Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1939 encontrados | exibindo 121 a 136

Nathalia.Markos 31/12/2023

É um livro bastante didático e com uma linguagem de faço acesso que nos conta dês do surgimento do homo sapiens até os dias atuais e possivelmente seu futuro. A leitura segue um bom ritmo e nos faz criar muito boas reflexões e entender de fato a história e evoluções que tivemos, mas em alguns momentos eu senti que o autor não era objetivo o suficiente, em algumas partes ao invés de explicar sua ideia de forma clara, nos pede para nós considerarmos dilemas ou que imaginemos um cenário para tentar entender a ideia. Também senti a falta de presença de embasamento histórico e científico em algumas frases, por mais que o livro tenha muitas fontes o autor solta algumas ideias como a união soviética ter tido um sistema de escambo, a definição de objetivo e subjetivo e que a matéria prima que temos é infinita sem quaisquer citações de dados ou de obras.

Karina 31/12/2023

O que queremos querer?
Esse livro é uma montanha-russa. Muito bom, muito ruim, muito informativo, pouco confiável.

É preciso saber filtrar as informações nessa obra e, apesar das polêmicas, acho que é uma leitura que vale a pena.

?Existe algo mais perigoso do que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem??

Marcelo 31/12/2023

Início, meio e fim?
Sapiens é um livro gostoso de se ler, rico em detalhes, onde você pode viajar pelas eras, aprender, entender sobre a nossa existência, nosso passado, como chegamos aqui, e pra onde iremos. Recomendo demais. Grande leitura!

Eduardo Cassago 29/12/2023

Somos mais felizes hoje ou quando éramos apenas caçadores e coletores?
Yuval Harar nos leva pela mão através da evolução do Homo Sapiens, alinhavando tudo com um texto belíssimo e sofisticado. Viaje pelas revoluções Agrícola, Cognitiva e Científica, entendo o motivo de hoje, sermos absolutos no pico da cadeia alimentar.

site: https://youtu.be/KrWqNiGKEDg

folkorian 28/12/2023

Que grande balela.
Terminei esse no Natal, a alguns dias atrás e fiquei muito receoso a respeito de se faria ou não uma resenha. Mas aí vai.

As primeiras 50 páginas do livro foram muito boas, me peguei necessitado por esse livro e registrava cada palavra do autor como se fossem escritos sagrados. Até o momento em que comecei a perceber algumas coisas que me incomodaram nesse livro, como por exemplo, o viés LIBERAL do autor.

Foi a gota d'água para mim quando ele defende o colonialismo e o imperialismo, pois, sem eles não teríamos o mundo rodeado de tecnologia como está agora (????????). E ele não apenas defende, ele tenta colocar uma sombra de dúvida a respeito de uma coisa tão sombria e obscura que era colonizar países e fundar impérios.

A "explicação" dele para a escravidão é burra, mas além disso, é rasa. E vocês, leitores, vão perceber que esse livro não é nada além de raso. Ele trás assuntos de extrema complexidade e não se aprofunda e se faz isso é com o mínimo de vigor possível. Tenta comprimir séculos e séculos de conceitos em um parágrafo, o que é MUITO PERIGOSO. Mas é comum, por exemplo, ele apresentar um dado e não dizer de onde tirou, não citar pesquisas ou pesquisadores, pelo fato de ser tudo tudo tão simples me lembrou daquele meme ("FONTE? NAO FOI PRECISO").

O problema está no autor e nos seus vieses e valores (que não condizem com os meus)? Óbvio que não, é a coisa mais normal do mundo isso, todos nós temos vieses.
O que me incomoda é a forma como ele vende esse livro e a forma como a galera panfleta ele. ESSE LIVRO NAO É VERDADE ABSOLUTA, não é um abridor de mentes e também não é uma leitura obrigatória de forma alguma, isso aqui não passa de uma grande fantasia preguiçosa.

Recomendo esse livro? Recomendo sim, com certeza. Realmente creio que pode ser tirado algo daqui. Mas, leiam com cuidado, muito cuidado.

Julie 27/12/2023

Não tão longo quanto deveria...
O seu título já diz tudo: é uma breve história sobre a humanidade. É um livro longo mas tão cheio de conteúdo que deveria ser maior. O autor conta desde os primeiros relatos do Homo sapiens, sua distribuição e vai avançando até a sociedade atual, passando pelos primeiros povos, impérios e o surgimento de muitas das situações que vivemos hoje. É um livro que todos deveriam ler para conhecer de forma breve como chegamos onde estamos. O tom por vezes irônico pode gerar reflexões ou bons "tapas na cara", conforme ser interpreta. Vale a leitura praticamente como um estudo.

Shanna 27/12/2023

Maravilhoso
O melhor livro já escrito nos últimos tempos. Nos faz refletir sobre muita coisa, além de trazer dados interessantíssimos sobre nossa existência e evolução. Adoro livros que trazem muita informação. O autor consegue passar todos os dados sem ser cansativo, a leitura flui e você não quer parar de ler.
Decidi ler esse livro ao longo do ano para poder absorver o máximo possível. Não gosto de reler livros, mas este com certeza será relido de tempos em tempos. ??

Rita.Juelg 26/12/2023

Leitura cansativa, não é o tipo de leitura que sou acostumada a ler, tem que fazer uma força pra não desistir. Mas o conteúdo do livro é interessante.

Davitorress 25/12/2023

Obra obrigatória a todos
Sapiens: Uma Breve História da Humanidade é um livro escrito por Yuval Noah Harari que explora a evolução da espécie humana, desde os primórdios até os desafios contemporâneos. O autor aborda temas como a revolução cognitiva, o surgimento de civilizações, a formação de impérios e as transformações sociais. Harari oferece uma perspectiva única sobre como as narrativas e as crenças moldaram o curso da história humana, destacando a ascensão do Homo sapiens como espécie dominante no planeta. Harari tece uma narrativa cativante, conectando eventos históricos de maneira clara. No entanto, algumas críticas destacam a simplificação de certos temas complexos e apontam para interpretações subjetivas. Alguns acadêmicos também contestam a precisão histórica em alguns pontos. Apesar disso, o livro é amplamente reconhecido por inspirar reflexões profundas sobre o curso da evolução humana e seu impacto duradouro. Com isso ele incorpora elementos antropológicos ao explorar a evolução da humanidade. Harari destaca a importância da cultura, da linguagem e das estruturas sociais na formação das sociedades humanas. Ele examina como as crenças compartilhadas e as instituições moldaram a cooperação entre indivíduos, contribuindo para o sucesso do Homo sapiens. A abordagem antropológica do autor oferece uma perspectiva valiosa sobre a interação complexa entre a biologia e a cultura na história humana.

Joao Martins 24/12/2023

Leitura obrigatória para quem gosta de história, ciências e filosofia. Harari é bem didático e nos faz entender como evoluímos e nos coloca para pensar sobre passado, presente e futuro.

23/12/2023

É um daqueles livros que, dependendo do momento que está vivendo, pode mudar sua visão de mundo.
Um compilado histórico que abrange nossa trajetória "desde os primórdios até hoje em dia".
A palavra que usaria para definir essa obra seria "esclarecedor".

maicon.frasson 22/12/2023

Necessário
Abordagem excelente e linguagem fácil. Toda a leitura parece uma conversa, leve e direta e as questões são intrigantes e necessárias. "O homem não dominou a agricultura. A agricultura dominou o homem." ?

Ana Paula 22/12/2023

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

Kleinert 21/12/2023

Breve
"O poder corrompe, dizem, e, à medida que ganhou cada vez mais poder, a humanidade criou um mundo frio e mecanicista mal- adaptado a nossas necessidades reais.

(...)

Até onde sabemos, de um ponto de vista puramente científico, a vida humana não tem sentido algum."

1939 encontrados | exibindo 121 a 136