O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Gustavo 03/01/2023

O primeiro gótico
bom, essa é minha primeira resenha, então vai ser bem leve e com erros de escrita!

O livro é tido como o primeiro gótico ja escrito, sendo que no início o autor alegava que era uma história verídica encontrada em um manuscrito antigo.
Livro bem curto, e com reviravoltas a cada pagina que passa. As vezes pode ficar meio confuso devido ao ritmo frenético dos acontecimentos, mas vale muito a pena a leitura

Latim47 27/01/2023

Por ser o primeiro livro gótico publicado, ele é cheio de fantasia e elementos absurdos, gostei bastante desse aspecto exagerado. O livro me conquistou, achei que seria uma leitura difícil, mas foi bem fluida, com momentos quase comodos. Não é o que eu geralmente espero de um livro gótico, mas por ser o primeiro, acho completamente justificável.

Nezuminos0 18/02/2023

O pilar do gótico!
Confesso que quase desisti de ler, mas terminei! E como o pilar do gótico, esse livro é ótimo, os acontecimentos estranhos e o ambiente sombrio que o livro deixa intsalado na cabeça. Adorei como as coisas deram errado pro Manfredo e como a narração e o livro ficaram melhores quando Isabela começa fugir, levando todos dentro e fora do castelo para um emaranhado de problemas. E sim, tudo pode ficar pior do que está.

Náh 26/02/2023

Não e ruim
Bom,li mais pelo fato de ser o primeiro livro considerado gótico da história,mas não e tudo isso
De começo quando começou a aparecer acontecimentos sobrenaturais e mediavais eu fiquei muito empolgada kk,não me arrependo de ter lido

zaczito 27/02/2023

o livro cumpre com o esperado, mesmo sendo uma narrativa simples e curta não desampara o leitor privando-o de um bom enredo e de diversos clímax, muito pelo contrário, é uma leitura envolvente e instigante.

Zeli Giovana 22/05/2023

Considerando o fundador do gênero gótico na literatura, é um romance de época com uma narrativa fluída. A história basicamente se passa no castelo e tem várias reviravoltas que a tornam bem atraente.

Sara 02/06/2023

Nossa ?
Esse eu custei as 200 pgs mais longas da história. Um dramalhão, eu entendo a época que foi escrito é claro, é um livro antigo e as falas e todo o resto é condizente, mas meu deus, que tédio, já li livros de épocas que não eram tão chatos assim, e tbm é uma história que em 10 pgs contava. Que preguiça de tudo e de todos.

Vanessa 05/06/2023

Muito louco
Que rolê louco foi esse livro! Aparição de armadura gigante; Um tirano maluco por poder; Religião; Personagens completamente sem carisma.... mas como o livro é pequeno, a gente lê até o final 😂

Batista 07/06/2023

Gótico
Li porque outro livro fez referência a ele, mas lá vai: Amor impossível, reviravoltas mis, usurpadores e detratores. Enfim, uma gama de lugares-comuns dos quais se vale Horace Walpole. Recomendas? Acho que não.

May 22/06/2023

Podia ser a casa dos Poncios
O primeiro livro gótico a ser lançado no mundo, me surpreendi demais com a narrativa gostosa, cheia de reviravoltas e bem novelesca. Nada na história seguiu cliche, tudo foi muito doido e chocante.

Para sempre levarei em minha alma a frase "Percebi que só poderia ser feliz com alguém que pudesse dividir a melancolia que habitava minha alma".

Adriana 26/10/2023

Que reviravolta
Livro interessantíssimo e com uma história marcante, apesar de ter momentos muito maçantes. Entretanto, a reviravolta no final me deixou completamente sem palavras.

Mari 15/12/2023

É um bom livro para quem gosta do gênero, porém me incomodou um pouco a falha de comunicação entre os personagens, mas fora isso foi uma ótima leitura, oque aconteceu com uma das personagens me deu pena.

Carlos588 27/12/2023

Um Castelo, Uma Profecia e Uma Maldição
Quando o principado de Otranto está sendo regido por um príncipe ilegal, uma sequência de coisas estranhas sucede no castelo. É interessante ver como foi a primeira tentativa de uma obra gótica. Certamente, deixa a desejar em muitos aspectos quando comparados a Drácula e obras posteriores. Contudo, é um livro divertido e que pode ser lido em uma tarde. Com uma fala característica da época e elementos religiosos e culturais significativos e muito presentes, o livro traz diferentes expectativas e pontos de vista. Uma estória trágica sobre amor, em algum nível sobre amor.

Brt 28/12/2023

Desnecessário
A literatura tomaria seus rumos independentemente desse livro ter sido jogado como uma tentativa prepotente de autoria sobre os olhos de leitores que já conheciam, apenas por um exemplo relevante, obras como Hamlet de Shakespeare.

Nicole60 01/01/2024

...
É uma obra bem escrita, porém as falas são muito teatrais, completamente fora de naturalidade, os personagens não são fiéis a si mesmos, e o livro não dá sequência com os temas que joga, foi puxado temas que seriam legais de serem aprofundados e quando você acha que vai ficar bom, o foco é mudado, e assim até o final do livro.

De qualquer forma, entendo a importância do livro para a literatura gotica, e por isso aprecio-o e reconheço-o