A hora da história

A hora da história Thrity Umrigar

Resenhas - A Hora da História

@biaentreleituras 28/07/2015

Simples e intenso
Lakshmi é uma mulher solitária que mora nos Estados Unidos há seis anos com um marido que a proíbe de ter qualquer contato com a família, ela mal fala inglês e vive cercada pelo desprezo e humilhação do marido, desesperada e cansada da vida que leva Lakshmi toma uma atitude drástica e decide dar fim a própria vida, porém seu suicídio dá errado e ela vai parar no hospital onde será tratada pela psicanalista Maggie.

Maggie é uma terapeuta negra bem sucedida e casada há anos com um indiano, ela sempre trata de seus pacientes com o maior profissionalismo mas seus métodos algumas vezes podem ser diferentes dos demais profissionais pois quando sente a necessidade ela foge do protocolo para melhorar o resultado com seus pacientes, ela realmente se dedica a escutá-lo sem jamais se aproximar emocionalmente, existe apenas o profissionalismo mas isso até que conhece Lakshmi.

Por Maggie ser negra Lakshmi no começo tem um certo receio de falar com ela mas aos poucos a terapeuta consegue ganhar a confiança da indiana até que ela começa a lhe contar o motivo por ter atendado conta a própria vida, Maggie a libera do hospital com a condição de que Lakshmi continue o tratamento do lado de fora uma vez por semana em seu consultório particular nos fundos de casa.

Passando a se encontrarem semanalmente as duas começam um tipo de amizade, Lakshmi tem dificuldade de entender o significado de terapia e pra ela as visitas no consultório de Maggie são visitas a sua mais nova amiga e Maggie tenta em vão explicar que é sua terapeuta e não amiga, ela própria começa a se sentir apegada a mulher, Maggie percebe que Lakshimi precisa mais que tudo de uma amiga e aos poucos sem se dar conta elas criam esse laço de amizade.

Maggie começa a ajudar Lakshmi de muitas maneiras para que ela possa se libertar de uma vida de isolamento e dependência, lhe incentiva a trabalhar e a fazer algumas mudanças em sua vida, Lakshmi começa a trabalhar com a ajuda de Maggie como faxineira em várias casas e também como cozinheira, a mudança na vida da mulher é notória e não existe mais aquela Lakshmi cabisbaixa e com a auto-estima totalmente destruída, agora ela é um nova pessoa, até o relacionamento com o marido começou a mudar, um casamento arranjado e sem amor onde ela vivia à mercê do marido sendo maltratada e humilhada começou a mudar devido à posição que Lakshmi assume, ela não mais se permite passar por aquilo e seu marido passa a respeitá-la.

Enquanto isso Maggie vive assolada por um passado que não consegue esquecer nem superar e segue com a vida até que começa a ter um caso, isso só piora a sua rotina pois a cada encontro ela se sente mais culpada por trair seu marido, então ela decide por um fim nessa relação. Com os dias se passando e cada vez mais decidida em terminar o relacionamento extraconjugal ela passa a perceber uma ligação com seu passado. Com as histórias que ouve de Lakshmi ela revive seus momentos passados e as lembranças ficam mais vivas em sua mente e acho que o fato de que as duas tenham muitas coisas em comum é que realmente as une, ao ponto de Maggie não ver Lakshmi apenas como sua paciente e a mesma também enxerga na terapeuta a sua única amiga.

Mas essa amizade é pode terminar de forma dramática e irreparável, Lakshmi decide contar o seu maior segredo, um terrível segredo que desintegra completamente a maneira como Maggie vê a amiga, algo que ela fez em seu passado tão obscuro que acaba com inocência de sua história e Maggie esquecendo-se completamente que é terapeuta da mulher age com a emoção ao invés da razão e sua atitude não é muito agradável.

Passados alguns dias da revelação desse segredo um fato perturbador acontece e Lakshmi descobre algo que não deveria, agora é vez de Maggie se expor e seu segredo é escancarado para Lakshmi de forma vergonhosa, a maneira como a indiana reage é muito impulsiva mas magoada pela forma com que Maggie a tratou ela é motivada a trazer esse fato à tona.

A Hora da História é uma trama envolvente que começa de maneira muito leve e a medida que as páginas passam vai ficando cada vez mais intensa, Thrity Umrigar escreveu uma história com muitos sentimentos envolvidos, quando os segredos de ambas as personagens são expostos é difícil tomar um partido, o leitor acompanha os dois lados, sabe de todos os motivos mas decidir entre raiva ou compreensão não é uma tarefa fácil. Na história de Lakshmi é possível entender seus motivos mas daí a aceitá-los é diferente e continuar a leitura a vendo como vítima é uma questão de ponto de vista. Na história de Maggie ao mesmo tempo em que se vê a intensidade do seu segredo é possível ver o seu desespero por ele. Quando as duas têm seus segredos revelados e ambas agem de maneira desagradável o leitor é tomado por muitos sentimentos como raiva, afeto e empatia.

Um livro que nos faz refletir sobre nossas atitudes, sobre a necessidade de perdoar e ser perdoado e entender que nem sempre a realidade é aquela que vemos.

site: vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br
Pripec 28/10/2015minha estante
Acabei de ler e gostei muito do livro.
Só fiquei um pouco confusa sobre a troca das irmãs no casamento.
Parabéns pela sua resenha!

Gisele 09/01/2016minha estante

Leitora Viciada 21/08/2015

Resenha para o blog Leitora Viciada
Thrity Umrigar nasceu em 1961 na Índia, mas vive nos Estados Unidos desde seus 21 anos de idade. Ministra cursos de escrita e literatura em uma universidade americana e publicou sete livros, que venderam milhões de exemplares em vários idiomas. Seus maiores sucessos são A Distância entre Nós e A Doçura do Mundo, ambos publicados no Brasil pela Globo Livros.
Em abril de 2015 a editora trouxe novas edições, com belas capas. Junto ao visual moderno foi lançado A Hora da História (The Story Hour, 2014), o mais recente romance da autora. Este é o primeiro livro da Thrity Umrigar com que tenho contato e já me tornei fã de seu trabalho, pretendendo ler suas outras obras. Portanto, não comparo esta obra às suas publicações anteriores.
O título combina com a trama, pois o ponto inicial é composto por sessões entre terapeuta e paciente. Através de uma hora semanal de terapia o leitor conhece as histórias de Lakshmi, a paciente indiana, e Maggie, a psicóloga afro-americana.
A imagem na capa pode parecer genérica a primeira vista, mostrando parte de uma mulher em trajes indianos olhando o mar, porém ao finalizar a leitura você não olhará mais para a capa com o mesmo pensamento. O significado torna-se claro. Além de bonita, a edição da Globo Livros está perfeita nos requisitos editoriais. Trabalhos gráficos, de diagramação e de revisão impecáveis, com miolo leve em páginas amareladas (papel pólen soft).

A obra é um romance adulto centrado em duas protagonistas cativantes. É uma trama melancólica, emocionante, singela e realista. Possui drama, um texto rico e fluido, focando nos relacionamentos, especialmente amizade, casamento e relação entre paciente e terapeuta.
A autora compôs um livro contra diversos preconceitos, principalmente o machismo e o etnocentrismo. É feminista, apresentando as histórias de vida e luta de duas mulheres muito diferentes, mas ambas deslocadas do perfil padrão da mulher norte-americana. Não é uma obra com discurso radical, pelo contrário; porém extremamente eficiente em mostrar a dificuldade das protagonistas para se enquadrarem na sociedade. Rompe barreiras ao ter como personagens principais uma negra e uma indiana.
Lakshmi vive com o marido, também indiano, e encontra-se em um momento vulnerável da vida. Com pouco mais de trinta anos, teve de deixar a família na Índia para morar nos Estados Unidos e ajudar o marido na administração e trabalho na loja e restaurante. Não fala inglês com fluência e não se adaptou totalmente às diferenças culturais. Sentindo-se avassaladoramente solitária e perdida, com um marido que mal fala com ela e nenhum amigo ou parente, Lakshmi tenta suicidar-se.
Após o socorro emergencial, se recusa a conversar com a equipe médica. O hospital decide deixar Margaret tratar da paciente, pois a psicóloga é esposa de um indiano e provavelmente conseguirá conversar com a imigrante. Maggie, apesar de casada com um indiano, consegue fazer Lakshmi falar através de sua terapia não convencional, visto que a paciente não confia em pessoas de pele negra. Desde o começo o leitor já sente como o preconceito está entranhado nas sociedades de todos os tipos.
Maggie tem pouco mais de cinquenta anos e, ao contrário de Lakshmi, passa por um momento de vida estável. Possui um bom casamento, formou-se em Psicologia, apresenta vida financeira acima da média, tem contato com acadêmicos, vida social agitada e profissão sólida. Mas nem sempre foi assim. Ela carrega um passado de sofrimento familiar e já enfrentou racismo.
Maggie se torna a terapeuta de Lakshmi não apenas por dever, mas principalmente por sentir necessidade em ajudar a mais jovem. Assim começa a história.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2015/08/AHoraDaHistoria.html
Leitora Viciada 09/01/2016minha estante
Sorteio do blog Leitora Viciada e da Globo Livros valendo DEZ EXEMPLARES de A Hora da História, da Thrity Umrigar.
São 5 livros pelo Facebook e 5 pelo Instagram!
Facebook https://www.facebook.com/256212214392723/photos/a.383815991632344.107927.256212214392723/1227153397298595/?type=3&theater
Instagram https://www.instagram.com/p/BASSluQSh_5/

Dayane.C Silva 31/10/2015

APAIXONANTE!!!
Com certeza esse ano me preparou muitas surpresas e uma dela foi a Thrity Umrigar!! Pensa numa escrita delicada e forte, que muitas vezes faz você entrar mesmo no livro. As vezes ela narra determinada situação que você parece sentir mesmo o sentimento dos personagens.
Essa história em particular "A hora da História" é linda ... não é uma história de conto de fadas com final feliz e beijos avassaladores mas sim uma história sobre simples ações do dia a dia (ou as não ações) que pode manter ou destruir um relacionamentos seja ele conjulgal, familiar ou de amizade.
Bom esse livro foi uma surpresa deliciosa ... ja tenho mais três desta autora na fila.
VALE A PENA LER !!!!
obs: acho essa capa a mais bonita que vi nos ultimos meses!!!!!

Cristina.Bertelle 20/01/2018minha estante
Eu tbm achei apaixoante..

Paula 22/05/2015

Em A Hora da História, a escritora indiana Thrity Umrigar narra a história de Lakshmi, uma indiana de trinta e dois anos que mora há cinco anos nos Estados Unidos com o marido. Apesar do tempo, Lakshmi sente que não pertence ao lugar, não fala corretamente o idioma, sente saudades da família que ficou na Índia e, em profundo desespero e isolamento, tenta o suicídio.
Para ler a resenha completa, acesse:

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2015/05/a-hora-da-historia.html

elena.lima1 08/06/2015

Historias entrelaçadas
Apesar do livro apontar diferenças entre oriente e ocidente, quando se trata de alma as marcas são as mesmas, e só o amor e o perdão pode nos levar a cura, e nos tornar um ser humano bem melhor. Muito bom o livro e envolvente, dá um vazio quanto a história chega ao fim.

Padronizado 01/07/2015

RESENHA: A HORA DA HISTÓRIA - THRITY UMRIGAR
Mês passado, a Globo Livros perguntou no twitter quem era fã de Umrigar. Eu, na hora, prestei muita atenção. Acontece que, anos atrás, peguei o livro mais famoso dela: "A Distância Entre Nós" emprestado. Amei tanto que tive que comprar um exemplar para mim!
A editora está agora com os direitos dos livros da autora, e lançou capas novas lindas! "A Hora da História" é seu novo romance, e veio para o Brasil com eles. Sendo assim, pediram para os fãs enviarem email com endereço, e iam enviar o livro para alguns selecionados. Nem preciso descrever minha felicidade quando o recebi, sem aviso, certo? Certo!
Não sei como explicar o que sinto ao ler os livros da Thrity. Ela tem uma escrita sutil e adorável, e seus personagens são tão bem construídos e frágeis que sinto a urgência de colocá-los em um potinho e deixá-los guardadinhos para não passarem por sofrimentos.
Nesse livro, Umrigar nos apresenta Lakshmi, uma indiana relativamente jovem que mora há anos nos Estados Unidos. Ela não aprendeu muito bem a língua até hoje e vive em um casamento arranjado, onde não há nenhuma forma de amor. A vida dela é casa e trabalho, nada mais. Um dia, cansada de toda a rotina e solidão, Lakshmi tenta suicídio.
Além de Lakshmi, conhecemos Margeret Bose, uma psiquiatra que tem uma vida segura e agradável, um marido que a ama, um bom emprego e um bom lugar para morar. Mas Maggie guarda segredos de seu passado, coisas que ela ainda não superou. Além de tudo, ela está se sentindo atraída por um homem que não é seu marido.
A vida das duas se encontra quando, depois de tentar se matar, Lakshmi fica presa no hospital, precisando de cuidados médicos. Maggie percebe que o isolamento foi a causa da atitude extrema da indiana, e se comove com o caso. Percebe que tudo o que ela precisa é de conselhos e uma boa amizade.
O problema é que, conforme Lakshmi conta seus problemas, Maggie se vê tendo lembranças dolorosas, e ela se sente muito próxima das dificuldades da mulher. Maggie, querendo ajudá-la, consegue um bom emprego para a amiga como cozinheira e faxineira, e logo a vida de Lakshmi vai melhorando.
Mas, quando a indiana decide abrir mão de seu maior segredo, Maggie para de ver inocência na mulher que já era sua paciente e amiga há meses. Ela percebe que não há muito de vítima na desesperada mulher. Por sua vez, Lakshmi descobre um segredo muito ruim de Maggie - o que a faz ter uma atitude impulsiva não muito boa.
Não quero contar muito mais para não acabar revelando detalhes importantes da história, coisas que você não percebe de forma alguma antes de a autora te contar - o maior exemplo é o segredo de Lakshmi.
Com reviravoltas, dor, alegria, sofrimento, culpa e perdão, A Hora da História é um livro tão bom que vai te fazer repensar em todas as coisas que você acha que sabe das pessoas até hoje.

site: http://blogpadronizado.blogspot.com.br/2015/06/resenha-hora-da-historia-thrity-umrigar.html

João 10/11/2015

Em A Hora Da História Thrity Umrigar nos apresenta Lakshmi,uma jovem indiana que veio para os Estados Unidos com seu marido.Sufocada pelo casamento com um homem que a despreza,sentindo se só e com saudades da sua família ela vê no suicídio a única saída.Mas frustrada em seu intento,ela fica vários dias em um hospital.Lá ela conhece Maggie,uma psicanalista experiente que decide ajudar Lakshmi a recuperar a vontade de viver.Maggie também está com problemas.Cansada da rotina de seu casamento,ela está apaixonada por um fotógrafo que pode dar a ela sexo fabuloso mas nunca a segurança e a estabilidade que ela tem com seu marido.

Thrity Umrigar mais uma vez traz ao leitor o tema recorrente em seus livros:as relações humanas.Com uma linguagem simples e cativante ela conquista o leitor nas primeiras páginas do livro.A autora desvenda com maestria a alma dos seres humanos.Intercalando narrativas das duas personagens,o livro leva o leitor a mergulhar de cabeça no cotidiano dos personagens.Thrity simplesmente descreve e o leitor está lá,seja na Índia ou nos Estados Unidos,vivendo a vida e os sentimentos das personagens.

Lakshmi é uma mulher simples,ingênua,impregnada pela cultura de seu país.Acostumada a sacrificar desde a infância sua vida,ela acaba se esquecendo dela em benefício dos outros.Uma personagem forte,marcante que conquista o leitor já nas primeiras páginas.
Maggie é o outro lado da moeda.Independente,com uma vida estável e bem sucedida.Apesar de ter tido uma infância complicada,Maggie seguiu em frente com suas feridas,encontrando em seu marido o amor e amizade.
Maggie é uma personagem complexa.você ama e odeia ela em várias partes do livro.E mesmo ela sendo uma personagem interessante,não consegui simpatizar com ela.Foram mais de trezentas páginas onde eu tentava achar um motivo pra gostar dela mas infelizmente não consegui.
Thrity Umrigar é uma das minhas autoras preferidas,mas os finais dela dificilmente me agradam.Com esse livro não foi diferente.faltou um epílogo,eu queria saber mais.
,Diferente da maioria dos livros da autora que sempre despedaça o coração do leitor com a realidade humana,principalmente com a realidade da vida na Índia, A Hora da História é pra mim um livro leve.
Leitura excelente.

Marianne.Rique 07/08/2016

Minha Resenha do Livro A Hora da História
Eu gostei e não gostei do livro ao mesmo tempo, por que? Porque no começo já aparece um preconceito com a Margaret por conta que ela é Negra! Achei isso muito chato, porém se ver por outro lado o marido da Lakshmi a Indiana ele não gostava de gente com a Cor da Margaret! No livro fala de duas histórias sobre duas Mulheres, uma nascida na America Do Norte e a outra na Índia que passa a viver sua vida ao lado do Marido na America do Norte.
Eu gostei do livro que passa mita lição no decorrer da história, uma delas é não mentir e não trair a pessoa. E o livro me lembra muito das pessoas da "Vida real" que parece que não sabem a diferença entre mentir e Trair! Eu não esperava que o final fosse bem legal! Não vou entrar e muitos detalhes para não dar spoiler.

site: http://osviajantesdelivros2015.blogspot.com.br/2016/08/a-hora-da-historia-thrity-umrigar.html

Pri de La Forge 28/12/2016

Sensível e envolvente
Personagens extremamente carismáticos e profundos, dualistas, protagonistas e antagonistas de suas próprias histórias, uma trama emocionante que te envolve totalmente (fiquei até com vontade de conhecer a Índia depois de ler ou pelo menos ter um amigo indiano). Só o final deixou a desejar, ficou sem conclusão, sem um desfecho e esta não é este tipo de história. Mais uma vez a autora cria personagens com primazia, mulheres em todas as suas nuances, sem exageros. A trajetória de Maggie e Lakishmi cheia de altos e baixos, de quedas e voltas por cima é contada de forma cativante, nos fazendo amar e odiar as personagens alternadamente, exatamente como seria se elas fossem reais.

Lígia Colares 30/01/2017

Resenha de A hora da história
Esse livro foi enviado como cortesia pela Globo editora para o blog. Eles perguntaram pelo twitter se havia algum blogueiro interessado, eu li a sinopse e me interessei. Além, é claro, do histórico de qualidade da editora!

Lakshmi se mudou para os EUA quando se casou. Sua vida longe da natureza, dos familiares e dos costumes acabou levando-a a uma atitude extrema: a tentativa de suicídio. Sem sucesso, conhece a psiquiatra Margaret, que deve acompanhar o caso para descobrir se ocorrerá uma nova tentativa. E a cada consulta descobrimos um pouco mais sobre essas mulheres, o que elas possuem em comum, e suas diferenças.

"Eu não tem medo de morrer. Só medo de ficar sozinha depois de morrer. Se eu suicidar eu vou pro inferno, será? Se o inferno é todo quente, lotado e barulhento como o pastor diz na TV, então eu não ligo porque vai ser igualzinho na Índia. Mas se o inferno é frio e silencioso, com um monte de neve e árvore sem folhas e pessoas que sorri com lábios tão fininhos que nem pedaço de barbante, então eu fico com medo. Porque vai parecer muito com a vida na América."

Lakshmi, sem inglês fluente, se expressa por histórias sobre seu passado, demonstrando a saudade que sente e também a mulher que ela realmente é com comentários espirituosos. Enquanto isso Margaret se envolve cada vez mais com ela, que inocentemente quebra os protocolos e se torna sua amiga. Os maridos, inicialmente coadjuvantes, se tornam parte importante na história de forma suave, conquistando a simpatia do leitor.

O livro fala sobre relacionamentos, amizades, família e principalmente, escolhas. Aos poucos acompanhamos a descoberta de novas opções, as consequências de más escolhas, e principalmente o desenvolvimento improvável de uma amizade baseada inicialmente na sinceridade médico-paciente.

A leitura fluiu com uma velocidade incrível. Thirty introduz a personagens com velocidade e de forma muito eficiente. Nas primeiras páginas já temos um panorama geral sobre essas duas mulheres, criando um vínculo com a história, mas é só com a leitura que descobrimos que nem tudo é o que parece.

Eu não conhecia a escritora, mas adorei como ela aborda os temas sobre a vida, e também nos leva a reflexões. A leitura ao final me trouxe aquele sentimento bom, de ter participado da história, de saber o que aconteceu… De ter conhecido essas duas mulheres e suas famílias, e também aquela simpatia que faz com que eu deseje que elas sejam felizes afinal!

Indico muito a leitura, principalmente para quem gosta de não-ficção. A temática, a abordagem, a fluidez das palavras, Thrity facilmente fisga o leitor tornando-o parte da história.

Simone de Cássia 06/02/2019

Pela primeira vez termino um livro dessa autora sem estar comovida com a história. A trama é boa, a ideia é interessante, mas desde o princípio faltou um trem... Não consegui simpatizar com a Maggie de jeito nenhum e a partir daí tudo que ela fazia me incomodava. Algumas partes achei meio forçadas, exageradas e mesmo quando a incrível sensibilidade da autora me "amolecia", não era aquela coisa de suspirar fundo e parar pra pensar sobre. O final foi a "cereja só que não" do bolo... trem mais sem noção... Tudo bem, vou dar o desconto, afinal até a Thrity deve ter seus dias de TPM...

ritita 12/06/2019

Muito bom!
Até o meio do livro eu já estava achando que a Trhrity só sabe escrever sobre mulheres pobres, analfabetas e esfaceladas pela vida, tá certo que quase todos os que li vão por este caminho. Lego e surpreendente engano.

A indiana Lakshmi mora há anos nos Estados Unidos sem se adaptar, e entre o sentimento de inadequação e as saudades da família, se desespera e tenta o suicídio. Sua atitude extrema a levará a Margaret Bose, uma psicanalista que apesar de sua carreira bem-sucedida, também precisa lidar com seus problemas pessoais.

Maggie é uma terapeuta negra bem sucedida e casada há anos com um indiano, ela sempre trata de seus pacientes com o maior profissionalismo mas seus métodos algumas vezes podem ser diferentes dos demais profissionais, sendo assim, aproxima-se de Lakshmi além da relação paciente & terapeuta.

Que história sensacional, onde quem está à beira do precipício acaba fazendo uma tremenda reviravolta na vida de todos.

Cada vez mais fã da Thrity.

Clara Xavier @araclana 29/03/2020

Forte e sútil ao mesmo tempo.
Gostei muito de como foi ressaltado a importância da saúde mental, da amizade e do perdão para construção de uma nova realidade.

Isa 24/01/2021

A Hora da História
Como assim?!....cadê a final???
O livro termina em meio a um diálogo conclusivo, que não se conclui, arre...
Certo, mesmo que inacabada uma obra está conclusa quando seu autor a diz estar. Ponto.
Mas, não cabe ao leitor devanear sobre o que pode ser, quero um final. Indignada....

A narrativa se desenvolve na relação de Maggie, terapeuta nem sempre empática, e sua paciente  indiana Lakshmi, ingênua e com um senso altruísta quase descabido.

Fui convencida pela história de convívio , víveres e diálogos, ou a falta deles. De como as circunstâncias e situações moldam as relações humanas. Mesmo que em alguns momentos os personagens se mostrem perdidos  como se a autora não  soubesse que rumo dar ao trama. O que em parte explica, mas não justifica a ausência  de um desfecho.

Bom, mas podia ser melhor.....