Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently Douglas Adams

Resenhas - Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently

Léo 07/01/2023

A ideia foi boa, mas a história não me prendeu...
Dirk Gently, é um detetive um tanto fora da curva, ele não é nada parecido com Sherlok Holmes ou Hercule Pairot, tendo um jeito peculiar de investigar os seus casos, acreditando que todos os fatos convergem de alguma forma, chamando seu método de investigação holística.

"O termo ?holístico? se refere à minha convicção de que devemos nos concentrar na interconexão fundamental de todas as coisas. Não estou interessado em trivialidades, como impressões digitais, fiapos de tecido reveladores ou pegadas inúteis e, sim, no fato de que a solução para qualquer problema pode ser encontrada na maneira como se configura e se entrelaça o todo."

A ideia do autor de fazer um mistério nonsense, cheio de absurdos e carregado de um humor irônico, é boa, e lembra em alguns momentos seu livro mais famoso O Guia do Mochileiro das Galáxias, porém a história não me prendeu e fiquei o livro todo pensando: quando vai melhorar? Os personagens não são interessantes, exceto Dirk que só aparece no meio do livro. A história começa sem sentido, e vai lentamente se encaixando, intercalando cada capítulo em um personagem, e no fim tudo acaba se convergindo no grande quebra-cabeça da investigação, levando a um plot-twist que é surpreendente e doido, mas como a minha experiência até as últimas páginas não foi a das melhores, ficou algo absurdo demais e um pouco sem graça.

Comecei esse livro devido a uma série da bbc de mesmo nome que é baseada nele, mas foi cancelada. E quando descobri abandonei a série e vim ler o livro, que é bom, mas a única coisa parecida com a série é conceito de investigação holística. Para primeiro contato com o autor, recomendo O Guia do Mochileiro das Galáxias que é um ótimo livro e engraçado. Recomendo Dirk Gently apenas se quiser se aventurar um pouco mais na escrita do autor.
Regis 08/01/2023minha estante
Ótima resenha, Léo. ? ???
Mas estou achando que não curte muito Nonsense. Rsrsr

Léo 08/01/2023minha estante
Obrigado, Régis. ?
Eu até curto, mas nesse livro do autor eu não gostei tanto.
E eu adorei o nonsense de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Regis 08/01/2023minha estante
O Guia do Mochileiro das Galáxias é nonsense? ?

Léo 08/01/2023minha estante
Sim, ele é também.

Kevin 21/08/2017minha estante
O fantasma e o monge vieram da mesma nave,

Andrea.Coutinho 05/09/2017minha estante
O fantasma possui o monge e o faz matar um dos personagens.
O fantasma era o alien.

Rafael José 11/03/2019minha estante
Spoilers nos comentários abaixo...
(tem como marcar spoiler aqui nos comentários, n?)

Clio0 12/05/2020

Um livro que faz jus ao estilo nonsense do autor.

Dirk Gently não é um Sherlock Holmes ou um Hercule Poirot. Ele não está lá para resolver um crime, ele está lá para entender a história. E ela é muito mais louca do que se pode imaginar.

Sendo fã, me é quase impossível fazer alguma crítica ao livro. Mas quem não gosta do gênero (uma mistura de ficção científica com comédia surrealista) pode ficar rapidamente entediado.
B.norte 02/02/2022minha estante
? nem conhecia esse livro dele, já vou deixar na minha lista da Amazon

voracious 04/02/2022minha estante
foi exatamente por isso que eu não terminei O Guia do Mochileiro das Galáxias

Rotina Agridoce 14/02/2017

ok
O que dizer de uma narrativa bem confusa que te deixa à deriva no início até seu desfecho? Mas como tudo na vida é assim, um emaranhado de confusão, mesclado a uma dose de curiosidade pessoal, com sutis pitadas de frustrações cotidianas resolvi terminar o livro e dar uma chance para a história. Acho que a grande beleza dessa obra consiste simplesmente em recomeçar, ou seja, se você não entender bulhufas, dá pra voltar e ler tudo novamente. Te convenci a ler?

O protagonista da história se chama Richard MacDuff, um engenheiro da computação, um cara inteligente e bem sucedido que levava uma vida normal e enfadonha. Ele namora Susan, irmã de Gordon Way, o dono de uma das mais importantes companhias de computação da Inglaterra, que coincidentemente também é seu autoritário chefe. Richard não morre de amores por Gordon, que por sua vez é assassinado no inicio da história e terá como principal suspeito o próprio Richard.

Completamente tomado por suas obrigações no trabalho ele acaba dando uma mancada com Susan e deixa um recado inconsequente na secretária eletrônica de sua namorada na noite do assassinato. Ele se arrepende e acaba em uma situação mais do que inusitada quando precisa recuperar a fita da secretária eletrônica. Quando ele está tentando invadir o apartamento de Susan, escalando suas paredes quando é flagrado pelo seu antigo amigo e detetive Dirk Gently. O detetive muito curioso com o ocorrido resolve intervir ligando para o número do apartamento de Susan mostrando uma série de erros na estratégia de arrombamento de Richard.

Logo no outro dia, Richard começa a ser procurado pela polícia como suspeito número um do assassinato de Gordon, afinal, ele teria grandes benefícios com sua morte. Richard resolve pedir ajuda a Dirk Gently e as investigações começam. Dirk é assombrosamente excêntrico, curti uma pizza e suas investigações se interligam até com viagem no tempo.

Uma leitura muito complexa e acabei demorei muito para me encaixar no estilo singular de Adams. Foi somente quando compreendi que o livro não era pra fazer muito sentido assim, foi que relaxei e consegui fisgar o humor sutil de Douglas Adams. Espero que a resenha não tenha deixado você mais confuso, mas posso garantir que se você for persistente tudo fará sentido no fim da narrativa.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/12/resenha-1127-agencia-de-investigacoes.html
Arthur 28/02/2017minha estante

Camila - @darkbookslibrary 26/01/2018

Achei que ia ser o máximo, mas...
Confesso que estava cheia de expectativas para ler esse livro. Li “Shada” logo que foi lançado e meu deus, que livro! De todos os que já li de Doctor Who, e olha que eu li alguns, foi definitivamente o melhor, o mais envolvente, o mais divertido, o mais, simples assim.

“Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently” esteve na minha lista de leituras desde então e como estou tentando ler alguns livros que estão na minha lista a muito tempo pensei “Vamos lá, tá na hora de eu amar você”.

Minha decepção foi enorme.

A dificuldade começa para criar uma sinopse. É impossível resumir uma estória que até sua metade é uma mistura de pequenas tramas que aparentemente não fazem sentido nenhum e que a única coisa que tem em comum é a quantidade de detalhes.

As estórias separadas que o livro conta tem muitos pontos interessantes. A riqueza de detalhes é incrível e fica fácil você visualizar tudo o que o autor escreve. A escrita é fluida, de fácil compreensão e a trama logo se torna irresistível, apesar de alguns pontos parecerem um tanto quanto confusos.

Mas é ai que o trem desanda.

Chegamos a metade do livro e aparentemente a estória ainda parece estar sendo apresentada ou simplesmente empacada. A espera para a convergência das tramas é quase eterna, o que torna o livro cansativo e aparentemente desconexo.

Conforme alcancei a segunda metade do livro não parava de me questionar porque eu estava persistindo na leitura. A impressão que o fim seria insatisfatório só crescia e admitido que pulei algumas páginas descritivas totalmente desnecessárias para o encerramento dos mistérios.

No fim claro que tudo faz sentido, mas o desfecho se tornou desinteressante enquanto a leitura acontecia e tudo que eu queria era termina-la para começar uma nova obra.

Apesar das boas qualificações, o livro não me agradou e sinceramente me desmotivou a ler “O guia do mochileiro das Galáxias”.

site: @garotaintergalatica
Paty 17/02/2018minha estante
Cara, não li esse, mas o Guia é maravilhoso! Eu nunca imaginei que curtiria um negócio tão tresloucado como esse livro, esse autor, esse gênero. Mas, amei muito e o D. Adams virou um dos meus autores do coração.
Leia a série do Guia! Mais do que uma leitura, é um modo inteligente e refrescante de olhar o mundo! ^^

Heliene.Maia 11/04/2017

Primeira impressão: Muito louco e engraçado!
Segunda: confuso
Terceira: de onde ele tira essas idéias?
Quarta: inteligente!
Quinta: preciso me esforçar pra não perder nada!
Quinta: continua louco e engraçado!
Sexta: muito bom!
Sétima: AFINAL, O ACONTECEU COM O GORDON?????
Paty 17/02/2018minha estante
Tirando a última, que é mais específica, acho que essas são as impressões gerais ao ler algo dele. Eu acrescentaria "qual o problema dele?!", que é o que sempre penso antes de "de onde ele tira essas ideias?!"

Marcos 15/04/2016

Richard MacDuff e Susan Way namoram. Ele leva uma vida normal: trabalha com engenharia da computação e sempre teve um comportamento muito pacato. Até que um dia ele surta e resolve ligar para a namorada. Como ela não atende, ele deixa um recado muito louco em sua caixa de mensagens, mas em seguida se arrepende do que fez. Ao perceber a mancada, ele resolve escalar o prédio dela e entrar em seu apartamento, pela janela, para apagar a gravação.

Porém, nesse momento Dirk Gently, um detetive particular e amigo de faculdade de Richard, está observando os arredores com seu binóculo. Ao observar a cena ele resolve investigar o que o ex-colega está fazendo ali. Com o desenrolar da história e o aprofundamento das investigações. Dirk começa a fazer conexões entre a mensagem secreta e o assassinato de Gordon Way, irmão de Susan. Logo, Richard se tornará o principal culpado do crime.

Agência de Investigações Dirk Gently é o primeiro livro de uma duologia deixada por Douglas Adams, antes de morrer. O autor é conhecido pela série Guia do Mochileiro das Galáxias e estima-se que ele escreveria novos volumes dessa série posteriormente, o que infelizmente não foi possível. Uma das características das narrativas desse autor está no uso (e abuso) do non-sense e da grande força de comunicação com o público nerd, com grandes referências a este universo.

Sempre tive vontade de ler Guia, mas como sempre gosto de começar um autor pelos livros menos badalados dele, resolvi pegar Dirk Gently para ler. Infelizmente essa não foi uma leitura que me agradou, pelo contrário, pedia a cada página que a leitura se acelerasse e que eu conseguisse terminar o livro o quanto antes.

A escrita de Adams é muito descritiva e arrastada, o que torna a leitura extremamente maçante. Ele usa de poucos diálogos e longos parágrafos para resolver suas cenas. Outro ponto que não me cativou no livro foi o uso do non-sense ou da chamada "literatura do absurdo", gênero em que coisas e situações absurdas podem acontecer a qualquer momento em qualquer cena. Nunca gostei muito desse recurso de escrita dos autores, sempre acho que, com inteligência, é possível passar a mesma mensagem de forma clara, sem precisar de alegorias estapafúrdias. No caso desse livro, Douglas o utiliza no grau máximo, o que acabou fazendo com que eu não me agradasse nem um pouco.

Ainda darei uma nova chance ao autor com Guia dos Mochileiros, ainda quero lê-lo, mas aconselho para quem, assim como eu, não gostar desse estilo de escrita, que esteja preparado antes de começar a leitura.

site: http://www.capaetitulo.com.br/2016/03/resenha-agencia-de-investigacoes.html
Nanda 20/11/2016minha estante

Alyne Rosa 15/02/2016

Tipicamente Adams
Não me surpreenderia se descobrisse que Douglas Adams escreveu este livro só com o intuito de chamar Coleridge de drogado e confuso.
Guilherme.Ballas 24/03/2016minha estante
Oi! Tudo bom? Alyne eu li o livro e não consegui entender a parte do poema kkk será que você poderia me explicar o que entendeu? Kkk beijos!

Paulo 24/01/2016

Dirk Gently é Douglas Adams cuspido e escarrado. Se tem alguém que consegue escrever uma história tão sem nexo nexo mas que ao mesmo tempo tem uma narrativa profunda
e intrincada é ele. Esta aí Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently pra provar. Quem nunca leu nada do autor antes, talvez estranhe o começo do livro. A história começa um tanto quanto desconexa, com muitos personagens e situações novas sendo introduzidas ao mesmo tempo, mas NÃO ENTRE EM PÂNICO, pois absolutamente tudo se encaixa no final (estamos falando de holística), e de uma forma tão brilhante que você vai querer reler toda o livro na mesma hora, pra pegar todas as referências perdidas. A história é muito engraçada, cheia de referências, piadas agressivas, questionamentos sutis e não sutis a questões culturalmente enraizadas na sociedade, mais piadas, algumas passagens totalmente sem sentido, e um protagonista muito intrigante que só aparece lá pra página 100. Ah, como eu adoraria ver uma série protagonizada por seus casos.
Enfim, este livro pode não ser tão brilhante quanto o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas todo o humor ácido e as referências bizarras do autor se fazem presentes em sua melhor forma.
ravany 15/12/2016minha estante
Viu que a netflix atendeu seu pedido?

Nath @biscoito.esperto 17/01/2016

Para ser completamente honesta, eu tinha expectativas bem baixas em relação a este livro. Sou fã de carteirinha do Douglas Adams, sou apaixonada pelo Guia mas, além disso, também sou muito fã da pessoa que o Douglas era. Quando li a biografia dele escrita pelo Neil Gaiman (Não Entre em Pânico) e O Salmão da Dúvida, eu tive certeza de que queria ser uma escritora igual a ele: completamente original e criativa, irreverente, com uma vida intensa e interessante e capaz de cativar fãs ao redor do mundo com minhas histórias.

A questão é que eu acredito que existe um limite de espetacularidade que uma pessoa pode alcançar. Se você é um escritor e escreve dez livros, pelo menos um deles tem que ser menos bom (eu não diria RUIM, pois ruim é uma palavra muito forte... vocês entenderam). Mas Douglas Adams, como já era de se esperar, não segue as regras da probabilidade e foi capaz de escrever um livro espetacular mesmo já tendo outros livros espetaculares em dua bibliografia.

A única pessoa capaz de escrever um livro tão sem nexo mas que ao mesmo tempo tem uma história profunda e intrincada é o Douglas Adams, e ele provou isso em Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently.

O livro conta a história de Richard, um homem completamente normal e com problemas de pessoas completamente normais que, de um dia para o outro, esbarra numa espiral de maluquices envolvendo um Monge Eletrônico de outra dimensão, um investigador maluco que não liga exatamente para resolver um mistério, mas entender todas as FACETAS do mistério, um fantasma em fase de testes, idosos sem noção das coisas e viajem no tempo/espaço. E, é claro, um sofá entalado.

O livro é bem curtinho e não quero dar spoilers, só queria pontuar que a história é MUITO engraçada, você ri praticamente o tempo todo durante a leitura e, a pesar de alguns personagens e acontecimentos parecerem desconexos, absolutamente TUDO se conecta no final (estamos falando de HOLÍSTICA) e você fica de queixo caído! Acho que Dirk Gently daria um excelente seriado, para ser sincera...

Enfim, se você tem medo de que este livro não seja tão bom quanto O Guia, peço gentilmente que NÃO ENTRE EM PÂNICO e aceite que nada vai ser tão bom quanto O Guia. Mas lembre de que este livro foi, afinal, escrito pelo Douglas Adams e é uma obra espetacular, que merece atenção. É divertido, de bugar o cérebro e tem mistério e suspense.

O que mais a gente pode esperar de um livro?

site: www.nathlambert.blogspot.com
Marina516 06/12/2016minha estante

Maiah 18/05/2015

Confuso!
O livro tinha um premissa que tinha tudo para me agradar, mas infelizmente isso não aconteceu. Ao decorrer da leitura eu me senti em muitas partes confusa com os fatos que eram narrados e isso fez com que a leitura se tornasse um pouco arrastada.
Nenhum dos personagens de fato me conquistou ou me chamou a atenção, e eu não consegui me envolver ou me apegar a essa história e isso foi um dos fatores que me fez não gostar tanto do livro.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/05/resenha-livro-agencia-de-investigacoes.html

rafazaakar 30/05/2015

ZaaKar.com Resenha: Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Um colossal épico cômico musical romântico policial de horror sobre viagens no tempo, fantasmas e detetives.” — O autor
A série O Mochileiro das Galáxias consagrou Douglas Adams por sua fina ironia e sua capacidade de elaborar histórias hilárias e inusitadas. Porém, essa não foi sua única obra-prima. Também na década de 1980, ele criou o personagem Dirk Gently, cujos elementos principais surgiram quando escrevia episódios para Doctor Who, outro ícone britânico da ficção científica.
Adams morreu em 2001, deixando dois volumes sobre as aventuras do detetive carismático e arrogante. Agora, finalmente, o primeiro livro é publicado no Brasil.
Richard MacDuff é um engenheiro de computação perfeitamente normal que sempre se comportou muito bem, obrigado, até o dia em que deixa uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way. Arrependido, toma a decisão mais natural possível: escalar o prédio dela e invadir seu apartamento para roubar a fita com a gravação.
Na vizinhança, Dirk Gently bisbilhota os arredores com seu binóculo quando presencia o ato tresloucado do antigo colega de faculdade e decide entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos. Depois de uma série de acontecimentos bizarros, o detetive percebe uma interconexão obscura entre a atitude estapafúrdia do amigo e o assassinato de Gordon Way – irmão de Susan e chefe de Richard, que passa a ser suspeito do crime.
De uma hora para outra, os dois veem-se envolvidos num caso incrivelmente estranho, com elementos díspares e desconexos que, no final, conseguem se encaixar de forma perfeita e construir uma trama típica de Douglas Adams".

***

“Uma nova luz muito pálida brotou, dilatando-se, das profundezas da lama debaixo da torre. O céu se fechou, uma montanha de lama entrou em convulsão, terra e céu gritaram um com o outro, tudo ficou terrivelmente rosa, subitamente verde, longamente alaranjado...”.

Esta semana temos mais um livro incrível resenhado aqui para vocês. Desta vez, falaremos um pouco sobre Douglas Noël Adams. O autor nasceu em Cambridge, no dia 11 de março de 1952 e foi um escritor e comediante britânico muito conhecido. Ficou famoso por ter escrito esquetes para a série televisiva “Monty Python's Flying Circus” e pela série de rádio, jogos e livros “O mochileiro das Galaxias”. Um assumido ateísta radical e amante dos automóveis possantes, câmeras, computadores Macintosh e outros 'apetrechos tecnológicos'. O biólogo Richard Dawkins dedicou-lhe seu livro “The God Delusion” e nele descreve como Adams compreendeu a teoria da evolução e, tornou-se um ateísta.
Adams era um entusiasta de novas tecnologias, tendo escrito sobre e-mail e usenet antes de tornarem-se amplamente conhecidos. Até o fim de sua vida, Adams foi um requisitado professor de tópicos que incluíam ambiente e tecnologia. Hoje falaremos brevemente sobre o lançamento de maio da editora Arqueiro, o livro “Agência de investigações holísticas Dirk Gently”.

“Monges Eletrônicos acreditam nas coisas por você, livrando-o daquela que vinha se tornando uma tarefa cada vez mais árdua: acreditar em todas as coisas em que o mundo espera que você acredite”.

Um monge eletrônico com defeito, em cima de um cavalo observando tudo a sua volta, perdido em um deserto de cores, certezas e incertezas. Uma mulher nervosa, que decide sair para se encontrar com alguém ao invés de ficar em casa esperando que alguém ligue. Um antigo e antiquado professor de Cronologia – mas afinal, o que se estuda nessa matéria?! – e Richard MacDuff. Um engenheiro de computação que sempre se comportou muito bem, até o dia em que deixou uma mensagem equivocada na secretária eletrônica de sua namorada, Susan Way.
O arrependimento foi maior que ele e com isso em sua cabeça ele decide escalar o prédio de Susan e invadir o apartamento para roubar a fita com a gravação.... Dirk Gently, um curioso sem causa, estava por perto, observando tudo a sua volta e sem querer presenciou a invasão de Richard e decidiu entrar em contato para lhe oferecer seus serviços investigativos.... É a partir dai que uma série de acontecimentos um tanto quanto estranhos fazem o detetive perceber uma conexão estranha entre a atitude de Richard e o assassinato de Gordon Way...
Já falei demais!
Douglas Adams realmente merece todos os aplausos. Sua trama sem dúvidas nenhuma é um achado. Tudo se encaixa perfeitamente e é isso que nos incita a ler mais e mais. Detalhista como só ele sabe ser, Adams no melhor estilo Monty Python, destaca toda a sua ironia e sarcasmo, com histórias engraçadíssimas e diferentes de tudo o que você já pode ter visto. Um gato desaparecido, um gênio da informática, Samuel Taylor Coleridge, física quântica, cronologia de mais de 200 anos e um Monge Eletrônico que acredita que o mundo é rosa, pizza, mistério... Meu deus, o que isso tudo tem a ver? Vocês querem descobrir? Então leiam!
No início vocês podem se perder um pouco. A narrativa – em terceira pessoa – é bem desconexa nas primeiras 100 páginas, mas prossigam... Vale a pena. Com viagens no tempo, fantasmas do passado e futuro, tecnologia e muita investigação, esse livro tem tudo para te conquistar!
Vale ressaltar que, o autor faleceu em 2001, e apenas agora, em 2015, esse livro, que foi escrito depois da conclusão de “O Mochileiro das Galáxias”, foi ser publicado pela editora Arqueiro. Antes de morrer o autor produziu dois volumes, então se acalmem, ainda tem história vindo por ai!!!
18/50

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2015/05/resenha-agencia-de-investigacoes.html

Rafael 31/05/2015

Excelente
Excelente como todos os livros de Douglas Adams que já li.
Para quem já é fã do autor, mais uma oportunidade de se divertir com o humor britânico do mesmo.

Lorayne.Stinguel 17/04/2024

O que falar de Douglas Adams? Eu amo tanto ler os livros dele! Como uma pessoa é capaz de ser criativa a ponto de colocar uma égua no banheiro? É tão incrível como as coisas absurdas que ele cria fazem sentido...por mais impossível que possa ser kkkkk Recomendo demais!

Daniel Liberato 02/08/2015

Excelente exemplar de Douglas Adams
Ótima história. Construção primorosa, com elementos que são aparentes desconexos, como fantasmas, assassinatos, truques de mágica e velhos professores de universidade, sendo unidos no final como um grande quebra-cabeças. Tudo isso regado com o excelente humor do Douglas. Em diversos trechos cheguei a gargalhar. Recomendadíssimo.