No Longer Human

No Longer Human Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

Deskvice 08/02/2024

Deveras angustiante
Acredito que eu esperava mais do que foi, claro, porque ouvi muito falar desta leitura e de como ela era triste e etc. Não estou dizendo que a leitura não é boa ou muito menos que não é triste e melancólica, ela é sim! Deveras triste, tanto que me deixou angustiado a ponto de precisar parar para respirar nos dois primeiros cadernos.

O personagem do livro me deixou angustiado, ler sobre sua história é muito difícil não se imaginar em uma situação parecida e não sentir pena e tristeza pelas suas emoções e sentimentos, mas ao mesmo tempo que eu sentia compaixão e pena do personagem, fui desenvolvendo nojo do que ele se tornava, fiquei em uma dualidade entre sentir empatia e nojo por suas ações, no final, já não me afetava tanto, me senti um pouco apático pelo personagem?

Uma narrativa bem escrita, melancólica, com um teor de niilismo, sim eu achei de certa forma isso, acho que as minhas expectativas eram maiores do que o livro foi, mas apesar de tudo, foi um livro incrível, porém angustiante, difícil até de comentar sobre?

Deixarei por fim uma passagem que senti que ele fez algo sensato e humano, apesar de cada vez mais se distanciar de algo parecido, mas ao mesmo tempo me questiono, o que é ser humano afinal? Não é ser tudo isso?.

?(Elas são pessoas felizes. Se um idiota como eu ficar entre essas duas, logo vai acabar com elas. Uma felicidade modesta. Boa mãe, boa filha. Ah! Se Deus puder ouvir as preces de alguém como eu, peço, nem que seja uma única vez na vida, a felicidade!)
Senti vontade de me ajoelhar e rezar ali. Fechei a / porta com cuidado, me dirigi a Ginza mais uma vez, e nunca mais retornei àquele apartamento.?

sazune 07/02/2024

Esse livro me quebrou de um jeito q eu penso nele até hj, sempre vai ser um dos meus favoritos da vida??

Navi.foda 06/02/2024

Fodastico não sei pq esse aplicativo não quer me deixar publicar essa bosta mas eu odeio e amo o dazai ele é biruta engolsinho eu

maddy5 06/02/2024

Declínio de um homem - Osamu Dazai
?A vida humana é algo que não consigo entender?.

?Conheçais vós, vossa própria pusilanimidade, vossos mistérios, vossa perversidade, vossa ardileza e vossa feitiçaria?.

?Não estava louco, não havia enlouquecido nem por um momento. Ah! Todos os loucos dizem a mesma coisa sobre si mesmos?.

?Viver é uma fonte de pecados?

Um livro que nos confirma que não é preciso atingir certo ?ano? para se estar cansado do mundo.

Como encarar um reflexo no espelho.

LetAca 05/02/2024

"O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer. Será que eu era feliz? Desde pequeno eu era chamado de pessoa afortunada, ainda que me sentisse sempre no meio do inferno. Que ironia, sempre achei que as pessoas que me rotulavam daquele jeito pareciam ser muito, mas muito mais afortunadas do que eu.
Chegava a pensar que sobre mim havia recaído um fardo de dez desgraças e que, se apenas uma delas fosse repassada ao meu vizinho, seria suficiente para matá-lo."

?????????

Linnik0 05/02/2024

Será que todos já pensamos da mesma forma que o Autor?
Sinceramente, não sei explicar qual a sensação que eu tive ao ler essa obra de arte terrível e maravilhosa ao mesmo tempo. A dor de ser esquecido, de não ser lembrado, descreve um conjunto de sentimentos quase inexplicáveis. Julgo ser a dor mais legal quando é ligada diretamente ao amor. Talvez amar muito seja um problema, quando o sentimento ligado diretamente é o abandono, o desprezo, o ?enjoo? da presença, a perca de amor.
Eu não recomendaria este livro para qualquer pessoa. A procura por sentido na vida pode ser individual, porém, é uma procura que todos nós temos durante a vida. Compartilhar negativamente essa procura é algo desesperador, principalmente para que ouve calmamente.

Julia.Presner 03/02/2024

?Pergunto a Deus: a confiança é um pecado??
Travo pensando sobre o que dizer desse livro? acho que senti tanto que me fundi a um excesso sentimental? não sobrou espaço para as palavras.

O que posso dizer é que me identifiquei de uma maneira tão assustadora! Consegui enxergar o mais profundo eu, em um homem que se dilacera de si e se expõe ao mundo com uma farsa risonha. Vende piadas e enche os outros de graça, porque é isso que a sociedade adora? uma bela piada que os cegam por completo da realidade em que todos nós vivemos.

Na minha opinião, não há pecado maior do que negar a si mesmo.

Com essa leitura torturante e fascinante, pude perceber cada vermelho das minhas feridas mais expostas, e cada marrom das minhas feridas sufocadas pelo curativo que nunca sara.
A única coisa que felizmente me difere do narrador, é a comédia que ele usa como máscara e escudo para se proteger do terrível ser humano que se esconde de baixo de sorrisos e simpatias forçadas.
Já eu, tenho dificuldades de me esconder.
Não sei ao certo dizer o que é pior? fingir pra conseguir conviver, ou não fingir e ser visto como um esquisito por não se envergonhar de suas dores.

Não consigo fazer uma resenha com regras de resenha falando sobre a história? esse é um dos poucos livros que me foram conscientemente pessoais. Apenas.

Charilson 03/02/2024

O provérbio quer dizer que o homem, quase enlouquecido, vai largando tudo, tudo, até que perde a mulher. Está no dicionário Kanazawa. Coitados.
Eu entendo esse sentimento.

DaianySa 31/01/2024

O livro retrata a história de um homem que, apesar de muito inteligente, não possui perspectiva e nem propósito, e luta para viver em um mundo que lhe foi cruel desde a infância.

para tentar sobreviver em uma sociedade que não compreende e o assusta, ele se esforça para mostrar aos outros uma personalidade totalmente contrária da sua real, mas isso o faz cair em lugares ainda mais obscuros.

não é um livro fácil, não em questão de leitura/escrita, e sim por conta da forma que os temas são abordados, totalmente crua e direta. apesar de trazer várias reflexões, também traz muita tristeza e angústia do início ao fim.

Claudia.Michelin 31/01/2024

Osamu Dazai
O livro :?Declínio de um homem ? trata de temas fortes. Uma leitura que nos faz refletir vários temas. É um livro curto. A leitura foi difícil devido aos temas apresentados mas indico para leitores maduros.
Filipe 04/02/2024minha estante
E tem o filme! Acha que vale a experiência cinematográfica também?

beatriz 30/01/2024

O livro mostra um homem com medo de se relacionar com as pessoas e de viver uma vida, um homem covarde que não conseguia se impor em nada na vida, um homem sem controle da própria vida, tomado pela depressão, alcoolismo, drogas e melancólica da vida.
uma autobiografia extremamente melancólica e que expressa muito bem como funciona a mente de alguém assim

peripeccias 30/01/2024

"Aqui está a verdade que eu escondo dentro do peito: por fora, eu rio e faço rir, enquanto, no fundo, ter uma alma sombria é inevitável, dizia em segredo a mim mesmo."

rien 28/01/2024

?É que os covardes temem até mesmo a felicidade.
Machucam-se com algodão.
Podem se ferir com a própria felicidade.?

Rafaela 28/01/2024

O homem que declinou sua vida para sobreviver
Osamu Dazai usa uma narrativa notoriamente autobiografica, colocando de frente para o leitor o personagem Yozo, para exprimir seus acalentos sobre a vida. O medo dos seres humanos desencadeia quase todos os problemas que enfrenta na vida, sem saber como se portar em sociedade recorre ao álcool para sobreviver sem temor e ansiedade sobre suas ações, como o próprio Yozo constata na página 55 após um tempo em Tóquio sem a vigilância do pai e ter conhecido o álcool, cigarros e prostitutas: ?com o tempo, aprendi que bebidas, cigarros e prostitutas eram os instrumentos de que eu dispunha, ainda que de forma temporária, para dissipar meu pavor dos seres humanos. Mesmo se precisasse vender tudo o que possuía para dispor desses instrumentos, eu o faria de bom grado.?
É um livro triste, a vida de Yozo começa difícil, é abusado na infância e por seus temores aos adultos não consegue contar aos pais. Na adolescência tem poucos amigos e os que tem não consegue se conectar a eles. Usa do que ele mesmo chamava de ?palhaçadas? para cativar as pessoas e não precisar mostrar sua personalidade verdadeira, introvertida e melancólica. Já na faculdade não se dedica o suficiente porque passa todo o seu tempo indo a bares com Horiki. Se envolve com mulheres apenas para ter dinheiro e lugares para ficar, mas ironicamente diz que eram as mulheres que sempre se aproveitavam da tristeza dele ? no livro todas as mulheres que ele se envolveu cuidaram dele, davam dinheiro sem questionar e não o abandonavam por seus hábitos destrutivos.
É um personagem controverso, que teve uma vida miserável, um medo patológico da vida em sociedade, tinha tanto medo dos outros seres humanos que permitiu seu declino para dissipa-lo e conseguir encarar aqueles que causavam seu temor. Não sabemos se Yozo morre no livro, mas seu fim foi tão trágico quanto e considerando que o fim de Osamu foi trágico também, já que ele se suicidou junto a amante em 1948 ( ano de publicação do livro) não havia possibilidades de que Yozo se reestabelecesse para reconstruir uma nova vida. É um livro para refletir e contemplar a belíssima escrita do Osamu Dazai. Yozo ou Osamu declinou sua vida as escórias da sociedade, porque lá acreditava encontrar semelhantes a si, para sobreviver.

zackfairy 28/01/2024

Quero morrer. quero morrer mais do que tudo.
Os três primeiros capítulos parecem narrar uma história linear, contendo acontecimentos e reflexões do autor; a partir do terceiro caderno, é perceptível através da própria narrativa como o protagonista começa a "descaralhar" de vez, a leitura se torna mais frenética, e podemos acompanhar com imersão o estado psicológico degradante do personagem.

depois de muitos anos, consegui finalmente adquirir a versão física desse livro (que é muito linda, por sinal) na época em que li pela primeira vez senti uma identificação imediata.

é difícil ser uma leitora mulher e não torcer o nariz em certos parágrafos onde o dazai (pseudônimo de tsushima shuji) deixa escancarada a sua misoginia. Seria anacronismo da minha parte julgá-lo por algo que era habitual em sua época, mas não posso deixar de pensar que, caso vivesse em tempos mais atuais, ele seria aquilo que chamam de "incel"