Meu quintal é maior do que o mundo

Meu quintal é maior do que o mundo Manoel de Barros
Ricardo Lísias

Resenhas - Meu Quintal é Maior do Que o Mundo

Rosangela Max 25/01/2023

O poeta rebelde que adorava abordar sobre a natureza.
Gostei muito da apresentação que foi feita sobre o autor. Deu uma excelente visão de como era Manoel de Barros.
Os poemas são simples, compreensíveis e refletem o cotidiano. São quase como pequenos contos.
O nome dado para essa Antologia foi muito bem escolhido, pois expressa perfeitamente de onde a Manoel de Barros tirava inspiração: de tudo que estivesse ao redor dele.
Não é um tipo de poema que aquece o coração, mas possui beleza em sua simplicidade.
Os meus preferidos foram: ?Os girassóis de Van Gogh?, ?Todas as coisas cujos valores podem ser?, Autoretrato falado?, ?Não é por me gavar? e ?Poema?.
Recomendo a leitura.

Luciano 07/01/2021

Achei médio, mas ainda assim quero ler mais do autor.
Não curti tanto quanto achei que fosse curtir, mas prefiro jogar a culpa na seleção de poemas do que no autor em si, porque fiquei com a sensação de "quase" (Se bem que gosto não é culpa de ninguém). Apesar da experiência um pouco frustrante, quero explorar os livros do autor individualmente pra ver se me interessam mais do que essa antologia. Pra mim, que só conhecia meia dúzia de textos do Manoel de Barros, o livro em questão não foi uma porta de entrada muito empolgante.
Ana Paula 15/03/2022minha estante
Também estou com essa impressão

Beraldi 18/09/2022

"Sobre o nada eu tenho profundidades"
Manoel de Barros era simplesmente brilhante, não há outra palavra para descrever. Como já dito por Fausto Wolff, Manoel foi o tipo de pessoa que ao fechar os olhos conseguiria inventar uma cor nova.
Meu quintal é maior do que o mundo, é insano e não o ler seria uma perda de tempo. Tive um pouco de dificuldade para ler no começo, então para mim não foi uma leitura muito fluída, mas com certeza vale super a pena. OBS: minha nota real foi 4,5 estrelas, mas não consegui colocar o número "quebrado".
Alguns dos melhores trechos:
"o olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê"
"posso fingir de outros, mas não posso fugir de mim"
"Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro. Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas)".
Juli.ana 18/09/2022minha estante
Esse autor...

Khadja 24/01/2021

O poema é antes de tudo um inutensílio
Manoel de Barros, autor de descomeços, instaurou em mim um olhar atento às insignificâncias. Do verbo se fez delírio e do nada nasceu um dos livros de poemas mais tocantes que já li! Eu, repleta de palavras, havia me esquecido da doçura do não saber, e, embora o livro não tenha sido um dos meus favoritos do ano, ele certamente me fez lembrar de momentos felizes da minha infância. Foi um prazer passar uns dias com o Manoel, e eu recomendo essa singela antologia a todos ?

Catherine 19/10/2022

As encantarias poeticas
Meu primeiro livro do Manoel, que conheci de nome em 2014 numa aula de literatura e desde então é um dos poetas que muito me encantam por criar esse lugar sensível de natureza, infância, o brincar com as palavras e estruturas da gramática, dos significados. A antologia mistura alguns de seus trabalhos e tem uns que gosto mais que outros, no geral uma leitura leve e boa pra se fazer de pouco em pouco ou mesmo encaixar numa viagem.

Curiosa para conhecer mais da poética de Manoel de Barros em outros títulos

Rodrigo Brasil 06/05/2020

Um quintal cheio de poesia
Um poema mais lindo que o outro.
A delicadeza de Manuel em cada frase, em cada invenção da palavra.
Ele consegue modificar a função das coisas do dia a dia.
O observar o cheiro, tocar o silêncio, ouvir o chão.
O concreto vira abstrato na poesia de Manuel. E isso que é bonito, não precisa ter lógica.
É uma qualidade ser imbecil, segundo um poema do próprio.
Para ele, a importância das coisas se mede pela intimidade que temos com elas. Assim como o amor.

Manu5 26/07/2022

Achei ok
Meu primeiro contato com o autor, não achei nada demais, por falarem tanto, por ser tão conhecido achei que seria melhor, talvez eu tente lê outra coisa dele daqui a um bom tempo.

Thamiris.Treigher 31/12/2022

Manoelismos ?
E a última leitura ano não poderia ser melhor. "Meu Quintal é Maior do que o Mundo" é uma antologia que reúne poemas de todas as fases de Manoel de Barros, presenteando o leitor com uma apresentação abrangente de toda a sua produção literária.

Manoel de Barros tem uma marca única em sua poesia, com nuances sobre a infância, a natureza, a simplicidade e uma originalidade única. Me senti muito conectada e tocada com suas palavras. Seus versos foram perfeitos para fechar as leituras de um ano incrível.

Feliz ano novo, amigos! Que venha 2023 com muitas alegrias, saúde, magia e leituras maravilhosas!

TalesVR 09/01/2024

Não sei, sei que foi assim
Durante a vida Manoel de Barros foi:

Rei de terreno baldio
Campeão olímpico de observação de pombo em praça
O maior apreciador de arroz com feijão de todas as cidades em que morou
Monumentalizador de mato
Espectador de cuspe à distância
Colecionador de unhas cortadas
Ativista em defesa do não uso de nenhuma palavra para chamar qualquer coisa nunca mais
Protetor dos cachaceiros do buteco da rua de cima
Professor de agramática

Maria 18/12/2022

Busquei me arriscar lendo um livro de poesia.
Comecei sem entender muito bem, terminei o livro entendendo menos ainda.

Filippini 31/12/2020

Poema
"A poesia está guardada nas palavras - é tudo que eu sei
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado e chorei.
Sou fraco para elogios."

rlc.blurryface 03/02/2022

Estou lendo mais poesias agora
Nunca tive muito interesse por livros de poesia, mas sempre tive muito respeito. Li pouquíssimas vezes durante a vida, tanto que nem consigo lembrar quais. Mas resolvi começar a ler, até por ser uma leitura rápida.
Esse, especialmente, foi mais diferente pra mim. Eu gostei bastante, embora ainda esteja me acostumando

Gabriel.Chiquito 13/08/2023

Manoel de Barros viveu tantos anos na mesma cidade que eu, e eu nunca tinha lido um livro dele. Em geral eu não gosto muito de poesia, mas a dele eu gostei; tem uma simplicidade e contato com a natureza tão gostosos, é pura tranquilidade.

QUEIJO460 28/04/2023

Meu Quintal é Maior do que o Mundo(Manoel de Barros).
Um autor que gosta de brincar com as palavras e com os seus significados. A maioria dos poemas muito me agradou, mas uma pequena parte, talvez 4 ou 5 poemas, me pareceu palavras jogadas ao vento.
Escrita simples, de fácil entendimento. O autor gosta de usar as vezes um linguajar que não me agrada muito, mas isso vai de cada um. Acredito que seja um bom livro para uma pessoa que nunca pegou em um livro, por sua escrita de fácil compreensão.