O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Monise Nunes 05/04/2022

A história é boa, mas os diálogos me torturaram demais (rs).
A linguagem arcaica deu uma travada na continuidade da leitura e acabei demorando muito tempo pra ler tão poucas páginas.

Mariana113 14/05/2022

o primeiro gótico
Nessa semana regida pela sexta-feira 13 nada melhor que uma leitura gótica cheia de castelos antigos, famílias amaldiçoadas, assassinatos e plot twists a cada página.
O castelo de Otranto é o centro da narrativa, um principado regido pela família Manfredo onde acontecerá o casamento do príncipe herdeiro, Conrado, com a jovem Isabela, uma nobre órfã da região. No dia do casamento uma coisa terrível acontece: um elmo gigante que ninguém sabe de onde veio cai sobre Conrado e o mata, acabando com a linhagem de Manfredo. O príncipe então desesperado resolve ele mesmo se casar com Isabela. O castelo recebe a visita de fantasmas e cavaleiros misteriosos, e uma antiga profecia sobre a família é desenterrada.

Publicado em 1764, o livro é considerado o primeiro do gênero gótico, que depois se desenvolveria até chegar ao que conhecemos hoje na literatura, na música, no teatro e principalmente no cinema. Como o primeiro, é possível perceber nele as sementes do que faz do gótico o que é, mas se formos pensar na escrita, não temos uma obra prima. Todos os eventos das suas 111 páginas poderiam ser muito melhor desenvolvidos, principalmente os diálogos, que me deixaram com uma sensação de agonia e atacou minha crise de ansiedade, não (apenas) pelo seu conteúdo, mas porque ninguém é direto. Talvez o objetivo do autor fosse criar esse sentimento de agonia que os próprios personagens estão sentindo, mas para mim só me deu vontade de pular as páginas para fugir dos diálogos.

Eu dei 3 estrelas para esse livro porque gostei da história e suas reviravoltas, mas a escrita não me agradou tanto. Recomendo a leitura para quem quiser conhecer o início da literatura gótica e para quem gosta de plot twists, porque nossa, eles não param até a última página (não acho que isso seja um defeito).

Babs 16/06/2022

Achei a história interessante pra a época que foi escrita, porém muito apressada. Faltou expor um pouco mais de detalhes, até a respeito da geografia e do castelo, me vi confusa tendo que reler a mesma frase várias vezes pra tentar compreender os acontecimentos. É tudo muito atropelado e com desfechos de um parágrafo pro outro. Até cansei.

Maristella.Lewando 31/08/2022

Foi uma leitura rapida e muito gostosa de fazer!
Um tanto confuso no inicio, mas depois que se acostuma com o enredo a leitura simplesmente flui...
Senti falta de um pouco mais de detalhes sobre o castelo e o lugar em volta da construção, no entanto adorei e super recomendo a quem procura uma historia rapida, medieval e com um toque sombrio!

Easy.pdf 03/06/2024

"Minha sinceridade me é mais cara do que minha vida. Eu não venderia uma para comprar a outra."

Aquela leitura que devorei cada segundo, parava de ler já esperando ter tempo pra ler dnv. Amei muito?

Gustavo 03/01/2023

O primeiro gótico
bom, essa é minha primeira resenha, então vai ser bem leve e com erros de escrita!

O livro é tido como o primeiro gótico ja escrito, sendo que no início o autor alegava que era uma história verídica encontrada em um manuscrito antigo.
Livro bem curto, e com reviravoltas a cada pagina que passa. As vezes pode ficar meio confuso devido ao ritmo frenético dos acontecimentos, mas vale muito a pena a leitura

Latim47 27/01/2023

Por ser o primeiro livro gótico publicado, ele é cheio de fantasia e elementos absurdos, gostei bastante desse aspecto exagerado. O livro me conquistou, achei que seria uma leitura difícil, mas foi bem fluida, com momentos quase comodos. Não é o que eu geralmente espero de um livro gótico, mas por ser o primeiro, acho completamente justificável.

Nezuminos0 18/02/2023

O pilar do gótico!
Confesso que quase desisti de ler, mas terminei! E como o pilar do gótico, esse livro é ótimo, os acontecimentos estranhos e o ambiente sombrio que o livro deixa intsalado na cabeça. Adorei como as coisas deram errado pro Manfredo e como a narração e o livro ficaram melhores quando Isabela começa fugir, levando todos dentro e fora do castelo para um emaranhado de problemas. E sim, tudo pode ficar pior do que está.

Náh 26/02/2023

Não e ruim
Bom,li mais pelo fato de ser o primeiro livro considerado gótico da história,mas não e tudo isso
De começo quando começou a aparecer acontecimentos sobrenaturais e mediavais eu fiquei muito empolgada kk,não me arrependo de ter lido

zaczito 27/02/2023

o livro cumpre com o esperado, mesmo sendo uma narrativa simples e curta não desampara o leitor privando-o de um bom enredo e de diversos clímax, muito pelo contrário, é uma leitura envolvente e instigante.

Zeli Giovana 22/05/2023

Considerando o fundador do gênero gótico na literatura, é um romance de época com uma narrativa fluída. A história basicamente se passa no castelo e tem várias reviravoltas que a tornam bem atraente.

Sara 02/06/2023

Nossa ?
Esse eu custei as 200 pgs mais longas da história. Um dramalhão, eu entendo a época que foi escrito é claro, é um livro antigo e as falas e todo o resto é condizente, mas meu deus, que tédio, já li livros de épocas que não eram tão chatos assim, e tbm é uma história que em 10 pgs contava. Que preguiça de tudo e de todos.

Vanessa 05/06/2023

Muito louco
Que rolê louco foi esse livro! Aparição de armadura gigante; Um tirano maluco por poder; Religião; Personagens completamente sem carisma.... mas como o livro é pequeno, a gente lê até o final 😂

Batista 07/06/2023

Gótico
Li porque outro livro fez referência a ele, mas lá vai: Amor impossível, reviravoltas mis, usurpadores e detratores. Enfim, uma gama de lugares-comuns dos quais se vale Horace Walpole. Recomendas? Acho que não.

May 22/06/2023

Podia ser a casa dos Poncios
O primeiro livro gótico a ser lançado no mundo, me surpreendi demais com a narrativa gostosa, cheia de reviravoltas e bem novelesca. Nada na história seguiu cliche, tudo foi muito doido e chocante.

Para sempre levarei em minha alma a frase "Percebi que só poderia ser feliz com alguém que pudesse dividir a melancolia que habitava minha alma".