O Demonologista Andrew Pyper

Esse Final...
Começo: INSTIGANTE
MEIO: entediante
Fim: DECEPCIONANTE.

Mas a ESCRITA de Andrew Pyper é bem INTERESSANTE.
Cripta Da Leitura 09/12/2017minha estante
Bem isso mesmo! kkk... Mas até que a sua nota ainda foi alta rs

Fabricio.Garcia 15/06/2015

A culpa é do Jovem Nerd...!
Meu fascínio inicial por este livro começou através da publicidade no NerdOffice, sempre confiei cegamente na indicação do JN e Azaghal, mas agora tenho a certeza que eles realmente não leram este livro.
É uma edição maravilhosa criada pela Darkside, com um assunto intrigante que tinha tudo para ser o melhor livro do ano, afinal prometia ser o filho de "O Exorcista"e "O Código Da Vinci".
Mas meu erro foi ter criado uma grande expectativa por ele (culpa do Jovem Nerd). A impressão que tive no final de tudo é que o autor estava apressado em terminar logo o livro, pois tudo ocorre muito rápido e sem muitas explicações, e o final é terrível e muito frustrante.

Jade 18/06/2019

Monótono e "sem sal"
Eu comprei O Demonologista imaginando que seria o tipo de leitura no estilo O Código da Vinci, cheio de simbologias e ação e tramas intrigantes. Mas esse livro não me despertou curiosidade nem me deixou intrigada, e sim com sono. Ele tem MUITA descrição de ambiente desnecessária (ao meu ver, claro) para a trama principal, coisa que não acrescenta nada á história, sem contar que é um processo lento demais pra um livro que prometia mostrar mais ação. Inicialmente o livro começa muito bem mas depois do acontecimento com a filha o livro recai para descrições de viagens longas e chatas ate um final sem sal.
Jaíne 01/08/2019minha estante
Concordo plenamente com você. Livro muito fraco.

Anita.Mary 19/12/2020

Incrível.
Sem dúvidas outro livro que nos faz pensar e refletir horrores sobre a nossa vida, além da viagem incrível que o protagonista nos dá em busca da sua filha!
Ellen256 19/12/2020minha estante
Sempre quis ler esse?

@fernando.e89 04/03/2019minha estante
Top manim!!!

Caique.Emanuel 19/08/2019

Demônios...internos
O livro me prendeu já nos primeiros capítulos, de inicio achei que seria uma historia com mais ação, mas acaba que de fato possui um grande arco de investigação e perseguição. Ao longo da leitura você percebe (pelo menos eu) que ele trata mais do que acontece no interior da consciência dos personagens do que o mundo "la fora". Acho que o livro também quer trazer mais visibilidade as pessoas que sofrem de depressão ou melancolia como dito no livro.

O final me deixou apenas com duvida se realmente acabou ou sera um devaneio...
LeoFylin 28/08/2019minha estante
Boa noite. Você achou estanho entre as páginas 54 e 55 o trecho que esta no avião e parece não ter desfecho e já esta em Veneza?

"Finjo ler, mantendo o olho na porta do toalete. Mas, apesar de ficar acordado ainda por uma hora ou mais, não o percebo sair.
Acabo por levantar e bater na porta, só que ela está destrancada. Quando abro, não há ninguém lá dentro.

Veneza cheira."

Victor Piacenti 07/07/2015minha estante
Eu tive que reler o final pra ver se era só aquilo mesmo. Babaquice total!

Victor Piacenti 07/07/2015

Possuído pela decepção.
Esperava MUITO MAIS. Achei a história cheia de lenga lenga, muito tempo sem nada interessante acontecendo. Isso sem falar no final, totalmente apressado e até certo ponto vago. Apesar de ter uma leitura que flui bem e uma história sobre demônios diferente do habitual, 'O Demonologista' não me fisgou. Talvez minha alta expectativa, causada pelo marketing, pela capa e pelo incentivo de Gillian Flynn, tenha prejudicado a leitura, mas isso não muda o fato de que a trama merecia um pouco mais de caos, terror e suspense :(
Kau 07/07/2015minha estante
Não é o primeiro vejo falando que esse livro ficou decepcionante.

Priya Nobre 26/08/2016

Ola Jujubas e Amendoins!

Hoje vou falar do livro O Demonologista, tive que repetir o nome em voz alta algumas vezes até me acostumar com tantos “os” em uma palavra hehehe.

Mas o livro é explicito sobre o assunto: Demônios. Quando o vi pela primeira vez eu pensei em algo oculto, proibido e misterioso e confesso que virei o nariz para ele, quando meu marido o escolheu na livraria.

“Ele não faz o meu tipo de livro!” – falei em protesto. Mas meu marido disse que eu precisava sair da minha zona de conforto e me arriscar em leituras mais ousadas.

Como é comum, sempre lemos um livro juntos, ainda que tenhamos outras leituras individuais em paralelo, sempre temos a nossa leitura, o que é fantástico e super recomendo a casais, é um habito delicioso.

Voltando ao livro, se você assim como eu ficou temeroso em começar a ler esse livro, leia o prefacio dele, é só uma pagina e tenho certeza que depois de lê-lo você vai querer devorar o restante do livro, isso aconteceu comigo!

Sobre o livro em si tem um trabalho gráfico incrível, como todos os livros da Darkside. A capa lembra um livro antigo, surrado, você quase consegue sentir a textura do tecido telado, tamanha a qualidade da imagem. A lombada do livro parece ter caído por uso contínuo e as pontas da capa parecem gastas, tudo isso dá uma veracidade ao livro sem tamanho.
A história é narrada dentro do mundo real para o mito, uma mistura perigosa, que faz o leitor imergir devagar mas intensamente.

sinopse

O personagem que dá título ao best-seller internacional é David Ullman, renomado professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo – principalmente na obra-prima de John Milton, Paraíso Perdido. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico.
Ao aceitar um convite para testemunhar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza, David começa a ter motivos pessoais para mudar de opinião. O que seria apenas um boa desculpa para tirar férias na Itália com sua filha de 12 anos se transforma em uma jornada assustadora aos recantos mais sombrios da alma.
Enquanto corre contra o tempo, David precisa decifrar pistas escondidas no clássico Paraíso Perdido, e usar tudo o que aprendeu para enfrentar O Inominável e salvar sua filha do Inferno.
Este é um daqueles livros que você não consegue largar até acabar a última página, ainda que vá precisar de muita coragem para seguir em frente.

Considerações

Se você leu a sinopse vai me entender por que do mesmo jeito que eu repelia o livro eu o queria. A historia fala de um tema tabu e mexe com minhas crenças e com muita coisa que aprendi ainda quando criança, mas tudo isso só o fez ser um livro ainda mais tentador.

David é um professor realista, ao ponto de você o chamar de hipócrita, já que ele ensina sobre religião mesmo sendo ateu. “Um Ateu estudioso da Bíblia” palavras dele próprio. Mas talvez por isso, o relato dele soe tão mais verdadeiro, já que ele nós faz acreditar que tudo é mito, até que não é mais.

Tess a filha de doze anos de David é a tipica pré adolescente que possui um diário para desabafar e que está sempre introspectiva como o pai.

A historia é narrada a partir da perspectiva de David o que ele faz muito bem, te prende e te deixa naquela ânsia ao virar cada pagina, ao compreender cada final de paragrafo até o fim.

David parece apenas um professor a beira de um divorcio premeditado, depois de sua mulher o trair desacatadamente com um outro professor do mesmo Campus que ele, preocupado com a filha Tess que assim como ele carrega uma estranha impressão de solidão e abatido pela recente descoberta de um câncer em sua unica e melhor amiga O’Brien.

Então quando você tem que lidar com a traição da sua esposa, um divorcio, a possível morte prematura de sua melhor amiga e a quase confirmação da depressão de sua unica filha, você aceita a oferta de trabalho de uma desconhecida Mulher Magra que aparece em sua sala.

Você aceita ela ser vaga sobre o trabalho em si e aceita ter que viajar à Veneza com sua filha, com tudo pago, por alguém que não quis se identificar.

Num momento como este, quando tanta coisa está para mudar na sua vida, viajar a trabalho parece ser tudo o que precisava para dar um tempo nos problemas. David embarca com Tess e tudo parece incrível, até sua querida filha, sua menina linda, se jogar do alto do Hotel e afundar nas águas turquesa de Veneza e nunca ser achada.

Ao contrario do que estão dizendo, se tratar de suicídio, David sente que é outra coisa, algo que ele racionalmente deveria negar, mas ele só precisa dizer em voz alta, ele só precisa pronunciar as palavras e elas só precisam ser ditas por ele e serão verdade.

“Mas talvez a Mulher Magra estivesse mais correta em nomear minha verdadeira vocação. Demonologista. Chegar até Tess vai exigir que eu use todo o meu conhecimento de uma maneira prática que nunca imaginei antes. Começando por levar a mitologia do mal a sério.”

A historia tem uma narração as vezes tão intensa que você vê claramente as cenas e é necessário fazer uma pausa e respirar para não pirar junto, se manter fiel a sua própria teoria até o final do livro, eu criei varias hehehe

site: https://leiatambem.com/2016/03/18/o-demonologista/
Deeh 27/08/2016minha estante
É um bom livro. Quero descobrir se "Os condenados" também de Pyper e tão bom.

Calderani 12/12/2016

É tipo aquele maracujá lindo...
Que a casca é linda, você tem vontade de esfregar na cara, mas quando abre tem apenas um miolo minúsculo.

O livro é extremamente fraco, tem partes boas que valem as duas estrelas que coloquei, mas de restante... É leitura de banheiro.
Bruna 22/10/2018minha estante
da vontade de fazer uma fanfic pra dar sentido ao livro kkkkk

Leia com a gente 17/04/2017

O Demonologista
Até onde você iria, para tentar salvar alguém que ama? Iria ao inferno se fosse necessário?

Pela sua filha, David chegou muito perto…

Ouvi muitas críticas em relação a esse livro. Muitas boas, outras nem tanto. Tive a impressão de que o título “O Demonologista” levou a mente de muitos leitores imaginar que a história se tratava de uma série de exorcismos, ou algo que remetesse a brigas com demônios, meio que parecido com John Constantine, mas é totalmente diferente.

Comecei a leitura sem grandes expectativas, para evitar frustrações, mas o que aconteceu a partir de cada linha lida, foi que me tornei prisioneira da história. Prisioneira, não de uma forma ruim, mas daquele jeito que você se envolve tanto com o enredo, que não consegue desgrudar do livro a fim de saber o final da história.

David Ullman é um homem aparentemente comum, professor do Departamento de Inglês na Universidade de Columbia, especializado em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã. Apesar de ser um estudioso da área, David se considera totalmente ateu a tudo que esteja relacionado ao céu e inferno, anjos e demônios, Deus e o diabo. O seu interesse em estudar a bíblia durante a sua formação em literatura, foi surpresa até mesmo para si, como se tivesse sido atraído para dentro deste universo.

Em sua vida pessoal, David arrasta um casamento já em desconstrução com Diane, que o acusa de ser um marido ausente, mesmo estando presente fisicamente, como se vivesse num mundo à parte, em que somente ele tem a chave de acesso. O casal tem uma filha Tess, uma garota de 12 anos, que mantêm uma relação mais próxima com o pai do que com a mãe. Isso por ter a personalidade muito parecida com a dele, o que faz Diane se sentir abandonada por sua própria família. Elaine O’Brien, melhor amiga de David e sua confidente, é na verdade o seu porto seguro. Pessoa que procura nos bons e maus momentos, e que inconscientemente conserva uma certa paixão, apesar de nunca ter havido nada entre os dois.

Desde sua infância, David possui uma vida conturbada, vários fatos estranhos o acompanham. Nunca conseguiu entender o que na verdade acontecia consigo. Sempre muito próximo do vazio, que poderia descrever como um tipo de depressão, melancolia. Algo como um amigo imaginário, como ele mesmo se refere, mas sem qualquer tipo de interação. Alguém que vive com um companheiro sombrio, o espreitando em todo momento a distância.

A trajetória para o desconhecido, se inicia no momento em que David aceita uma proposta para um trabalho em Veneza, o qual não tem nenhuma informação sobre o que seja. Mas ele aproveita o momento de crise no seu casamento, e decide enxergar a proposta como uma oportunidade de se afastar dos problemas, e ter um tempo para se divertir com sua filha. E é assim que os dois partem para Itália ao encontro de um plano assustador.

Após testemunhar um fenômeno paranormal no seu destino, a situação começa a ficar obscura, incluindo o sumiço de sua filha. Pistas começam a deixar claro que o fato não foi por acaso. Algo o está chamando, e ele precisa descobrir o porquê, para que possa salvar sua filha, antes que seja tarde demais.

David é o narrador personagem da história. A partir dele, é que o leitor consegue se aproximar da trama, viver suas angústias, entender o que de fato acontece de estranho na sua vida. O cansaço pela busca de sua filha, e todo medo que o acompanha nessa caminhada.

O enredo tem como base, o livro “O Paraíso Perdido” de John Milton, poema que descreve a história cristã da queda do homem, através da tentação de Adão e Eva por Lúcifer e a sua expulsão do Jardim do Éden. A obra foi originalmente publicada em 1667. O livro, serviu de inspiração na criação de outras obras como as gravuras coloridas produzidas por Salvador Dalí em 1974. Outra obra mais contemporânea é a grafic novel Sandman de Neil Gaiman, que também se inspirou em Paraíso Perdido, tendo Lúcifer como um personagem que cita poemas.

O Demonologista é recheado de citações, notas de rodapé e passagens que faz o leitor se questionar se de fato as coisas não funcionam da forma que é retratada, algo que se aproxima muito da vida real. O estilo de terror utilizado neste livro, é o que mais eu gosto, inteligente e sutil. Não precisa de um monte de cenas chocantes, ou de se fazer estardalhaço para que seja assustador. Ao contrário, é por trás de coisas simples e rotineiras, que coisas macabras podem acontecer. Pra mim, a cena de David conversando com o demônio, ambos sentados no balanço, é a melhor. Impossível não se imaginar na pele do personagem e não se arrepiar. Na minha humilde opinião Andrew Pyper trouxe ao enredo, a pitada certa de terror.

Uma personagem que não me identifiquei muito na história foi a O’Brien. Achei que em alguns momentos sua participação era um tanto forçada, sempre querendo dar um tom mais alegre, com piadinhas fora de contexto, fazendo com que sua participação fosse desnecessária em algumas cenas. Fora isso, não tenho outras críticas.

Eu quis esse livro no minuto em que coloquei os olhos nessa capa. E na mesma hora decidi que não havia a mínima possibilidade desse título faltar na minha estante, antes mesmo até de ler a sinopse (loucuras de colecionador). Sou apaixonada pelos livros lançados pela Darkside, porque ela une dois pontos que são praticamente irresistíveis pra mim, livros de terror + edições de luxo. Isso não quer dizer que compro livros somente pela capa, mas não posso negar que elas me atraem muito. E o trabalho visual realizado neste livro é simplesmente um arraso, de muito bom gosto.

Durante toda a leitura, uma coisa passava pela minha cabeça “esse livro merece um filme”. Então, imagina minha felicidade ao chegar no posfácio, e me deparar com a informação de que o livro terá sua adaptação para o cinema. Procurei por mais informações sobre essa possível adaptação, mas não encontrei nada de concreto. Diante disso, só me resta ficar na torcida e esperar.

Fica aqui a dica de um livro genial, e que além de te causar calafrios, vai fazer com que se sinta observado.

site: http://leiacomagente.com.br/demonologista-andrew-pyper/
Samuel 24/08/2017minha estante
Esse livro me surpreendeu, principalmente pela genial referência a Paraíso Perdido.
Em vários pontos ele coloca algumas sementes em nossas cabeças: será que tudo isso é real mesmo?
Eu terminei o livro extremamente incomodado. rs

rodrigo.jm.31 28/02/2017

Bom livro!
Um livro interessante, contém ótimas referências da obra de jonh Milton, me deixou apreensivo no começo, mas a partir do momento que ele volta de Veneza, esse sentimento de que a leitura seria perfeita se perdeu com o livro. Apesar disso, ele foi muito bem escrito, tornando a leitura muito fácil.
MarcoSensi 01/03/2017minha estante
Tbm gostei do livro, achei o final interessante.

@pedro.h1709 04/03/2019minha estante
Eu tive a mesma impressão que a sua. A maioria das pessoas considera o livro apenas pelo que é contado, o que deixa as pessoas bem divididas em bom ou ruim; mas se considerar-mos que tudo isso é apenas psicológico, então o livro ganha um valor bem maior.

Eu até criei uma teoria em que ele, talvez, tenha matado a própria filha em um surto psicótico; mas é só uma possibilidade tb. Se quiser, dá uma olhada na minha resenha tb.

Enfim, concordo plenamente com a sua posição

Vinny Britto 13/06/2017

Demonologista
Confesso que acabei me decepcionando um pouco pois o título sugere outro tipo de enredo. Como um suspense policial até funciona mas como terror é nota zero.

A leitura até certo ponto é bem instigante pois me deixou o tempo todo querendo saber o que iria acontecer e esse foi o problema , não acontece nada do que esperamos, vai chegando o final e ficamos esperando algo sinistro acontecer e nada. Quando percebi só faltava uma página e tava na mesma coisa ainda.

Sobre a edição não precisa nem comentar, Darkside sempre arrebenta.
Felicity 14/06/2017minha estante
Esse livro foi uma decepção ...

Café & Espadas 27/03/2017

O Mal e A Mediocridade de Andrew Pyper
Acabo de terminar a leitura de O Demonologista e as palavras para tecer a minha opinião sobre esta obra ainda perambulam no meio de uma névoa de dúvidas e suposições.

Reconhecer os erros e acertos que constroem todo o conjunto é a dificuldade mais superficial. Eles são bem evidentes. Complicado é definir se eles se anulam ou se completam. Mas vamos lá.

David Ullman é um conhecido professor da Universidade de Columbia. Sua fama se deve a sua especialização nos estudos da representatividade da figura do diabo em obras literárias, mais especificamente no poema épico Paraíso Perdido escrito no século XVII pelo autor John Milton.

Uma das principais características de David é uma ironia que ele impõe sobre si: ele não leva a sério a existência do diabo (ou de qualquer outra divindade) mesmo estando em contato constante com obras que garantem a existência de tais seres e enaltece suas capacidades de influenciar a mente e o espírito humano.

Toda a sua tribulação tem início quando ele recebe um convite para ir a Veneza investigar um possível evento sobrenatural que pode pôr em cheque o seu ceticismo e revelar a realidade cabal: demônios e até mesmo o próprio diabo são tão reais quanto os livros afirmam. Logo o que poderia ser somente uma rápida viagem de férias com a sua filha se torna uma terrível jornada e uma frenética corrida contra o tempo.

- Um protagonista de “vida fácil”?
O Protagonista David Ullman não teria nenhum desafio real nessa história?

- A Universalidade do Mal
A forma como Pyper molda a sua concepção de como o mal é abordado na obra de John Milton e a sua relação com as religiões e culturas em geral é algo bem instigante – e um ponto positivo.

- Um livro Deslocado
O Demonologista, em sua singularidades, acaba por se tornar um livro deslocado no seu tempo. Que poderia ser até mais bem aproveitado se tivesse sido publicado 30 ou 40 anos atrás

* Esse é um resumo da resenha original publicada no site do Café & Espadas. Link abaixo para a resenha completa.

site: https://cafeespadas.com/o-demonologista/
Vanessa.Brizola 15/06/2017minha estante
Bom, para mim o livro é ruim mesmo, afinal "O Exorcista", "Coração Satânico" e até "It-A Coisa" são livros de 30-40 anos atrás,mas continuam incríveis! Essa história é confusa, sem recheio e enfadonha.