O Demonologista

O Demonologista Andrew Pyper

Resenhas - O Demonologista

Saulo 05/05/2015

Dan Brown e William Peter Blatty numa tentativa frustrada de escrever uma aventura de Robert Langdon contra Pazuzu. (ponto final)
Kau 05/05/2015minha estante
gostei da definição kkkk

Bruno 05/05/2015minha estante
Kkkkkk rachei aqui.

@lecobastos 08/05/2015minha estante
Lacrou. HAHAHAHA.

Diegocn 09/05/2015minha estante
Sim, um livrinho deveras canastrão.

Mayra 13/05/2015minha estante
puts gente, kkkkk
comprei mas ainda não chegou e agora to om medo de nao gostar

PaulaF 13/05/2015minha estante
Galera o livro é ótimo e muito bem escrito, do ponto de vista psicológico do personagem.

Nine 14/05/2015minha estante
Bem por aí... Achei os personagens bem superficiais.

Rodrigo 16/05/2015minha estante
Boa. Se a história fosse tão boa como é bonita a capa e o acabamento do livro.Decepção esse livro.

Mari Zombie 27/05/2015minha estante
A definição PERFEITA para esse livro! Palmas para vc meu amigo. Hehehe ;)

Joplin 27/05/2015minha estante
Ótimo. O cara é "demonologista" e demora 2 páginas para sacar quem é o capirotão. ¬¬ Boring.

Tinúviel 29/05/2015minha estante
Melhor definição ever.

Junior 02/06/2015minha estante
Rachei o bico. Isso é que é fazer resumo e acertar na mosca!

Yasmin 07/06/2015minha estante
Melhor resumo que li até hoje...kkkkk

Barbara.Ferreira 13/07/2015minha estante
Concordo em partes. A história é boa, os personagens são interessantes, porém, não teve muito desenvolvimento nos acontecimentos. Muitas coisas foram superficiais e deixaram a desejar, além de ficar confusas em alguns trechos do livro, como as viagens, principalmente de carro. Imaginei se fosse em São Paulo, ele só conseguiria chegar no próximo ano. HAHHAHA

Julio Cesar 07/10/2015minha estante
"O Demonologista" de Andrew Peper. A luta do bem e do mal, um livro de Terror, com uma pitada de Medo, o livro segue um caminho, sobre as mazelas da vida e vicissitudes encontradas ao longo de sua trajetória como ser humano, mortal, e isso faz o protagonista embarcar nos seus silogismos entre o certo e errado, realidade ou paranoia, o leitor escolhe. Não vamos esquecer que todas as referências sobre o Diabo e Deus são tirados do Clássico PARAÍSO PERDIDO de John Milton.

william.campos. 27/10/2015minha estante
Melhor definição para este livro. hahahaha. Não seria uma perda de tempo lê-lo, mas provavelmente será esquecido facilmente pelo leitor.

Hispo Books 29/10/2015minha estante
kkkkkk, verdade, achei meio fraquinho.

Maria Rosa 06/12/2015minha estante
KKKKKKKKKKKKKK chorei de rir. (PAAALMAAAS)

karamello 06/02/2016minha estante
cara, tirou as palavras da minha boca! exatamente.

Helvania.Ferreira 08/02/2016minha estante
Disse tudo! Várias "partes" de outros livros, só que bem mal coladas...

SABRI 31/03/2016minha estante
Eu percebi também!

Bruno Schmidt 21/05/2016minha estante
A única parte decente do livro é o posfácio, que fala da obra Paraíso Perdido e depois de John Milton.

Phelipe Guilherme Maciel 01/06/2016minha estante
Saulo, ainda vou ler este livro. Comprei ele numa promoção por 15 reais na Saraiva. Mas ai vejo essa sua micro resenha e fico bem chateado. Se isso é uma tentativa FRUSTRADA de escrever uma aventura de Robert Langdon (Que é superficial e fraco pra caralho), o que devo achar que é o livro? :'(
Perdi 15 reais, cara.
Vou ler... Espero realmente que você tenha somente exagerado na escolha da comparação. rs

K. 30/06/2016minha estante
Pior que é isso mesmo. No começo, até achei que iria ser bom. Depois, foi só ladeira. O final é frustrante.

K. 30/06/2016minha estante
É melhor ler direto a obra Paraíso Perdido.

zoreio 25/07/2016minha estante
Eu concordo com a crítica... Lembrou muito a escrita do Dan Brown mesmo. Mas apesar de se vender por mais do que realmente é, o início me prendeu e dei um voto de confiança para a história. Mesmo sendo bem fraquinha e com diálogos bem toscos no fim me diverti!

Matheus.Assis 29/08/2016minha estante
Cara eu gostei do livro mas seu comentario foi S E N S A C I O N A L kkkkkkkkkk

Adriana_Lis 03/09/2016minha estante
Nossa, eu amei! Achei muitas vezes arrepiante, e olha que to acostumada com terror.

alissonferreira.c1 08/09/2016minha estante
KKKKKKKKKKKKK
Melhor resenha que já li até agora. Não poderia ser mais correta. Parabéns.

Ouroboros 15/09/2016minha estante
O livro não é ruim em si... as referências a obra de Milton, por exemplo, são espetaculares...mas, o final, é, na minha opinião, muito fraco!!!

stephb 09/10/2016minha estante
Deveriam colocar isso em um daqueles quotes que ficam na contracapa do livro (supondo que alguém quisesse uma capa sincera), porque é isso. É só isso. HAHAHA

Ortiz 11/10/2016minha estante
É bem isso. O livro é muito bonito, por fora!

Jessica G. 28/01/2017minha estante
KKKKKKKK o livro deixou a desejar, de fato.

Barb Lima 11/03/2017minha estante
Não consigo parar de rir.
Uma das primeiras coisas que me veio a mente foi o Robert Langdon mesmo, infelizmente.

Mateus 02/04/2017minha estante
kkkkkkkkkkkk Eu disse a mesma coisa quando parei de ler no meio

Jackie Sabino 23/05/2018minha estante
Saulo, desconheço definição mais perfeita para esse livro!

duds 23/06/2020minha estante
Só eu sei a raiva que eu passei com esse livro kk

Verinha 07/07/2020minha estante
Meu Deus. Se eu pudesse eu casava com esse comentário.

Natalia.Teixeira 26/10/2020minha estante
Nossa coloquei hoje na estante de desistido ,AFF livro ruim ,abandonei ele

Klebia.Silva 20/06/2021minha estante
Gostei.. Se não curtiram ,pode ter alguma coisa errada....
Pode ser eu mesma que geralmente não ponho muita expectativa em livros e nem em filmes.. Por isso no me frustro .

Klebia.Silva 20/06/2021minha estante
Terminei hj..

Kau 21/06/2021minha estante
Gosto é gosto, ótimo que vc curtiu a leitura, isso não quer dizer q tem algo errado... Só q não agradou a todos

Bruno 19/04/2022minha estante
serio que tem Robert Langdon? adoro Dan Brown, mas nunca irei ler outro livro com o Robert, nao aguento nais

Bruno 19/04/2022minha estante

Astorius 19/02/2023minha estante
Mas o demonio não é Belial? O ser de expressão vazia? Que finge ser um demonio que se importa com a humanidade, que até tem um pouco de humanidade? Usando a melancolia do protagonista, e sua maior fraqueza, para tentar ele a jogar o mundo no caos.

Gabriel Leoni 04/12/2023minha estante
Colocação perfeita

Aline 13/01/2024minha estante
É um livro bom, mais já li melhores

@lecobastos 25/05/2015

O pior livro do ano. (Cilada Bino)
O demonologista é uma das edições mais chamativas da atualidade em qualquer livraria do país (como qualquer obra da Editora Darkside), mas se por fora bela viola, por dentro é um grande pão bolorento. O marketing deu a entender que estamos diante de um dos melhores livros de terror da atualidade, usou até um elogiou da amada Gillian Flyn na capa, mas se eu tivesse sido convidado teria escrito em letras garrafais: CORRA BINO, É CILADA.
O texto é maçante, o personagem principal se contradiz o tempo todo com sua falta de crença/crença ao mesmo tempo. A ação é zero e o medo é inexistente. O diálogos não são nem um pouco críveis. Exemplo:
" - Talvez alguém o tenha ajudado.
- Aí, está. Agora você está pegando a ideia, professor.
- Você acha que ele foi assassinado.
- Não no sentido convencional da palavra.
- Qual é o sentido não convencional da palavra?
- Uma operação traiçoeira, ela diz, sorrindo com a expressão. - O mais provável é que tenha havido alguma operação traiçoeira para caralho."

Really queen?, ninguém fala assim. NINGUÉM.
O demônio possuí todo mundo no livro, quem ele quer, na hora que quiser e quando tiver vontade. Até o pobre taxista é vítima do cramunhão (lembra um tico de nada Constantine, de uma maneira ruim).
E a vergonha alheia das pistas que dão a entender que o livro teria um clima das obras de Dan Brown? Se você acha que Dan Brown é ruim, vai amar ele depois dessa obra. Acho que um exemplo suficiente de como o autor tira as pistas do suvaco e quer que o leitor aceite é o ponto onde o nosso personagem principal Professor David Ullman, professor especialista na obra Paraíso Perdido (que não passa de uma cópia malfeita do famoso Professor Robert Langdon) pega um táxi (sim, o taxista que eu citei anteriormente) e é levado até a esquina norte de um edifício e logo tira uma conclusão genial:
"Ele me largou na esquina norte do edifício. Norte do Dakota.
Dakota do Norte."
Sim, ele vai para o estado de Dakota do Norte por conta disso. Não façam isso em casa amiguinhos, não interpretem o local onde o táxi para como base para suas viagens.
O livro teve os direitos comprados, então se você ainda está curioso com essa obra enervantemente ruim, economize seu tempo/dinheiro/paciência quando estiver nos cinemas. Se mesmo assim quiser arriscar, esteja avisado.

Ícaro 25/05/2015minha estante
Ótima resenha. Deu para ver que você é fã de RuPaul e Carga Pesada.

Igor 25/05/2015minha estante
"O fim é o fim da picada, literalmente. Lembra muito aqueles filmes péssimos, quando os créditos começam a subir e você pergunta para o Universo: Acabou? É essa bosta mesmo? " rrrrssss

Daniel - S.P. 02/06/2015minha estante
Será que ler O paraíso perdido faça com que O demonologista seja melhor entendido?

Gui 09/06/2015minha estante
Tive a mesma impressão quanto as sacadas geniais que o protagonista têm. Tipo a parte em que ele lê um verso a respeito do Sol e já saca na hora que ele tem q ir pra Flórida... fora a volta gigantesca que o demônio faz ele dar pelos Estados Unidos... o cara costura o país inteiro em 6 dias e termina com o fim da picada MESMO... Às vezes me pergunto como outros autores se propõem a estampar seu nome elogiando obras tão ruins (vide Gillian Flynn). Outra coisa... essa jornada mirabolante sem um propósito concreto... Não sei se da pra tirar outras conclusões quanto ao final... mas a minha foi "Aaaaaah NÂO... sério que eu li 300 e poucas páginas pra isso"... E aquele Perseguidor... o que é aquilo??? Personagens mal trabalhados e sem nenhum nexo... Pra finalizar: acredito que a idéia principal do livro era ótima... talvez, qm sabe, Robert Zemericks consiga fazer algo bom.

rogsnow 10/06/2015minha estante
Eu ia ler né? IA

Rodrigo 11/06/2015minha estante
Concordo,tava com uma expectativa nível 10 pra essa obra e minha decepção não poderia ser maior,foi literalmente um sofrimento (no mau sentido) pra terminar de lê-lo,caracterizações rasas e sem expressão o que simplesmente faz com que não se consiga simpatizar com nenhum personagem,o enredo fraquíssimo e totalmente furado,sem ação não prende a atenção em momento algum da trama,a história não desenvolve não convence e por fim não tem bulhufas de assustador,ou seja uma bela estratégia de marketing pois a prosa de Pyper é péssima e o Demonologista uma dos romances mais fracos que já li

Thais' ritalin 13/10/2015minha estante
Adorei a resenha. Eu achei o livro muito mal traduzido,tinha muitos erros de concordâncias e expressões sem nexo.

Isaque.Figueredo 12/11/2015minha estante
Brother... Excelente resenha. Concordo plenamente com vc em tudo. Livro mt fraco.

Altieris 11/01/2016minha estante
Excelente resenha Alex.
Também achei o livro muito superficial e mal escrito, minha expectativas estavam lá em cima, porque compararam com Dan Brown e o Exorcista. Até que tive a decepção de lê-lo. Parece mesmo um livro road trip muito enfadonho.

Eu deveria ter lido sua resenha antes, teria me poupado kkk

Bruna.Bernardes 28/01/2016minha estante
HORRÍVEL! Fiquei feliz em encontrar gente que pensou exatamente como eu. Gastei tempo e dinheiro a toa. Achei que pelo marketing, editora, críticas ia ser o livro do ano.
Me decepcionei.
Vou achar um jeito de passar para frente, nem que seja pela metade do preço.

Ortiz 19/02/2016minha estante
Uma decepção, do início ao fim, e que fim foi esse!!!

Henri.Cleiton 20/02/2016minha estante
Esse livro é do Dan Brown?

Cássia 22/04/2016minha estante
Desisti da leitura rs

Barbosa 25/04/2016minha estante
Nooosa,excelente resenha,estava pensando em comprar ...na realidade talvez até eu compre porque a capa é muito linda,mas a estória me desanimou.

Larissa.Vitti 25/05/2016minha estante
Obrigada, sério! Eu ia comprar e tava achando que ia ser NOSSA MEU DEUS, O LIVRO!. Tks por poupar minha graninha suada. Que o universo te abençoe!

zoreio 25/07/2016minha estante
Eu concordo com a crítica... Mas apesar de se vender por mais do que realmente é, o início me prendeu e dei um voto de confiança para a história. Mesmo sendo bem fraquinha e com diálogos bem toscos no fim me diverti!

Paulo.Henrique 11/12/2016minha estante
Caro Alex. Estou no meio do livro e estou tendo as mesmas impressões que as suas. Rachei os bicos aqui quando você cita o trecho do livro em que o autor-personagem tira uma de suas pistas de debaixo de seu sovaco. O taxista o leva até prédio Dakota. Dakota do Norte. E ele parte para Dakota do Norte. Pra dizer a verdade, me achei um pouco burro por não estar entendendo nada desta "magistral pista", mas ao ler o seu comentário, não me aguentei de rir. É sem dúvida, um ultraje. Mas vou acabar de ler assim mesmo, afinal gastei o meu suado dinheirinho para comprar este livro.

Marcelo Caniato 16/11/2016

Poderia ser muito melhor
O Demonologista narra a história de David Ullman, um professor especializado em mitologia cristã, e com profundo conhecimento da obra Paraíso Perdido, de John Milton. Apesar do sucesso profissional, sofre com problemas conjugais, em grande parte por causa de uma espécie de depressão (que ele chama de "melancolia") que o acometeu durante toda sua vida, o que o torna uma pessoa ausente em casa. Certo dia ele recebe uma visita inesperada de uma mulher, também conhecedora da obra de Milton, solicitando a ele que vá até Veneza investigar um fenômeno, apesar do fato de David ser profundamente cético.

Apesar da aparência do livro e do tema central, não se trata de um livro de terror. Se você estiver esperando por isso, irá se decepcionar. É um thriller psicológico, com pitadas (bem leves) de terror. Existe apenas uma cena no livro, envolvendo duas irmãs gêmeas, que eu achei um pouco mais sinistra. Mas é só!

No decorrer do livro, David entra em contato com acontecimentos que colocam à prova o seu ceticismo e o fazem reinterpretar fatos de sua vida. E o problema pra mim começa aí: não acho que os acontecimentos sejam suficientes para fazer uma pessoa como ele questionar suas convicções. Um certo "documento" que ele encontra logo no começo do livro contém evidências bem fracas, na minha opinião, acerca do fenômeno, e ele trata aquilo como se fosse A PROVA. Além do mais, achei as motivações do demônio beeeem chumbregas. Eu li e pensei: sério?

Outro ponto SURREAL pra mim foram as viagens. O cara vai de um ponto a outro dos EUA, dirigindo sem parar, fazendo propaganda de todo tipo de rede de fast-food, e isso tudo com um tempo limitado para concluir sua tarefa. Eu fui até no Google Maps pra calcular o tempo de viagem. Não fiz as contas no papel, mas, sinceramente, achei muito pouco crível que seja possível alguém fazer o que ele fez no tempo que fez.

Ao começar a leitura, é inevitável também uma associação com Robert Langdon, de Dan Brown. Aliás, a viagem a Veneza me remeteu imediatamente ao seu livro Inferno (talvez isso até tenha sido intenção do autor, dada a história "infernal" rsrs). Entretanto, Dan Brown faz um trabalho infinitamente melhor no que tange às interpretações das pistas que Langdon encontra pelo caminho. A capacidade dedutiva de David é COMPLETAMENTE IRREAL! Ele deduz coisas aparentemente sem nexo em um estalo, estabelecendo relações extremamente frágeis. O caso mais emblemático é um que ocorre ainda no início, quando ele pega um táxi que o deixa ao norte do Ed. Dakota, e ele deduz que precisa ir pra Dakota do Norte. Wtf? kkk Ok, considerando que o livro trata de demônios, podemos pensar em uma espécie de intuição sobrenatural guiando David, mas mesmo assim não me convenceu.

De maneira geral, a escrita é fluida, com alguns trechos um pouco confusos. O autor dá uns saltos repentinos na narrativa em certos trechos. O livro é bem empolgante no início, mas à medida que a história avança a coisa vai ficando mais morna. Achei certos acontecimentos previsíveis, outros mal explicados e o final um pouco decepcionante, apesar do benefício de ser aberto a diversas interpretações. Aliás, acho que essa possibilidade que salva o livro, pois certas interpretações eliminam alguns furos e tornam a história mais interessante. Na pior das hipóteses, se você odiar o livro, ainda pode usá-lo como um belo enfeite rsrs, visto que a edição da Darkside está maravilhosa (como sempre). Eu gostei, não me arrependo de ter lido, mas acho que não leria novamente.
Natalie Lagedo 16/11/2016minha estante
Obrigada, Marcelo. Você me convenceu a não ler. :)
Até agora não li nenhum livro publicado pela Darkside e acho as edições realmente lindas, mas acredito que o seu comentário foi o primeiro que vi que não superestima a editora. As pessoas estão mais preocupadas com o objeto livro do que com o conteúdo deles.

Marcelo Caniato 16/11/2016minha estante
Pois é, Natalie! Eu adoro um livro bonito e bem acabado como esse, mas o conteúdo tem que acompanhar. As opiniões são bem divididas quanto a esse livro. Alguns argumentam que se você o ler nas entrelinhas, interpretando tudo como uma espécie de jornada espiritual do protagonista, o livro fica mais interessante. Mas pra mim isso acabou sendo ofuscado pelos problemas que eu citei na resenha.

Saionara.Zakrzevsk 16/11/2016minha estante
Haha no começo você estava tão empolgado que pensei "nossa, esse vai valer a pena", mas agora, também me convenci a não ler diante da sua resenha. É exatamente assim que me sinto com "As Mil e Uma Noites", o livro começou empolgante, mas agora parece maçante, pela repetição, a despeito de as histórias serem interessantes...

Marcelo Caniato 16/11/2016minha estante
Hahahha o início foi realmente empolgante, até porque eu adoro histórias ligadas a demônios. É triste quando deixa a desejar depois. Pelo menos não eram 1000 páginas, o seu suplício é certamente maior que o meu kkk.

Cripta Da Leitura 17/11/2016minha estante
Nossa Marcelo, sua opinião foi EXATAMENTE como a minha! Eu mesma não poderia descrever melhor! Eu terminei agorinha de ler o livro, e logo vim aqui dar uma nota e ver a opinião das outras pessoas, e quando vi que você deu a mesma nota que eu, a primeira coisa que fiz foi ler sua opinião. E realmente é bem isso mesmo o que você descreveu. Eu gostei muito do personagem, no começo o livro estava bem empolgante, mas quando a jornada do personagem começou eu fiquei com um ponto de interrogação na cabeça com quase tudo o que acontecia. Ele chegava a cada conclusão, que eu pensava "será que eu perdi alguma coisa?", tipo como um cara tão cético como ele começou a ficar tão doidão? Tudo bem que ele perdeu a filha, mas aquela viagem não fazia sentido, aquelas conclusões dele, eu hem... Fora a "prova" também que eu achei fraquissima! E aquele final, sem spoiler, na estação de metrô, sinceramente viajei total! Kkkk...

Marcelo Caniato 17/11/2016minha estante
Pois é, Tai, também gostei do personagem, mas quando entrou naquela road trip surreal, eu fui comendo as páginas, ansiando por uma explicação para aquilo tudo. Aí você chega no final e se depara com aquele desfecho rsrsrs.

Cripta Da Leitura 17/11/2016minha estante
Então Marcelo, depois de comentar aqui, eu procurei no YouTube algumas resenhas sobre o livro (a maioria das pessoas claro, puxando um saco desnecessário para o livro), mas me deparei com uma resenha muito interessante, onde a pessoa explicava em quase meia hora o entendimento dela sobre o livro e eu achei que fez todo o sentido. Primeiramente ela disse que se o livro era realmente só aquilo ali mesmo, ela tinha achado fraco, porém o entendimento dela foi que o cara era perturbado mesmo devido a depressão que ele tinha e que todos os demônios do livro não passava de seus próprios demônios, ou seja, sua imaginação, e que em vários trechos do livro dá pra entender isso. Bom, se for isso mesmo, realmente é bem interessante, então eu prefiro pensar por esse lado!

Marcelo Caniato 18/11/2016minha estante
Sim, eu vi uma resenha dessas também (acho que não a mesma que você viu), e realmente deixa o livro mais interessante. Por isso eu achei que o final aberto meio que "salvou" o livro, porque dá margem a essas interpretações. O meu problema maior foi com a falta de noção das sacadas dele, as viagens em tempo irreal (pelos meus cálculos, ele precisaria de 4 dias inteiros sem dormir nem comer só pra fazer todo aquele trajeto), entre outras coisas. Me manda o link dessa resenha que você viu, quero ver também :)

Marcelo Caniato 18/11/2016minha estante
Achei aqui a resenha que você falou. Realmente, os elementos que ela cita parecem corroborar essa teoria. Vendo a resenha dela, *SPOILER* me lembrei de uma parte que aquela senhora gêmea diz a ele que ele vai matar alguém próximo. Talvez ela estivesse falando de algo que já tinha acontecido, mas que ele ainda não tinha aceitado. Fui reler aqui e comecei a dar umas viajadas. Ela diz que o demônio quer que ele acredite que é capaz de matar. No fim do livro, ao ver a Tess ele diz "eu acredito". Talvez seja ele finalmente aceitando o que fez? Sei lá. De fato, é mais interessante pensar nessas possibilidades do que na história padrão. Eu precisaria reler o livro, mas não sei se animo não rsrs.

Cripta Da Leitura 18/11/2016minha estante
Realmente! Fez muito sentido sim, olhando por esse lado. Até fiquei curiosa para ler novamente com esse ponto de vista, mas também não sei se vou ter coragem rsrs... Mas querendo ou não, a única coisa que eu ainda fiquei na dúvida é não consegui entender tão bem onde se encaixa nessa teoria, é a gravação, no caso a tal "prova". Mas enfim, pensando por esse lado é mais interessante. Agora realmente o tempo que ele levou ora fazer toda aquela viagem, principalmente a viagem de volta pra Nova York, foi bem irreal! Rsrs

Craotchky 05/01/2016

Pandemônio
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

Muito se falou deste livro lançado pela DarkSideBooks. Não sei se cabe a alcunha de polêmica, mas é um livro, que me parece, ficou ou virou moda falar mal à respeito. Como o marketing foi executado de forma muito intensa, como o título realmente chama atenção e como a capa e a edição é inteiramente fantástica, é relativamente fácil entender que a expectativa que se criou em cima deste tomo ultrapassasse o que ele realmente é.

No princípio da leitura, depois de uma não muito breve folheação e admiração da parte gráfica visual do livro, não me foi possível evitar de fazer um paralelo, uma comparação, das similaridades de alguns livros de Dan Brown e deste de Andrew Pyper; da similaridade dos personagens principais dos dois autores: O professor David Ullman e o professor Robert Langdon. Até mesmo na área de estudos eles são próximos. E para os desavisados, basta uma rápida olhada nos meus favoritos e logo perceberão que Dan Brown é figura cativa. É um dos meus autores preferidos. Sim, pois seus livros foram alguns dos mais prazerosos de ler.

Assim como acontece com Langdon, O professor Ullman recebe um convite totalmente de surpresa, um convite enigmático, deveras irrecusável. Sua missão, que assim como para o professor Langdon parece inicialmente simples, é ir até certo lugar na Europa para supostamente prestar auxílio relativo a seus conhecimentos teóricos. Ao chegar ao tal lugar, vê-se envolvido em algo inimaginável. Mais adiante na história David peregrinará de um local para outro, de lá pra cá, assim com Langdon.

"Não se trata de encontrar uma maneira de seguir em frente. Não se trata de ficar com raiva de Deus. Trata-se de morrer. De querer estar morto."

Achei o livro demasiado superficial na vida de seus personagens, nos seus maneirismos e sobretudo nas suas emoções. Acho que ao ler muito Stephen King, um dos efeitos colaterais que você pode adquirir é se acostumar com personagens ricos, cheios de detalhes, com lado pessoal e emocional muito trabalhados; com descrições minuciosas de cenários e ações. Assim, qualquer livro pode lhe frustrar nessas coisas.

David percebe seu casamento indo para o buraco e parece não se importar; é corneado pela esposa e conversa numa boa com o amante dela; "perde" a filha e não apresenta grandes sofrimentos e perturbações...Acho que o Andrew Pyper desenvolveu até bem o livro, com narração rápida e até certo ponto envolvente, porém não trabalhou seus personagens e isso me incomodou bastante. Os diálogos também não são lá essas coisas...

Isso tudo é apenas minha humilde opinião, mas deixo claro que considero o livro bom. Não deveria ser tachado de terror; está mais para suspense. Não procure sensações aterrorizantes nesse livro pois você não vai encontrar. Nenhuma. Sorte que ainda não li O exorcista pois uma comparação das duas obras seria inevitável e O demonologista provavelmente levaria uma surra.
Augusto 05/01/2016minha estante
Verdade, cara, lembra mesmo um pouco o Langdon. Embora a escrita do Dan Brown seja mais "intensa". E concordo, está mais pra suspense.
No entanto, gostei dos diálogos.

Augusto 05/01/2016minha estante
Em tempo: também acho que a divulgação foi muito agressiva, mas acabou por ser responsável por grande parte das decepções. Divulgaram o livro como se fosse Terror. Algo absolutamente assustador... e definitivamente.. não é.

Craotchky 05/01/2016minha estante
Pelo nome do livro eu esperava um cara trajado de preto com um crucifixo ao redor do pescoço e uma bíblia na mão... Talvez um exorcismo... Mas não há nada disso.

Bruno 'Empathy' Kuhn 10/01/2016minha estante
Ótima resenha, meu amigo. Concordo plenamente com tuas palavras.

Mandark 04/08/2016minha estante
Fui um dos frustrados com a leitura desse livro. Foi difícil terminar. Em muitas partes cheguei a taxar o livro de simplesmente "chato"... Mas, essa foi minha impressão.

Craotchky 05/08/2016minha estante
Sim André, foram muitos os frustrados, eu fui um deles. O pessoal criou muita expectativa com esse livro.

Kelli ( kell_msa) 10/04/2016minha estante
Achei sua resenha meio bosta moça, desculpa

Adson 12/04/2016minha estante
Adorei a sua resenha. Acho que é bem isso mesmo! Não ligue para os recalcados!

Alan Mota 18/04/2016minha estante
Resenha espetacular, parabéns. O livro é muito bom, Pyper escreve de forma cativante, sempre nos fazendo refletir algo e nos colocando à prova.

Manuka 21/04/2016minha estante
Kelli, muito obrigada por perder seu digníssimo tempo lendo e comentando uma resenha gigante de um livro que você nem gosta! Hahahahaha!

Rapazes, obrigada! Eu gostei bastante do livro e achei legal dividir o que eu enxerguei. :)

Kelli ( kell_msa) 21/04/2016minha estante
Recalque de que? Nem conheço a moça para ter recalque de nada! Agora eu vi, uai

Manoelle. não quis ofender, apenas achei meio bosta, porque parece que você supôs que quem não gostou, não entendeu o livro por isso não gostou. Eu entendi, mas achei tudo raso, chato tedioso demais e várias coisas, o livro em si é ruim.

Altieres 08/05/2016minha estante
Concordo com Kelli. A ideia do enredo é ótima e tinha tudo para ser sensacional, mas se perde.

Klíscia 18/08/2016

Fraco
Para os que continuamente fazem reclamação da narração fraca e tediosa de Dan Brown, não sabem o quão fraco e tedioso e nada interessante esse livro é.
Nada é revelado, nada lhe assusta, nada é contado, é so mas um livro de um cara que precisa correr para encontrar algo, sem sustos, ação ou intriga, simplesmente nada, tão parado que o climax do livro nunca apareceu, um demônio que nada faz, a não ser falar, nem prega um sustinho ele faz, a unica parte interessante do livro é a narração da filha do personagem principal no inicio do livro.
O livro é simplesmente preguiçoso e sem sal.
Jeff Valerio 18/08/2016minha estante
Poxa e eu doido pra ler ele D:

Alicia 18/08/2016minha estante
Acabei de ler o livro e encarei seu enredo de forma diferente, para mim nunca foi um livro feito para dar sustos, até acho que seria clichê demais. Gostei do livro para mim se trata mais de uma história de redenção. Mas as falas da filha dele realmente é a parte mais bacana do livro.

Klíscia 18/08/2016minha estante
O livro tem uma propaganda de ser uma historia de suspense e não vi nada daquilo, enquanto eu lia parecia que estava lendo mais um daqueles panfletos de fanáticos religiosos, onde um ateu viu a luz e virou religioso, serio, me venderam esse livro como se fosse um marco de suspense, e fiquei tão decepcionada, parecia que estava lendo stephen king.
T.T T.T
Estou com uma imensa duvida, ou os livros de suspense que me indicão são fracos ou eu fiquei insensível a esse tipo de literatura.
T.T

Alicia 18/08/2016minha estante
Entendo. Passei por isso com o livro a menina submersa, me vendeiro o livro como sendo uma fábula com fantasmas e uma pitada de terror, mas nas primeiras linhas percebi não era nada disso, depois que conseguir vencer as 100 primeiras páginas que achei chatas e cheia de uma escrita pretensiosamente confusa, acabei gostando do livro.

Jeff Valerio 19/08/2016minha estante
Le LOVECRAFT rs
Se não te prender...quer dizer que esta insensível msm. Nem tudo é excelente mas todos são bons

Klíscia 20/08/2016minha estante
Vou colocar na minha lista.

Natália 30/06/2017

Ô gente tinha tudo pra ser um livro 5 estrelas mas esse final.......
Simone.GAndrade 01/07/2017minha estante
Vish sério o primeiro desse autor foi bem interessante, comprei esse pra ler tá na lista de espera ?

Natália 01/07/2017minha estante
Não é um livro ruim, vale a pena ler, só não gostei do final mesmo

Simone.GAndrade 01/07/2017minha estante
Ahhh sim kkkk, têm alguns livros que os finais são decepcionantes mesmo :(

VdeVeruska 27/07/2017minha estante
Concordo com vc...a historia estava muito boa...agora o final....que decepcionante.....

Cristian Rafael 10/09/2017minha estante
Ahhh, preciso conversar do final com alguém. Acabei de ler. É muito decepcionante mesmo Natália. O que o autor tinha na cabeça? :(

Natália 14/09/2017minha estante
Pois é :/ mas tudo bem, o livro não deixa de ser bom só pelo final ruim, mas poderia ser melhor kkkk

@solitude_e_books 01/12/2018

So mais um livro !!!!
Ao meu ver o autor começou muito bem e com uma ideia muito atraente aos meus olhos, que é o lado macabro da obra de John Milton ´´paraíso perdido``, só que ao decorrer do livro pude perceber uma acentuada perda de foco do autor, culminando com o protagonista David Ullman fazendo uma viajem por alguns países que ao meu ver ficou totalmente fora de contesto com o livro, essa viagem do personagem não contribuiu em nada para o desfecho da historia que foi bem sem graça.

Os condenados do Andrew Pyper ao meu ver é muito superior a esse. vale muito apena, é um dos melhores livros de terror que ja li. fica dica!!!!

Mireille 02/12/2018minha estante
Também achei a ideia boa, mas a execução fraca! Preciso ler Os Condenados!

@solitude_e_books 02/12/2018minha estante
Amiga, os condenados é excelente!!!
")

Cripta Da Leitura 02/12/2018minha estante
Te fiz uma pergunta no comentário que você fez da minha leitura de Os Condenados sobre este livro (O Demonologista) e logo em seguida vi essa sua resenha rs

Cripta Da Leitura 02/12/2018minha estante
Também não gostei desse! Tinha tudo pra ter sido legal, mas não foi. Até a parte do sumiço/suicídio da filha dele eu estava gostando, depois virou uma viagem na maionese kkk... E aquele final? Aff...

@solitude_e_books 03/12/2018minha estante
Só verdades em suas palavras")

Kelly 17/04/2018

Uma história sobre amor
Sabe quando sua estante esta abarrotada de livros e você precisa urgentemente reduzir isso? Ano passado eu adquiri vários exemplares da Darkside Books, e esse ano estou lendo todos na medida que posso, ou seja, vem muita Darkside por aí. Mas apesar disso, o Demonologista foi uma indicação da Nana, e confesso que imaginei que me depararia com um livro de arrancar o sono, e apesar disso, posso garantir que essa leitura foi uma grata surpresa e uma intensa lição de amor, vou explicar porque.

"Quando se perde o que eu perdi, você se agarra a qualquer coisa que tenha ficado."

David Ullman, possui todos os quesitos necessários para ser considerado a maior fraude do mundo dos estudos, ele é um professor renomado no estudo da figura literária do Diabo, Daniel sabe tudo sobre demônios, possessões e tudo ligado ao famoso inferno, mas apesar de todo seu conhecimento ele não acredita nem por um segundo que tudo aquilo que ele ensina exista. Ateu de coração, nem mesmo ele sabe, como, entre todas as possibilidades de estudos, ele foi parar nessa área, mas essa é a mesma que o sustenta. Mas todo seu conhecimento e sua fé serão colocados em teste.

Quando Daniel é procurado por uma estranha mulher, lhe oferecendo um serviço sem pé nem cabeça, sua primeira opção é recusar, ele não acredita no que prega, então não existe sentido em ir até a Itália testemunhar um fenômeno desconhecido e dar sua opinião sobre isso, mas sua vida esta de pernas para o ar. Sua mulher o traiu e agora quer o divórcio, não existe mais possibilidade de salvar essa união, mas ele ainda tem sua filha, aquela por quem ele vive e respira, visando levar a filha para longe de toda essa confusão ele aceita a proposta da estranha e parte para a Itália.

O problema é que o renomado professor se perde em um problema ainda maior, depois de se deparar com um estranho caso de possessão, Daniel perde a filha, após a mesma se jogar do terraço do hotel, a questão é que ele acredita que ela não esta morta, e terá que usar todo seu conhecimento para salvá-la daquilo que ele acreditava não existir, o inferno.

"Mover-se assim, sem rumo, é o mais perto que os vivos podem chegar dos mortos."

Como disse no inicio da resenha, quando iniciei a leitura desse livro acreditava estar me envolvendo em uma leitura de terror, cheia de demônios e possessões e que com certeza ficaria sem dormir, mas acredite, apesar de haver sim, demônios, Andrew trata muito mais de amor e conhecimento do que do paranormal.

Quando Daniel se depara com o demônio e perde sua filha, ele se vê imerso em um mundo que até então era inexistente para ele, demônios eram casos fictícios que pagavam as suas contas, até a Itália .... Agora Daniel precisa aprender a acreditar e achar sua fé, lutar contra o mal para salvar sua filha das garras do inimigo que anda e cerca o mundo desde seu nascimento.

A narrativa é intensa, Andrew tem um poder de coesão nas palavras que prende o leitor e o mantém refém ao seu enredo, logo de inicio o protagonista já cativa o leitor, os momentos de terror são intensos, nada que um bom fã de terror não consiga lidar, mas é o amor e a fé que fazem com que o leitor se sinta tocado e torça para que o professor se encontre no mundo e mais do que tudo salve sua filha.

A coisa mais impressionante da leitura toda, e em particular pra mim, mais tocante, é a luta de Dave pela filha, seu amor incontestável. Aquele amor do pai pelo filho falado na Bíblia, e esperado na vida que não vemos todo dia, eu pelo menos nunca vi. Apesar dos momentos de terror serem de arrepiar, sem dúvida alguma não foram eles que me marcaram.

"Sentir falta de alguém é como ter fome. Um vazio insaciável no cerne de si próprio."

O livro é todo baseado no clássico Paraíso Perdido, que teve seu lançamento pela própria Darkside essa semana em formato de Graphic Novel, Dave sabe esse livro de cor e salteado, e é com ele que o demônio guiará o professor até seu fim.

O livro possui ação e mistério, um suspense denso que faz o leitor duvidar da realidade e desconfiar de todos os personagens sem saber qual deles pode ser apenas uma peça do Diabo.

Se você tem curiosidade sobre livros de terror, ou é fã de livros de terror, sugiro que dê uma espiada no querido Andew Pyper e suas obras. Depois de ler O Demonologista e amar a história mesmo odiando algumas coisinhas como o final kkkkk, estou me preparando psicologicamente para embarcar na sua próxima obra, Os Condenados.

Leitura mais que indicada, não só pelas ceninhas aterrorizantes, mas porque uma amor como esse tem de ser conhecido através das gerações. E aí, diz pra mim, até onde você iria por um filho?

site: http://www.paraisodasideias.com
Mônia 27/04/2018minha estante
undefined

Kelly 28/04/2018minha estante
não entendi?

Mônia 06/05/2018minha estante
Olá, Kelly.
Creio que deva ter dado algum erro em meu App, devo ter esbarrado em algo ou algo do tipo pois eu tinha curtido sua resenha e além de não aparecer a curtida, surgiu este comentário que eu não havia feito.
Desculpe

Kelly 06/05/2018minha estante
Hahhahaha sem problemas! Obrigada por curtir ??

Wilker.Dantas 28/02/2020

Vamos lá... após ter lido Os Condenados do mesmo autor de O Demonologista, fiquei numa séria dúvida se leria O Demonologista por ter me decepcionado um pouco com a escrita de Pyper, e mais uma vez me deparei com um livro monótono, com uma narrativa cansativa e uma história que poderia até ser boa (mas, né?!), onde apenas o final se sobressai, assim como em Os Condenados, mas não quer dizer que vale a pena leitura na esperança de que pelo menos o final se sobressaia.
Mais uma vez o grande defeito de Pyper é manter a tensão em sua escrita e conseguir segurar o leitor durante os momentos de tensões que acabam por se dissipar muito rapidamente voltando a uma narrativa minuciosamente detalhada.
O livro conta a história de David, um professor universitário, especialista em demonologia, ateu, e que tem como fonte de seu trabalho a obra Paraíso Perdido de John Milton que acaba sendo o principal foco para quem lê, a suposta relação entre o Bem e o Mal, Deus e o Diabo e aos seres humanos acaba tornando-se a forma pela qual David fomenta a fé, ou a falta dela. Após receber um intrigante convite para ir a uma viagem e pela curiosidade de descobrir o que o aguarda, após sua mulher o deixar ele viaja com sua filha Tess. Após um encontro com o desconhecido, chamando-o de Inominável, David encontra-se perdido em seus pensamentos pela cidade de Veneza para buscar sua filha no hotel e voltarem para casa quando ao chegar encontra sua filha dominada e levada por um ser inconcebível a sua falta de fé. Enlouquecido, passa a seguir pistas transitivas e sem racionalidade. E, a cada passo sendo involuntariamente lançado ao encontro com o sobrenatural.
Annie Bitencourt 28/02/2020minha estante
Esse livro me traumatizou de ruim. Até botei o outro do mesmo autor nos meus planos de leitura mas até hj não li por medo de ser outro Demonologista ou pior

Wilker.Dantas 29/02/2020minha estante
Quer um conselho? Não perca seu tempo. Eu li, tem uma resenha dele no meu perfil, é pior do que esse, eu simplesmente não consigo acreditar que isso fez sucesso, mas, o que um bom título não faz, não é mesmo?!

Annie Bitencourt 29/02/2020minha estante
Pior que a Darkside lança muita bomba de capa bonita e nome chique

Wilker.Dantas 29/02/2020minha estante
Exatamente!

Ralph 27/03/2022

Não compre um livro pela capa...
... porque só arrependimento nesse caso.
O tempo que tava lendo isso, eu podia ter lavado uma louça.
isa muniz 27/03/2022minha estante

Santos231 11/05/2022minha estante
MANO AKDJJSJJKKKKK

Cláudia 08/02/2017

O Demonologista, Exorcizem Ele, Pelo Amor de Deus
Comecei esse livro cheia de expectativas, afinal, só tinha lido coisas boas a respeito. "O Demonologista", de Andrew Pyper, Editora DarkSide, não atendeu ao alto grau de qualidade na qual esperava encontrar, talvez por estar ansiosa demais, sei lá.
O livro é bem legal, mas ouvi o pessoal comentando MUITO mais do que isso, então não esperava SÓ um livro legal, esperava ser surpreendida, consumida, arrasada, só que não.
O problema de ouvir excelentes comentários acaba sendo isso: decepção, e não é porque a leitura foi ruim, mas porque criamos expectativas que não são correspondidas no final, e isso é bem chato, porque meu ponto de vista poderia ter sido outro se a realidade não tivesse sido tão "gigantemente" aumentada. Talvez só tivesse coisas boas para falar, mas não vai ser a história de hoje.
O livro se baseia muito nos escritos de John Milton, "Paraíso Perdido", no qual o personagem David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, se baseia nos estudos da figura literária do Diabo. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico. Ao aceitar um convite estranho para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, ele começa a ter motivos para mudar de opinião. O que seria apenas uma boa desculpa para tirar férias na Itália com Tess, sua filha de 12 anos, se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma. Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico "Paraíso Perdido", e usar tudo o que aprendeu para enfrentar a Grande Besta e salva sua filha do inferno.
O livro ganhou uma série de prêmios, e foi finalista de outros vários.
É aí que a gente concorda que um bom marketing faz toda diferença. E o boca a boca ganha uma extensão MUITO maior do que deveria.
Vi Milton e seu "Paraíso Perdido" na época da Faculdade e achei legal as inúmeras passagens que ele usa. Mas o livro é praticamente isso. Ele cria momentos que logo você pensa, "Ah, agora vai...", mas não. A impressão que fica é que o autor não consegue sustentar a história, e toda aquela interrogação fica perdida num desmembramento vago, frouxo, inconsistente. Talvez ele tivesse mais coisas na cabeça e não tenha conseguido transforma-las em história, sei lá. Só posso dizer que não rolou.
Achei a história BEM mediana, faltou emoção. Acho que precisavam exorcizar os demônios do autor para ver se ele conseguia melhorar a história. E o fim, ah, o fim... Melhor deixar pra lá.
Boa leitura!

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/11/o-demonologista-exorcizem-ele-pelo-amor.html
Caio Gouveia 12/02/2017minha estante
undefined

Cláudia 13/02/2017minha estante
Desculpe-me, mas não entendi!

Caio Gouveia 13/02/2017minha estante
Claudia, eu não fiz este comentário. Provavelmente deve ter sido algum erro do Skoob.

Cláudia 13/02/2017minha estante
Desculpe-me, é que veio o comentário e eu fiquei sem entender... rsrsrs. Coisas do skoob.

Jana 02/07/2015

Típico caso de "achei a capa bonita" + marketing eficiente

O meu flerte com esse livro tinha tudo para virar um amor verdadeiro, amor eterno.

Capa incrível, sombria e instigante - CHECK
Editora confiável, que vive lançando títulos maravilhosos - CHECK
Marketing que prometia uma entusiasmante mistura entre duas obras magníficas - CHECK
Várias críticas favoráveis - CHECK

Assim, ao adquirir O Demonologista, eu estava certa de que iria amar. Um livro de terror, uma mescla entre o Exorcista (que para mim, é o MELHOR livro de terror que li nos últimos anos) e O Código da Vinci (uma aventura muito bem escrita), um exemplar lindíssimo com capa dura e ilustrações de deixar qualquer um babando...

Por isso tudo, no final, ao fechar o livro pela última vez, fiquei me perguntando... A culpa foi minha? Me apaixonei rápido demais e entrei nesse relacionamento com expectativas em excesso? Achei que sim. Mas agora, semanas depois de ter concluído a leitura e com a mente mais fria, percebi que a cupa foi do livro mesmo. Dessa vez, sou inocente.

A narrativa prometia: David, um professor renomado, especialista em John Milton (autor da icônica obra Paraíso Perdido), corno e com o casamento caindo no abismo, tem um encontro estranho com uma mulher aspirante a anoréxica. Essa mulher o intima a fazer um trabalho em Veneza. Depois de hesitar, ele aceita e, de quebra, leva consigo a filha adolescente, Tess - afinal, o relacionamento entre eles estava meio estremecido e nada como uma viagem a Europa para consertar tudo, não é?

Nesse caso, não. Na Itália, David presencia algo sobrenatural e sombrio, o que gera graves consequências para ele e sua filha - que desaparece sem deixar vestígios. Ao voltar para os EUA, David será atormentado por forças nas quais não acredita, mas que passará a acreditar enquanto executa uma corrida contra o tempo para resgatar a filha das forças from hell.

Ai ai...

Uma palavra que sempre me vem quando penso em O Demonologista é: decepcionante. Primeiro: não é terror - com exceção de algumas pouquíssimas partes, esse livro não assusta ninguém. Li ele de noite, todo mundo em minha casa já estava dormindo, e não senti um arrepio sequer. De fato, eu classificaria essa história como um suspense clínico.

É, eu inventei isso agora.

De qualquer forma, quero dizer o seguinte: ele é clínico porque é extremamente analítico e frio, mantendo uma distância do leitor. É uma história fria com personagens austeros que não instigam a empatia. Paraíso Perdido é uma baita obra, mas a quantidade de referências é excessiva - muitas vezes, me senti lendo um trabalho acadêmico sobre os escritos de Milton. Uma overdose de Milton.

Não há emoção e até o demônio é entediante. A triste tentativa de elaborar um romance me deixou ainda mais desanimada... Sem contar que a história não se esclarece: os perseguidores de David são obscuros e nada é explicado, deixando tudo muito raso; os objetivos do demônio são ridículos e eu ainda não entendi porque ele escolheu um caminho tão complicadinho para concretizar sua meta. Também achei confuso e pouco impactante as justificativas para que David e Tess fossem especiais e, por isso, alvos em potencial do demônio.

E o final... O que dizer? É inexpressivo, assim como todo o livro. Foi uma história aleatória, com personagens chatos e o demônio mais intelectual de que já se teve notícia.

O Demonologista vai enfeitar minha estante, mas em minha mente, ele vai ser esquecido rapidinho.
Victor Piacenti 07/07/2015minha estante
Ai gente, você disse tudo o que eu pensei lendo. Até acrescentaria que em determinados momentos me achei burro, pois a história é tão rasa que eu pensei que estava deixando coisas passar, mas não.. tudo é muito pouco explorado. Decepção :(

Denise Andressa 21/07/2015minha estante
Pronto! Você descreveu a coisa toda! Ainda olho o livro todo bonitinho na estante e digo "Que droga!"

RaphaKiske 23/08/2015minha estante
Eu fico pensando, será que sou pouco "impressionável"? Eu li o exorcista (e compartilho da mesma opinião que a sua, é ótimo, um dos melhores livros de terror que já li), mas não senti nenhum cagaço lendo nas mesmas circunstâncias (a noite e tal, e detalhe, moro sozinho). E eu me interessei por esse livro O demonologista, queria comprá-lo, mas após ler a sua resenha, quem sabe eu dê chance para pegar um .epub da internet mesmo kkk

Larissa.Vitti 25/05/2016minha estante
"até o demônio é entediante" rsrsrs

@fabio_entre.livros 30/10/2016

Só vale pela referência
Se há verdade no conselho popular de que não se deve julgar um livro pela capa, a Darkside consegue ilustrar de forma muito negativa esse adágio com alguns de seus títulos, como é o caso de “O demonologista”. O livro é, do ponto de vista gráfico, muito bonito, com capa dura, detalhes dourados, lombada criativa, boa diagramação, ilustrações, tamanho de fonte, cor e textura do papel; enfim, é produzido com material de qualidade. Entretanto, como gosto de ressaltar, essas vantagens só têm importância se agregadas ao principal: um texto consistente. Esse definitivamente não é o caso do livro de Andrew Pyper, cuja mediocridade fica atrás apenas da absurda bajulação de que é alvo.
Felizmente, a fama desse livro acabou sendo conveniente para mim, porque eu o adquiri numa troca e logo depois da péssima experiência de lê-lo consegui me desfazer dele com facilidade em outra troca. Foi um alívio supremo.
Justiça seja feita, o começo da leitura até consegue empolgar o leitor desavisado, mas a decepção não tarda a se fazer presente, permanecendo até o final patético. Pelo título, sinopse e até pela citação de Gillian Flynn, que estampa a capa, imaginei que teria uma experiência de terror psicológico semelhante à que me foi proporcionada (e até hoje não olvidada) por “O exorcista”. Entretanto, o que se tem em “O demonologista” é muito mais uma tendência “Dan Brown sobrenatural” do que qualquer coisa relacionada com W. P. Blatty. De fato, o texto de Pyper acomoda-se na reciclagem da fórmula adotada nos livros de Dan Brown (fórmula essa que já está saturada até nos livros do autor), com um professor ateu seguindo códigos e pistas deixadas em um texto de conotação religiosa, enquanto é perseguido por um assassino profissional contratado por uma organização secreta. Impossível ser mais genérico.
Contudo, ao adicionar o elemento sobrenatural (neste caso, demônios), Pyper dá um tiro no pé: o que deveria ser um acréscimo original torna a história ridiculamente superficial, tola e inverossímil. As pistas seguidas pelo protagonista não convencem e o demônio, longe de assustar os personagens ou o leitor, consegue apenas causar tédio com sua “onipresença” insípida. Com certeza não é da linhagem de Pazuzu.
Entretanto, nem tudo está perdido nesse primeiro (e provavelmente último) livro de Pyper que leio. Se o enredo é descartável e rapidamente esquecível, ao menos consegue aguçar a curiosidade do leitor para conhecer “Paraíso perdido”, a obra de John Milton que serve de base e referência para a história.
alissonferreira.c1 02/11/2016minha estante
Eu nunca poderia me sentir tão representado como agora. Acredite, meu caro, Os Condenados consegue ser um pouco pior.

@fabio_entre.livros 03/11/2016minha estante
Eu acredito, com certeza! E pode crer, vou me manter longe dos livros desse indivíduo doravante! Esse já foi laxante suficiente. De qualquer forma, obrigado por reforçar o aviso!

Julia B. 17/11/2016minha estante
Terminei de ler hoje e tá entre os piores livros que eu já li na vida.

@fabio_entre.livros 25/11/2016minha estante
Sim, Julia, é frustrante! Não aguento outra dose desse porre!

Bruno 17/07/2016

Dan Brown com capeta
Estilo muito parecido com Dan Brown. Temos o protagonista catedrático, influencia de obras classicas, um perseguidor violento, etc. O capitulos são bem curtos e de rápida leitura, e tudo é explicado nos mínimos detalhes.
Apesar de interessante em alguns momentos, o livro é bem covarde. "Bate e assopra", sempre que tenta algo mais chocante, tem um contraponto mais leve logo em seguida.
No geral, é um livro muito fraco sobre o tema.
alissonferreira.c1 18/07/2016minha estante
"Dan Brown com capeta". Melhor título de resenha. kkkkkk
Mas o pior que eu fiz o mesmo comentário. Esse livro parece com os livros do Dan Brown, só que nele o demônio é um personagem real. Eu particularmente prefiro os livros do Brown e também a forma como ele aborda a religião. O Demonologista é um tanto raso.

Bruno 18/07/2016minha estante
De acordo. Eu li, esperando uma história de terror/horror, e no fim era uma aventura (jornada do herói e tudo)...

Ana Mafud 19/08/2016minha estante
Eu ri! Mas tou gostando do livro btw.