O Castelo de Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Marselle Urman 16/12/2010

Interessante
Para uma leitura expressa.
Estava procurando um livro de terror mas não foi o que encontrei, todavia com certeza meu padrão de "literatura de terror" deve ser muito contemporâneo.

É uma historieta bem ambientada, com falas clássicas e um enredo de estilo shakesperiano. Realmente dá pra se imaginar lá no castelo, entre aquelas personagens.

Bonitinho, porem previsível

Natália | @tracandolivros 19/05/2021

Um livro que inspirou muitos outros
Existe uma ideia que ronda de que nada é criado e tudo copiado, onde as ideias nunca são 100% originais e sempre são copiadas de outra ideia. Não é um pensamento errado, mas também não posso dizer que concordo e gosto dele.⁠

Contudo, uma coisa que é certeza, é que muitas histórias já lidas tiveram inspirações em outras histórias. E é disso que vamos falar hoje com o livro "O Castelo de Otranto".⁠

O livro foi originalmente publicado em 1764 por um pseudônimo, onde o autor fingiu ter sido uma história traduzida de originais em italiano encontrados numa viagem, e depois na segunda edição do livro ele revelou seu nome e ter sido uma ideia sua, mas por medo de fracassar pela originalidade ele usou um nome falso para a publicação.⁠

"O Castelo de Otranto" é considerado o primeiro romance da literatura gótica, inspirando diversos autores subsequentes, como: Ann Radcliffe, Bram Stoker e Stephen King.⁠

O que acontece quando lemos esse livro hoje é não encontrar nada de novo, pois tudo que ele contém já foi utilizado depois, por livros que temos mais acesso. Porém, isso não torna ele ruim, claro.⁠

Entretanto, o que eu esperava de sobrenatural e de terror rondando o castelo não aconteceu, o que eu mais vi aqui foi um drama e um suspense em volta da família e dos personagens que vão surgindo. Por ser um livro curto, também esperava mais fluidez, o que não aconteceu tão de início.⁠

Foi um livro que eu gostei de ler, por causa da bagagem dele em si, mas não totalmente pela história. E que por causa da linguagem antiga, em muitos momentos, ou invés de me causar comoção, me fez rir com a forma da fala com exemplos como: "Oh, desgraça", "Oh, isso, oh aquilo" 😅⁠

Eu acabei mais me divertindo do que temendo a leitura, o que foi interessante e nada esperado.⁠

site: https://www.instagram.com/p/COBdslEjtu1/

skywalkerslua 26/01/2024

O Castelo de Otranto.
Um clássico! Livro profundo, traz à tona uma avalanche de sentimentos? Medo, entusiasmo, angústia e conforto. Recomendo para todos que gostam de romance, suspense e escrita clássica, totalmente refinada.

Si â¤ï¸ 07/10/2023

Muito bom o livro! Uma história escrita a quase 260 anos atrás, mas que ainda é um clássico. Quando comecei a ler achei que era um livro sobre vampiros, mas tive uma surpresa boa, apesar de não ser, não deixou a desejar.

Rittes 30/06/2023

O nascimento do gótico
"O castelo de Otranto" é uma daquelas obras obrigatórias para quem adora histórias de terror góticas. O problema é que o nível de "terror" é tão baixo que quase não existe. Suas qualidades são outras, embora seja uma narrativa excessivamente contaminada pela linguagem romântica e seus exageros de "ahs!" e "ohs!". É uma narrativa curta, com muitas surpresas e, por que não dizer, atraente a sua maneira. Experimente.

Istê 14/07/2023

Livro muito bom.
Confesso aue no início pensei em desistir mas segui firme e não me arrependo.
O livro conta uma história bem interessante e se gostam desse tipo, recomendo muito

Emerson.Izidorio 26/03/2023

O livro que deu início à literatura gótica
É meio complicado avaliar um clássico, ainda quando não se é ninguém para tal tarefa ?, no entanto o que posso dizer? Acredito que por ser o primeiro livro nesse estilo, ele deve ter causado o impacto desejado naquela época, de minha parte, não senti a tal "atmosfera de medo" que é citada no prefácio, achei a enrolação dos servos muito cansativa, eles nunca vão direto ao ponto, mas enfim, Walpole inaugurou esse estilo, que influenciou outros escritores como Edgar Allan Poe, que eu tanto admiro e a senhora Ann Radcliffe, que por sua vez teve um livro tantas vezes citado no clássico "A abadia de Northanger" de minha queridíssima Jane Austen.
Então nesse sentido, sou muito grato a Walpole, por ter lançado o fundamento de um estilo literário que produziu e influenciou tantos outros mestres.

Leila171 01/04/2021

O Castelo de Otranto é considerado o primeiro romance gótico. Apresenta alguns elementos que se tornaram clássicos do gênero e influenciou escritores de Bram Stoker à Stephen King.
Leitura ágil e simples, cheia de reviravoltas na trama, fantasmas e amores impossíveis.

Eliete 12/09/2022

Pensa num auê
Aconteceu tanta coisa nessas 152 páginas que olha... É uma leitura boa pra quem quer um clássico rapidinho de ler, tem muitas reviravoltas, romances, tragédias. Não tem tanto terror mas é um livro antigo, tem que ter isso em mente. Não gostei muito do final apesar de já esperar algo do tipo e alguns personagens não me agradaram tanto.
Mas ainda sim a narrativa e o turbilhão de acontecimentos fizeram a leitura fluir bem e acabei gostando com ressalvas RS

Gabriela Gonçalves 10/08/2022

A leitura foi interessante e a história tem o seu valor. Esse é considerado o primeiro romance gótico da literatura. Gostei de toda a ambientação da história: castelos, monastérios, galerias e passagens secretas. A minha expectativa era que tivesse algo de sobrenatural rodando os personagens. De fato, tem alguns elementos, mas não é o principal. Temos um herói romântico muito dedicado, cheio de virtudes e muita devoção, e donzelas com bastante personalidade, o que me surpreendeu um pouco. Algumas partes aconteceram de forma corrida e senti que bastava os personagens sentarem para conversar para que tudo fosse resolvido. Foi uma boa leitura, esperava uma pouco mais, mas foi legal entrar em contato com essa obra que, com certeza, serviu de inspiração para tantos autores consagrados, como Edgar Allan Poe e Bram Stoker.

Marcos606 22/03/2023

Considerado o primeiro romance gótico da língua inglesa, costuma-se dizer que fundou a história de terror como uma forma literária legítima. Walpole apresenta O Castelo de Otranto como a tradução para o inglês de um manuscrito recentemente descoberto. O prefácio da primeira edição sugere que o manuscrito foi escrito em algum momento entre 1095 e 1243 (durante as Cruzadas), “ou não muito tempo depois”, e posteriormente impresso em Nápoles em 1529. O manuscrito conta a história de Manfred, um príncipe de Otranto . No início da história, Manfred aguarda impacientemente o casamento de seu filho doente, Conrad, com a princesa Isabella.

Walpole combina motivos literários antigos e modernos e extrai elementos fantásticos e sobrenaturais dos romances medievais dos séculos XII e XIII e os mistura com elementos da ficção realista contemporânea do século XVIII. Como ele explica no prefácio da segunda edição (1765) de seu romance:

[O Castelo de Otranto] foi uma tentativa de misturar os dois tipos de romance, o antigo e o moderno. No primeiro, tudo era imaginação e improbabilidade: no último, a natureza sempre foi pretendida, e às vezes foi, copiada com sucesso.

Ao introduzir elementos do sobrenatural neste mundo, Walpole efetivamente distorce a realidade. Ele concilia o natural e o sobrenatural, criando essencialmente um novo gênero de fantasia.

Serfelizlendo 01/11/2023

Tentei gostar mas ...
O próprio Manfredo merece um destaque especial; é  a definição de gente ruim!

Ele vai planejar fazer algo terrível só pra manter o seu "poder". Pior ainda, consegue manipular todos a sua volta usando suas observações sobre as personalidades das pessoas. O tipo de cara que vende a própria mãe e que não aprende nada.

Uma mistura de Jafar com Gastão!

Seu papel na reviravolta do final é drástica e revoltante!

E mesmo assim não gostei dessa experiência.

Tudo porque o estilo de escrita altamente descritivo e com longos parágrafos deixou tudo bemmm cansativo.

Tinha horas que desejava que acabasse logo!

yas 30/10/2023

Há questões interessantes de ler um livro antigo assim, em que os personagens são guiados por um conjunto de princípios muito concretos, que são maiores que suas paixões, desejos pessoais. É quase absurda as resoluções deles ao serem confrontados com as situações, foge ao que estamos acostumados, tanta resignação, submissão e entendimento de valores que hoje em dia já não guiam nossas vidas. Foi o meu principal pensamento ao terminar de ler a obra. O abismo entre as vidas de pessoas em diferentes épocas, e ainda assim tanta coisa permanece igual, as ambições e as paixões são sempre um produto humano constante. Mas a forma de lidar, assume diversos caminhos.

A garota feita de páginas 01/02/2023

EU AMEI.
Vi muitas pessoas falando mal desse livro... MAS EU AMEI! É um livro com muitas reviravoltas, é um livro MUITO doido, muito bom, muito interessante e viciante.
Os personagens são bem desenvolvidos, a escrita não é cansativa, a história é EXTREMAMENTE envolvente, eu me apaguei MUITO a esse livro!

Amei, se tornou um dos meus favoritos!