Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Ana Gouvêa 29/04/2024

Achei bem do legal!
Ela, principalmente, desde o começo do livro eu tava super interessada.
Ele às vezes me irritava, mas no final tudo fez sentido.

Maria 22/04/2024

Ai que dor falar isso mas....
Que leitura difícil, eu tentei muito me envolver com todos os personagens e suas motivações e pensamentos mas não foi fácil, o livro é golem e o gênio, só que não parece, pra eles se encontrarem foi 200 páginas de 500, eles quase não se veem, quase não pensam um no outro, quase, quase, quase... o tema é muito interessante e envolvente porém tudo demora demais, o final não é nada conclusivo, é apressado e te deixa indignada com as possibilidades perdidas, não achei que dar tanto foco para os personagens foi o certo, estou frustrada demais com essa história, não me pareceu justo o que foi feito com ela enfim mas falando de partes positivas, o tema da história é muito interessante os personagens são bem feitos, tem riqueza de detalhes queria poder ter amado esse livro.

Marialba 03/04/2024

Delicado, profundo e bem escrito
Toda a trama se entrelaça. Tudo é explicado. E no caminho muitas reflexões sobre. A vida, o amor, tabus e religião.

Vale muito a pena!

Matheus.Correa 25/02/2024

Uma obra sobre a solidão em conjunto
"Os demais estavam reparando neles, aquele casal alto e atraente que girava como se estivessem em um mundo à parte. A multidão começou a se afastar, dando-lhes espaço, para ver melhor. Eles dançavam cada vez mais rápido ? e de olhos fechados! Como conseguiam? ? e agora os passos da Golem eram movimentos mínimos, precisos, que se encaixavam perfeitamente nos passos do Djim, descrevendo um círculo cujo centro era ele. No meio de todo esse movimento, uma calma cresceu dentro dele, e por um longo e maravilhoso momento todo o resto desapareceu..." - Falar sobre Chava e Almahad é falar sobre um romance nas cortinas do desejo do leitor que ao ver ambos, tão diferentes, mas tão semelhantes se compadece daqueles olhares. Ler Golem e o Gênio é ver a dicotomia de ambas as personagens e torcer para que encontrem algo, o Djin tem a sua liberdade e repele qualquer ideia de escravidão ou servidão, a Golem tem por natureza servir, e ambos estão Ali, mostrando as suas necessidades em compartilhar. O Djin displicente e cativante, a Golem sendo cuidadosa demais e ali, nos Estados Unidos, em um misto de inglês carregado com Árabe, eles percebem o que tanto procuram no outro.
Que livro, que obra de arte. Ver os acontecimentos e como o livro estabelece bem os seus limites. Os outros personagens são perdidos ao vento, mas nada que incomode, o que de fato interessa é onde chegaremos e que trilha linda e difícil temos pela frente.
Recomendo muito, a vida sofrida da Golem que perde seu primeiro tutor e do Gênio que está preso em uma forma humana, se tornando humano demais, humano o suficiente.

Lívia Gomes 22/02/2024

Que prazeroso é ler um livro tão bem feito, com uma história original, criativa e coerente.
A autora criou uma fábula fantástica onde a cultura e folclore árabe e judaico se encontram numa inusitada mistura que dá muito certo.
O livro realmente tem como foco principal o gênio (djim) Ahmad e a golem, Chava. Apesar disso os personagens secundários (que são muitos) são super bem explorados e desenvolvidos e a maioria tem papel bastante relevante na trama.
Eu não quis largar esse livro nem por um minuto. Quando precisava interromper a leitura para fazer outras coisas eu sempre ficava contando o tempo para que eu pudesse retomar a leitura. Tinha muito tempo que eu não lia algo que me prendesse tanto!
Amei a maneira como a escritora conduziu essa narrativa, dando ênfase para os dilemas pessoais dos protagonistas ao invés de entupir as páginas com romance água com açúcar e sem sentido. Muito pelo contrário! A relação entre a golem e o djim é bonita, singela e discreta, ela rompe a superficialidade de pura atração sexual e se aprofunda num magnetismo místico mas sem flertar com o obsceno, você sabe que existe algo ali, mas é tudo bem subentendido. Apesar da história se passar em Nova Iorque ela sai totalmente do óbvio e já batido padrão norte-americano, apresentando elementos culturais diversos, é tudo muito rico e interessante, desde a culinária à religião.
Acho legal apontar que a autora soube fazer uma trama redondinha, não senti falta de nenhuma informação ou desfecho, não ficam pontas soltas, e também a história não se alonga mais do que deveria. É tudo no ponto certo! Eu tentei achar algo para criticar nesse livro, mas eu simplesmente não encontrei!
Ao meu ver são 514 páginas simplesmente sensacionais e memoráveis!

guimpinheiro 12/01/2024

Uma fantasia diferente
Como é revigorante ler uma fantasia não tradicional, pegando elementos da cultura judaica e árabe, misturando-as em um contexto ?contemporâneo? e extrapolando nessa fantasia urbana excelente.

Recomendo a todos que estejam cansados de uma fantasia mais tradicional.

Erick Macedo Pinto 10/01/2024

Uma boa fantasia urbana
Tags de recomendação: ficção; ficção histórica; fantasia; fantasia urbana; mitologia;

Uma fábula que trata de dois seres completamente diferentes em origem e natureza, mas que são levados pelas circunstâncias da vida para um lugar onde não pediram pra estar e precisam lidar com situações novas para eles e conviver com as diferenças mesmo dentro da comunidade onde estão. Poderia ser uma história qualquer sobre pessoas que saem de onde nasceram para tentar a vida em outro lugar, desconhecido, ou que a própria vida os tirou de seus lares por quaisquer motivos. Mas é a história de uma golem, um ser de barro criado para servir um mestre mas que possui intrinsecamente a natureza da raiva/violência e um gênio (djim), um ser de fogo que vive livremente (todas as formas possíveis) e que não se mistura com seres de outras espécies.
Reunindo muito das culturas e das tradições árabe e judaica, é uma história carregada de drama e lições sobre diversos temas. Os personagens são bem construídos e a escrita da autora é muito boa. Você de fato entende quem são esses personagens, onde eles estão e o que está acontecendo. A autora gasta boa parte da obra apresentando, situando os personagens e cada um tendo a sua evolução até de fato ter um pouco mais de ação.
Sobre a trama, senti que ela foi muito esticada. Muito mais poderia ter sido enxugado e deixado de lado, como por exemplo todo o arco da personagem Sophia Winston, que surge promissora na trama, mas é esquecida. Depois reaparece e mesmo o final dela não é conclusivo. É uma personagem completamente aleatória na trama, servindo apenas como um par amoroso bem forçado.
Outros personagens poderiam ser melhores desenvolvidos, ou ter uma participação maior ao longo de toda a trama, como Arbeely e Mahmoud Saleh, que tiveram participações limitadas ou muitas vezes ficaram várias páginas sem dar as caras ou ter algum desenvolvimento.
O final é muito acelerado com algumas reviravoltas. A estratégia, o plano bolado, do vilão não foi muito convincente e nem a última reviravolta para que a história chegasse ao seu desfecho já esperado. Sobre o final de cada personagem, não houveram surpresas.
É uma fantasia boa pra ler entre leituras mais densas, complexas, pesadas. Compre sua função de entreter o leitor ao longo de suas páginas com um bom drama.

Mayara.Martins 06/01/2024

Falam para não julgar um livro pela capa, mas esse eu julguei e me dei bem, haha.
Sendo sincera, não está entre meus livros favoritados, mas definitivamente é um livro 5 estrelas para mim. Eu gostei bastante da escrita da autora, ela detalha bastante os ambientes e os personagens, o que ajuda muito a imaginar tudo. Talvez algumas pessoas achem o livro meio paradão. Acontece bastante coisa, mas o intervalo entre esses acontecimentos é meio longo. Porém, para mim foi ótimo. É possível que eu esteja enganada, mas achei a escrita um pouco parecida com a de "O jardim secreto", um livro 5 estrelas e favoritado. Além disso, eu simplesmente amei a premissa dessa estória, o fato de a autora misturar duas culturas diferentes foi sensacional. Se você quiser saber do que se trata beeem mais ou menos, só pra ver se é do seu interesse, mas sem entregar muita coisa, é o seguinte: a estória se passa mais ou menos em 1830 e varia entre dois pontos de vista, o de uma gólem chamada Chava e o de um gênio chamado Ahmad. Quanto a golém, em um certo dia, um homem pediu a um rabi desviado para criar uma esposa para ele, ou seja, uma gólem, o que foi bem inovador, já que pela natureza dos gólens, eles normalmente eram usados apenas para proteger seus mestres, tendo uma enorme força física e sentindo todos os medos e desejos dos mestres, de forma a cumprir tais desejos antes mesmo que os mestres tivessem que falar qualquer coisa. Entretanto, esse homem queria uma esposa que fosse curiosa e inteligente, então essa seria a primeira gólem já criada com um certo ponto de livre arbítrio. Depois de criada, o homem viajou com ela para os EUA, com ela dentro de uma caixa, desacordada. Pois, o rabi havia avisado que ela não deveria ser acordada dentro do navio, já que poderia causar muitos problemas. Mas, entretanto, todavia, o homem a despertou dentro do navio e, para a surpresa de quem não leu a sinopse do livro, o homem logo morreu, deixando uma gólem recém criada, sem qualquer conhecimento do mundo e, ainda por cima, sentindo os desejos e medos de todos a sua volta (já que ela não estava mais ligada a um mestre), sozinha. Agora sobre o gênio, o livro conta que ele, um ser feito de fogo, de alguma forma (que eu obviamente não vou contar, porque perderia a graça), foi preso em uma garrafa, a qual foi passada de gerações em gerações até cair nas mãos de uma mulher que também foi para os EUA. Lá, ela pede a um ferreiro? Acho que é um ferreiro, chamado Arbeely (um dos meus personagens favoritos), que ele arrume essa garrafa, que já estava muito gasta e amassada. Buuut, quando Arbeely tenta arrumar a garrafa...BUMM, kkkkk, saiu um gênio peladão, imagina o susto que esse homem levou. O gênio não lembra de como foi parar naquela garrafa e, assim como a gólem, não tem conhecimento nenhum sobre os humanos. Desse modo, Arbeely decide cuidar do gênio para que ele não acabe arrumando encrenca (olha que neném que o Arbeely é, muito fofinhooo). Então, a partir daí começamos a seguir a estória de como tanto a gólem quanto o gênio tentam sobreviver entre os humanos e entender suas estranhas ideologias. Um livro um tanto quanto filosófico. Não concordei com vários pensamentos deles, especialmente com os do gênio, maaas, ainda assim foi muito interessante e engraçado ver os pontos de vista dessas criaturas.

Jacqueline 04/01/2024

Perfeito em tudo!
A história é tão bem construída que nem parece ter tantas páginas. A leitura é fluída e a evolução da história da Golem e do Gênio são magníficas. A forma como é entrelaçado o caminho de ambos, ao mesmo tempo em que cada um tem seus "demônios" para lidar enquanto estão em um ambiente totalmente novo é magnífico. Tô abismada com o quanto gostei.
Esse livro estava na minha wishlist a um tempão, não me desapontei nem um pouco. Virou um favorito.

AlefRamos 27/12/2023

Grata surpresa
O livro conta a história de Ahmad, um gênio, e Chava, uma golem, em Nova York no início do século XX.

A ambientação do livro é ótima, a descrição das paisagens, dos monumentos, das moradias, me deixou imerso na história.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, todas com uma grande importância narrativa, seja para o bem ou para o mal.

A linha do tempo é alternada, entre passado e presente, entre fragmentos de memórias, flashbacks, e acompanhamos nossos protagonistas, ora individualmente, ou interagindo.

Com ótimos plots, e reviravoltas, foi uma leitura muito agradável, e uma grata surpresa desse ano.

O livro mistura romance, fantasia, ficção, tudo na dose certa, dando uma experiência sem igual.

Recomendo sem dúvidas a leitura.

Jacque 25/11/2023

Magnífico
História que te prende do início ao fim. História realmente diferente de tudo que eu já havia lido.

Bruna 12/11/2023

Leitura arrastada
Genteeee como demorei pra ler, deixei de lado li 2 livros e depois voltei pra ele kkkkkkk morro de pena de falar mal de livro ainda mais um que foi alguém que amo que me deu (no caso minha mãe, eu escolhi e ela comprou mas fico com dó igual), mas esse aqui não rolou não, desculpa quem gostou mas pra mim só o final foi bom, libro arrastado da mulestia na página 200 eu já tinha entendido quem era o vilão mas não sabia como era essa pessoa, enfim é interessante mas tudo demora muito a acontecer, não é como eu imaginei que iria ser, toda a mitologia misturada com realidade, não é, é realidade mais realidade um pouco mais de realidade e uma pitada de mitologia enfim achei muito entediante.

pedrogoncalvs 06/11/2023

Começou bem, terminou péssimo
Umas besteiras, o presente no livro é desinteressante demais. Dá pra ver que ela coloca personagens só pra encaixar eles no final, e que eles não servem de nada. Não foi pra mim.

Icaro990 02/09/2023

É um bom livro
Achei o começo do livro bem inesperado. A história tomou um rumo bem interessante e eu não tinha a menor ideia de como ela iria se desenvolver. Achei bem exagerado alguns momentos, e achei que certos personagens poderiam ser melhores desenvolvidos, mas entendo que a autora tenha se focado mais nos protagonistas e em seus dilemas. Pessoalmente, achei a história um pouco arrastada. A reta final me incomodou um pouco, mas isso é compreensível.

Pripricampos 27/08/2023

Fantástico
Amei a maneira como as diversas histórias pessoais dos personagens foram narradas.
O ponto alto do livro é a descrição de Nova Iorque, foi possivel imaginar os lugares descritos, não havia melhor lugar para essa história acontecer.