Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1939 encontrados | exibindo 106 a 121

PaulaHaru 19/01/2024

Gostei bastante! Bem didático, por não ser uma literatura de romance acabei por demorar um pouco mais pra finalizar haha mas de qualquer forma achei muito bem escrito, um livro bom para se reler, consultar, se informar, aprender... Muito interessante!

Gabriel 18/01/2024

Sapiens
Escrita maravilhosa, porém complicada se não estiver com a mente aberta para ouvir opnioes diversas.
Retrata-se bem sobre o inicio, dominio, e possivel "fim" da espécie dos Sapiens. Recomendo para todos a ler.

leitorzin 18/01/2024

Livro fascinante
Comecei a leitura de forma despretensiosa e me surpreendi. O livro é uma fascinante viagem pela história do Homo Sapiens, desde sua origem em África como um mero e inofesivo primata, até a Contemporaneidade como o "senhor do mundo".

Yuval faz uma série de discussões incríveis sobre religião, Estado (ordem imaginada), sexualidade, evolução, cultura, tecnologia, economia. O livro é MUITO reflexivo, é impossível acabar a leitura sem vislumbrar um futuro pra nossa espécie! Recomendo demaizxx ;)

Murilo332 16/01/2024

Para onde vamos
Um livro muito bom , o escritor aborda com muita delicadeza a história da humanidade, passa por pontos chaves da história para entender a nossa origem, aprendi muito com ele e me fez pensar muito sobre tudo , principalmente sobre oque somos e seremos, fala muito também sobre economia e todas as ligações humanas a dinheiro, religião e relações humanas, simplesmente sensacional.

Danilo 16/01/2024

Uma explicação geral, sem aprofundar muito!
O livro não é muito aprofundado e nem teria como ser, pois tenta falar de toda a história da humanidade. Ele perpassa pela época em que os sapiens surgem e convivem com outras espécies, como os neandertais, sobre a revolução agrícola, a industrial e o momento atual.
Apesar de não ter como ser muito aprofundado, o autor traz vários insights que me fizeram pensar bastante. Recomendo demais a leitura!
Os que mais mexeram comigo:
1) Estamos presenciando o fim da seleção natural?
2) Vivemos em uma ordem imaginada e não temos como fugir de uma ordem imaginada, mas podemos transformá-la.

"Como vc faz as pessoas acreditarem em uma ordem imaginada, como o cristianismo, a democracia ou o capitalismo? Primeiro, vc nunca admite que a ordem é imaginada"

"Não há como escapar à ordem imaginada. Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corrermos para a liberdade, estamos, na verdade, correndo para o pátio mais espaçoso de uma prisão maior"

Matheus656 11/01/2024

Um descoberta
Me surpreendi muito com o livro. Achei incrível como o autor escreve de uma forma muito didática e compreensível, além de que adorei as reflexões que o livro trás e questiona

bella 09/01/2024

Incrível
Esse foi um dos livros mais prazerosos que eu já li! Simplesmente amei muito, e me diverti muito lendo. Era simplesmente viciante, e muito interessante, tanto as partes informativas quanto as de reflexão. Você sente entrar na mente do autor com as ideias dele, e eu achei fantástico. Me fez pensar muito, e eu enrolei de propósito para terminar por que todas as vezes que eu lia fazia do momento especial, só queria ler ele com calma, no sofá e focar completamente nesse livro incrível. Recomendo muito. O único ponto pra mim é que eu achei que de fato o livro iria tratar sobre a história HISTÓRIA da humanidade, indo entre todas as eras, explicando sobre elas, mas só se fez isso durante a parte da evolução e do início dos homo sapiens (que eu achei fantástico inclusive). Fora isso, eram só reflexões com alguns fatos aqui e ali. Não que não tenha sido bom, eu realmente gostei do livro, mas ele se vende como um resumo da história humana e não foi bem isso. Mas tudo bem, ainda sim, muito bom!

Amanda.Verti 07/01/2024

Simplesmente incrível
A forma que o autor aborda a trajetória do homo sapiens é realmente incrível e cheia de reflexões, de caminhos que poderiam ser escolhidos e não foram, decisões tomadas, sobre o grandioso poder do imaginário que tomou conta de nossa espécie e nos deu a capacidade de criar um mundo conformo nossas necessidades e excentricidades.
Não faz você refletir sobre as contradições da religião, política e dos sistemas que gerem o nosso mundo, como igualdade e liberdade são coisas completamente contraditórias que tentam coexistir na nossa concepção.

Aline 07/01/2024

Sapiens?
O subtítulo ("Uma breve história da humanidade") realmente resume o objetivo do livro: apresentar a evolução da humanidade ao longo de 70 mil anos. É que a História estudada na escola é apresentada como se a humanidade apenas tivesse relevância histórica nos últimos 5 mil anos (na verdade, nosso foco é muito maior nos períodos helenístico e romano em diante, sem grande preocupação com o que aconteceu antes). Então, o autor trouxe em Sapiens uma visão macro da História, aprofundando-se no que chamamos de "pré-história", que de fato é pouco explorada nas escolas.

O livro começa na Revolução Cognitiva, com ênfase na demonstração de que várias espécies de seres humanos conviveram ao mesmo tempo (assim como existem várias espécies de cachorros, por exemplo). Mas o que fez a nossa espécie se sobressair e se perpetuar? De acordo com o autor, nossa capacidade de imaginação - de criar realidades ficcionais, acreditar nelas e levar outros a também acreditarem - foi o principal fator, nos levando a formar comunidades.

Veio então a Revolução Agrícola e, posteriormente, a unificação da humanidade. Por fim, a Revolução Científica com grande influência em tudo o que fazemos. Inclusive, se a evolução tecnológica influenciou as últimas décadas, as próximas tendem a ser ainda mais marcadas por ela. Por isso, o autor reflete: depois de tudo isso e de termos dominado tanto, o que faremos? Pra onde queremos ir?

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

O livro, apesar de didático, é por vezes cansativo. É longo e, como de costume, o autor insere suas percepções pessoais ao longo dos fatos apresentados. É um livro muito interessante, mas não uma leitura obrigatória - exceto, talvez, pra quem goste de História. Não pretendo relê-lo, mas com certeza será fonte de consultas futuras.
Gabslareine 07/01/2024minha estante
Definitivamente não é uma leitura pra quem gosta história. Ela é bem superficial eurocentrica.

Caio 07/01/2024minha estante
Gostei da tua resenha. Parabéns!

Ana 06/01/2024

Sapiens
Apesar de fornecer insumo para reflexões necessárias, o livro é extremamente prolixo (não a toa é enorme) e cansativo.
Muitas vezes voltei parágrafos para reler porque achei que tinha pedido alguma informação, mas ao reler não encontrei o que procurava.
Em resumo, o começo é muito bom ao elaborar sobre o surgimento do ser humano mas se perde muito ao avançar na história.

ivystrs 03/01/2024

Não é o tipo de livro que estou acostumada, mas não foi uma leitura difícil. O autor utiliza uma linguagem fácil de compreender e traz contextualização e exemplos, assim a leitura não se torna maçante apesar de extensa.

Rodrigo_st 01/01/2024

Um livro extremamente assustador, revelador e instigante. Harari, propõe reflexões filosóficas, políticas, ideológicas e éticas sobre o direcionamento que nossa espécie está dando. Fiquei chocado e perplexo com a leitura.

1939 encontrados | exibindo 106 a 121