Os Deuses Pré-Olímpicos

Os Deuses Pré-Olímpicos Sadat Oliveira

Resenhas - Os Deuses Pré-Olímpicos

Sabrina605 19/02/2024

Foi um livro base ótimo para entender a introdução da mitologia. Amei as curiosidades e me fez apaixonar com esse universo.

Barbara.Martins 25/03/2023

Ótima aprofundação e introdução
Este livro nos conduz a uma jornada cativante e minuciosa através das profundezas da mitologia grega, desde o início dos tempos, revelando o nascimento e a genealogia dos primeiros deuses. Com detalhes cuidadosamente elaborados, somos apresentados a cada um dos divinos seres, suas histórias, descendências e os mitos envolvendo suas vidas.

Embora o foco esteja na mitologia grega, o livro vai além, situando-nos em um contexto mais amplo e dando-nos um conhecimento aprofundado sobre a Grécia em si. Ao explorar as invasões ocorridas durante esse período, somos conduzidos a compreender as influências de cada civilização nas crenças e costumes que moldaram a mitologia grega, proporcionando-nos uma visão mais abrangente sobre esse fascinante universo.

No decorrer da leitura, encontramos uma referência ao surpreendente hábito da pederastia, praticada na Grécia Antiga. Este trecho nos leva a vislumbrar a complexidade das relações sociais e culturais na época, revelando os costumes peculiares, para aquela época, que muitas vezes escapam à nossa compreensão contemporânea. É um convite à reflexão sobre a variedade de perspectivas e práticas que moldaram o mundo antigo e sua complexa teia de valores morais.

Vini 09/03/2023

Bom, escrita bem fluída, é bem estilo introdução mesmo (é literalmente o nome do livro), mas não tem muita oque falar não

Kel.Andrade 17/09/2022

Pré Olímpo
Uma síntese introdutória muito boa , citando as fontes antigas de onde foram retiradas e diferenças entre elas.

Cris 31/08/2022

Um panorama geral sobre os deuses pré-olímpicos.
" O mito serve como instrumento de perpetuação de valores ou conceitos. Por meio da figura dos deuses e suas façanhas, os pais ensinavam aos filhos toda uma cosmovisão de seu povo."

Muito fala-se sobre Mitologia Grega desde sempre, somos abastecidos de informações por meio de filmes, séries, documentários, relatos em livros etc. A fim de me introduzir mais um pouquinho nesse universo macroscópico e não ficar tão perdida ao ler, ver ou ouvir sobre, decidi ler esse conto. Ele é bem curtinho, no entanto aproveitei bastante a leitura e acho sim que ele cumpriu seu propósito, não é um livro rico em detalhes mas segue o que o título já diz, é uma introdução.

Nesse conto li o começo de tudo, foi como se eu pegasse a Bíblia e começasse por Gênesis. Sadat Oliveira inicia falando sobre os deuses protogenos, aqueles que foram criados do nada junto com a criação do mundo, são eles: Érebo representando a Treva; Gaia a Terra; Tártaro o mundo inferior e Eros sendo a fidedigna representação do Amor. Esses deuses pré-olímpicos são menos populares mas a base de tudo, a espinha dorsal da Mitologia Grega vamos assim dizer.

No 2? volume da duologia creio que aproveitarei ainda mais todo o conteúdo pois além de estar mais ambientada com a narrativa técnica do conto, os deuses olímpicos são bem mais conhecidos e mencionados em tudo quanto é lugar, quem nunca leu sobre Zeus, Hades e Poseidon? De um lado temos deuses mais "humanizados" e próximos de nós; do outro observamos entidades cósmicas presentes no mundo desde o princípio.

Por mais que eu tenha ficado confusa com a quantidade de deuses e as mais variadas formas de vê-los presentes na humanidade e na evolução dos povos, a leitura em si foi bem tranquila e de fácil entendimento. Digo até que terminei esse primeiro livro mais curiosa e um tanto chocada com a história da deusa Afrodite que de boazinha não tinha absolutamente nada rs.

" De certa forma, não há diferença entre deuses mitológicos e heróis de quadrinhos ou ídolos da música, do cinema e da televisão. Pois todos são modelos (podemos chamar de arquétipos)."

Thiago 27/07/2022

Um livro básico pra começar nessa bagunça de inúmeros personagens.
Em alguns momentos apenas vai citando, vide a dificuldade
Dado de juntar as diversas origens.
Achei interessante os paralelos traçados com as diversas religiões.

Elisa Côrte Real 04/06/2022

Direto e didático
Ótimo livro para quem quer aprender um pouquinho sobre as origens da mitologia grega - e também outras anexas, que o autor utiliza para reforçar os entendimentos e criar comparativos.

Bem organizado, pela imensa quantidade de personagens dessa religião antiga, é fácil de visualizar a genealogia complexa!

Ansiosa pra ler o volume II a partir de já.

claudia.vicente.1422 30/03/2022

Vale a pena
Apesar de ser um livro curto é bastante informativo e traz informações de forma acessível, pra quem está começando a se interessar por mitologia grega é uma ótima introdução e recomendo

Niájera 26/03/2022

Fraco
Nossa, amo o assunto mas esse livro é muito fraco... Tudo bem que é introdução, mas acabamos ficando mais confusos que antes rsss fujam.

Isadora1232 13/03/2022

Perfeito ao que se propõe
Peguei esse livro despretensiosamente pra ler enquanto aguardo o início da leitura de "Ilíada". Nunca tive a intenção de me aprofundar nos estudos de mitologia grega, e optei por esse livro justamente por ser uma introdução de poucas páginas para me dar um panorama geral sobre o assunto e poder me nortear em outras leituras. O livro foi perfeito pra esse fim. Com menos de 60 páginas, pode ser lido em um dia, apresentando informações importantes em um texto conciso e muito didático. Pra completar, ainda conta com diversas referências à influência da mitologia nas artes, cultura e vocabulário atual.
Como o título sugere, não espere grandes aprofundamentos sobre o tema. É um desses livros que podem ser classificados como resumos pra quem tem pressa. Pra mim, caiu como uma luva no melhor momento possível.
Victoria 13/03/2022minha estante
Espero que goste da Ilíada! Se tornou um dos meus favoritos da vida (:

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Tô muito ansiosa pra ler, Victoria! Optei por comprar aquela edição da penguin. Tô esperando chegar meu livro pra poder começar, mas desde então tudo o que eu tenho pesquisado é a respeito de Ilíada e Odisséia kkkk

Victoria 13/03/2022minha estante
Ahh, você escolheu a melhor edição então! Eu pesquisei muito antes de comprar e vi que essa era a edição mais agradável pra um primeiro contato e hoje assino embaixo! Ela tem mais de 100 páginas de textos críticos, mapas, listas de personagens principais, além da tradução ser em versos livres, o que dá uma cara de prosa pro poema.

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Que bom saber disso!! Eu dei uma olhada em algumas traduções comparadas, e a do Frederico foi a que mais me agradou, linguagem boa sem perder a beleza e a musicalidade do original. Gostei muito mesmo. E os materiais de apoio da penguin costumam ser bem caprichados mesmo, isso conta muito!

Tamires Durães 13/03/2022minha estante
Uau, adorei a proposta! Preciso de uma leitura nesse sentido...

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Tamires, eu li de graça pelo kindle unlimited, mas o preço dele pra comprar também é bem barato. Mais um ponto pro livro pelo fator acessibilidade rs

Nat.Rizzo 09/03/2022

Bem informativo
É um livro recheado de boa informação, é completo e bem estruturado.

Algumas informações eu "aprendi" de outras formas mas continua sendo muito bom.

Recomendo pra quem quer descobrir mais sobre como o povo grego pensava e uma explicação de como enxergavam o mundo!

Argemiro.Nascimento 26/02/2022

A fantástica capacidade de construir respostas para a vida
É fantástica a consciência e sabedoria grega em demonstrar respostas aos eventos da natureza e ao desejo humano da existência.
Conhecer os deuses, seus poderes e significados de existência constrói pedaços de nossa cultura moderna.

Ana Ribeiro 14/02/2022

Mitologia Acessível
nesse livro o autor apresenta os deuses pré olímpicos de uma maneira direta e de fácil compreensão.
achei a leitura rápida e agradável, como propõe muita informação é legal acompanhar a leitura com anotações de nomes e umas espécie de ?árvore genealógica ?

Maria 29/01/2022

Adorei
Mesmo sendo curto e bem resumido, a escrita é muito boa e explicativa
Desperta o interesse e a vontade de ler mais sobre o tema, com certeza irei ler mais sobre esse tema