Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1924 encontrados | exibindo 1 a 16

Luana.Domanski 08/05/2024

Recomendo a leitura. O livro resume bastante a evolução da humanidade, e a parte mais interessante é justamente os capítulos que tratam sobre o passado.

Alex 08/05/2024

Imperdível
Todas as pessoas deveriam ler este livro. As reflexões que o autor nos traz são indescritíveis. Além de agregar muito sobre a história da humanidade, nos faz pensar qual será o nosso futuro.

Jul Fachini 05/05/2024

Muito envolvente, mas parcial
Não espere um livro de história.

Os primeiros capítulos me ganharam muito e chega a ser poético a forma como a trajetória humana é narrada, com uma escolha impecável de palavras.
Mas, assim como os homo sapiens às vezes me irritam, me irritou um pouco a forma como o autor aborda temas complexos como o imperialismo, em que, mesmo citando suas consequências negativas, demonstra um certo orgulho e gratidão pelo impacto europeu na cultura mundial.

Também achei muito superficial a forma como ele enxerga a clássica capitalismo x comunismo, e não só por ele basicamente associar o comunismo ao fracasso e o capitalismo ao sucesso, mas por nem citar possíveis benefícios de outros sistemas e ignorar a existência do socialismo por exemplo.

Claro que não esperava muito aprofundamento em um livro que se propõe a resumir brevemente a história da humanidade, mas a leitura me irritou sim em alguns momentos. Talvez esse seja um grande ponto desse livro Sapiens: vc vai se incomodar. Talvez não pelos mesmos motivos que eu, talvez por for cristão, patriota, ativista, torcedor de futebol. Por algum motivo, esse livro cutuca. Recomendo!

Leh1204 04/05/2024

Muito necessário
O livro traz reflexões desconfortáveis porém muito necessárias, todas apoiadas em fatos científicos. Simplesmente amei, gostoso de ler, educativo e abrange diferentes ramos da ciência que se interligam.

Lindsey 02/05/2024

Impressionante
Se tratando da evolução de nossa espécie, as vezes esquecemos o óbvio, que o ser humano não evolui de forma linear (como contam os livros escolares de biologia/história). Aqueles homens das cavernas dos filmes clássicos não existiram. Em nossa história evolutiva tiveram diversos tipos de homens pré-históricos, inclusive alguns convivendo no mesmo local e na mesma época, cada um de um jeito, se desenvolvendo de uma forma, conforme o seu ambiente e sua cultura. Também é interessante como a história se repete.. choques culturais, massacres, ganância, etc. Mesmo evoluindo, ainda somos tão primitivos que chega a ser ridículo. Esse livro assume nossa ignorância através de argumentos científicos, usando linguagem simples e prazerosa. Deveria ser obrigatório nas escolas.

* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

RobertoF 28/04/2024

Um livro fantástico!
Discorre o assunto desde os seres humanos mais antigos.

A perspectiva dos caçadores-coletores, que tinham sua vida "completa" com poucas coisas, onde o básico era manter sua família, sua tribo, seu clã.
E assim como nos dias atuais, talvez não mesma velocidade, foram se aperfeiçoando, em busca de um pouco de comodidade.

O ser humano se demonstrou capaz de fazer belas descobertas e um grande crescimento tecnológico. Mas também foi capaz de criar armas capazes de ceifar muitas vidas.

Em que momento a humanidade se perdeu?

Toda essa visão, em um debate incrível, e muito teor histórico, somos transportados sobre todos os fatores, para "visualizar" toda a engrenagem, em uma breve história da humanidade.

Ana j 25/04/2024

é bem interessante, porém não é muitooo aprofundado.
ele inclui de maneira direta e indireta a opinião dele ao explicar e argumentar, então se vc tá procurando um livro 100% objetivo para aprender sobre história, talvez essa não seja a melhor opção.

Nilkraus 23/04/2024

Uma Breve História da Humanidade
"Uma Breve História da Humanidade" é um livro fascinante escrito por Yuval Noah Harari, que oferece uma visão panorâmica da jornada da humanidade, desde os primórdios até os desafios do futuro. Harari habilmente entrelaça a história, a biologia, a economia e a filosofia para criar uma narrativa envolvente sobre como nós, como espécie, evoluímos, enfrentamos desafios e moldamos o mundo ao nosso redor. Ele explora temas como a Revolução Cognitiva, a ascensão das civilizações, a formação de impérios e os avanços tecnológicos que estão moldando nosso destino. Com uma escrita acessível e provocativa, Harari convida os leitores a refletirem sobre o passado da humanidade e a considerarem as implicações de nossas ações no presente e no futuro.

Olga.Saad 23/04/2024

Uma jornada fascinante pela história da humanidade, que desafia e inspira a repensar nossas noções sobre o progresso, cultura e civilização. Com uma narrativa envolvente, fácil de acompanhar e insights profundos, Yuval Noah Harari nos leva a uma reflexão sobre quem somos e para onde estamos indo como espécie.
"Sapiens" nos convida a questionar nossas crenças e entender melhor a história e o impacto de nossas escolhas. É uma leitura obrigatória para quem busca compreender o mundo ao nosso redor e nossa própria jornada como seres humanos.

itslittlejhow 21/04/2024

Uma Breve História da Humanidade - 21/04/2024
Quanto conhecimento cabe num livro? Porque neste coube muito! Livro extremamente informativo, com conteúdos sobre praticamente todos os assuntos, seja na parte de economia, política, cultura, enfim, tudo que engloba a construção da sociedade ao logo de toda a história humana.

Coringuinha3 19/04/2024

Um animal insignificante
Resumo:
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" é um livro escrito por Yuval Noah Harari que aborda a história da humanidade desde os primórdios até os tempos modernos.
O autor explora como o Homo sapiens se destacou das outras espécies humanas, como o Homo neanderthalensis, e se tornou a espécie dominante no planeta.

Harari discute a revolução cognitiva, agrícola e científica, destacando como esses eventos moldaram a sociedade e influenciaram o curso da história.
Ele também examina a formação de impérios, a disseminação de religiões e ideologias, e o impacto da Revolução Industrial e da globalização.

Além disso, o livro levanta questões sobre o futuro da humanidade, incluindo desafios éticos, avanços tecnológicos e possíveis destinos evolutivos.
"Sapiens" oferece uma perspectiva ampla e provocativa sobre a jornada da humanidade ao longo dos séculos.

Flaubert.Echnaton 17/04/2024

Instigante
O autor consegue descrever a evolução do ser humano de uma maneira didática, reflexiva e leve. Faz com que o leitor absorva o conhecimento com facilidade.

Karina309 16/04/2024

Um livro muito gostoso de se ler. A intenção é chamar o leitor pra certos questionamentos da nossa espécie. Dar sentido ao que muitas vezes chamamos de intuição, senso comum. Yuval é genial na escrita, a tradução também é digna de honras.

1924 encontrados | exibindo 1 a 16