Brasil

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

Gabi 19/02/2022

"Brasil: Uma Biografia" é um clássico e deveria fazer parte do hall de leituras obrigatórias para todo cidadão brasileiro. Leitura agradável e de fácil entendimento, as autoras conseguiram apresentar a história do país a partir de diferentes ângulos, porém sem se alongar de maneira excessiva, já que claramente não era o intuito da obra.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção durante todo o processo de leitura, foi verificar a semelhança entre o Brasil do passado e o Brasil do presente. A luta incessante das "minorias" e classes operárias pelas conquistas de direitos, o jogo político e a influência da elite na tentativa de se manter fora das atribuições legais e constitucionais, os "representantes" de certas ideologias políticas que se utilizam da cultura conservadora e retrógrada para alcançar o poder (incrível como esse fato se repete a cada período de tempo, governantes que defendem valores como "família" - só a sua -, "Deus" - aquele que condena o pecado, mas apenas dos outros - e "pátria" - aquela que mata todos aqueles que não se encaixam em certo padrão social e estereotipado -, continuam agindo da mesma forma, ou seja, na prática agem sempre os utilizando apenas a favor de si mesmos).

E permanecemos anestesiados, perdendo direitos, retrocedendo dia após dia..., parece que nossa sina é lutar constantemente pelo mínimo.

Erica 07/02/2022

Excelente
Um livro muito bem escrito, que desmistifica muito do que aprendemos na escola, apresenta o Brasil real. Nos ajuda a entender muito sobre a política, economia e sociedade.

Rosangela Max 06/02/2022

Trabalho impecável!
Imagino o quão extensa e profunda foi a pesquisa feita para a escrita deste livro.
As autoras arrasaram demais!
Conseguiram contar a história do Brasil de uma forma rica, sem ser maçante.
Foi uma leitura cansativa pra mim, não vou negar, mas isso devido ao tema e ao gênero, não em relação a escrita das autoras.
Senti que aproveitei mais a leitura depois da parte sobre a Inconfidência Mineira porque, muito do que estava sendo informado até então, não era novidade pra mim. Já tinha lido em outros livros, como os dois primeiros livros da trilogia ?Escravidão? de Laurentino Gomes que aborda exaustivamente sobre alguns temas.
Gostei muito da leitura. Foi um intensivão sobre o Brasil.
Recomendo para quem tem interesse em tentar entender as ?presepadas?que o povo brasileiro vem enfrentando ao longo dos séculos e toda luta gerada, em busca de um país melhor.
Só não podemos esquecer que o país é governado e povoado por pessoas. Portanto, nada será melhor se não tivermos governantes e cidadãos melhores.
Marlon 06/02/2022minha estante
Vc acaba de me dar mais uma boa razão para, assim que me for possível, ler esse livro. Gostei demais da sua resenha. E certamente vou gostar do livro tbm quando o ler. Pra vc uma boa noite e uma ótima semana.

Paloma 07/02/2022minha estante
Estou ainda no início da leitura e amando! Lendo aos poucos pois não tenho muito tempo, mas está sendo uma experiência muito rica. É claro o impecável trabalho de pesquisa das autoras.

lipeengineer 10/04/2024minha estante
Stou lendo

Wagner 31/01/2022

Brasil, obra em andamento
Apesar de ser um calhamaço, o livro é bastante suscinto, por abranger a história do país a partir dos eventos que possibilitaram a chegada dos portugueses, até o governo Dilma. Os capítulos mencionam os principais eventos, permitindo que se busque aprofundamento em outras leituras, de acordo com o interesse de cada um. Ao final, as autoras propõe a pergunta, o que faz do Brasil um país tão peculiar em alguns aspectos. A duras penas conseguimos democracia, recentemente bem testada, por sinal. Mas ainda seguimos com enorme desilguade social. Até quando.? É uma história ainda aberta, ainda sendo escrita.

emy.books 15/12/2021

Brasil - Uma Biografia
Terminei hoje o livro que mais me acompanhou em 2021. Obrigada Lilia e Heloisa por essa grande obra que tem me ajudado bastante a entender de modo minucioso a história do nosso país, de forma clara e objetiva com ótimos detalhes. O Brasil é um país com diversos períodos e uma história que exige tempo e atenção de quem se propõe a fazer a biografia desse gigantesco país, assim como daqueles que se dispõem a ler cada complexidade e cada detalhe. Eu precisava desse livro e só agradeço de ter o lido neste ano! ??

Lauckson 10/11/2021

Razoável
Não viajei muito no livro. Achei fantasiosa a maneira como a ideia de "Brasil" é apresentada. Uma maneira classe média, moderada e sem perspectiva.

Cai num campo de elaboração do discurso, os joguetes com palavras, as sentenças "poetizadas" sobre determinados acontecimentos e pessoas são ultrajantes (pelo menos pra mim).

É razoável, quase dispensável. Mas pra não dizer que achei tudo ruim, os capítulos sobre o governo Vargas e a ditadura são legais e remontam bibliografias que me era desconhecidas e despertaram interesse.

De qualquer forma, leia você mesmo e tire suas próprias conclusões (:
belares 13/11/2021minha estante
Obg pelo review!

Eduardo 20/07/2022minha estante
Achei esse livro superestimado

Mari 08/11/2021

história
Com linguagem fluente, acesso a documentação inédita e profundo rigor na pesquisa, Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling traçam um retrato de corpo inteiro do país, e mostram que o Brasil bem merecia uma nova história. (a editora)

Tiarajú 10/10/2021

Nossa história se repete muito
Li esse livro calmamente, apreciando cada página.
Posso dizer que é um dos melhores que já li, pois trata de forma ampla e ao mesmo tempo objetiva praticamente todas as passagens relevantes de nossa história "oficial". Mesmo aqueles assuntos que já havia lido ou ouvido falar exaustivamente, aqui são contextualizados.
Um spoiler breve: nossa história se repete muito. 2021 parece 1961 (ou 1991), 2015 parece 1950 e assim por diante.
Recomendo a todos que queiram entender melhor como chegamos até aqui.

Lucas.Gabriel 02/10/2021

Trabalho sensacional!
Nossa, como eu sempre fico feliz e triste ao mesmo tempo quando estou lendo coisas sobre o Brasil! Mesmo que eu tenha sentido falta de alguns momentos fundamentais de nossa história (principalmente um aprofundamento maior sobre Constestado e sobre o Cangaço), achei o livro de uma riqueza fenomenal de informações! A forma como é narrada TODA a história brasileira é de uma maneira dinâmica e com opiniões bem interessantes sobre como foi que chegamos aos dias atuais cheios de diversos problemas. Me dá muito prazer ler e relembrar figuras tão emblemáticas de nossa história, além de como o povo brasileiro sempre buscou sempre se rebelar e lutar contra várias injustiças que foram presentes. Ao mesmo tempo, como dá pena pensar que ainda carregamos diversos problemas em nosso imaginário, principalmente o racismo enraizado em nossa sociedade, tal como o autoritarismo perverso.

V_______ 27/08/2021

Enfim o Brasil
Brasil: Uma Biografia abrange a história do nosso país tupiniquim, desde estimativas dos nossos tão assolados povos indígenas, que vem continuamente se extinguindo, a chegada dos portugueses, o período colonial, império e república, tão conturbada e fascinante república, finando no governo FHC. Há uma breve introdução aos governos petistas, porém talvez seja cedo para uma análise completa desse período recente.
Apesar de ser um verdadeiro calhamaço muitos acontecimentos, como é óbvio, ficam apenas com um breve resumo, ainda assim a síntese aqui apresentada é bem satisfatória, traça inclusive parte da ineficiência de políticas públicas que levaram a tamanha desigualdade social do nosso povo.
Muito foi feito e alcançado por essa nação de proporções continentais, que tem um trajeto ainda curto quando comparado a outros países, mas fica claro que ainda há muito por fazer.

marcelinho 20/08/2021

Narrar histórias do Brasil não é fácil, não cabe em um único volume. Até porque não há nação cuja a história possa ser contada de forma linear, progressiva ou de uma só maneira. As autoras do livro Brasil: Uma Biografia, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, deixam bem claro ao contar a história de uma complicada "sociedade nos trópicos".

A história do Brasil, o último país a abolir a escravidão no ocidente, sempre foi campeão de desigualdade social e prática de um racismo silencioso porém perverso. No livro, as autoras descreve toda essa estrutura sendo formada no Brasil desde a sua descoberta pelo Velho Mundo.

O Brasil não é para principiantes, dizia Tom Jobim. O Brasil que passou por diferentes regimes, agora, goza de um regime democrático. Na verdade, redemocratização da década de 80.

Mas, apesar de tamos males, a história do povo brasileiro é uma história de luta e muitas conquistas que, com muita luta, as gerações futuras receberam de herança essas conquistas. Tás como a abolição da escravidão, a democracia, direitos trabalhistas e muitos outros.

É inevitável estudar a história do Brasil e não fazer certas perguntas visando o futuro. Será que conseguiremos manter uma democracia tão nova e frágil, e tolerar as diferenças e rachaduras políticas na nação brasileira? Será que conseguiremos manter, como herança para gerações futuras, todos os direitos que conseguimos com toda luta e persistência? São esses questionamentos e tantos outros que esse livro nos faz pensar após a sua leitura.

Rafa 11/08/2021

Biografia Perenal
O livro sintetiza a nossa história por meio de um prisma inovador. Trazendo uma versão dinâmica e acessível dos eventos culturais, sociais, políticos e econômicos. As autoras (acertadamente) não ousam apresentar um prognóstico para esse arcano chamado Brasil.

Fernando.Bittencourt 31/07/2021

Nossa história em movimento.
Ótimo livro, leitura muito agradável, conforme já dito em outras resenhas constam fontes para aprimorar as pesquisas de cada assunto. O que me chamou a atenção foi a forte presença do militarismo em nossa organização política, bem como as origens do anticomunismo (ou "anti-esquerdismo"), sempre tivemos uma elite e grande parte do povo admiradores de uma autoridade soberana reguladora e na maioria das vezes repressora.

izaeiterer 16/07/2021

Uma abordagem decolonialista sobre a história do Brasil
O livro é de leitura fácil, mesmo para quem não está inserido em áreas acadêmicas das ciências humanas ou história.

O tamanho inicial assusta, mas o livro traz consigo uma linha do tempo detalhada e com um olhar despido das narrativas colonizadoras. É um livro extremamente necessário para conhecermos melhor o país em que vivemos.

Recomendo a leitura de forma pausada, por capítulos e buscado as referências, para ligar os pontos mais facilmente.

Livros e Chocolate Quente 11/07/2021

Não ficção sempre me prendendo
Acho interessante que se fosse leitura da escola não teria terminado ainda, enfim a hipocrisia. Bom, eu amei esse livro, ele disseca muito bem o cenário político do Brasil através dos anos.