Sapiens

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1939 encontrados | exibindo 151 a 166

Erik96 28/11/2023

Leitura obrigatória sobre sociedade
Sem pregar, ou se definir por um posicionamento, o autor escreve de forma leve, um relato sobre várias percepções, o surgimento do homo sapiens. Desde os primeiros relatos, as construções sociais imaginadas, religião e cultura, ao que um dia possamos nos transformar.

Fernando1054 27/11/2023

Ao invés de se entediar com datas e nomes, descubra as fofocas mais picantes da historia!
O livro começa com os nossos ancestrais, que basicamente eram macacos sem Wi-Fi. Eles evoluíram, aprenderam a fazer fogo e, eventualmente, a postar fotos no Instagram. Harari discute como os Homo sapiens superaram os Neandertais. Spoiler: não foi através de competições de braço de ferro, mas algo mais cerebral.

Avançando na história, chegamos à Revolução Agrícola, que Harari chama de "a maior fraude da história". Basicamente, trocamos uma vida de coleta de frutas e relaxamento pelo 'privilégio' de trabalhar 12 horas por dia cuidando de plantas temperamentais.

Depois, vem o surgimento das religiões, que é como se os humanos tivessem começado a competir para ver quem tinha o amigo imaginário mais poderoso. Harari analisa como estas crenças moldaram sociedades e, às vezes, levaram a guerras, que são basicamente disputas em larga escala para ver quem é o mais teimoso.

O livro também aborda o capitalismo, que Harari descreve como o mais bem-sucedido conto de fadas da história, baseado na crença em dinheiro, uma entidade mágica que todos respeitam. Ele também especula sobre o futuro, sugerindo que podemos acabar criando deuses em laboratório ou nos fundindo com nossos smartphones.

Em suma, "Sapiens" é uma leitura hilariante e informativa que nos faz rir, refletir e, ocasionalmente, questionar nossas escolhas de vida, como continuar pagando por uma academia que nunca frequentamos.

k.araujo 27/11/2023

Essencial
Finalizado. (ja era hora)
o que falar de sapiens? livros lidos que todos deveriam ter em sua estante
Segundo livro que leio do Harari, e simplesmente toda finalização me encontro atônita com tantas informações, tanta riqueza de conhecimento, tantos insights? é o tipo de leitura que você realmente leva tempo ao absorver tudo e tenho certeza que irei ter um segundo encontro com este livro daqui a algum tempo.

Harari consegue juntar linhas do tempo de forma entendível ate pra leigos ao meu ver, aborda conceitos e ideias desde nossa pré-história e pós modernidade e se arrisca ate a contemporaneidade pressupondo nossos caminhos a trilhar com a era da tecnologia emergente. Sinceramente sou suspeita a falar o quanto amo sarcasmo e ironia, e a forma que o Harari trata certas questões me deixa encantada com a facilidade que ele consegue abordar assuntos sérios sem perder a seriedade acrescentando uma pitada de sarcasmo e ironia, momentos que me pegava rindo igual como cenas que alguem olha pra você e diz ?esta rindo pro celular por que ein??
Adoro a forma como critica nossas feridas sociais (como por exemplo a religião, cultura..) e aborda ponto a ponto fazendo com que vejamos o que realmente nao queremos ver enquanto cegos de doutrinas e ensinamentos enraizados desde crianças ao pensar daquela forma.

Enfim, são inúmeros insights que você tem ao ler este livro, afinal são mais de 400 páginas referindo-se a mais de 200 mil anos de história. em síntese este se torna algo totalmente engrandecedor a você, que busca entender melhor da onde viemos, qual caminho trilhamos pra estarmos aqui, quais motivos, por que??¿

Apenas Leia!! nao se arrependerá.

Lorran10 24/11/2023

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para qualquer pessoa que goste de história ou de biologia. Harari é com certeza uma das pessoas mais capacitadas para falar sobre o assunto, e não existiria a possibilidade desse livro não ter se tornado uma obra tão importante para a humanidade como um todo

Julia 22/11/2023

SAPIENS
Um livro com muitas informações. Eu gostei demais, só não foi perfeito porque em alguns assuntos eu me perdia kkkkkk mas incrível o livro.
O autor soube mostrar muitos temas interessantes juntos e ligando tudo.

Nwankwo.Sankara 22/11/2023

Reflexões muito bem vindas!
Livro muito bom! Cheio de reflexões e perguntas interessantes. Vi alguns comentários sobre esse ser um livro problemático e que não é tão rigoroso quanto à ciência aplicada, mas... Em nenhum momento o autor disse que seria a palavra final na ciência histórica, em nenhum momento o autor teve a pretensão e a prepotência de trazer as soluções para as lacunas na história. O autor reconhece seus limites, e penso que o leitor também deveria reconhecê-los. Para os leitores mais ávidos e rigorosos quanto ao método científico, recomendo ler livros mais técnicos. Penso que a proposta desse livro tenha sido um convite à reflexão, e uma conversa um pouco mais formal sobre a macro história e nossa psicologia e futuro. Formal por se tratar de um estudo mesmo, mas com a colher de chá de que, não tão sério e rígido, teve a liberdade de fazer perguntas audaciosas. Totalmente válido! Diálogo pertinente e divertido, para os nerds e interessados. Uma boa porta de entrada. Se você já for formado em história, for pesquisador, acadêmico, mais informado e sério... bom, a leitura ainda é bem vinda, na medida da importância de se conhecer novos pensamentos, para então discordar. Debates - como os estudantes bradam em suas redações no Enem hehe

flaviolita 21/11/2023

Como o homo sapiens chegou até aqui
É incrível ver a história e teorias de onde saímos e o quanto avançamos rápido desde a revolução agrícola. Nos faz pensar em como o futuro da inteligência artificial impactará as nossas vidas.

Faby 16/11/2023

Releitura
Reler essa maravilha foi tão prazeroso quanto a primeira vez. Continua sendo meu preferido de não ficção.

A dica permanece! ?

Isa409 15/11/2023

O livro é bem fácil de entender, adorei as reflexões do autor e principalmente as associações com os fatos históricos. Leitura excelente!!!

kayllanee 15/11/2023

Ótima experiência
Nunca havia lido um livro nesse estilo, adorei! Muito bom saber a história humana. Algumas partes me deixaram entediada, provavelmente pela falta de costume. No geral, livro maravilhoso.

Maria Eduarda 14/11/2023

H. Sapiens. Homem sábio
Esse livro é extremamente rico!
Em primeira análise, ele introduz a respeito da evolução humana de maneira simples e clara. O mais fantástico do livro é a capacidade que o autor tem de dinamizar o seu conhecimento mediante acontecimentos factuais, de uma forma que estimula a sua curiosidade e motiva a terminar o livro.
Eu comecei lendo essa obra em e-book, entretanto terminei em físico, e foi a melhor coisa que eu fiz, as representações gráficas, mapas, imagens foram essenciais pro meu apego literário.

Nesse contexto, ele é dividido em quatro partes, sendo elas: a revolução cognitiva, a revolução agrícola, a unificação da humanidade e a revolução científica.
Aborda temas como a ignorância, conhecimento, ideologias, Big Bang e teorias físicas. Afirmam que a revolução agrícola foi um dos eventos mais controversos da história, onde deixamos de ser peludos, bípedes e abandonamos a simbiose com a natureza em rumo a ganância e à alienação.

Outrossim, ao decorrer do livro Yuval Noah Harari segue desenvolvendo teorias mediante o comportamento humano e seguidas e adaptações que o Homo Sapiens sofreu durante todas as revoluções, e como cada etapa influenciou na sua evolução, tanto derradeiro quanto atual.

O livro é direcionado a observadores que desejam absorver fundamentos da evolução humana e suas implicações na sociedade atual, de uma visão macro, com mapas territoriais, descobertas científicas e fatos históricos.
Apesar de inúmeras críticas eu achei o livro ótimo, recheado de conteúdo e só agrada a curiosos, conta a história da caminhada humana até os dias atuais e projeta brevemente o que seria o futuro da nossa espécie.
O livro tem 400 páginas e a medida que eu lia fiz várias anotações nos meus post-its! Sendo:

. O afastamento das galáxias com relação ao planeta Terra é explicado pela Lei de Hupple, formulara por Edwen Hupple, é utilizada como meio de comprovar a expansão do universo corroborando a teoria do Big Bang.
. Ao longo da história, diversas teorias surgiram para explicar como as pirâmides foram construídas. Uma delas sugeria que os seres alienígenas estiveram envolvidos na construção. Outra teoria propunha a existência de rampas externas paralelas as pirâmides, facilitando o deslocamento dos blocos. Essas teorias porém não forma comprovadas cientificamente, deixando em aberta o enigma das pirâmides do Egito.
. O código de hamurabi é um dos documentos jurídicos mais antigos relacionado com direitos humanos.
. A despeito de suas muitas diferenças, todas as espécies humanas compartilham diversas características. A mais notável é o fato de que os humanos possuem cérebros extraordinariamente grandes em comparação com o de outros animais.

Etc?leiam!
Warley Pablo 14/11/2023minha estante
Estou na metade dele e é sem dúvida nenhuma o livro mais completo sobre a evolução humana que se pode encontrar!

iseevzz 14/11/2023

Sapiens
acompanhado por recomendação, penso que talvez a intenção do livro fosse só mesmo servir como acervo de conteúdo teórico-científico. então talvez tenha sido erro meu achar que fossem gerar alguma proposta ou teoria fantástica do que real motiva o tal infindável instinto humano tão primitivo.
tirando essa quebra de expectativa, gostei dos textos num certo teor iconoclasta com que ele tratou de tanta crendice popular nossa, e resumiu elas como meramente inventivas. pelo menos esses trechos conseguiam soar satíricos o suficiente pra trazer mais leveza a leitura de peso conteudista.

Carla1118 13/11/2023

O livro traz um grande volume de informações e cabe ao leitor o senso crítico de extrair aquilo que é real do que é manipulado pelo autor, visto que há muitos fatos que carecem de uma boa base historiográfica. Não sou historiadora, mas na minha opinião como uma mulher negra e latino-americana ? importante fazer esse recorte para entender minha crítica ? Yuval Harari tem uma visão que apoia, relativiza e muitas vezes suaviza as consequências do imperialismo e colonianismo europeu. Isso fica claro quando em determinado momento do livro ele escreve "Se os astecas e os incas tivessem mostrado um pouco mais de interesse no mundo à sua volta, talvez houvessem resistido aos invasores com maior vigor e sucesso". Pensar nisso me enraivece, e se sinceramente você não vê problema nessa afirmação, talvez seja melhor rever seu caráter.
De pontos positivos posso citar a escrita que admito é bem envolvente. Também, a forma como o Harari retira os seres humanos do seu altar de superioriade, nos relembrando de nossos ancestrais pré-históricos e de seu comportamento selvagens e guiados pela natureza. Além disso, gosto como ele instiga o questionamento acerca da tecnologia e sua relação com a felicidade humana. Será que tanta tecnologia nos tornou mais felizes ou nos tornamos escravos dessas ferramentas? Poupamos o tempo de lavar louças e roupas, de cozinhar, mas agora dedicamos cada vez mais nossa existência ao trabalho explorador e mal remunerado. Isso nos torna mais felizes que os caçadores-coletores? São perguntas que me deixaram pensativa...
cachorro chupetão 22/11/2023minha estante
Sim! Vi poucas resenhas criticando pontos que precisam ser criticados...

Carla1118 13/11/2023

1939 encontrados | exibindo 151 a 166