Meu quintal é maior do que o mundo

Meu quintal é maior do que o mundo Manoel de Barros
Ricardo Lísias

Resenhas - Meu Quintal é Maior do Que o Mundo

Beatriz3345 24/03/2023

Simplicidade
Uma leitura para um público amplo. O autor enfatiza o contato humano com o meio, descrevendo gestos e atos simples, que vivenciamos ao longo de nossa vida. Há belas reflexões sobre a grandeza presente nesse contato que temos com o ambiente, nas experiências simples que vivemos no decorrer do tempo e das memórias que construímos.

Alana 20/03/2023

É um livro de poesia muito rico de detalhes que faz a gente se sentir no quintal do Manoel. Foi minha primeira leitura do autor e quero ler outras obras dele.

Karina Paidosz 16/03/2023

Sei que fazer o inconexo aclara as loucuras.
Eu amo paradoxos ??

Vc certamente já leu alguma frase desse livro por aí...

Cheio de sentidos, sentimentos, amores e desamores.

Desarticulado que parece sem sentido, mas tão sentido que dá um gostinho de não parar por ali.

Só entenderão o nome do livro quem ler ele todinho, pois só de versos não saberão de nada, nadinha ?

A gente não gostava de explicar as imagens porque explicar afasta as falas da imaginação.
A gente gostava dos sentidos desarticulados.

Marina149 04/03/2023

Cada autor possui sua própria marca. E é impossível passar pela poesia de Manoel de Barros sem se encantar pela sua maneira de ver o mundo. Ele cria sua própria maneira de se comunicar, os verbos se recriam e se misturam, os adjetivos se "enverbam". É realmente uma obra de arte.

Angela.Guimaraes 02/03/2023

Maravilhoso
Uma boa introdução pra sua obra.

Sou grata a manoel e suas insignificâncias.

"Noventa porcento do que eu escrevo é inventado, mas só dez por cento é mentira"

Côrtes 26/02/2023

Difícil, porém bom
Manoel de Barros me apresentou uma nova forma de escrever e ver o mundo com sua escrita única em que da valor a tudo que pouco damos importância. Espero ler outros livros dele. Aconselho a todos q gostam de uma boa poesia!

Luma 17/02/2023

Um bom livro de entrada para conhecer o autor. Poemas originais e com um jeitinho da nossa terra. Natureza, infância, humanidade... Meu quintal é maior que mundo!

Rosangela Max 25/01/2023

O poeta rebelde que adorava abordar sobre a natureza.
Gostei muito da apresentação que foi feita sobre o autor. Deu uma excelente visão de como era Manoel de Barros.
Os poemas são simples, compreensíveis e refletem o cotidiano. São quase como pequenos contos.
O nome dado para essa Antologia foi muito bem escolhido, pois expressa perfeitamente de onde a Manoel de Barros tirava inspiração: de tudo que estivesse ao redor dele.
Não é um tipo de poema que aquece o coração, mas possui beleza em sua simplicidade.
Os meus preferidos foram: ?Os girassóis de Van Gogh?, ?Todas as coisas cujos valores podem ser?, Autoretrato falado?, ?Não é por me gavar? e ?Poema?.
Recomendo a leitura.

Adriane Souza 18/01/2023

A infância da língua
Manoel brinca no ato de escrever, brinca no ato de enxergar o mundo e também ao transcrever isso com as palavras.
Em Ensaios Fotográficos, na poesia intitulada como ?O POETA?, o autor por um momento associa o mundo das imagens com o mundo das palavras, e eu ouso dizer que ele utiliza dessas associações, muito semelhante ao ato inicial de falar e muito parecido também com as brincadeiras de infância, em todas as suas poesias.
Exposto isso, em um verso de outra poesia, Manoel cita sobre a infância da língua depois de discorrer sobre a liberdade das palavras e as coisas inominadas, o que me faz pensar mais uma vez na utilização de associações das palavras que se assemelha a brincadeiras de infância as quais o autor emprega em suas poesias.
Além disso, tive a oportunidade de ler o final da antologia em movimento, voltando de uma viagem de ônibus, num final de tarde; a experiência foi divina, recomendo, pois, após essa experiência, acredito que a leitura das poesias de Manoel pedem movimentação.
Por fim, Manoel de Barros é um eterno menino, uma eterna criança. Suas poesias, sem dúvidas, são uma ode a infância, que ocasionou em mim um olhar diferente em relação a essa fase inicial da vida, me fazendo retornar a lembranças dessa época e provocando também um misto de sentimentos felizes e nostálgicos.
Alê | @alexandrejjr 03/03/2023minha estante
Adriane! Agradeço por compartilhar a tua experiência de leitura aqui no Skoob e quero elogiar o título da tua resenha! Achei fantástico! Parabéns!

Adriane Souza 03/03/2023minha estante
@alexandrejjr eu que agradeço pela gentileza, Alexandre!

Natália 11/01/2023

Adorei. Lindos poemas. Recomendo
"Meu quintal é maior do que o mundo" é uma antologia poética de Manoel de Barros. Nesse livro, o autor através de seus textos poéticos relata várias passagens de sua vida, sua infância carregada de imaginação e textos marcados de sensibilidade. O escritor fala bastante da natureza e do povo do Pantanal mato-grossense, local onde nasceu e cresceu.
Confesso que ler poemas ou poesias foge da minha zona de conforto. Não acho fácil interpretá-los. Poemas e poesias por serem subjetivos, intimistas, precisamos, muitas vezes, adentrar o íntimo do poeta. No entanto, Manoel de Barros escrevia de maneira simples, de fácil interpretação.
Foi o meu primeiro contato com a escrita de Manoel de Barros e gostei muito. Recomendo demais esse livro que é uma coletânea que traz poemas das várias fases do escritor. Uma boa pedida para quem quer conhecer a escrita desse poeta mato-grossense.

Cari 05/01/2023

"[..] o 🤬 #$%!& da formiga é mais importante para o poeta do que uma Usina Nuclear. Sem precisar medir o ânus da formiga."

São textos extremamente subjetivos, que nos lembram da infância e de um mundo sem rótulos. No início me deixou bem confusa, não conseguia entender quase nenhum poema, mas da metade pro fim achei frases tão lindas que fizeram o livro valer a pena.
Cari 05/01/2023minha estante
Meu Deus bloquearam o ânus da formiga

laetitiatkk 04/01/2023

Em vez de peraltagem eu fazia solidão.
Para Manoel a infância é um marco muito importante na vida de alguém, é nesse momento que toda sua criatividade está presente e você pode ser tudo e mais. Quando adultos somos capazes de esquecermos momentos impactantes de pura transgressão que tomamos na infância e dessa forma nos esquecemos das nossas "raízes crianceiras". É assim que o autor decide olhar para a criança e dar voz a ela.
O jeito que o Manoel escreve é absurdo! Não tem palavras que possam explicar totalmente qual a sensação de ter lido essa obra. Ele transmite tantos sentimentos sem precisar de muito e é completamente diferente de tudo que existe por aí. A única coisa certa que posso dizer é que ler essa antologia mudou algo dentro de mim.

"Trabalho arduamente para fazer
o que é desnecessário.
O que presta não tem confirmação,
o que não presta, tem."

Rafaela 03/01/2023

Comecei lendo um poema desse livro há um tempo, e nos últimos dias de dezembro/22, comecei a ler com calma, e iniciei o ano sentindo a leveza das palavras e a simplicidade das coisas; deixo aqui as minhas páginas favoritas: 38, 50, 80, 89, 102, 111, 113, 119, 122, 125.

Stefanny 02/01/2023

[...] a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem com barômetros etc. Que a importância de uma coisa há de ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.

Thamiris.Treigher 31/12/2022

Manoelismos ?
E a última leitura ano não poderia ser melhor. "Meu Quintal é Maior do que o Mundo" é uma antologia que reúne poemas de todas as fases de Manoel de Barros, presenteando o leitor com uma apresentação abrangente de toda a sua produção literária.

Manoel de Barros tem uma marca única em sua poesia, com nuances sobre a infância, a natureza, a simplicidade e uma originalidade única. Me senti muito conectada e tocada com suas palavras. Seus versos foram perfeitos para fechar as leituras de um ano incrível.

Feliz ano novo, amigos! Que venha 2023 com muitas alegrias, saúde, magia e leituras maravilhosas!