, desconfortável.

Fala sobre o doar-se em demasia; preterir certa subjetividade em favor do cotidiano coletivo - ou, especificamente aqui, o familiar. A certa altura fala-se, inclusive, quando tomada consciência dessa subscrição, de transcendência no ato da existência, daí a metáfora sobre a irrelevância do descanso, da ausência.

A fronteira indistinta entre o que é real e o que não é também funciona muito bem.

luizhsg 30/12/2018

Livro de abertura
Penso que esse seja um bom livro para um início para a obra de Murakami, escolhi começar por ele após assistir alguns vídeos no YouTube, gostei muito, uma leitura curta e fluida, lí em dois dias, bastante "magnético", difícil de parar de ler. final surpreendente e deixa o leitor a refletir sobre os acontecimentos da narrativa.