Os Deuses Pré-Olímpicos

Os Deuses Pré-Olímpicos Sadat Oliveira

Resenhas - Os Deuses Pré-Olímpicos

Isadora1232 13/03/2022

Perfeito ao que se propõe
Peguei esse livro despretensiosamente pra ler enquanto aguardo o início da leitura de "Ilíada". Nunca tive a intenção de me aprofundar nos estudos de mitologia grega, e optei por esse livro justamente por ser uma introdução de poucas páginas para me dar um panorama geral sobre o assunto e poder me nortear em outras leituras. O livro foi perfeito pra esse fim. Com menos de 60 páginas, pode ser lido em um dia, apresentando informações importantes em um texto conciso e muito didático. Pra completar, ainda conta com diversas referências à influência da mitologia nas artes, cultura e vocabulário atual.
Como o título sugere, não espere grandes aprofundamentos sobre o tema. É um desses livros que podem ser classificados como resumos pra quem tem pressa. Pra mim, caiu como uma luva no melhor momento possível.
Victoria 13/03/2022minha estante
Espero que goste da Ilíada! Se tornou um dos meus favoritos da vida (:

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Tô muito ansiosa pra ler, Victoria! Optei por comprar aquela edição da penguin. Tô esperando chegar meu livro pra poder começar, mas desde então tudo o que eu tenho pesquisado é a respeito de Ilíada e Odisséia kkkk

Victoria 13/03/2022minha estante
Ahh, você escolheu a melhor edição então! Eu pesquisei muito antes de comprar e vi que essa era a edição mais agradável pra um primeiro contato e hoje assino embaixo! Ela tem mais de 100 páginas de textos críticos, mapas, listas de personagens principais, além da tradução ser em versos livres, o que dá uma cara de prosa pro poema.

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Que bom saber disso!! Eu dei uma olhada em algumas traduções comparadas, e a do Frederico foi a que mais me agradou, linguagem boa sem perder a beleza e a musicalidade do original. Gostei muito mesmo. E os materiais de apoio da penguin costumam ser bem caprichados mesmo, isso conta muito!

Tamires Durães 13/03/2022minha estante
Uau, adorei a proposta! Preciso de uma leitura nesse sentido...

Isadora1232 13/03/2022minha estante
Tamires, eu li de graça pelo kindle unlimited, mas o preço dele pra comprar também é bem barato. Mais um ponto pro livro pelo fator acessibilidade rs

Argemiro.Nascimento 26/02/2022

A fantástica capacidade de construir respostas para a vida
É fantástica a consciência e sabedoria grega em demonstrar respostas aos eventos da natureza e ao desejo humano da existência.
Conhecer os deuses, seus poderes e significados de existência constrói pedaços de nossa cultura moderna.

Isa Beneti 23/05/2020

Uma boa síntese sobre os deuses iniciais
Apesar de conter informações sintetizadas até demais, consegui entender bem a história desses primeiros deuses gregos.

O que mais achei interessante foram os dois capítulos iniciais do livro. O primeiro deles realmente me fez abrir os olhos para a importância de entender a mitologia grega (que até então eu via apenas como simples mitos sem relação alguma com a realidade), já que ela diz muito (por meio de metáforas e figuras) sobre o pensamento humano da época, que em grande parte permanece ate hoje, e é muito referenciada por filósofos e escritores renomados.

O segundo texto dá um ótimo panorama histórico da Grécia Antiga, onde os mitos surgiram de uma mistura de cultura indo-europeia e cretense (posteriormente incorporados a cultura latina).

No geral, foi muito interessante entender as bases dessa crença, que dizem muito a respeito do pensamento ocidental e que também forneceu (e ainda fornece) bases para a formação da nossa língua (morfologia).

Gabriel Capelin 21/11/2021

Bem resumidamente, eu já deixo claro que eu gostei, em principal, pela escrita que vai bem direto ao ponto. Aqui são apresentadas algumas versões dos mitos gregos Pré-Olimpicos. Enfim: boa escrita, bom custo benefício e desperta aquela vontade de querer ler mais sobre o tema.

Vini 09/03/2023

Bom, escrita bem fluída, é bem estilo introdução mesmo (é literalmente o nome do livro), mas não tem muita oque falar não

Barbara.Martins 25/03/2023

Ótima aprofundação e introdução
Este livro nos conduz a uma jornada cativante e minuciosa através das profundezas da mitologia grega, desde o início dos tempos, revelando o nascimento e a genealogia dos primeiros deuses. Com detalhes cuidadosamente elaborados, somos apresentados a cada um dos divinos seres, suas histórias, descendências e os mitos envolvendo suas vidas.

Embora o foco esteja na mitologia grega, o livro vai além, situando-nos em um contexto mais amplo e dando-nos um conhecimento aprofundado sobre a Grécia em si. Ao explorar as invasões ocorridas durante esse período, somos conduzidos a compreender as influências de cada civilização nas crenças e costumes que moldaram a mitologia grega, proporcionando-nos uma visão mais abrangente sobre esse fascinante universo.

No decorrer da leitura, encontramos uma referência ao surpreendente hábito da pederastia, praticada na Grécia Antiga. Este trecho nos leva a vislumbrar a complexidade das relações sociais e culturais na época, revelando os costumes peculiares, para aquela época, que muitas vezes escapam à nossa compreensão contemporânea. É um convite à reflexão sobre a variedade de perspectivas e práticas que moldaram o mundo antigo e sua complexa teia de valores morais.

Kátia 19/11/2020

Base da mitologia grega.
O livro é interessante, explica bem sobre os personagens pré-olímpicos. Porém é uma leitura muito rápida, sem aprofundamento e por isso não prende muito.

Thiago.Silva 21/11/2020

Introdutório
Resumo introdutório da mitologia grega, traz consigo as origens dos Deuses pré-Olimpicos e do mundo sob a ótica da civilização grega.

Nila 13/01/2021

Eu realmente adorei esse livro! Foi um dos livros que baixei no kindler para ler enquanto estava no meio do nada é esse foi a surpresa mais gostosa. Eu li outros livros de mitologia e, normalmente, eles trazem uma versão romantizada da mitologia. Isso não ocorre com esse autor, ele traz uma introdução história e faz conexões com outras mitologias além da grega, como hindu, cristã, nórdica etc... ele não fica preso aos esteriotipos e é muito bem organizado. Realmente valeu a pena e para quem quer saber mais sobre esse universo eu super indico!

Cris 31/08/2022

Um panorama geral sobre os deuses pré-olímpicos.
" O mito serve como instrumento de perpetuação de valores ou conceitos. Por meio da figura dos deuses e suas façanhas, os pais ensinavam aos filhos toda uma cosmovisão de seu povo."

Muito fala-se sobre Mitologia Grega desde sempre, somos abastecidos de informações por meio de filmes, séries, documentários, relatos em livros etc. A fim de me introduzir mais um pouquinho nesse universo macroscópico e não ficar tão perdida ao ler, ver ou ouvir sobre, decidi ler esse conto. Ele é bem curtinho, no entanto aproveitei bastante a leitura e acho sim que ele cumpriu seu propósito, não é um livro rico em detalhes mas segue o que o título já diz, é uma introdução.

Nesse conto li o começo de tudo, foi como se eu pegasse a Bíblia e começasse por Gênesis. Sadat Oliveira inicia falando sobre os deuses protogenos, aqueles que foram criados do nada junto com a criação do mundo, são eles: Érebo representando a Treva; Gaia a Terra; Tártaro o mundo inferior e Eros sendo a fidedigna representação do Amor. Esses deuses pré-olímpicos são menos populares mas a base de tudo, a espinha dorsal da Mitologia Grega vamos assim dizer.

No 2? volume da duologia creio que aproveitarei ainda mais todo o conteúdo pois além de estar mais ambientada com a narrativa técnica do conto, os deuses olímpicos são bem mais conhecidos e mencionados em tudo quanto é lugar, quem nunca leu sobre Zeus, Hades e Poseidon? De um lado temos deuses mais "humanizados" e próximos de nós; do outro observamos entidades cósmicas presentes no mundo desde o princípio.

Por mais que eu tenha ficado confusa com a quantidade de deuses e as mais variadas formas de vê-los presentes na humanidade e na evolução dos povos, a leitura em si foi bem tranquila e de fácil entendimento. Digo até que terminei esse primeiro livro mais curiosa e um tanto chocada com a história da deusa Afrodite que de boazinha não tinha absolutamente nada rs.

" De certa forma, não há diferença entre deuses mitológicos e heróis de quadrinhos ou ídolos da música, do cinema e da televisão. Pois todos são modelos (podemos chamar de arquétipos)."

Lucão 12/05/2021

Introdutório e conciso!
Para quem ama mitologia grega (eu,por exemplo kkk),vai gostar bastante desse livro,ele traz uma "base" do começo da mitologia, então se você quer adentrar nesse mundo,é uma boa pedida!

Ry 29/10/2021

Demasiadamente incrível
Uma cultura grega, com muitas explicações, Deuses que não, fazia ideia que existiam na histórias gregas e romanas. Didático, filosófico, que prende a atenção de tão boa leitura que é sem contar as traduções e a origens dos nomes de cada Deuses e Titãs nesse primeiro Volume. Recomendo!

Ariadne 08/08/2020

Leitura muito interessante. O panorama histórico acerca do povo grego e sua formação foram apontamentos muito interessantes. Apesar de curtinho, recomendo a todos, principalmente a quem está começando a ler as histórias da mitologia grega