Onde Cantam os Pássaros

Onde Cantam os Pássaros Evie Wyld

Resenhas - Onde Cantam os Pássaros

liv 04/04/2023

é uma leitura rápida, a linguagem é tranquila (apesar de ter muitos vícios de escrita estadunidense, o que pra mim é um ponto negativo)
mas o meme: no começo eu nao entendi nada e no final parecia que eu tava no começo
defini minha leitura

Karenzei 28/02/2023

O passado assombra o presente?
Li sabendo que os capítulos ímpares são fatos presentes e os pares, passados. Acho importante a leitura ser exatamente na ordem que está, pois, para além da autora ter decidido que a ordem é essa, você (leitor) cria expectativas sobre o que aconteceu com Jake no passado e o porquê das suas cicatrizes. Por isso, é importante manter a ordem como é apresentada. Se você ler o passado primeiro, estraga as sensações que são suscitadas ao longo da leitura.
Dito isso, Jake tem um passado que a perturba e, por isso, não tem mais contato com a família. E você pensa "hum... o mistério está no passado dela", mas, na verdade, há dois mistérios: um do presente e outro do passado. O do presente nos é apresentado no início: alguém ou alguma criatura está matando as ovelhas de Jake. E o do passado levanta a pergunta: o que aconteceu para perturbá-la a esse ponto?

Aliffer.Pereira 26/02/2023

Acho que preciso ler de novo.
Tô confuso, não sei se entendi alguma coisa, sinto como se tivesse lido 32 capítulos totalmente fora de ordem. Não sei se é algo particularmente meu, ou se outras pessoas se sentiram assim.. ?

Me identifiquei em alguns capítulos, mas não sei se no contexto geral a história me passou algo que não percebi. Seria bom reler um dia, mas não sei se consigo!

Carol.Alves 25/02/2023

Então...
RESENHA 01 DE 2023:

Depois de meses sem conseguir terminar um livro, esse me tirou da ressaca literária.
Confesso que de certo modo não espera pelo desfecho, ou melhor pelo final, o modo como foi contado e não pelo o que ocorreu com a protagonista.
E pra ser bem sincera, quando terminei de ler eu fechei o livro e disse, não entendi nada. E fiquei bolada com isso, demorei uns cinco minutos para começar a formar a ideia de que o livro tinha acabado e de como tinha acabado. E sem vergonha nenhuma de dizer, eu tive que pesquisar na internet alguma crítica ou resenha do livro, diferente da que o próprio traz, pra ter certeza de que eu tinha entendido. Entendi sim, ô Glória. Rsrs
Então vamos lá para a história:
A vida de Jake é marcada por tragédias delicadas que acabam por moldar sua nova vida. Reclusa numa fazenda, em uma ilha desconhecida no Reino Unido, ela cria suas ovelhas. Ela está bem longe de casa, a Austrália, isolada, até mesmo dos moradores locais, exceto por Don, o antigo dono de sua fazenda. Os moradores locais não sabem nada sobre ela, fato este que não incomoda nenhum pouco Jake.
Só que algo macabro começou a acontecer, suas ovelhas estão sendo brutalmente assassinadas por algo que ela não sabe o que é. Além disso, dois homens estranhos cruzam seu caminho de um jeito que ela não sabe porque.

A narrativa é feita entre relatos de presente e passado de modo que o leitor vai costurando os fatos. É cativante, porém, como disse, talvez eu tenha me empolgado demais com o início e o meio do livro que o fim tenha me frustrado um pouco. É lindo, profundo e sensível e vale a pena ser lido pois traz à luz questões delicadas como bullying, aceitação, erros, redenção e recomeço.

Bruna.Freitas 21/02/2023

Onde cantam as dúvidas.
Ótimo livro! O livro vai pro passado e volta pro presente conforme os capítulos.
Personagem forte. Boa escrita e de fácil leitura.
Agora, o que foi esse final? Bem ruim. Inconclusivo, lacunas em aberto sobre várias questões ou foi apenas eu que não entendi.

Rosinha.Correia 21/02/2023

Apesar de ser uma escrita fluída, ela é muito confusa, a mistura de passado e presente precisa de uma boa atenção, alguns acontecimentos acabam não sendo tão identificáveis. No geral me decepcionei um pouco com a história, mas as expectativas eram só minhas kkkkkkk

Cristiane.Rocumback 21/01/2023

Puxa vida...
Queria dizer que curti demais, mas não foi assim.
Achei a história complicada de entender. Ao final pensei "oxe! O que aconteceu?!"

Fui procurar uns vídeos no YouTube pra me ajudar a entender melhor e confirmar o que pensei do geral.

Giovanna 10/01/2023

História sem pé nem cabeça
Como um livro de suspense termina sem revelar o suspense?

Essa é uma das diversas perguntas sem respostas que este livro me proporcionou. Cada capítulo se passa em um espaço de tempo diferente, os de número ímpar se passam no presente e seguem uma linha cronológica, já os de número par se passam no passado. Contudo, o passado representado no livro é em ordem decrescente, o qual quanto mais capítulos você lê, mais no passado você estará.

Confesso que tive que ler cerca de metade do livro para conseguir entender essa dinâmica dos capítulos e tempo. A autora poderia ter facilitado esse entendimento com a adição de uma data/ano no início dos capítulos.

Á parte disso, a história foi muito confusa, cheia de detalhes desnecessários e ao mesmo tempo sem desenvolver o suspense principal. Ao meu ver, a autora perdeu a oportunidade de desenvolver a criatura causadora do problema e, também, nas partes onde se tinha um clímax maior era justamente onde o capítulo acabava.

O livro acaba sem responder: o que era a criatura (já que o livro gira em torno disso), o que vão fazer com ela, o que ela queria ao invadir a casa de Jake, o que aconteceu com o relacionamento com Greg, se ela fugiu de Clare, entre outros...

Tudo isso só acumula em pontos negativos. A autora quis desenvolver a história da personagem, mas esqueceu de focar no problema principal.

Bruno 26/12/2022

TO.MAL
HORRIVEL PESSIMO DE MUITO MAL GOSTO UM DESERVICO TERMINAR UM LIVRO DE SUSPENSE SEM FINALIZAR O SUSOENSE

Carol 22/12/2022

Ovelhas e pássaros
É uma história um tanto confusa. Você precisa de situar. Os impares são passados, pares, futuro.
Os impares são compostos de várias lembranças e o presente segue a linha mesmo.
A história é boa, mas deixa vários pontos abertos:
*Quem foi o homem que apareceu?!
*Oque era o bicho que matava as ovelhas?!
*Porque ela fugiu de Otto depois de ele ter acolhido ela?!
*Porque a irmã era babaca?!
*Como ela fugiu?! Como as pessoas souberam que ela era culpada?!
*Como terminou o namoro com Greg e como ela foi embora de lá?!
Essas foram algumas dúvidas entre outras várias.
O livro termina de um jeito que realmente não dá pra entender!!! Mas é uma boa história.

Analice.Comassetto 24/11/2022

será que sou burra
eu acho que sou burra porque não entendi kkkkkkkkk gostei do conceito uma história meio de trás pra frente mas ainda não entendi o que atacava as ovelhas e vários outros fatos

Larissa 23/11/2022

Jake vive fugindo do seu passado e de si mesma, porém é impossível ela esquecer quem é e o que fez pois carrega em suas costas as lembranças do horror que viveu.

Em "Onde cantam os pássaros" ficamos intrigados com a vida de Jake, pois com uma escrita que envolve o que aconteceu no passado e o que está acontecendo agora, no presente, vamos montando um quebra cabeça de sua história.

Uma história perturbadora que não deixa de ser fascinante.

@fabio_entre.livros 13/11/2022

Decepção premiada
Até chegar a este livro, a minha decepção literária do ano havia sido ''A luz entre oceanos", de M.L. Stedman. Mas eis que as forças cósmicas conspiraram para mostrar que o meu tormento com literatura australiana ainda não tinha acabado.
"Onde cantam os pássaros" fez a autora ser comparada a Nabokov e Ian McEwan, além de ser o vencedor do Miles Franklin Award, o prêmio literário mais importante da Austrália. A ambientação tem a atmosfera ideal para uma tremenda história de terror psicológico: uma ilha britânica onde uma protagonista tem de lidar com os demônios de seu passado nebuloso e com uma presença potencialmente real e sanguinária que ronda a fazenda onde ela vive sozinha. A premissa é interessante e os autores a que Evie Wyld é comparada dispensam apresentações; assim sendo, criei expectativas que passaram longe de ser cumpridas.
A principal reclamação que vi, de outros leitores, diz respeito ao fluxo narrativo invertido (mais ou menos como no filme "Irreversível", de Gaspar Noé) adotado pela autora, intercalando os capítulos em dois tempos: o passado e o presente histórico, sendo que a ação do passado é mais recente do que a do presente. Para mim, no entanto, o maior problema do livro é a insipidez da narrativa aliada à preguiça criativa da autora em assumir um caminho definido, ou de se aprofundar naqueles que ela trilha tropegamente, como um bêbado míope andando por uma estrada desconhecida à meia-noite.
A narração em primeira pessoa por uma personagem feminina apática e a ambientação parcialmente rural da trama me fizeram lembrar de "Lugares escuros", da Gillian Flynn. Porém, Flynn consegue a proeza de fazer o leitor se importar com o rumo da história e o destino dos personagens, mesmo que eles sejam insuportáveis. Wyld, por sua vez, não chega a tanto; não creio que seja falta de talento (afinal, o romance foi premiado!): a autora simplesmente não se importa o suficiente com seus personagens para torná-los interessantes.
A princípio cheguei a me empolgar porque a história começa sugerindo uma abordagem sobrenatural (o "monstro" que ronda a fazenda de Jake, a "assombração" que a atormenta à noite), mas é tudo fogo de palha: a autora nem desenvolve essas ideias e nem dá explicações lógicas. Outra bola fora. Em vez disso, ela prefere fazer uma elipse tortuosa (e torturante para quem lê) para, no final, dar uma justificativa absurda para as cicatrizes de Jake. Mas é uma explicação tão estapafúrdia que seria melhor deixar incógnita e desenvolver as outras possibilidades narrativas, inclusive a do sobrenatural.
Em suma, um ótimo livro: para enfeitar estante (créditos à edição da Darkside) e/ou para quem tem interesse em ovinocultura. Para os demais leitores, a recomendação é passar longe.