Antologia poética de Florbela Espanca

Antologia poética de Florbela Espanca Florbela Espanca

Resenhas - Florbela

1 | 2 | 3 | 4

Bi Faria 23/03/2021

Eu sou uma pessoa que aprendeu a apreciar a poesia e não poderia deixar esse dia passar em branco. Sempre quis conhecer Florbela d'Alma da Conceição Espanca, poetisa portuguesa que trouxe poesia de alta qualidade, recebendo prêmios literários como o Prêmio de Literatura Portuguesa.

A poetisa cultivou de forma exclusiva o soneto e as suas primeiras obras de poemas foram:
Livro de Mágoas (1919);
Livro de Sóror Saudade (1923);
Charneca em Flor (1931).

Ao terminar a leitura senti a alma da poetisa na sua dor, sofrimento, saudade e amor.
A cada poesia há um sentimentalismo profundo, o que me prendeu na sua profusão de palavras tristes, marcantes e que tocam, ela me trouxe muitas reflexões do viver. Além de demonstrar seu amor por Portugal e sua forma feminina que tanto nos representa.

"Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Eu sou a irmã do sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida... (...)
Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!"

Ao ler Florbela Espanca você a conhecerá de forma verdadeira pois ela se entrega em seus versos, se mostra em várias vertentes que mexem, que te fazem se identificar como mulher que sonha, sofre, sente saudade, tem perdas, ama e ainda consegue a graciosidade de ser mulher.
Seu coração vai transbordar o que o dela o fez e se emocionar.

Eu não poderia deixar de ressaltar a edição belíssima da Martin Claret em capa dura e uma divisão que trouxe toda a beleza da poetisa.
Foi uma leitura intensa em que identifiquei com a mesma, também por ser mulher mas principalmente, pelos sentimentos apresentados em cada verso.

Bene 02/03/2021

Defitivamente, o melhor livro que já li na minha vida. Cada um dos poemas efetivamente beira a perfeição.
Recomendo profundamente tal leitura.

Ale 26/02/2021

Florbela Espanca tem poesias maravilhosas e muitas vezes tristes e fúnebres, o que não deixa nada a desejar. Uma pena nao ter sido reconhecida na sua epoca

Teus lábios cor das papoilas
Vermelhos como o carmim
Não são lábios nem papoilas
São pedaços de cetim

Marcelle Pinheiro 26/01/2021

Florbela Antologia Poetica

?Sou eu! Sou eu! A que nas ma?os ansiosas
Prendeu da vida, assim como ningue?m,
Os maus espinhos sem tocar nas rosas.? (P.133)

A antologia poe?tica de Florbela possui poemas de 1915 a? 1931. Foram muitos os poemas que eu amei, marquei-os com post it para reler sempre que der vontade.

A edic?a?o da Martin Claret e? linda. Nela conte?m uma breve introduc?a?o falando sobre a poetisa portuguesa Florbela (1894- 1930).

O livro e? dividido em seis: Livro de ma?goas (1919), Livro de so?ror saudade (1923), Charneca em flor (1931), Reliquiae (1931), Trocando olhares (1915- 1917), O livro d?Ele (1915-1917).

A maioria dos poemas sa?o sonetos. O eu li?rico aborda diversas tema?ticas, a maioria sa?o melanco?licas como tristeza de um amor na?o correspondido, saudades, dor, ma?goas, solida?o e morte.

?E a vastida?o do Mar, toda essa a?gua
Trago-a dentro de mim num mar de Ma?goa!? (P.46)

Além disso, no livro há alguns poemas de paixão. Algo que é bem recorrente nas poesias sa?o as comparac?o?es e a metalinguagem. Ademais, os poemas de Florbela sa?o intensos, cheios de sentimentos. Dos seis livros contidos o que mais gostei foi o primeiro ?Livro de ma?goas.?

?Aqueles que me te?m muito amor
Na?o sabem o que sinto e o que sou...
Na?o sabem que passou, um dia, a Dor
A? minha porta e, nesse dia, entrou.? (P. 45)

Por ser uma obra um tanto depressiva e melanco?lica pode conter gatilhos emocionais.

Lou 20/01/2021

Eu sou suspeita pra falar sobre a Florbela Espanca, tenho um apego emocional enorme as obras dela. A forma como ela descreve seus sentimentos me encanta (mesmo que as vezes eu sinta uma tristeza enorme pelo que estou lendo, se é que isso faz sentido) e muitas vezes tive que parar a leitura pra refletir, não só sobre o que ela escreveu, mas pra pensar em qual era o contexto no qual ela escrevia. Eu amei demais, é uma leitura tranquila e indico muito pra todos.

stormsetwinds 26/11/2020

Única
Não me canso de ler Florbela e suas poesias tão únicas! É uma experiência e tanto que todos deveriam ter.

Maria Faria 02/08/2020

Rimas da intensidade
Comecei a ler esse livro há três anos. Nunca demorei tanto pra ler um livro, nem de poesia nem de prosa. Florbela viajou comigo para várias cidades, na esperança de receber atenção preenchendo o tédio a bordo dos aviões, mas as nuvens? ah, as nuvens! Elas eram mais leves!
A poetisa portuguesa é um fenômeno da rima e dos sonetos. Suas rimas são trágicas como foi sua vida. A paixão e o eu lírico povoam sua poesia. São versos de lamento, sentimentos intensos e de saudação à morte por amor não correspondido. Conheci-a através de seu poema ?Fanatismo? e já percebi sua intensidade. Foram muitos meses lendo, pois sentimentos intensos em demasia, sufocam. Durante todo esse tempo, o livro chegou a cair e empenar; agora, anda a ranger todas as vezes que é aberto. Transformou-se de fato em um ?livro vivido?, já que seu interior é intenso, é viajado e reclama como um velho resmungão. Nesta edição da Martin Claret, senti falta de notas que complementassem alguns versos e situassem o leitor sobre o período a que se referia.

Bárbara 20/06/2020

Encantadora até no nome
Pensei se falaria da importância histórica da autora Florbela Espanca ou mesmo da importância em lê-la, mas digo que o que verdadeiramente me prendeu a leitura do início ao fim foi pura e simplesmente a beleza ímpar de seus poemas, que eu fazia questão de recitar várias vezes, inclusive em voz alta, para mim mesma ou para outra pessoa. Simplesmente belos!

"Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver
E que nunca na vida me encontrou!"

Nicinha 30/05/2020

Florbela é uma artista muito sensível. Essa antologia reúne várias de suas publicações com direito até a publicações póstumas. Espanca canta nesse livro os idílios de sua paixão, as dores de sua alma e as saudades que lhes restou. Altamente sensível!

Cibele 11/05/2020

Poesia sobre suicídio? Temos
Livro cheio de gatilho para depressão e suicídio. Poesia bem voltada às regras tradicionais. A antologia reúne livros de diferentes épocas, sendo perceptível a mudança na forma de escrita de Florbela Espanca.

Mateus com h 01/04/2020

BEM