Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1937 encontrados | exibindo 301 a 316

Rodrigo.Alves 02/05/2023

Um livro com insight bacana sobre história geral do mundo, com pitadas de filosofia e atualidades geopolíticas. Em certo momento se torna repetitivo.

gxsxtxv 02/05/2023

É possivel ler Harari sabendo que ele é um Zionista encubado? sim, desde que você tenha em mente que ele é um historiador idealista (no pior sentido) com um bom curso de storytelling e uma narrativa - sedutora, por sinal - que em vários momentos propõe uma teoria evolutiva na cultura, uma tentativa de ecletismo frustrado, enfim, historia divertida mas é uma historia e não A história

Leticia 01/05/2023

Basicamente um resumão da nossa existência
Tô sem palavras pra descrever tudo que eu acabei de ler, além de digerir algumas verdades escondidas de toda sociedade.
o livro faz perceber o quão curto é o tempo que o homo sapiens existe, mas também aponta o quanto a nossa espécie evoluiu rapidamente há alguns séculos atrás.
faz um questionamento sobre tudo que ainda não descobrimos, até porque, as descobertas científicas mais importantes aconteceram somente alguns anos atrás.
ele mostra o lado mais feio da humanidade, as piores coisas que os seres humanos fizeram simplesmente pra chegar ao topo.
e principalmente, faz criar teorias (O TEMPO TODO) sobre absolutamente tudo.

"A história nos ensina que o que parece bem próximo pode nunca se materializar por causa de obstáculos imprevistos, e que outros cenários não imaginados se transformarão em realidade." p. 434

o livro não somente analisa nosso passado, mas faz um alerta sobre o futuro da nossa espécie.

Ivette 01/05/2023

Leitura fundamental
Um dos melhores livros da vida e que te faz expandir a mente de uma maneira q não dá mais pra voltar. Quanta informação num livro só!

Luiz444 01/05/2023

Uma grande reflexão sobre a humanidade
Sapiens é sem dúvidas um intrigante e excelente livro. Nele, o autor tenta traçar os principais pontos de nossa espécie e civilização, e assim propor ideias e reflexões a respeito da mesma de forma que seja fácil e interessante de ler, ele sucede nisso na maior parte do tempo, entregando uma visão geral e gostosa de ler sobre tempos históricos importantes, e assim conduzindo a gente numa narrativa central sobre nosso passado, presente e possível futuro.
Porém, não é um livro acadêmico, e nem tem o intuito de ser, o objetivo é tornar a leitura o mais acessível e interessante possível, além disso, o caráter opinativo do autor fica cada vez mais claro ao passar do livro, e senti que em alguns momentos essas opiniões tomavam o espaço de coisas e discussões mais interessantes ou se estendiam demais e se tornavam cansativos. O meio do livro é a parte que mais sofre com os pressupostos e visões do autor quando ele se empolga para falar de política e afins. Ainda assim, não sinto que as visões que ele passa foram escritas no intuito de serem tomadas como verdades absolutas, e sim desafiarem o leitor a refletir e até debater com os pontos de vista do autor, o que achei um exercício interessantíssimo enquanto lia.
Concluindo, Sapiens é um livro muito completo no que se propõe, tem informações e dados interessantes, nos introduz a diversos temas complexos, narra nossa história de uma forma como se fosse um belo e intrigante documentário e propõe ideias muito interessantes e importantes para pensarmos, infelizmente se enrola um pouco em alguns capitulos, mas não é nada grave.
Se pegar esse livro de mente aberta e sabendo que não é algo completamente científico e acadêmico, e sim mais como um ensaio sobre o que ele vem a tratar, acredito que é uma boa experiência pra quem quer que for.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Livro de bolso de historia
Este aqui é uma boa leitura, apenas a nivel de conhecimento geral, ele aborda a historia de forma geral até dias atuais digamos assim, crescimento de culturas, costumes, algumas das muitas coisasa que revolucionaram a sociedade humana.

Brand 28/04/2023

Panteão dos grandes livros
Há tempos não me deparava com uma leitura tão estimulante. Instiga o leitor ao consumo ávido em uma narrativa intrigante. Certamente esta obra já foi elevada ao status dos grandes livros contemporâneos essenciais à compreensão da vida e seu eventual sentido - figurando ao lado de gigantes, como "Uma breve história do tempo", de Stephen Hawking.

Lívia 24/04/2023

O melhor livro que já li na minha vida.
O autor conta de forma simples e com excelência, com muitos detalhes, sobre a evolução humana e sobre tudo que impactou na vida moderna que temos hoje. Lança várias versões para diversos assuntos como formas de governo, economia, religião, e isso influencia muito na reflexão.

gabs 23/04/2023

Não é o meu tipo de livro
Sapiens é um livro bem didático sobre as apostas da evolução humana. Isto é, extremamente teórico e montado por hipóteses. Eu gosto do raciocínio de dedução, mas é muito denso e as vezes até um pouco redundante.

Enfim, não é o tipo de livro que eu gosto, mas isso não tira o mérito dele. Foi muito bem escrito e tem passagens realmente fenomenais que merecem todo o destaque, além de ter uma relevância mundialmente reconhecida (o que eu consigo entender sem sombra de dúvida). O autor faz questão de explicar cada detalhe, sem nunca deixar uma lacuna para ser resolvida posteriormente ou tampouco perder o fio da meada (o que é uma característica a se admirar).

Adriano.Marthi 20/04/2023

Ótima leitura! O autor faz uma narração clara, objetiva e aprofundada. Conhecimento valioso para todos.

soujulianax 19/04/2023

Recomendo a qualquer um, livro simplesmente ótimo!
O livro fala de toda a história da humanidade desde seus primórdios até os dias atuais, mas não de maneira chata como podem ser alguns livros de história. No desenvolvimento do livro, o autor analisa diversos pontos relativos à organização da sociedade como gênero, religião, racismo, capitalismo, ciência e muitos outros tópicos, sempre dando exemplos e indo para diversos assuntos e os contextualizando. Ele também apresenta vários pontos de vista distintos, dando a você a possibilidade de desenvolver sua imaginação e opinião.
Harari se baseia em dados científicos e dá um toque na escrita com o seu senso de humor. No início é uma leitura meio chata, em minha opinião, mas a partir da segunda parte, você tem vontade de ler o livro todo em um único dia.
Vale ressaltar também que, em um livro de quase 500 páginas, não vi uma palavra ou expressão racista, o que achei relevante na avaliação da obra.

Maria Clara 19/04/2023

Yuval Noah Harari nunca decepciona.
Sapiens se tornou um dos meus livros favoritos para a vida, amei ler cada capítulo. É incrível como Harari explica as coisas detalhamente e de uma forma bem didática.
Além que nós últimos capítulos, Harari nos apresenta uma teoria sobre o futuro da humanidade bastante visionária.

Julia2696 18/04/2023

OTIMO!
Eu achei esse livro muito bom, e sinceramente merece 5 estrelas na MINHA opinião, ele me fez refletir coisas que eu nunca refletiria... adorei

Ana 18/04/2023

Provoca muita reflexão
Demorei meses na leitura deste livro de tanto que ele provoca reflexão. Coisas que nunca parei pra refletir e que simplesmente me chocaram. Desde as primeiras espécies de humanos até o atual Homo Sapiens. Toda a trajetória e evolução da espécie é descrita pelo autor de forma arrebatadora. Nunca parei pra pensar como começou a povoação humana na terra assim como eram as características físicas e comportamentais de outros humanos além dos Sapiens (ex. Neandertais). Simplesmente fascinante como o Harari vai contando a história da humanidade e ao longo do caminho citando marcos históricos nos quais muitos eu não conhecia, como o Homem Leão de Stadel e uma certa relação com o símbolo da marca Peugeot. Ele conta história de como o império e as sociedades foram criados, assim como o dinheiro, a religião, o capitalismo, conta também o que foi a Revolução Cognitiva, Revolução Agrícola, Revolução Industrial? Ele simplesmente fala de TUDO de forma breve, até porque saber, estudar e contar toda a história da humanidade requer muito tempo e muitas perguntas não serão respondidas pelo simples fato de acontecimentos ocorridos há muuuuuuuitos anos/séculos/milênios atrás.

O autor desafia muitas das concepções tradicionais sobre a história da humanidade, mostrando que muitas das crenças e narrativas que sustentaram as sociedades humanas ao longo do tempo são, na verdade, construções culturais e políticas que não correspondem necessariamente à realidade objetiva.

Então eu recomendo pra quem queira compreender a história da humanidade de forma mais profunda como é feita no livro, tentar expandir a mente e se auto desafiar a não ficar preso em crenças que foram estabelecidas na sociedade no qual nunca questionamos do porquê X coisa é assim.

1937 encontrados | exibindo 301 a 316