O Castelo de Otranto

O Castelo de Otranto Horace Walpole
Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

Silvana.Pereira 07/08/2022

Cheio de intrigas políticas, disputa por um reino e amores impossíveis faz valer a pena a leitura desse clássico.

MykaaMoon 10/07/2023

Finalmente tive a oportunidade de ler!!
Por ser o livro que deu início a literatura gótica, eu não poderia deixar de lê-lo, já estava ansiosa algum tempo para ler esta obra.

Com base na minha experiência de outros livros renomados da literatura gótica e outros nem tão conhecidos que já li. Posso dizer que gostei e não gostei. O livro foi escrito apenas em dois meses, e ele tem poucas páginas. Para em tão pouco tempo e pelo século que foi escrito (XVIII).

É um livro bom, com assuntos que envolve religião, amores improváveis, horror sobrenatural e a melancolia.

As descrições sobre a ambientação e sobre os próprios personagens não é tão esticada.

O horror para quem já está ambientado, não é tão assustador. Mas eu gostei do fluxo que o enredo levou à conclusão da estória.

Para quem tem certa fascinação pela literatura gótica, este livro não pode ficar de fora, ainda mais por ele ter sido tão inspirador para tantos outros livros.

Araujo20 18/07/2021

Dramalhão de época
Ler O Castelo de Otranto foi uma experiência muito divertida.

Diálogos diferentes, exagero nas emoções e revelações, reviravoltas mirabolantes. Um típico dramalhão mexicano em formato de livro de cavalaria.

Leitura leve para distrair. Recomendo.?
Mandark 18/07/2021minha estante
Amoooooooooooooo que você também leu!! Eh muito gostosinho, né? Que bom que você gostou!!

Araujo20 19/07/2021minha estante
Muito bonitinho.
Só esperava um finalzinho mais clichê.

Beatriz.Queiroz 22/08/2023

Um fantasma, uma profecia e um velho rabugento
A primeiríssima narrativa da literatura gótica! Vale super a pena!!

O Castelo de Otranto se passa em eras medievais, onde uma família é rodeada por uma profecia misteriosa. A obra brinca com o oculto de forma por vezes cômica, atuando ao mesmo tempo como pergunta e resposta para todas as questões que rodeiam os personagens.

É sem dúvidas uma leitura rápida, fluida e deliciosa. Os fatos e os mistérios acontecem com bastante agilidade, prendendo o leitor na narrativa.

Rita 13/08/2023

Eu me surpreendi muito por ter gostado da história, além de começar e terminar em 2 horas mais ou menos.

Não teve um momento de terror ou de surpresa que me prendeu, nem fiquei torcendo por nenhum personagem ou romance, mas achei a história legal e fácil de ler.

Mas os prefácios admito que achei chatos.

Brainer 11/09/2021

Acho que minha expectativa me traiu
Bom, eu estava muito ansiosa para ler esse livro. Como entusiasta da literatura gótica, esse livro era quase que obrigatório, tendo sido um dos precursores do gênero.
O livro é bom, entendo porque tem importância que ele tem, e tambpém entendo o motivo de não ser tão lembrado. O clima tenso é sensacional, a tensão se inicia desde a primeira página e não descansa um úbico parágrafo sequer, e nisso Walpole se sai muito bem. Quanto ao terror, bem... ele com certeza é bem datado. O início foi a parte mais imersiva pra miim que, como disse no título, tinha muitas expectativas, depois fui percebendo que o livro não caminharia por onde eu imaginava (o que não é necessariamente um demérito, a culpa das expectativas são todas minhas, e eu que lute) e onfesso que pelo menos para mim, o jogo de poder me entrigou mais que o mistério propriamente dito.
Entendo o medo que as pessoas sentiram lendo na época, mas dificilmente ele se repetiria atualmente, já que temos uma bagagem muito maior sobre criaturas assustadoras e aparições, fazendo com que os elementos que aparecem aqui não funcionem tanto, mas precisamos ler esse livro tentando se colocar no lugar de pessoas da época, buscando relevar os elementos que ficaram datados e rexonhecendo o mérito do que vemos aqui.
A escrita é muito boa, só me incomodou um pouco a ausência de descrições acerca das localidades e das aparências dos personagens.
Quanto aos personagens, me agradou bastante como são todos relativamente bem desenvolvidos (se a gente considerar a quantidade de personagens e o tamanho do livro). Teodoro é apaixonante, as personagens femininas são cheias de virtudes, mas contidas demais, manfredo é um merda, enfim.
Fico feliz em ter lido o livro, acho que foi importante pra entender mais sobre a literatura gótica que tanto admiro, mas não consegui me apaixonar pela leitura como eu queria, e o problema é todo meu haha

@thereader2408 20/10/2021

Em 1764 o primeiro romance gótico é publicado pelo excêntrico conde inglês Horace Walpole e eu não fazia ideia do que se tratava e muito menos sabia da importância histórica para a literatura quando li esse livro, comprei pela capa e tive uma grata surpresa. É por que é assustador? Por que é magnífico?

Não chega a tanto é até cômico, rocambolesco e cheio de clichês, mas me divertiu, prende em algumas partes e convenhamos, quando foi publicado era novidade e fez muito sucesso por causa da jogada de marketing feita pelo autor que alegou que seu livro foi a tradução verídica de um manuscrito italiano do século 12 da época das cruzadas. Com o sucesso da primeira edição o autor veio a público e assumiu a autoria do livro na segunda edição.

O livro vai contar as desventuras do príncipe Manfredo, logo no início da história ele está apressando o casamento de seu filho e único herdeiro. Porém, uma tragédia acontece e o príncipe morre minutos antes da cerimônia. Há uma antiga maldição que prega o fim da linhagem de Manfredo e para combater seu destino ele vai tomar decisões abomináveis, ao mesmo tempo que forças sobrenaturais dentro do Castelo de Otranto vão agir para que a maldição se cumpra.

A história de Otranto surgiu a partir de um pesadelo do autor com uma mão gigante e esse fato marcou o início do imaginário dark na literatura gótica, caracterizado pelo fascínio romântico, mágico e sombrio da Idade Média idealizado pelas paixões, o mal, a violência, castelos, abóbadas, segredos, mistérios, personagens melodramáticos, valores religiosos, um jovem herói, a mocinha em perigo, cenários noturnos, acontecimentos sobrenaturais e o terror são temperos singulares que compõe a receita de um romance gótico.

Se você gosta do gênero e quer visitar as origens da narrativa gótica deveria ler nem que fosse por curiosidades e conhecer o livro que inaugurou a um estilo literário inteiro e que mais tarde influenciou grandes autores como Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Ann Radcliffe, Oscar Wilde, Bram Stoker, E.T.A. Hoffman, Lovecraft, Stephen King, dentre outros.

@thereader2408

site: https://www.instagram.com/p/CUn9PayrpPm/

Ananás 23/10/2023

Este mundo é mau; não tenho motivos para deixa-lo c/ remorso
Particularmente esse livro não fez meu tipo, é um clássico e isso deixa a leitura um pouco cansativa, enquanto lia fiquei esperando alguma coisa acontecer, nada acontecia o livro inteiro, apesar de não ter me agradado, entendo que para quem gosta de clássicos góticos e sem muita emoção pode ser bastante interessante, caso esteja procurando por isso, recomendo.

Eli 04/01/2022

Interessante. Lembra o estilo de Frankenstein. O final deixa a desejar mas é inesperado. Prendeu bastante a minha atenção e não cansa por ser pequeno

@estantedamarcia 20/01/2022

Fiquei um pouco decepcionada. Esperava mais para um livro que iniciou um gênero literário. O gótico.
Mas a história não me prendeu.
Mas pelo seu contexto histórico. Vale s leitura.

Julia 10/02/2022

Vi tanta opinião negativa desse livro que até me surpreendi com o quanto eu curti a leitura. Na primeira página já fica claro que, apesar de ser uma obra gótica, esse livro não é nenhum O morro dos ventos uivantes. Todos os personagens são extremamente caricatos, mas o rei Manfredo é TÃO irritante que me convenceu e eu fiquei super presa a história. No geral, foi uma leitura divertida e é sempre um prazer conhecer uma obra que inspirou tantos outros escritores incríveis.

interstellar 17/12/2022

??
escrita e detalhes incríveis, mas não me agradou.
que livro arrastado, senhor... lutei muito pra não cair em uma ressaca. ?
entretanto, a história é cativante. a escrita me prendeu e me soltou em certos pontos, mas nada que alterasse no desenvolvimento da leitura.
sem sobra de dúvidas o clássico mais cansativo que já li, porém não deixo de recomendar!!

Mary Calore 08/05/2022

O livro é incrível, adorei a história e a sua construção, apesar de sua escrita achei meio difícil sua compreensão no começo, mas essa forma ajuda a ambientar a história. Recomendo, acho que todos deveriam ler.

Emilson5 31/08/2023

Manfredo, o pilantra, ops, o príncipe de Otranto
Eis aí, um livro com acontecimentos rocambolescos e cheio daquele drama exagerado que gostamos tanto. Manfredo, príncipe de Otranto, faz de tudo para manter-se no poder e garantir a continuidade de sua linhagem. Mas, há uma terrível profecia que assinala a ruína de sua casa. E, desesperado por fugir de seu destino, ele acaba aproximando-se, cada vez mais, de seu cumprimento. Outro favorito, certamente!

Julio.Cesar 01/06/2022

Melhor do que eu esperava, sinceramente.
Como já ficou claro pelo título, esse livro me surpreendeu. Eu esperava por uma leitura mais complicada e arrastada, mas aconteceu o contrário: a leitura foi bem rápida e dinâmica, e eu me entreti com ele. Por mais que tenha faltado algo, motivo pelo qual eu não o favoritei, continua sendo um livro muito bom. Recomendo.
Sissi Araújo 04/06/2022minha estante
Também estou adorando.