O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Natacha 24/04/2024

Leitura agradável
O tipo de leitura que se faz para ter conhecimento do precursor do subgênero gótico, não é um livro ruim, terminei em um dia, é uma leitura cheia de reviravoltas e bastante drama, não é um livro que assusta pessoas do nosso século, também não possuí personagens extremamente desenvolvidos, mas apesar disso é uma leitura agradável.
Vi muitas semelhanças com Hamlet, o que não é novidade pois o autor era um grande admirador do trabalho de Shakespeare. Ambos abordam questões semelhantes, como a linhagem, os laços familiares e o casamento. E no tempo em que se passa a história, as mulheres possuem um papel de submissão e devoção para com seus maridos. E os serviçais possuem uma ingenuidade um pouco cômica, em relação aos acontecimentos sobrenaturais do castelo e as decisões do príncipe.
É como uma peça teatral por conta de seus diálogos e reações dramáticas, temos profecia, segredos familiares, castigos que percorrem gerações, fantasmas, e paixões avassaladoras que causam muito tormento.

Luana 24/04/2024

Pesado
Muito pesado!

Uma linda história, mas realmente muito pesada.

Ótima para os fãs de romances góticos.

Kailaine7 19/03/2024

Tá, como eu começo? Não é um livro que eu vou reler, mas não é de todo ruim. Por ser um livro do século XVIII, a escrita é um pouco maçante e os personagens um pouco absurdos. Mas acho que me apaixonei por Teodoro ? é um fofo e seu amor repentino por Matilda foi o que me prendeu na história. Bom, não é o meu estilo de livro com certeza, mas não odiei completamente.

Emy 14/03/2024

O castelo de otranto
Fiquei intrigada com a história e quando fui ver já tinha lido metade do livro inteiro, até que curti bastante o desenvolver da história.

sosophia 16/02/2024

Atmosfera sombria e platônica de uma era medieval romântica
Castelo de Otranto me surpreendeu pois me levou à uma atmosfera medieval e sombria um tanto quanto gótica porém ... nem tanto? É uma atmosfera menos E.A. Poe, assim digamos, mas não menos sombria. Isso pra mim foi um ponto positivo pq eu estava cansada de ler coisas onde nada parece natural, e esse livro, apesar dos elementos fantásticos e de uma possível maldição que impera no círculo dos personagens, me deu isso. O fato de q esse é um dos primeiros romances góticos talvez explique.
Enfim, eu gostei dos personagens, de suas crueldades, seus segredos, suas convicções e lealdade.
Diversos diálogos são penosos de ler, é tanto drama católico baseado em dor, culpa, amor platônico e lealdade exacerbada que eu frequentemente tinha vontade de aparecer nas cenas e gritar um palavrão, mandar os personagens pararem de choramingo kkkkkk mas fazer oque, a escrita romântica pesa muito nessa linguagem.
Eu senti um misto de frustração e alegria pelo tom fantástico do livro não ser explícito, e inclusive não se concretizar através da imagem construída após os sinais obviamente não-naturais que se apresentavam. Parte de mim queria ver tudo, e a outra parte ficou satisfeita com o mistério perambulando cada página virada.
É uma leitura curta em que muita coisa acontece em pouco tempo, cheia de reviravoltas, segredos desvendados, paixões nojentas e platônicas, poder e maldição, um somatório que só pode dar vez a um final negativo.

SamaraF 12/02/2024

Simpático, mas não passa disso
Fiquei interessada pela sinopse e principalmente por ser um clássico e pioneiro gótico, mas não é um livro incrível, é no máximo bacana!
O grosso da história é interessante, mas os diálogos são excessivamente longos e desnecessários. Assim, se uma pessoa quer dizer, por exemplo, que tem receio de algo, essa pessoa simplesmente demora umas 3 ou 4 páginas enrolando entre outros assuntos para falar. Isso torna todos os personagens chatos, é difícil se conectar com alguém.
Claro que devemos levar em consideração que o livro é de 1764, mas ainda assim não consigo relevar os desconfortos.
De qualquer maneira, como é um livro curto, para quem gosta da temática vale a pena ler para conhecer o clássico.

Elineuza.Crescenci 09/02/2024

Avaliação: 3/5
Início da Leitura: 29/10/2023 Término da leitura: 08/02/2024

Autor
Nasceu na Inglaterra.
Aristocrata e romancista inglês. Conhecido como Conde de Orford, inaugurou um gênero literário, o romance gótico, quando escreveu o Castelo de Otranto.

Sobre o livro
Mal assombrado? Essa é a história que circula no entorno do castelo.
Quem reside naquele lugar? A quem pertence?
Serão estas as perguntas respondidas com a leitura do livro “O Castelo de Otranto”.
Tem também príncipes e princesas. Herdeiros ambiciosos. Até onde se pode viver com um mistério tão arraigado?
É um livro curto para quem gosta de suspense e medo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/02/2024-fevereiro6-leitura-anual-19-o.html

Marryamelia 07/02/2024

Maravilhoso, o suspense e os mistérios deixam qualquer um instigado. Além dos absurdos que foram cometidos no castelo.
Akemi 07/02/2024minha estante
Acredita que eu parei de ler ele não passado. Eu preciso retomar ?.

Marryamelia 07/02/2024minha estante
Tu não vai se arrepender. Muito bom o final da história vale a pena

Helenapessoa 05/02/2024

Esperava uma vibe Drácula, recebi Romeu e Julieta
Muito frufru, muito romancinho. Peguei a indicação com uma menina no youtube falando que era de terror. Gente..... o terror é ridículo uma armadura que voa?????? Pelo amor ne

Mas enfim, acho que não gostei pelas minhas expectativas mesmo.

Wanny2 02/02/2024

Não foi um dos melhores que li, mas até que tem aquele gostinho de terror.
Queria um pouco mais já que esse foi praticamente o pai do terror gótico.

jasmineteaclub 30/01/2024

Foi uma leitura interessante principalmente por se tratar do começo da literatura gótica, a leitura não foi maravilhosa pq não consegui acompanhar a história com apego, mas gostei até certo ponto!!

Gabirutz 26/01/2024

Rascunho do gótico
Como início do gótico, como forma na literatura (até onde sabemos), esse livro é como o título, mais como um rascunho com temas e estilo meio jogado, não têm aquela profundidade, mas como ponta pé de um estilo, é compreensível!! Não consegui me apegar a nada nem ninguém, às vezes me perdia até na própria premissa e caminho do livro.

skywalkerslua 26/01/2024

O Castelo de Otranto.
Um clássico! Livro profundo, traz à tona uma avalanche de sentimentos? Medo, entusiasmo, angústia e conforto. Recomendo para todos que gostam de romance, suspense e escrita clássica, totalmente refinada.

Sasamira 21/01/2024

O gótico teve sorte se começou assim
Olha, veja bem... não me entenda mal, eu gostei da leitura. Seu único e maior impasse é a negação a grandiosidade, ela não tenta ser muito apenas é.
Tentei a todo tempo considerar o tempo, a época que foi escrito, a história é cheia de mistérios mas não sei dizer se captura o horror, só se contorna no terror, que esse sim! Por mais simples que seja, é isso que me impressiona, como a descrição de uma coisa que é desviada o livro inteiro pode, ainda sim, fazer tanto temor!
Mas nunca chamaria de o rei dos góticos, só o start - a fagulha.

Daniel Tard 16/01/2024

Clássico e pioneiro da literatura gótica
Ótimo livro, escrito em 1764 por Horace Walpole. Lembra, muitas vezes, as falas exageradas de Shakespeare, personagens bem estereotipados. Livro pequeno que me cativou e não foi uma leitura cansativa, vale a pena, por ser o primeiro livro gótico que incentivou vários escritores dos gêneros gótico, suspense e terror!