O Demonologista

O Demonologista Andrew Pyper

Resenhas - O Demonologista

Bruno 17/07/2016

Dan Brown com capeta
Estilo muito parecido com Dan Brown. Temos o protagonista catedrático, influencia de obras classicas, um perseguidor violento, etc. O capitulos são bem curtos e de rápida leitura, e tudo é explicado nos mínimos detalhes.
Apesar de interessante em alguns momentos, o livro é bem covarde. "Bate e assopra", sempre que tenta algo mais chocante, tem um contraponto mais leve logo em seguida.
No geral, é um livro muito fraco sobre o tema.
alissonferreira.c1 18/07/2016minha estante
"Dan Brown com capeta". Melhor título de resenha. kkkkkk
Mas o pior que eu fiz o mesmo comentário. Esse livro parece com os livros do Dan Brown, só que nele o demônio é um personagem real. Eu particularmente prefiro os livros do Brown e também a forma como ele aborda a religião. O Demonologista é um tanto raso.

Bruno 18/07/2016minha estante
De acordo. Eu li, esperando uma história de terror/horror, e no fim era uma aventura (jornada do herói e tudo)...

Ana Mafud 19/08/2016minha estante
Eu ri! Mas tou gostando do livro btw.

Soliguetti 29/10/2019

Um quebra-cabeças precisa de um mínimo de encaixe
Finais em aberto ou com várias possibilidades são muito louváveis e geralmente demandam uma especial atenção à construção do enredo, de modo que as peças possam se encaixar de diferentes maneiras na cabeça do leitor. Em "O Demonologista", porém, Andrew Pyper parece criar as peças desse quebra-cabeça sem que se encaixem muito bem em nenhum dos cenários.

No livro, Pyper nos apresenta a David Ullman, professor universitário especializado na figura literária do diabo. Em meio ao caos pessoal em que se encontra sua vida, David recebe um convite misterioso, de uma mulher misteriosa, para que compareça a Viena, Itália, e preste sua ajuda como demonologista. O que David encontrará na viagem mudará sua vida para sempre.

Não podemos reclamar da narrativa, que é bastante fluida, apesar de um tanto quanto crua. Pyper escreve bem e conta a história de maneira com que a atenção do leitor seja captada. Os diversos mistérios criados no decorrer da trama contribuem para isso, mas então o livro vai se aproximando do final e, com ela, vem a frustração: os elementos que o autor vai deixando em aberto não chegam a se concluir - nenhum deles.

Como dito anteriormente, o problema não é um desfecho em aberto, passível de diversas interpretações. O problema é a falta de explicações coerentes para as regras do universo criado por Pyper que fazem com que o leitor, por mais que analise os possíveis cenários por diversos ângulos, não consiga encontrar bem uma explicação que responda a todas as perguntas deixadas em aberto. Pode-se argumentar que se trata de um enredo com vertentes sobrenaturais, e por isso deve haver uma aura de mistério. Por mais que se queira brincar com a imaginação do leitor, porém, um mínimo de coerência precisa ser estabelecido para que o leitor se situe dentro do universo no qual está mergulhando. Até onde vai o poder das criaturas? O que elas de fato querem? Por que não conseguem atingir esses objetivos por outros meios que não aqueles apresentados? Esse mínimo de explicação Andrew Pyper não nos fornece satisfatoriamente.

Assim, "O Demonologista" é um bom livro de entretenimento, mas deixa um pouco a desejar em sua construção. Se o leitor adentrar a aventura macabra de David Ullman sem muita pretensão, poderá tirar do livro uma experiência satisfatória.
Benny Carvalho 29/10/2019minha estante
Disse tudo!!!
Uma obra tão diferente do seu outro livro Os condenados...

Soliguetti 29/10/2019minha estante
"Os Condenados" é bom?

Benny Carvalho 31/10/2019minha estante
Eu gostei, em comparação ao Demonologista

gabszucolo 04/08/2021

Tentativa infeliz
Tentativa infeliz do Andrew Pyper de escrever essa "aventura" demoníaca. Livro enrolado e arrastado. Terminei na força do ódio, na esperança de ficar bom, mas adivinhem? Não ficou.
Beca 04/09/2021minha estante
Eu tô quase desistindo e só li 115 páginas. Muito arrastado mds

gabszucolo 04/09/2021minha estante
Mulher é muito ruimmm, eu me obriguei a terminar na força da raiva mas nossa, que chato.

Beca 04/09/2021minha estante
Realmente kkkk abandonei, lento dmsss

Kaaah 14/07/2016

O Demonologista
O diabo está nos detalhes.
Se você gosta de Dan Brown vai adorar esse livro. Essa obra é melhor escrita e tem uma elaboração mais planejada do que os livros do Brown. O Demonologista é uma leitura rápida e simples (apesar de vender como um romance épico, complexo e assustador). O livro tem agilidade e expõe muito bem as referências até pra quem for leigo, ou seja, não precisa saber sobre Dante Alighieri ou John Milton. Eu estava esperando mais do final da obra, achei que seria algo "profundo", porém soa meio bobo.
O livro é maravilhoso. Ritmo acelerado, diálogos bem escritos (principalmente entre David e Beliel). Não é uma obra complexa, mas bem trabalhada.
Craotchky 14/07/2016minha estante
Não gostei tanto assim desse livro, e prefiro qualquer livro do Dan Brown à este. Fiz resenha de Demonologista também, se quiser conferir.

Kaaah 14/07/2016minha estante
Li sua resenha e concordo com você em muitos pontos, inclusive com a similaridade com os livros do Brown (que gosto muito).
Eu não achei o livro superficial. Pyper foi direto ao ponto sem perder tempo com minuciosas descrições (e mesmo assim eu consegui entender o íntimo dos personagens). Sinceramente eu não estava esperando uma história de "terror" com cenas cinematográficas. Achei exatamente o que estava procurando no livro "O Diabo está nos detalhes", principalmente quando ele fala de depressão. Só me decepcionei com o final depois de diálogos tão nem elaborados entre David e Beliel no decorrer da obra.

D.A. Potens 16/07/2016minha estante
Olá, pessoal. O final também me deixou intrigado, contudo, após parar para pensar, eu cheguei a seguinte conclusão, conforme consta na minha resenha acima: "Para ler esse livro é necessário ter uma visão profunda de tudo o que acontece durante as cenas. O poema, o David, a Elaine, a Tess, Belial, entre outros aspectos, determinam uma jornada, além de física, espiritual. O que me faz acreditar que no final do livro David tenha morrido para se encontrar com Tess ao caminho do paraíso, em que ambos, até mesmo com o espírito de Elaine, foram salvos por Deus no momento em que Belial perdeu totalmente seu significado demoníaco, passando a ser desprezado da maneira que ele mesmo se sentia: O Vazio. Poderia dizer que o exato momento da morte de David foi quando lutou contra o Perseguidor no rio, e tudo a partir dali tornou-se uma visão de seu espírito, embora já estivesse em outro plano. Uma clara alusão de que, mesmo nas tentações que Adão e Eva, que cederam ao poder da serpente, a tríade simpática (David, Tess e Elaine) não o fez de acordo com o que o demônio determinou." É algo realmente complexo de se ver, mas eu acredito que esse era o objetivo, da mesma forma que a Kathy citou: "o Diabo está nos detalhes".

Isa 22/11/2022

E acaba assim?
É um livro bastante envolvente, porém esse final?! ? Faltou um pós, faltou um a mais, precisava de algo mais consistente. Fiquei chateada.
Mayara 16/12/2022minha estante
Eu esperava algo mais dessa busca, esperava algo a mais com a Tess. Eu fiquei, tipo: ???? . Não que seja ruim, mas não me deixou impactada

Isa 16/12/2022minha estante
@mayara eu também! Tinha tudo pra ter um puta final e foi um final meio mais ou menos. Poderia ter contado como ficou a vida deles depois de alguns anos, não sei, ficou sem desfecho pra mim

Mayara 17/12/2022minha estante
Siiiimmmm!!!

Gabriela598 06/07/2022minha estante
Tem muitos anos que eu li... Mas não era Belial que tava perseguindo ele ?

Ruth 06/07/2022minha estante
Era Belial sim. Tipo, o demônio aparece e tal, mas o livro inteiro é mais uma coisa dentro da mente do protagonista, ele sendo atormentado por traumas do passado. Tem uma cena ou outra bizarrinha com demônios de verdade, mas são momentos pequenos sabe? Quando você pega esse livro e ve a capa pensa "hmm livro so de demônio legal" mas não é isso que você encontra. Encontra mas é bem pouco
Gostei disso até, só achei muitos furos no roteiro e o final bem meia boca
A luta com o Belial foi muito ??????

Gabriela598 06/07/2022minha estante
Verdade . Lembro que o que eu mais havia gostado no livro era quando ele descobria que era o Belial rs

Elô 07/11/2016

Eu esperava muito desse livro, talvez pela fama que ele alcançou, estava muito empolgada pra começar a ler mas achei tedioso sinceramente. O livro começou a melhorar pra mim, quando chegou na metade mas nao se manteve. Enfim, decepçao e resoluçao patética
Andréia 10/11/2016minha estante
Concordo. Que livro chato!!! Também esperava muito!

Cripta Da Leitura 17/11/2016minha estante
Eu já achei apenas o começo empolgante, estava gostando de saber da vida do David. Até a parte que ele volta da Europa ainda está legal, mas ao decorrer do livro acabei desistindo de meia simpatizar com a história, só estava lendo mesmo para saber como seria a conclusão, que por sinal, não gostei mesmo!

Andréia 17/11/2016minha estante
Verdade Tai!

Pedro 05/01/2017

Personagem corno !
o demonologista ! o que dizer de uma livro com uma bela capa e um péssimo conteúdo ... resumidamente o livro de andrew payper conta a historia de um CORNO frustrado que passa a ser atormentado por demônios, na tentativa ridícula de salvar a filha BOCÓ que foi levada por um demônio, o livro faz referencias diretas sobre a obra de milton, autor que escreveu um poema do capeta ! fora esses detalhes as cenas do livro são monótonas e muitas vezes sem conexão.
minha opinião sobre comprar ou não este livro? Não compre !
Taysa M. 14/01/2017minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Andre.Fernandes 01/02/2017minha estante
Melhor resenha

Matheus Fellipe 30/10/2015

O sangue morno como água do banho no meu rosto e pescoço...
“... o inferno é real. Não um fosso escaldante, não um lugar abaixo ou acima de nós, mas em nós, um lugar em nossa mente.” — Pág. 18

Sabe quando lemos algum livro que parece algo familiar, uma coisa que você já degustou alguma vez na vida? Essa foi uma das minhas sensações ao ler O Demonologista. Isso não é uma coisa ruim, pelo menos não para mim, é algo que me aconchegou, me fez lembrar de alguns livros que há tempos li e que foram de grande importância na minha vida literária, e que até hoje somam na minha lista de favoritos.

Sim, como muitas outras pessoas já disseram, Andrew Pyper tem um quê de Dan Brown, pelo menos é o que percebemos ao ler esse livro. Por que digo isso? A história tem o mesmo princípio das histórias do personagem Robert Langdon de Dan Brown: um professor universitário que domina muito um assunto, e esse assunto ou objeto de estudo, nesse caso, a obra Paraíso Perdido de John Milton, é a chave para desvendar algum mistério que pode salvar alguém ou muitos. Diversas pessoas dizem que Dan Brown segue uma receita para escrever seus livros, o que não me importa porque eu amo essa receita! Gosto de sentir o cheiro do mistério, mergulhar a colher nas pistas, saborear as palavras e o desfecho de tudo. Andrew Pyper não é igual, obviamente, mas ele usa o artifício que me agradou nas obras de Dan Brown, não que tenha sido proposital, mas é o que me fez gostar muito da leitura. Além, é claro, de a história envolver temas sobrenaturais, especificamente demônios (possessões), que é um tema que me interessa muito.

“Nenhum de nós fala. Ainda assim, o silêncio é preenchido com a sensação de que acabou de ser dito em voz alta algo que nunca deveria ser dito. Uma obscenidade. Uma maldição.
Eu Pisco.
E ela está parada a minha frente.
Sua boca se abre. A garganta à mostra, fina como uma pele de cobra que acabou de ser trocada. Um hálito fétido passando por ela e lambendo meus lábios, cerrando-os.
Ela solta o ar. E antes que eu possa acordar, ela emite um longo suspiro.” — Pág. 50

Eu também já li O Exorcista de William Peter Blatty em outubro de 2014 e, não comparando as duas obras que possuem desfechos e implicações bem diferentes, mas as descrições de O Demonologista pecaram um pouco nos detalhes, eu queria saber mais das cenas, que foram muito breves e pouco explícitas no terror, apesar de que para algumas pessoas possam parecer bem terríveis. O livro de Pyper, envolve mais suspense e uma aventura frenética e incessante para salvar sua filha do mal do que uma história de terror.

“A estrada pode limpar completamente as ideias. Também pode resgatar memórias ao acaso, de maneira desordenada e negligente, atirando-as contra o para-brisas com tanta força que você pula no assento devido ao impacto.” — Pág. 194

A linguagem de Pyper é muito fluida e tem uma tensão que não nos deixa desgrudar das páginas, elas nos possuem. Em alguns momentos o texto tem um toque acadêmico, mas que é tranquilo de ser lido e entendido, e é justificável e intencional, pois o livro foi escrito em primeira pessoa na voz do personagem principal David Ullman que é um professor.

O único e principal ponto fraco no texto, que me impediu de favoritar, foi o final. Só saibam disso, não falarei sobre, para não tirar a experiência da leitura, que por sinal recomendo muito pois o livro em si é uma ótima pedida para te tirar desse mundo e colocar um pouco de medo na sua vida. Mesmo assim dei 5 estrelas que foram merecidas pela história e pela edição incrível (como sempre) da DarkSide.

“...Seu corpo em cima do capô. Uma espessa camada de sangue escorrendo em direção aos faróis. Olhos abertos, orelhas ainda em pé de alerta. Eu farei qualquer maldita coisa.
Deslizo minhas mãos sob o corpo e o levo até a rua, o que me deixa encharcado. O sangue morno como água do banho no meu rosto e pescoço....” — Pág. 174

Falando um pouco da dita cuja: a edição é em capa dura e possui um toque de livro velho, bem como na lombada; possui uma fita de tecido para marcar as páginas e umas ilustrações no interior muito “bonitas” (as aspas querem dizer que são bem-feitas, mesmo a imagem retratando umas cenas um pouco fúnebres, haha). Só quem já teve o livro em mãos para falar sobre a qualidade e a beleza da edição, não dá para descrever todos os detalhes com palavras.

“Algumas vezes as pessoas fecham a porta porque estão tentando encontrar uma maneira de fazer você bater nela.” — Pág. 43

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-demonologista-andrew-pyper.html
Nadriele Araújo 09/11/2015minha estante
Deu mais vontade de ler depois do que tu escreveu.

Matheus Fellipe 09/11/2015minha estante
Nadriele, Muito Obrigado! Vc vai gostar, tenho certeza.

Matheus 26/12/2016

Otimo Livro / Péssimo FIM
O demonologista foi um dos livros que li esse ano que mais conseguiu me prender na leitura e entrar em seu universo. Andrew Pyper fez um ótimo trabalho durante o seu livro, ele consegue lhe mostrar e sentir tudo aquilo que o protagonista passa durante sua busca pela filha. A maioria das pessoas demonstra o demônio como um ser cruel, mas Andrew Pyper foi além do terror já clichê (de chifre e pele vermelha), ele demonstra um terror psicológico e trágico durante todo o livro, fazendo até que em alguns momentos você ouse admitir que talvez não tenha mais jeito.
O livro chega ao seu ápice durante sua quase 400 paginas, conseguindo te prender a todo momento. Porém mesmo com todos os pontos positivos, consegue entregar um final fraco para uma trama tão valiosa. Com pontas soltas e perguntas que sabemos que nunca terá resposta, chega a parecer que Pyper teve que fazer um final as pressas para seu grandioso livro.
Por fim, Pyper consegue lhe entregar uma trama grandiosa com um final que não lhe faz jus.
Andressa 05/01/2017minha estante
Concordo. Me decepcionei um pouco com o final. No entanto, acredito que ele conquistou seu objetivo e a batalha teve um bom final. Não é o primeiro livro que leio e deixa o fim solto, para conclusões do leitor. Dá vontade de perguntar para o autor, rs.

Sergio330 29/09/2017minha estante
Seu título resume o que pensei à respeito do livro . Ele é bom , interessante , te prende mas o final foi fraco , me decepcionei . A participação da O'Brien também poderia ser maior , pois é um personagem inteligente , mordaz , irônico e sarcástico . Além de sempre chamar o protagonista a ser prático e objetivo .

Julianna Freres 30/12/2015

O Demonologista é um livro que tem dividido opiniões e gerado até uma certa polêmica a respeito da obra. Com toda certeza, a editora DarkSideBooks fez (como sempre) um excelente trabalho na edição linda e estimulante deste livro. A capa envelhecida na lateral, em alto relevo em certos locais com a cruz invertida na contracapa sem mencionar as ilustrações super interessantes ao longo do livro e uma coisa que me intrigou muito que foram os títulos de cada parte do livro em latim.

O título já me chamou atenção e ao ler a sinopse imaginei estar diante de uma história de terror fascinante. Porém, esse livro não se trata de uma história estilo "O Exorcista" ou "Exorcistas do Vaticano". Apesar do nome inspirar isso, estamos diante de uma história que envolve demônios, momentos assustadores e certas possessões demoníacas mas nada realmente de meter medo.

David Ullman é um professor universitário especialista na literatura de John Milton, porém um homem completamente cético sobre a existência do Diabo tratando-o assim como uma figura mitológica. David é um homem "perseguido" por uma escuridão que se manifesta como uma depressão desde a sua infância. Com um relacionamento aos cacos, ele recebe uma proposta um tanto diferente e se vê diante de uma situação complexa para salvar sua única filha do inferno. E agora, será que David passa a acreditar nos "poderes" e na existência do inferno?

A escrita do autor me pareceu bem direta ao ponto em alguns momentos e em outros bastante confusa. Algumas cenas necessitavam de mais descrições e o final ficou meio vago. Por um lado, o final (exatamente um dos pontos polêmicos) é discutível e o leitor pode interpretar de diversas formas.
A ideia do livro não é matar o leitor de medo mas sim, fazer com que o leitor acompanhe o protagonista em sua peregrinação em busca da salvação de sua filha.
Altieris 11/01/2016minha estante
Excelente resenha Ju.
Também achei o livro muito superficial e mal escrito, minha expectativas estavam lá em cima compararam com Dan Brown e o Exorcista. Até que tive a decepção de lê-lo. Pareceu mais um livro road trip muito enfadonho.
Eu deveria ter lido sua resenha antes, teria me poupado kkk

Julianna Freres 12/01/2016minha estante
Obrigada pelo elogio, fico feliz que tenha gostado da resenha! :D
Aconteceu o mesmo comigo, via fotos nas redes sociais e mini resenhas falando o quanto era extraordinário e cheguei na livraria com corações nos olhos por esse livro e quando comecei a ler vi que era completamente diferente! Deveria ter lido e buscado mais sobre o livro antes também kkkk

Thainá Carvalho 14/02/2016

E a galera reclamava do Dan Brown
Foi na receita do Dan Brown mas não deu muito certo haha Porém, a capa é linda viu :)
Gustavo 14/02/2016minha estante
O livro é lindo, as edições da DARKSIDE são sempre muito bem feitas. Porem, o enredo é fraco, e a maneira que é escrito é mais fraco ainda.

Thainá Carvalho 24/02/2016minha estante
Exato.

deivid89 27/10/2015

Decepcionante.
Uma claro exemplo daquele velho ditado que todo nós leitores conhecemos: "Não julgue um livro pela capa". A Darkside fez um ótimo trabalho com os detalhes e qualidade que o livro traz, mas só ira servi como enfeita na estante.
Primeiro dia de leitura eu estava realmente empolgado e devorei 1/3 do livro, estava com esperança até então, que o a leitura séria daquelas de fazer você se arrepia com algo macabro que estaria pra acontecer a qualquer momento no livro, mas nada disso acontece, a leitura flui e a monotonia aparece.
Parece-me que Andrew Pyper se perdeu no meio do livro trazendo-nos um final quase ridículo.
Laís 27/10/2015minha estante
O final não é simplesmente a coisa mais escrota do mundo?

deivid89 29/10/2015minha estante
De mais. O protagonista passa o livro todo fazendo as vontades do inominável pra quando chegar no final da um simples "não".

O encontro dele com a filha então.... Sem comentário.

Tinúviel 29/05/2015

As aparências enganam...
Fui seduzida pela beleza exterior do livro e pelo marketing fuderoso da Darkside e me lasquei.
Por dentro o livro nem é tão bonito assim, no que condiz a estória. Ritmo acelerado, tudo acontece muito rápido e sem nexo, personagens extremamente desinteressantes, e um final vergonhoso. Terminei de ler em uma semana, não pelo fato de estar gostando, mas sim para me livrar mesmo. Como alguns comentários anteriores que li aqui, e compartilho do mesmo pensamento, é uma tentativa frustada de escrever uma estória parecida com as de Robert Langdonde Dan Brown.
Daniel - S.P. 02/06/2015minha estante
Será que ler O paraíso perdido faça com que O demonologista seja melhor entendido?

Adriana_Lis 03/09/2016minha estante
eu ameiiiiii