Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Clio0 12/05/2020

Um livro que faz jus ao estilo nonsense do autor.

Dirk Gently não é um Sherlock Holmes ou um Hercule Poirot. Ele não está lá para resolver um crime, ele está lá para entender a história. E ela é muito mais louca do que se pode imaginar.

Sendo fã, me é quase impossível fazer alguma crítica ao livro. Mas quem não gosta do gênero (uma mistura de ficção científica com comédia surrealista) pode ficar rapidamente entediado.
B.norte 02/02/2022minha estante
? nem conhecia esse livro dele, já vou deixar na minha lista da Amazon

voracious 04/02/2022minha estante
foi exatamente por isso que eu não terminei O Guia do Mochileiro das Galáxias

nkog.neato 01/11/2022

Delícia
Douglas nunca me decepciona! É muito gostosinho, ótimo pra sair de uma ressaca literária (ou entrar em uma rs)! Muito divertido e tem uma escrita bem fluída, a história é bem maluquinha e é cheia de referências nerds, amei!!

Paulo 24/01/2016

Dirk Gently é Douglas Adams cuspido e escarrado. Se tem alguém que consegue escrever uma história tão sem nexo nexo mas que ao mesmo tempo tem uma narrativa profunda
e intrincada é ele. Esta aí Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently pra provar. Quem nunca leu nada do autor antes, talvez estranhe o começo do livro. A história começa um tanto quanto desconexa, com muitos personagens e situações novas sendo introduzidas ao mesmo tempo, mas NÃO ENTRE EM PÂNICO, pois absolutamente tudo se encaixa no final (estamos falando de holística), e de uma forma tão brilhante que você vai querer reler toda o livro na mesma hora, pra pegar todas as referências perdidas. A história é muito engraçada, cheia de referências, piadas agressivas, questionamentos sutis e não sutis a questões culturalmente enraizadas na sociedade, mais piadas, algumas passagens totalmente sem sentido, e um protagonista muito intrigante que só aparece lá pra página 100. Ah, como eu adoraria ver uma série protagonizada por seus casos.
Enfim, este livro pode não ser tão brilhante quanto o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas todo o humor ácido e as referências bizarras do autor se fazem presentes em sua melhor forma.
ravany 15/12/2016minha estante
Viu que a netflix atendeu seu pedido?

Laize Massaro 28/05/2020

Inteligente
O primeiro volume da série Dirk Gently é cheio de detalhes, que se não entendidos no início da leitura serão explicados ao finaliza-la. Douglas Adams é um grande contador de histórias!

binhanca 18/05/2021

vim pela série e...
não sou fã de livros com seções narrativas muito longas. mas, a escrita de douglas adams é de um humor sem igual e traz leveza à leitura.
contudo, confesso que se tratando do enredo, fiquei um pouco decepcionada. não há fios soltos nem nada, porém eu tinha altas expectativas devido ao meu amor pela série.

Roberta 30/07/2020

Douglas Adams
Só de ser escrito por Douglas Adams a maluquice já está explicada. Um livro que te faz rir muito e por mais sem sentido que possa parecer, se explica de acordo com que a história vai passando das formas mais absurdas, o que é simplesmente incrível. Li de uma só vez porque não da vontade de largar nunca, é super leve e vale a pena demaaaais ler.

flora 03/02/2020

Bom desenvolvimento, final corrido
Não tenho problemas com o nonsense do Douglas, não só estou acostumada, como até curto.
O livro fluiu bem, mas aí o final foi corrido e algumas coisas ficaram mal explicadas.

luigianderson 24/03/2021

Simplesmente maravilhoso!
Sou intensamente suspeito a falar qualquer coisa quando se trata de Douglas Adams, sendo tão apreciador dessa escrita que ele teve.
Qualquer texto curto do Douglas é passível de arrancar altas gargalhadas minhas, então não aconteceria diferente com esse livro. Ele é cheio de reviravoltas, cheio de referências, cheio de piadas completamente sem sentido e isso é encantador.
É uma leitura levíssima, flui rapidamente e é capaz de fazer ficar relembrando de determinada cena por muito tempo. Esse livro é maravilhoso demais!

g4b5 09/05/2021

ta, nao sei fazer se exatamente odiei o livro ou se eu so nao estava na "vibe" dele. comecei a ler por causa da série lançada na Netflix então estava bem animada, porém as minhas expectativas foram esmagadas. até os 45% do livro, eu literalmente não entendi nada e tudo parecia muito confuso e arrastado demais, só conseguir me "apegar" à história quando Dirk Gently apareceu, mas nem mesmo isso me fez gostar tanto quanto eu vi as pessoas dizendo que haviam gostado. enfim, não é um livro ruim, mas não foi pra mim, não funcionou pra mim.

Raquel 13/01/2021

O mundo é realmente um lugar misterioso
Um monge eletrônico aparece do absoluto nada na Inglaterra montado em sua égua, um empresário com muito a falar e poucos amigos desaparece também do absoluto nada, um sofá entalou na curva da escada de um prédio e parece não haver modo de movê-lo nem para cima nem para baixo, um professor universitário apresenta uma estranha propensão a fazer mágicas nas mesas de reunião e um programador tem plena convicção de que entender o que sua namorada espera dele é, esse sim, o maior mistério da humanidade.

No meio dessa confusão, aparece Dirk Gently, um investigador exótico que acredita que todos os fatos do universo estão conectados, inclusive os listados acima.

Infelizmente não há como descrever mais o enredo sem dar spoilers astronômicos, então deixo aqui a minha impressão de que, mais uma vez, Douglas Adams nos presenteou com uma história fantástica. Esse pequeno romance, de apenas 240 páginas e 24 horas de desenvolvimento, foi impossível de parar de ler até chegar ao final e me fez rir alto sozinha na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.

Se você está procurando um livro de humor afiado, crítico e sempre atual, este título vai lhe servir como uma luva!

Mestre Jedi 24/12/2020

Para os amantes da ficção
Um livro feito para quem gosta da ficção científica. Envolve viagens no tempo, seres de outras dimensões, máquinas do tempo, detetives excêntricos. Talvez o andar dos acontecimentos deixem todos um pouco perdidos na história, mas não deixa de ser um bom livro.

Alice 20/07/2020

Conheci o livro através da série da Netflix (Dirk Gently) mas admito que é bem diferente do que eu esperava. A série acrescentou muita coisa que não tem no livro, de uma forma agradável a meu ver.
Resumindo, a ideia da obra é interessantíssima, mas acho que poderia ter sido feita de uma forma um pouco diferente. Apesar disso, a leitura é rápida e fluída, além de ser também agradável, mesmo não atendendo as experiências que eu tinha ao iniciar a ler a obra.

Verônica 27/12/2015

Um livro mediano
Em minha opinião é um livro mediano visto que sendo do Douglas Adams poderia ser muito melhor. O começo é bem envolvente e interessante,o meio do livro é um pouquinho monótono e o final embora as ações se desenrolem finalmente deixa várias pontas soltas.
Uma obra bem crítica em alguns pontos e sem dúvida irônica e perspicaz estilo Adams.

Léo 07/01/2023

A ideia foi boa, mas a história não me prendeu...
Dirk Gently, é um detetive um tanto fora da curva, ele não é nada parecido com Sherlok Holmes ou Hercule Pairot, tendo um jeito peculiar de investigar os seus casos, acreditando que todos os fatos convergem de alguma forma, chamando seu método de investigação holística.

"O termo ?holístico? se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas. Não estou interessado em trivialidades, como impressões digitais, fiapos de tecido reveladores ou pegadas inúteis e, sim, no fato de que a solução para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se configura e se entrelaça o todo."

A ideia do autor de fazer um mistério nonsense, cheio de absurdos e carregado de um humor irônico, é boa, e lembra em alguns momentos seu livro mais famoso O Guia do Mochileiro das Galáxias, porém a história não me prendeu e fiquei o livro todo pensando: quando vai melhorar? Os personagens não são interessantes, exceto Dirk que só aparece no meio do livro. A história começa sem sentido, e vai lentamente se encaixando, intercalando cada capítulo em um personagem, e no fim tudo acaba se convergindo no grande quebra-cabeça da investigação, levando a um plot-twist que é surpreendente e doido, mas como a minha experiência até as últimas páginas não foi a das melhores, ficou algo absurdo demais e um pouco sem graça.

Comecei esse livro devido a uma série da bbc de mesmo nome que é baseada nele, mas foi cancelada. E quando descobri abandonei a série e vim ler o livro, que é bom, mas a única coisa parecida com a série é conceito de investigação holística. Para primeiro contato com o autor, recomendo O Guia do Mochileiro das Galáxias que é um ótimo livro e engraçado. Recomendo Dirk Gently apenas se quiser se aventurar um pouco mais na escrita do autor.
Regis 08/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo. ? ???
Mas estou achando que não curte muito Nonsense. Rsrsr

Léo 08/01/2023minha estante
Obrigado, Régis. ?
Eu até curto, mas nesse livro do autor eu não gostei tanto.
E eu adorei o nonsense de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Regis 08/01/2023minha estante
O Guia do Mochileiro das Galáxias é nonsense? ?

Léo 08/01/2023minha estante
Sim, ele é também.