Golem e o Gênio

Golem e o Gênio Helene Wecker

Resenhas - Golem e o Gênio

Priscila 25/10/2015

Roteiro de novela
Livro lento e com muita enrolação. Se a autora não enrolasse tanto com assuntos do cotidiano, podia ter umas 200 páginas a menos. A história só engrena nas últimas 50 páginas. =/
Partes interessantes: começo, final e as cenas que narram o passado do gênio. Só.
Estou dando 3 estrelas levando em consideração a bela edição e a construção da narrativa, que é redonda, apesar de tudo.

Mas é decepcionante um livro que se diz de fantasia ser tão cotidiano a ponto da natureza mágica dos protagonistas ser um mero detalhe na história. Parece que a autora quis escrever uma história de época, e só pra deixar um pouquinho diferente, resolveu dizer que era a história de uma Golem e um Gênio. Mas podia ser um casal normal também, não ia ser uma grande diferença. Me senti lendo um roteiro de novela da Globo.

Alta expectativa, pena que me decepcionei.
Juliana 26/10/2015minha estante
Vou passar é longe desse.

Camila Teixeira 15/01/2016minha estante
Eu acho que você não compreendeu a essência desse livro.

HL Castro 13/06/2016minha estante
Priscila, gostei da sua percepção do livro.

Li maravilhas nas resenhas mas o livro foi um livro apenas bom, para mim. Nada de espetacular ou fora do normal. Foi aquém do que estava esperando.

Moiseis.Freitas 06/07/2016minha estante
Falou tudo, personagens nao sao tratados de uma forma tao 'mistica', estou lendo na marra.

Jossi 14/08/2016minha estante
Sério?? É um 'casal' comum??? Céus, não se escrevem mais livros de fantasia como antigamente... já estou na dúvida se leio ou não. Acho que vou passar pra frente... :(

Harabel 17/08/2016minha estante
Concordo =/ Infelizmente deixei de lado ele agora justamente por conta dessa enrolação. Li as cem primeiras páginas e senti como se só estivesse sendo enrolada com personagens secundários, sem carisma e sei lá se terão algum destaque mais para frente. A magia e o misticismo que achei que teria com os dois protagonistas ainda não tinha despertado em mim. Vou continuar em outra época, para ver se consigo ir até o fim.

Alexandre.Tostes 14/09/2016minha estante
Concordo plenamente, mas acho que 3 estrelas é muita coisa. Foi um parto terminar o livro e o "desfecho" da história é tão decepcionante quanto o livro em si.

VickyLima 08/01/2018minha estante
Gente, é importante ler as críticas e compreender cada ponto de vista, mas é tolice deixar de ler um livro porque alguém não gostou. Gosto é gosto, o que pode ser ruim para um é maravilhoso para outro, tirem suas próprias conclusões.

Eleonora 06/05/2022

Uma fábula delicada e sensível sobre a natureza humana
Me encantei com a leitura de "Golem e o Gênio", que comecei cheia de receios porque não tinha ideia do que esperar do livro. Me deparei com uma história delicada e bem construída sobre aquilo que nos torna humanos, sobre o valor das pessoas que nos importam e a quem importamos em nossa vida e sobre lealdade: a si e ao outro. Quase toda a trama ocorre na cidade de Nova Iorque, no século 19, num contraste claro entre a Pequena Síria e os demais bairros, como o judeu, o irlandês, criando vários países dentro da grande maçã. Esse vitral de culturas e diferentes personalidades serve como pano de fundo para a relação entre duas criaturas improvavéis e maravilhosas, que se descobrem mais parecidos do que imaginavam.

para o review técnico desse livro, dê uma passadinha no meu tik tok, @ducerisier, e comente que chegou pelo skoob ??

aqui começa o spoiler

a relação entre a Golem Chava e o djin é tão delicada, com uma construção de uma amizade entre opostos que se respeitam, que só isso já valeria o livro.
Todo o contato de Chava com o rabi tem momentos tão lindos, como observaçôes sutis sobre a cultura judaica, além de reflexões filosóficas apresentadas de uma forma tão lírica, que cada página foi um deleite. O final me soou um pouco apressado, mas não prejudicou a leitura.
R F 06/05/2022minha estante
Abandonei na página 100 ( acho). Mas enfim, fica bom a partir de qual página?

Eleonora 06/05/2022minha estante
é um livro plano, no sentido de não trazer picos, ou reviravoltas. Acredito que o mais interessante seja o cuidado e a delicadeza entre as personagens. Eu gostei desde o começo rsrsrs mas se ajudar, leia da página 430 até o final, talvez te atraia o final e te motive ?? senão, acontece, tem livro que a gente não consegue ler.

R F 06/05/2022minha estante
Até porque não existem livros ruins, existem livros que não foram feitos pra gente.

Eleonora 06/05/2022minha estante
Ró, é isso. Eu ficava fula comigo, lia até o final, sofrendo. Até que entendi que eu tinha monha forma de ler (leio o final, o meio e o início), que isso me trazia satisfação, e que tinha livro que não ia. Que alívio foi aceitar isso!

Natália | @tracandolivros 14/07/2018

Um tanto arrastado, e não é livro único.
Chava é uma golem, que foi criada para satisfazer seu mestre pela falta de uma esposa, porém, na viagem de navio até os Estados Unidos, ele resolve trazê-la a vida, e pouquíssimo tempo depois ele passa mal e morre porque seu apêndice estourou, e assim Chava fica sozinha em uma terra desconhecida, sem seu mestre, até o dia em que um rabino a reconhece como golem e não ser humano e se dispõe a ajudar ela.

Ahamad é um Djin que ficou trancado numa garrafa durante anos e anos sem nem saber como isso aconteceu, e ao ser despertado por um ferreiro, ele acaba se juntando a ele, e assim eles começam a trabalhar juntos.

Eventualmente (lá pela página 200), a golem e o gênio irão se encontrar, e apesar de suas diferenças, vão se identificar e criar uma amizade, até que algo ruim vai separá-los (lá pela página 350). Você deve estar se perguntando porque coloquei as páginas e se isso não é spoiler, então já vou respondendo, não é spoiler, é o que está na sinopse na contra capa do livro, porém demora tanto para acontecer que senti que nunca fosse ter a virada na estória, achei a narração lentíssima, eu apenas terminei o livro porque estava lendo em grupo, senão provavelmente teria abandonado.

A mitologia trabalhada é incrível, isso não vou negar, a autora misturou duas religiões e duas mitologias diferentes e explicou muito bem elas, mesmo que o livro não foque na fantasia. Eu gostei dos personagens, e do crescimento deles, mas achei que muito do livro foi desnecessário, principalmente a demora para tudo acontecer, e o final por mais que aberto, por mim poderia terminar assim mesmo, não seria preciso um segundo livro, que não pretendo ler, alias.

Gostaria de deixar claro que eu não tive uma experiência tão boa com ele, mas já vi muitos que amaram e favoritaram, então talvez seja só comigo que não deu certo, talvez dê certo com você. Se decidir ler, apenas vá sabendo que é lento, e que pode ser cansativo.

site: https://www.instagram.com/p/BYgKZDiAkaR/?taken-by=tracandolivros
Jose Ricardo 27/03/2019minha estante
Vai ter um segundo livro é???

Natália | @tracandolivros 27/03/2019minha estante
Não existia nada quando eu li, mas lá fora vai ter um segundo livro sim, tem que ver se a editora vai traduzir aqui também.

Jose Ricardo 27/03/2019minha estante
Eitaaaa que notícia boa da Bixiga, vou pesquisar agora mesmo, muito muito obg pela internet informação ?

Fernando Lafaiete 20/11/2015

Um livro para toda a vida!
Demorei muito para escrever uma resenha sobre este livro, simplesmente por não me sentir preparado para isto, e talvez ainda não esteja. Qualquer coisa que eu venha a escrever aqui, não expressará nem metade do meu amor por este livro.
Helene Wecker me conquistou, e já está na minha lista de escritoras favoritas da vida.

O livro contará a estória de Chava e Ahmad, duas criaturas mitológicas que acabam se conhecendo em Manhattan. Chava é uma Golem, uma criatura feita de barro, e trazida à vida por um feiticeiro, com o objetivo de servir um homem rico, se tornando sua respectiva esposa. Já Ahmad é um gênio, uma criatura feita inteiramente de fogo, que acabou séculos atrás sendo aprisionado em um corpo humano e em seguida em uma garrafa.

Toda a estória se passa em Manhattan na virada do século XX e a mesma é muito bem ambientada. O livro é repleto de questionamentos, e não são questionamentos jogados na estória sem mais nem menos, muito pelo contrário, eles são totalmente pertinentes e muito bem inseridos.

A Golem e o gênio são os personagens principais, mas nem por isso o livro girá em torno somente deles, e isto é uma das coisas mais bacana da estória; pois acompanhamos capítulos dedicados a outros personagens, e isto nos ajuda a enxergar e entender tudo de uma maneira muito mais ampla.

O livro é de fantasia? - Sim , o livro é de fantasia, mas ele é totalmente diferente dos livros deste gênero. Na minha opinião, ele é muito superior a estes livros. Aqui a fantasia é somente o pano de fundo para tudo que a autora deseja apresentar a nós leitores. O livro mistura cultura árabe e judaica e aborda temas como; religião / tolerância religiosa, a importância da amizade, pré-conceito, racismo, bioética, aceitação de si mesmo e transborda questionamentos sobre a natureza humana.

Durante a leitura, vamos tecendo junto com os personagens várias perguntas sobre o que se passa no livro. Como por exemplo: Quem aprisionou o gênio em um corpo humano? Por que ele não se lembra de nada? O que aconteceu com a pessoa que o aprisionou? O que acontecerá com ambos (Golem e o gênio) caso as pessoas descubram suas verdadeiras identidades? Será que as pessoas seriam dominadas pelo preconceito e se tornariam cruéis? Ou será que elas seriam dominadas pela curiosidade e seriam mais amenas? Todas essas perguntas nos instigam a devorar páginas e mais páginas.

Mas o livro não possui nenhum ponto negativo? - A resposta para esta pergunta, dependerá do ponto de vista de cada leitor. Na minha percepção, a única coisa que eu acredito que possa ser vista como algo negativo, é a agilidade da narrativa. Como eu já disse, este livro é diferente de outros livros do gênero fantasia. Aqui não iremos acompanhar os mocinhos / heróis, lutando contra vilão para salvar o mundo. Ele é um pouco lento sim, mas para mim isto está bem longe de ser um ponto negativo.

Quando as respostas para os diversos questionamentos dos personagens e do próprio leitor também, começaram a surgir, fiquei de boca aberta com o talento da autora. Ela encaixou tudo e respondeu tudo de maneira fantástica. O desfecho do livro é incrível e não teria como esse livro não se tornar um dos melhores livros que eu já li na vida. Senti todo tipo de sentimento possível durante a leitura e senti um peso no coração quando terminei de lê-lo.

Sempre me perguntaram que tipo de livro eu levaria para uma ilha deserta, e agora eu sei a resposta, Golem e o gênio é este livro e espero que ele se torne o seu também!

Muito obrigado por terem lido até aqui,
China
Francisco 20/11/2015minha estante
to nessa leitura, to adorando

Fernando Lafaiete 20/11/2015minha estante
Eu acho meio difícil não se apaixonar por este livro, ele é maravilhoso do início ao fim!

Francisco 25/11/2015minha estante
Com Certeza, a cada momento melhora mais...

Ingrid 24/01/2021

Sem comentários positivos
Esse livro me deixou com uma ressaca literária de 2 meses, tentei praticamente engolir ele, mas não deu, história lenta, pouco interessante e escrita cansativa, me sinto até feliz de não ter insistido.
( não li por completo, mas queria reclamar então coloquei como lido para poder fazer minha resenha)
Kah_Corvere 29/01/2021minha estante
Melhor pessoa kjkkkkk

Julia.Everton 19/06/2021minha estante
Eu na vida

Ricardo Silva 21/01/2018

Um passeio entre culturas.
É um livro bem divertido, muito legal a viagem entre as culturas, porém, não me ensinou nada, não me fez refletir em nada, não que essa tenha sido a proposta da autora. Foi só divertido mesmo.
Héllen 24/01/2018minha estante
Sério? Eu ainda não terminei mas até onde eu li as reflexões dos personagens e as analises que eles fazem sobre o ser humano têm me levado a refletir em conjunto, nada novo, mas coisas que se devem ter em mente.

Ricardo Silva 24/01/2018minha estante
Talvez a análise das pessoas vindo de um não humano traga alguma reflexão, é um ótimo livro, por isso as 4 estrelas, mas nada extraordinário na minha opinião, afinal, qualquer livro ou filme deveria trazer uma mensagem pra ficar, até mesmo o Rei Leão deixou o seu "Never forget who you are", porém, nesse livro achou que foi isso que ficou faltando um pouco.

Frannynh 16/11/2019

Agonia
Esse livro é tão arrastado que chega a dar agonia! Só fica bom mesmo depois das primeiras duzentas páginas!!! Sim duzentas!!!

E sim, é interessante, intenso mas um tanto perdido, confuso! Um romance que não é romance, algumas estórias paralelas, uma protagonista omissa e sem sal, com um protagonista egocêntrico e inconsequente.

Apesar disso gostei de ambos com suas dores e descorbetas, mas não gostei muito do desenrolar de tudo, o final então ... sem graça define.

Mesmo não gostando do final eu recomendo, pela riqueza de duas culturas diferentes e por todo amor não consumado que ficou na entrelinhas. Leiam.
She King 23/11/2019minha estante
nossa 200 pgs pra melhorar kkkk eu ate leio livro arrastado mas da uma raiva ne

Frannynh 27/11/2019minha estante
E eu que criei uma expectativa nesse livro e não consiguia passar das 100 primais páginas? kkkkk anem eu também odeio ler quando fica arrastado!

Nat 08/02/2017

O encontro de mitos
Golem e o Gênio é uma fábula moderna, e isso quer dizer que a história traz criaturas mágicas, ou personagens mitológicos de culturas antigas, em tempos mais atuais – Nova Iorque do século XIX, no caso.
Eu não sabia o que era um golem antes de ler esse livro, mas descobri que é uma criatura da cultura judaica feita de barro e com uma força enorme; quando golem é trazido a vida, o bruxo ou mago que o constrói cria também uma palavra que pode destruí-lo. A golem do livro se chama Chava e seu dono morre, deixando-a sem um mestre.
Já os gênios são personagens mais conhecidos, mas confesso que tudo o que sabia sobre eles vinha dos desenhos do Aladim. No livro, temos algumas diferenças, a principal sendo que os gênios não vivem em lâmpadas – eles são é aprisionados pelos humanos por serem muito poderosos, porque os humanos querem abusar desses poderes. O gênio também é conhecido pela palavra djin. O da história se chama Ahmad e foi libertado sem querer por um ferreiro.
A história tem capítulos intercalados entre o gênio e a golem até eles se conhecerem e, depois disso, alguns capítulos de flash back para gente entender melhor a história deles. A golem mora no bairro judeu e o djin no bairro sírio, e as diferenças entre os dois locais ficam bem claras conforme você lê.
Devido a situação atual deles, que é basicamente a mesma de serem estranhos em uma terra desconhecida, eles acabam virando amigos mesmo sem querer. Por boa parte da história, acompanhamos os dois caminhando por bairros de Nova Iorque. As descrições da autora são perfeitas, você se sente totalmente dentro do livro e caminhando junto com os personagens.
Achei que a ação final aconteceu bem rápido e poderia ter sido mais trabalhada, mas gostei bastante da história como um todo.
E uma coisa muito legal do livro, senão a mais legal, é o fato dos personagens serem de culturas tão diferentes e viverem em bairros com essas mesmas diferenças, e ainda assim conseguirem se dar bem e viver em harmonia. Em tempos de muro entre México e Estados Unidos, é um bom exemplo.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
Léo 06/03/2017minha estante
Estou lendo esse livro. A princípio estava perdendo o gosto, mas depois da página 360, mais ou menos, vai ficando mais interessante. Estou quase acabando. Quando chegar ao fim, faço uma resenha. Só uma correção: A Golem não se chama Chava. Ela recebe esse nome depois. Um nome "fake". O mesmo para o Djinn.

Nat 13/03/2017minha estante
sim, sim, mas são os nomes que eles acabam usando o livro todo praticamente ^^ e farei resenha em vídeo sim

stellasays 27/11/2015

Uma Fábula Eterna
Terminei de ler hoje o livro Golem e o Gênio, que foi super bem recomendado. Por causa dessa leitura (e porque calhou de eu ter tempo), resolvi voltar a escrever aqui no blog. Yay! :)
Este livro conta várias histórias ao mesmo tempo, como se a autora estivesse costurando uma colcha de retalhos. Num primeiro momento, você pode até ficar confuso, imaginando aonde ela quer chegar com tudo aquilo, mas fique certo, ela chega a algum lugar. E faz isso muito bem. Helene Wecker consegue amarrar com a precisão de uma golem e a criatividade de um djim todas as histórias que inicia neste livro. Não tem essa de plots abandonados.
Tudo começa quando um homem péssimo e rico resolve que precisa de uma esposa. O problema é que ninguém quer casar com ele (duh, ele é péssimo). Daí que dentro da tradição mística judaica existe essa criatura chamada golem, que é feita de barro e criada para servir a um mestre. O golem é feito para ser obediente e atender a qualquer desejo do seu mestre, seja ele qual for. No entanto, o maior problema dele é que, caso seja direcionado à violência, ele não consegue se controlar. Pode começar a ter um ataque de fúria e precisará ser destruído. Pois bem, esse homem horrível do início da história, acha que um golem poderia virar uma ótima esposa. Pois é. Ele vai até um feiticeiro e faz sua encomenda. Esse é o início do plot da Golem.
Ao mesmo tempo, temos um outro plot acontecendo na Pequena Síria, na Nova York de 1890. Arbeely é um ferreiro cheio de problemas que recebe uma encomenda para consertar uma molheira. Ao começar a trabalhar nela, desperta o djim (ou gênio) que se encontrava preso dentro da mesma. Completamente desnorteado e sem poder sair dali, o djim começa a trabalhar para Arbeely como seu assistente. Só que, de acordo com a cultura árabe, um djim é um ser livre e inconsequente. Ele precisa de mais do que aquilo oferecido pelo homem, só que ele está preso a essa forma humana até encontrar uma maneira de desfazer o encanto que o prendeu. E esse é o início do plot do Gênio.
E aí tem a história de Fadwa. Uma beduína de vida simples que um dia encontra um palácio maravilhoso no meio do deserto, que some após alguns segundos.
E como tudo isso pode ter alguma relação, você me pergunta. E eu respondo: leia o livro.
É uma leitura que começa devagar, por isso é necessária muita paciência, gafanhoto. Mas depois que a história te envolve, é um caminho sem volta. Os personagens são encantadores e a linguagem bem fluida.
Gostei bastante e recomendo também. :) Presentão de Natal, hein. Só dizendo! ;) Além de tudo que falei sobre o conteúdo, a edição brasileira feita pela editora DarkSide Books ficou MA-RA-VI-LHO-SA. Sério. Várias vezes parei de ler pra ficar admirando a capa.

site: http://custella.blogspot.com.br/2015/11/271115-golem-e-o-genio.html
Diogo 03/12/2015minha estante
olá estou querendo ler este livro há algum tempo, e queria saber se ele não é enjoativo .Podia me dizer?

stellasays 03/12/2015minha estante
Até a metade ele é um pouco lento, mas não desista! Ele melhora o ritmo e a história é bem envolvente. Não é enjoativo. :)

25/01/2016

Adorei!
Chava é uma golem, uma mulher feita de barro, criada por um rabino estudioso da Alquimia. Chava foi feita sob encomenda, a pedido de um homem, para tornar-se sua esposa.
Ahmad é um gênio, criatura feita de fogo e nascida no deserto sírio. Há séculos atrás foi preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno.
O destino faz com que ambos se encontrem em Manhattan e se tornem bons amigos, compartilhando suas histórias, seus medos e muitas aventuras, apesar de suas diferenças.
Primeiro romance da autora (Helene Wecker), apesar de ser Literatura Fantástica, possui muitos elementos das culturas árabe e judaica.
Um livro muito bem escrito que, apesar de extenso, li em poucos dias. A história me prendeu do começo ao fim e eu mal podia esperar para saber seu desfecho.
Adoraria que esse livro virasse um filme.
E espero que Helene Wecker escreva muitos outros livros com este.
Marta Skoober 27/01/2016minha estante
Gostei da resenha, Fê!

29/01/2016minha estante
Obrigada :)

Marciana 04/05/2020

Romance /fantasia
Achei a leitura interessante em algumas partes, fiquei decepcionada com a morte de Saleh (acho que ele merecia um final melhor, mesmo ele achar não se encaixar a lugar algum no momento)assim como a morte de Michael. Sim torcia pela liberdade do Djin e da Golem
Conheci novos vocábulos, e pesquisei algumas informações , como lugares, nomes,
Pedro 04/05/2020minha estante
Mas eu nao li spoiler não né?

Marciana 23/04/2021minha estante
a minha não Pedro

GabI 22/04/2017

Lindo!!
Lindo, viciante , com uma história fofa que mistura amor, amizade, lealdade e nos mostra um povo e suas religiões e supertições , crenças e os obstáculos que passam por deixar sua terra natal e enfrentar as dificuldades em um mundo novo totalmente diferente , e trazendo isso da perspectiva de uma golem e um gênio , sendo a primeira uma criatura feita para servir e o outro uma criatura livre, que se vê aprisionada e ambos têm que se acostumar a sua nova condição juntos, para descobrir que estão mais ligados do que só pela amizade.
Carla.Luciana 02/12/2017minha estante
undefined

Frederico80 23/02/2018

Ótimo livro - Vale apena ler
Não sei bem como comentar esse livro.
Vamos por partes então: capa dura com toque emborrachado, páginas amareladas e ásperas. Resumindo... um primor de qualidade. Muito bem feito mesmo.

Com relação à história... é muito cheia de idas e vindas. Bem interessante e prende a atenção do leitor. Uma crítica que tenho é com relação a formatação do texto (ou diagramação). São 514 páginas, mas a sensação é de que vc está lendo 900 devido ao tamanho da fonte. Isso me incomodou um pouco...

Mas de qualquer forma é um ótimo livro. Realmente uma fábula eterna.
Franklin.Lenice 06/03/2018minha estante
Amei esse livro!! Ele é todo perfeito!!

Sandra99 29/05/2017

Golem e o Genio
Este livro merece uma resenha mais elaborada, coisa que não tenho capacidade para fazer, mas mesmo assim vou registrar meu comentário,
Confesso que no começo do livro estava achando interessante, mas também meio parado, e depois entendi que não seria uma leitura rápida e a partir do momento em que parei e apreciei o que estava sendo contado tudo fluiu...
Ainda mais que a partir de certo acontecimento a historia ganha ritmo e tudo começa a fazer sentido e você acaba por entender que tudo o que foi relatado no início foi necessário para chegar ao ponto central da historia e não era só enrolação.
Por ser um primeiro livro achei a autora muito criativa e harmônica na sua historia, ela soube construir personagens interessantes, até mesmo a cidade , que a autora consegue te transportar para a atmosfera da época , e o que é essa Golem !!! Ela me ganhou na historia fiquei encantada pelo Gênio, mas ainda assim prefiro mil vezes a Golem !!! Personagem excelente.
O livro foi escrito para ser único, porem já sabemos que terá continuação, eu acredito que esta poderá ser muito melhor, pois a historia ficou com um gostinho de quero mais, e ainda tem enredo pra continuar de forma satisfatória.

Recomendo, apesar de não ler nada ou quase nada de fantasia achei muito envolvente e de qualidade.
Sandra99 29/05/2017minha estante
Acho que daria um excelente Filme ... em 3d e tudo ...

Viviana 25/04/2017

A Golem e o Gênio
Adorei a ambientação, a evolução dos personagens, a mitologia, mas confeço que perdi o interesse lá pela metade quando a Golem e o Gênio, até que enfim!, se encontram e o romance entre eles não rola como eu esperava. Mesmo assim valeu a pena.
Paola 10/10/2017minha estante
undefined