O Demonologista

O Demonologista Andrew Pyper

Resenhas - O Demonologista

Luck 30/10/2015

Bom livro, porém fraco!!
Assim que adquiri o livro fiquei empolgado demais e logo avancei no primeiro dia mais de 100 páginas, confesso que eu achei bem cansativo o começo, depois fica bom e volta a ficar morno.

Dinny 31/10/2015

Se você procura um livro de terror regado a cenas extremamente violentas e mais voltadas para a ação, esse não é o livro certo. Mas, se assim como eu, você gosta de livros do gênero para mexer com o seu psicológico e te fazer refletir, vá em frente.
O Demonologista é cheio de reflexões sobre o mal e o que ele representa. E como se apresenta. Muito mais que um livro para nos assustar, Pyper nos deu um livro para refletir. Sobre nossas escolhas, sobre as escolhas alheias que nos afetam, sobre como julgamos entender algo. Sobre como interpretamos tudo aquilo que nos é apresentado. Será que o bem e o mal tem uma linha bem definida? E será que estamos dispostos a cruzar essa linha por aqueles que amamos?
Com um final que, até agora, não sei exatamente como interpretar, O Demonologista conquistou, com toda certeza, seu lugar entre os meus queridinhos.

site: https://www.facebook.com/1631480717102838/photos/a.1646617322255844.1073741829.1631480717102838/1653441424906767/?type=3&theater

Mick 03/11/2015

Um meio termo entre O Exorcista e os livros de Dan Brown!
Um livro com um enredo interessante, bons personagens, algumas partes de terror e muita correria. Um especialista na figura literária do diabo, ateu, auxiliado por uma amiga, doente, viajam pelo país em busca de pistas para salvar sua filha que foi tomada por um demônio misterioso. Gostei muito, embora com algumas ressalvas. Quando ao final, não é que tenha o achado ruim, mas poderia ter sido melhor! Apesar disso recomendo a leitura! Vale à pena!

“O Anticristo virá portando armas de persuasão, não de destruição”, diz o garoto, cada vez mais alto e com mais firmeza. “A Besta não se erguerá das águas, mas de dentro de vocês. De cada um de vocês, um de cada vez. E de uma maneira adequada as suas próprias dúvidas, frustrações. Sua dor.”

“Às vezes, os monstros são reais”, disse Tess, virando de lado e me deixando sozinho com a joaninha me encarando. “Mesmo se eles não se parecem com monstros".

Marselle Urman 04/11/2015

Ok...
Com um começo confuso, acompanhamos um acadêmico cético ser inadvertidamente jogado de cabeça nos planos de um certo demônio poderoso na hierarquia do baixio.
O mérito é ser totalmente baseado numa obra de John Milton e não na Bíblia, como é comum nesses casos. O enredo é bem água com açúcar, final previsível. Vale pela visita às sras gêmeas.
Dá pra ler.

SP, 04/11/2015

SahRosa 07/11/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
O Demonologista era um livro que eu estava ansiosa para ler, tanto por sua proposta, quanto pela própria divulgação feita. Assim que a obra chegou, fiquei espantada com a qualidade e capricho da editora Darkside, a capa possui uma textura muito legal, parece emborrachada, capa dura, fita marcadora, ilustrações e um ótimo acabamento; Quanto ao trabalho editorial, só tenho elogios para dar, realmente me surpreendeu essa qualidade da editora, dando gosto de ter o livro na estante. No entanto, é uma pena que o enredo em si, não tenha superado as minhas expectativas, eu fiquei um pouco decepcionada com o desfecho do livro e como um todo, O Demonologista foi uma leitura regular.

O renomado professor David Ullman, recebe uma proposta de trabalho em Veneza, poucos detalhes lhe são revelados, mas a quantia que receberá e por ser de sua ossada o assunto deste trabalho, David aceita, apesar de ter uma estranha sensação quanto a isto. Ao embarcar com sua filha Tess, o professor descobre que foi escolhido para uma missão especial, macabra e diabólica; Para se certificar que David faça o que lhe foi incumbido, seu inimigo leva o bem mais preciso que David possui: Tess. Para surpresa do professor, Tess é uma peça muito importante nesta jornada e se ele não cumprir o “combinado”, jamais recuperar sua filha.

O Demonologista traz inúmeras referências a outra obra: Paraiso Perdido de John Milton; A narrativa é feita em primeira pessoa, por David e é dividido em três partes, com muito mistério, aventura e elementos sobrenaturais. É um livro com uma boa proposta, mas que infelizmente não atingiu seu auge, muita coisa ficou confusa e mal explicada, o desfecho foi corrido, a sensação que tive foi que o autor acabou se perdendo em sua própria história.

Apesar de ser uma história sobre demônios e situações sobrenaturais, O Demonologista peca em não ter suspense, não há momentos tensos e mesmo o leitor sentindo o clamor de David para encontrar sua filha, não existe uma conectividade com os personagens, nenhum deles possui charme, não passam simpatia, Tess que deveria ter um espaço maior na trama, acaba ofuscada e boa parte dos mistérios do livro ficam sem uma explicação plausível, tornando-se assim confusos na maior parte do tempo. Quando O Demonologista chegou, li a primeira parte de uma vez e mesmo que esta tenha sido bem lenta, fiquei interessada em continuar a leitura, saber mais sobre a jornada de David. A segunda parte de O Demonologista é muito legal e traz inúmeros mistérios que deixam o leitor sedento por mais, no entanto, o desfecho acaba por deslizando novamente e a sensação que temos é de vazio, que alguma coisa ficou faltando, em O Demonologista, que o tornasse único, encantador...

Para os leitores que gostam de mistério, acredito que o livro seja uma boa pedida, mas se você procura algo mais voltado ao suspense e terror, talvez acabe se decepcionando; Mas recomendo que cada um tire suas próprias conclusões sobre O Demonologista.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/10/resenha-o-demonologista-andrew-pyper.html

Rascunho com Café 12/11/2015

O Demonologista: O Demônio no meio de nós
Do Dr. Fausto a Riobaldo (de Grandes Sertões: Veredas), a Literatura está cheia de personagens que procuraram o Diabo com diversas finalidades e, na maioria dos casos, após perceber o alto preço que este ser cobra seus pactos, a pessoa procurar uma forma de evitar o demônio. Nessa obra os papéis se invertem, uma pessoa que não procurou e nem quis fazer acordo com o Demônio, se ver obrigado a procurá-lo pelo país inteiro e disposto a encontrá-lo a qualquer preço, mesmo sem ter feito nenhum pacto.

Embora o enredo seja interessante e haja algumas inovações, preciso dizer que a história é um pouco previsível: acompanhamos o professor David Ullman, um especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, apesar da formação é cético, que vive de explicar simbologias em escritos antigos a seus alunos. Embora não seja uma pessoa feliz e sinta que é diferente das outras pessoas, o professor Ullman mantém uma vida normal com sua esposa e sua filha, e convivendo com sua melhor amiga e confidente Elaine O’Brien.
Sua vida começa a mudar quando uma mulher misteriosa o procura com uma proposta irrecusável: ele ganharia uma fortuna para ir à Veneza (com tudo pago, passagem e hospedagem em hotel de luxo para dois, ele e a filha) observar um fenômeno e dar sua opinião profissional. Após um tempo de reflexão e sua esposa o abandonar pelo amante, ele decide ir.
Os fatos que acontecerem em Veneza fazem com que ele repense sua crença no Diabo e passe a procurar sinais dele, viajando no país inteiro. Na sua mente, o demônio manda mensagens através de trechos do livro O Paraíso Perdido de John Milton; essa obra escrita na Idade Média é um poema épico na qual Lúcifer e Adão questionam a Deus sobre a criação do universo e o castigo que ambos sofreram do criador.
Desde a epígrafe até o último capítulo, vários trechos dessa obra são citados no Livro e é através destes trechos que o professor Ullman investiga diversos fenômenos que aparentemente não possuem relação nenhuma com ele, sua busca ou qualquer coisa, mas que em sua mente atormentada fazem todo sentido e passam uma mensagem que o ajudarão em sua busca.
Nessa jornada, ele tem certeza que está certo mas precisa convencer a si mesmo e O'Brien que não está louco, que tudo faz sentido e que sempre esteve errado sobre o supernatural.
O livro possui muitas passagens perturbadoras, na qual o leitor assim como David, tem certeza que o Mal existe e que tem poder de agir no nosso mundo para perturbar a paz daqueles que se deixam dominar.
Preciso contestar o que ele diz. Porque o que acontecer depois vai decidir tudo. De alguma maneira eu sei disso. É crucial não deixá-lo perceber que eu penso que pode não ser uma doença mental. Isso não é real. A fórmula para tranquilizar uma criança que lê uma história de bruxas ou gigantes. Isso não existe. Não se pode permitir que o impossível leve vantagem sobre o possível. Você resiste ao medo negando-o.

De maneira geral, o leitor pode adivinhar muito do que está acontecendo e os rumos que a História toma, embora o final seja um pouco forçado para que tudo acabe bem. Mas, nada disso tira o prazer de ler uma história envolvente, que prende o leitor até a última linha.

site: www.rascunhocomcafe.com.br

carrot 16/11/2015

Interessante
O livro é bastante interessante, vemos que durante a obra o autor nos deixa um mistério até o final das páginas. Algumas paginas e capítulos achei ele um pouco vazio, mais nada que não compense sobre a história. Vale a pena ler, p quem gostas desses gêneros.

Barão 17/11/2015

Mais uma resenha!
Oi gente, tudo bem? Hoje vou resenhar para vocês esse livro incrível do autor Andrew Pyper lançado aqui no Brasil, em uma edição poderosíssima pela Darkside books, vamos lá!

David Ullman é um renomado professor quarentão de Inglês da Universidade de Columbia, em Manhattan, especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã, mas, que seu maior trabalho trata de estudar o livro de John Milton, intitulado Paraíso Perdido. Em processo de separação da sua mulher, pai de uma menina de aproximadamente 12 anos chamada Tess, e com uma relação bem próxima com sua colega de trabalho Elaine O’Brien, David Ullman recebe em um belo dia de trabalho uma visita de uma misteriosa mulher no seu escritório.

Após ser convidado para uma viagem com tudo pago para Veneza, para apenas comparecer a uma reunião até então enigmática, o professor decide levar de acompanhante a sua amada filha, para tentar tirar ela do clima de separação entre ele e a esposa, mas, a viagem não sai como planejada. Após chegar à cidade maravilhosa com sua filha, visitar todos os pontos turísticos de Veneza (bem escritos e citados pelo autor), Ullman se dá conta de que tudo não é uma simples viagem, e se vê indo a encontro da misteriosa reunião. Após chegar ao local indicado, o professor se vê em um prédio antigo e com a presença de uma única pessoa: um médico que fala a David que estava a sua espera, entrega-lhe uma câmera e o leva a um quarto. É ai que Ullman começa a presenciar atividades sobrenaturais, toda a ação do livro (e o terror também) começa a partir daí.

Assim que David retorna ao hotel em que ele e sua filha ficaram hospedados, com uma revelação aterrorizante que teve no quarto do prédio, o professor se vê entregue a mistérios que até então desacreditava, mas, o mais surpreendente é quando a sua filha, Tess, some por entre os canais de Veneza, levando junto consigo a sanidade do seu pai. É ai que o professor terá que enfrentar tudo o que ele não acreditava lutar contra os seus demônios interiores e correr para tentar salvar a vida da sua filha.

Não posso negar a vocês, comecei a ler esse livro com medo de ser apenas um plágio dos livros do Dan Brown, só que apesar de possuir várias caraterísticas dos livros dele, o autor se amarrou mais ao mistério do sobrenatural, mas, para quem gosta das aventuras de Robert, vai facilmente adorar esse livro.

O Demonologista possui essa mesma pegada de ir atrás de pistas, correr contra o tempo, desvendar textos antigos e o principal, lutar contra forças “obscuras”, que no caso desse livro do Andrew Pyper, o assunto é o demônio.

A escrita de Andrew é uma coisa a ser pautada. As descrições do autor sobre as cidades que o personagem percorre são tão bem descritas que nos fazem quase nos sentir andando pelas ruas de Veneza, e para dar mais confiança à história, o livro possui algumas citações da Bíblia, com muitas notas de rodapé, que vêm explicando de quais versículos bíblicos as passagens foram tiradas, como também várias informações sobre ‘Paraíso Perdido’. Não posso negar a vocês que o livro possui umas partes bem aterrorizantes, que me fizeram até ter um medinho na hora de dormir.

Após ver várias resenhas negativas, tenho que ser sincero, o final do livro é muito vago, comparado ao que o autor propôs no começo e no decorrer do livro, porém é um livro bem misterioso e revelador.

Agradeço muito por terem anexado ao fim do livro um pequeno resumo de ‘Paraíso perdido’ de Milton, explicando sobre a vida do autor, o enredo, como ocorreu a primeira edição da obra, entre outras coisinhas, o que torna a leitura do livro muito mais interessante. Então gente, era isso, eu gostei bastante da leitura desse livro, apesar do final não ter me agradado muito, mas, enfim... Alguém aqui já leu? Curtiram? Deixe aqui o seu ponto de vista sobre esse livro, até mais!

site: meninoliterario40.blogspot.com.br

Leituras Esporádicas 17/11/2015

A grata surpresa de Andrew Pyper!
Tenho várias coisas para dizer sobre este livro: Em primeiro lugar, o livro como objeto! Como sempre, a Dark Side Books caprichou nos detalhes do livro... A capa dura e o símbolo dela, as figuras, a lombada imitando um livro antigo e gasto... O livro realmente é bem bonito! Em segundo, o nome. Eu sou vidrado em livros sobre religião (mesmo não seguindo nenhuma) ou coisas que a contestem, ou seja, quando vi o título do livro já queria lê-lo! Em terceiro, claro, a história! Extremamente bem amarrada, todos os detalhes fazem parte de um contexto e se mostram importantes mais a diante, no geral, o livro é muito bem escrito! Achei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe o desenrolar da trama ou tire o mérito da obra... No final, fiquei UM POUCO decepcionado, mas este detalhe, a meu ver, não estragou a experiência de leitura como um todo. Pra quem gostou de “O Código da Vinci” e “Anjos e Demônios”, O Demonologista é um prato cheio!

site: https://www.instagram.com/p/-HormMNyxE/?taken-by=leituras.esporadicas

Marcia Lopes 18/11/2015

Nós somos muitos. Mas você não vai encontrar ninguém.
Então… a leitura realmente é tensa, chocante e até dá um “medinho” rs
Contudo ficaram fios soltos e o final não consegui até agora entender, discordo que foi previsível , muito ao contrário me surpreendeu desfavoravelmente…

Quando jovem eu li Paraíso Perdido de John Milton, tanto que vou relê-lo, porque meu ego foi ferido ao ser incapacitada de entender o final.

Entendi que David já era um “escolhido” apesar de formado em teologia, ele se especializou em Satanás, na verdade ele meio que entendia Lúcifer , o problema é que ele estava lidando com Belial e este na minha opinião tem o mesmo desejo que Lúcifer tinha quando resolveu se revoltar, agora pensam vocês a história se repetindo… Tai o pandemônio e qualquer um de nós pode fazer parte ... Será que mesmo sem saber! Ai meu Deus!

Mas recomendo com certeza, poque fora a minha opinião sobre o final , o livro faz jus ao estilo "terror"faz refletir e também passa algo bom sobre o amor, coisa que o diabo não entende e além da Tess sua filha e seu grande amor, tem também sua amiga, sua MELHOR amiga, chega a ser emocionante!

Com certeza preciso reler esse livro! Bjs

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-o-demonologista-andrew-pyper/

Marcus.Vinicius 24/11/2015

O Pior livro que já li
Comprei esse livro pelo marketing que foi vendido. O livro prometia uma historia envolvente, uma mistura entre o Código da Vinci e o Exorcista, duas historias fantásticas na minha opinião. O demonologista mostrou - se decepcionante. Possui uma trama fraca, personagens rasos, vilões risíveis e enigmas sem o menor fundamento. O final é horrível e totalmente sem sentido. Não vale a pena

YuriaAexandre 24/11/2015

Não gostei muito
sinceramente ele me descepiciono bastante, esperava mais desse livro. A edição é maravilhosa, mas a história deixa a desejar.

hanny.saraiva 26/11/2015

Cadê o filme?
A narrativa te prende e quando você vê, já está no final do livro. A escrita do autor é bem envolvente e a cada descrição parecia que estava vendo um filme. O enredo e a narrativa são bem cinematográficos. Saí feliz ao término da leitura, que nem quando a gente vê filme e a pipoca ainda não acabou. O livro fala sobre escuridão e citando o livro "A excitação torna você mais vivo." E é isso que o livro te proporciona, depois você esquece dos demônios.

Leio, logo existo 05/12/2015

O DEMONOLOGISTA

David Ullman é professor de Literatura da Universidade de Columbia, especializado no poema de John Milton “O paraíso perdido”, poema cristão sobre a narrativa bíblica de Adão e Eva. David confere uma perspectiva mítica ao texto bíblico e por vezes trata o demônio com simpatia e culpando Deus por esses atos de rebeldia.
Certo dia, Ullman é visitado por uma mulher misteriosa, a aparência dela o incomoda por ser muito magra e assim ele vai se referir a ela no decorrer da narrativa – A MULHER MAGRA. O objetivo dela é convidá-lo a fazer uma viagem até Veneza, onde deve prestar seus serviços. Achando tudo muito estranho, pois ela não esclarece qual seria o trabalho que ele deveria realizar, não aceita o pedido.
A vida pessoal de David está totalmente desestabilizada, pois sua esposa o traiu com um professor de Física da mesma Universidade em que ele trabalha, sua filha mostra-se introspectiva e distante dele e da mãe, e sente-se atraído pela colega de trabalho, Elaine.
Quando a esposa decide-se pelo divórcio, David decide aceitar a proposta da Mulher Magra e viaja com a filha Tess para a Itália, onde ele presencia um acontecimento sobrenatural, o demônio possuindo o corpo de um homem. O objetivo do demônio é provar que ele não é um mito, mas real, usando a fama de David como especialista nos estudos sobre religião.
David assustado resolve voltar para casa, mas antes de voltar algo acontece com sua filha, Tess desaparece. Convencido que o demônio é o responsável pelo sumiço de sua filha, Ullman resolve seguir as instruções que lhe são dadas ao mesmo tempo em que tenta descobrir qual demônio o persegue e como destruí-lo.
Na busca desenfreada para salvar sua filha David percorre várias cidades americanas presenciando a situações que o fazem questionar sua visão sobre o sobrenatural, todo seu ceticismo vai ‘por água a baixo’.
O argumento do livro foi o que despertou minha curiosidade - um professor cético que de repente é envolvido em várias situações sobrenaturais. Contudo, a forma como a narrativa se desenvolve não me atraiu. Achei que as situações não foram bem construídas, que as personagens são superficiais. Não consegui acreditar na história, nem me envolver com as personagens.
Logo de início, a leitura do livro nos leva a acreditar que tudo que acontece com David é fruto de sua imaginação, já que vive um momento traumático com a traição, divórcio e a perda da filha, porém em nenhum momento essa suspeita se concretiza. Mesmo chegando ao final do livro, ainda não descartei essa possibilidade, pois o término da jornada de David parece que ainda não acabou e há mais história para ser contada.

À primeira leitura não gostei !

Fernanda 08/12/2015

Não sabia a história quando comecei a ler o livro, só achava que iria sentir medo. Não senti. Achei o começo um pouco chato mas com o tempo a história foi ficando interessante. Realmente Tess merecia um maior destaque. Algum tipo de relato de como é no outro lado do rio. Diane também foi praticamente ignorada. Porra, a mãe da criança!! Não simpatizei com O'Brien e odiei algumas passagens dela, mas ok... no fim tive que reconhecer a amizade pelo David.
David... ah David. Gostei dele. Sim, eu gostei dele. Mesmo eu não sofrendo da tal melancolia eu consegui entendê-lo. Não foi fácil pra ele passar por tudo aquilo.
O final eu achei meio "O QUE? É ISSO? SERÁ QUE ENTENDI DIREITO?" Tive que reler o final pra ter certeza. Não gostei do final. Faltou algo pra ser um final triunfante. Mas de forma geral eu gostei do livro.