Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

Cintia295 26/07/2023

É um livro rápido de ser lido, mas que não gostei tanto assim, nossa deu vontade de entrar no livro e brigar com os pais crianças/adolescentes. Mas o próprios não tinham muita educação, também somente dinheiro.
O final gostei, foi água com açúcar mas gostei ???

Leila 23/07/2023

Agnes Grey
Primeiro livro lido da família Brontë, "Agnes Grey" me cativou... No começo demorei para entrar no ritmo da leitura da obra de Anne Brontë, mas a partir de 1/3 da história, fui gostando do enredo e mudei minha opinião sobre o livro...
A história de Agnes Grey é interessante, não é um texto cansativo, apesar de ter sido escrito em 1850, flui bem a leitura...

Juliana.Nogueira 14/07/2023

Primoroso
A primeira leitura de Anne Bronte e não poderia estar mais satisfeita. O livro assume o contorno de uma leitura de conforto (mensagem que já transmitida a partir da linda capa da Martin Claret).

Adorei acompanhar a vida e a formação da Agnes como pessoa e odiei com ela cada um dos pupilos. Mas, no final, senti falta de mais informações sobre a Sra. Ashby.

Enfim, adorei o estilo da autora e já quero ler o outro livro dela.
Sr. Paixão 19/10/2023minha estante
Também queria mais informações da Rosalie, um final definitivo.

Nandecas 13/07/2023

Uma leitura fluída, com um acervo de palavras requintadas, que fazem a história se tornar mais interessante. Sou suspeita para falar porque adoro clássicos, e embora esse não seja tão engenhoso como o de suas irmãs, a história ainda sim se torna valiosa.

Sonia231 07/07/2023

Agnes perfeitaaaa!
Livro muito bom, por ser um clássico tem linguagem simples! Me levou a refletir o quanto as pessoas podem ser vazias e se importar mais com o dinheiro do que com o amor verdadeiro, romance maravilhoso, apesar de lento foi numa velocidade perfeita! Um ótimo clássico para começar!

Juliete.Siqueira 30/06/2023

Ainda estou me acostumando e aprendendo a ler clássico. Consegui ler em 3 dias e não foi nem um pouco cansativo. Ao contrário, a história me chamou mto a atenção e senti mta empatia pela Agnes. Uma história mto sofrida e bonitinha ao msm tempo. Pra quem quer começar a ler clássico, esse livro é um bom começo.

Gezinha 28/06/2023

Irmãs Bronte. Sempre um deleite.
Eu amo a melancolia, as observações silenciosas do mundo ao redor das personagens das irmãs Bronte.
Admiro a capacidade da Agnes de manter o silêncio diante de pessoas sem escrupulos com as quais de nada adianta argumentar.
A silenciosa confiança em Deus, as dúvidas e anseios, apesar dessa confiança, observações sobre a época e seus costumes. Amo!

Camila 11/06/2023

Meu terceiro das Bronte e maravilhoso como os outros
Anne Bronte foi muito a frente de seu tempo, mas esse não é o único ponto a se destacar. Eu amei a escrita, amei tudo...

Gostei muito de acompanhar a vida da Agnes e suas reflexões. Por mim o livro poderia se extender até seus últimos dias de tanto que gostei.

10/06/2023

O livro é bastante cansativo na minha opinião pois a autora passa muito tempo descrevendo o quanto seus alunos são difíceis de lidar tanto na primeira quanto na segunda casa em que trabalhou.
É basicamente um livro de lamentações, sem grandes expectativas e bastante previsível.
Nem parece que é a mesma autora de A Inquilina de Wildfell Hall, livro que me agradou bastante e é bem mais dinâmico.
Agnes Grey é muito parado, nada acontece de interessante.

Camila Felicio 09/06/2023

Um livro estilo filme de sessão da tarde, bonitinho, mas não voltaria a ler, pretendo ler a Inquilina da mesma autora para ver se consigo ter o mesmo apreço por ela que tenho pelas irmãs, o que por enquanto está distante...

Nirley 08/06/2023

Agnes Grey
Eu gostei muuuuito do livro e me identifiquei bastante com Agnes Grey. Ser professora de alunos que não podem ser repreendidos, mas que a gente morre de saber que precisam, é duro viu?!

Cristiane.Rocumback 05/06/2023

Bela história
Difícil comcluir a leitura de um clássico num dia, mas esse foi muito agradável e fácil de ler.

Parece costumeiro que haja nos clássicos as famílias insuportáveis! Sempre há aqueles personagens que nos dão raiva e a protagonista que suporta tudo tão serenamente. É o caso de Agnes Grey. Mocinha temente a Deus, boa índole, boa educação e exemplar. Mais inclinada a ouvir do que falar e por essa mesma razão desprezada pelos julgamentos de pessoas tolas. Tudo isso, mas a personalidade dessa protagonista encanta.

Escrito em primeira pessoa. Leitura muito fluída, sem enrolação. Indico a leitura.

Thais645 04/06/2023

Bom livro da melhor das Brontë
Anne Brontë tem um senso crítico social agudíssimo, com uma visão feminista a frente do seu tempo. Esse livro mergulha em críticas sociais como as apresentadas por Jane Austen, mas vão mais além, são profundas críticas da visão do papel da mulher e do homem na sociedade. Embora esse livro seja mais "leve" que A Moradora de Willdfell Hall, ainda sim é uma história inteligente e crítica com uma personagem feminina forte. Adorei e com certeza Anne B. é uma das minhas autoras favoritas.

Sparr 18/05/2023

Uma releitura agradável, mas só!
Quando li Agnes Grey pela primeira vez, lá pelos anos de 2006, achei o livro sem par. Anne, das irmãs Brontë, surpreende ao colocar em seu enredo uma mulher que deseja a liberdade por si só, a vontade de existir e escolher por puro consentimento de si mesma, quando a sociedade tolhia a mulher de todas as formas possíveis e imagináveis.
Então o que mudou? Apesar de nobre e corajosa, a escrita em segunda leitura, não me pareceu tão profunda ou certeira como eu me recordava. Acredito que isso também esteja acontecendo porque tenho outra visão de mundo no meu agora. O ponto é que mesmo na observação dessa coragem de Agnes, mesmo enxergando a presença de variação de temas e abordagens, como mostrar um personagem saindo da melancolia presente na literatura gótica e abordando aspectos que o apresentam como uma pessoa que se afundou na depressão, após sentir que falhou em seu papel provedor. Apesar de tudo isso, senti que a personagem perde muito ao querer aprovação e redenção. Essa busca de validação me irritou tanto quanto os personagens odiosos que aparecem nos primeiros momentos de Agnes como preceptora.
O livro continua encantador, a escrita da Anne é atemporal e boa, por isso recomendo a leitura.