The Blue Castle

The Blue Castle L. M. Montgomery

Resenhas - The Blue Castle

Aleksandra UtriniC 30/07/2020

Simplesmente Perfeito
Eu nem sei o que falar direito. Eu não esperava tudo isso desse livro, a sinopse de que uma solteirona estava se sentindo perdida sem nada de bom, me atraiu.
Cada detalhe, a escrita a escrita da Lucy, tudo me conquistou, isso em poucas páginas.
Se você conhece a série "Anne with an E", provavelmente já sabe como pode esperar coisas boas, eu nunca assisti, mas depois desse livro eu preciso imediatamente ler mais coisas da Lucy.

kiki.marino 24/09/2018

O Castelo Azul é um estado mental
Primeiro de tudo adorei a estória 5 estrelas 🌟
2-Bendito sebo onde pude encontrar esse livro quase desconhecido da LM Montgomery (Anne of Green Gables).
3.Que protagonista feminina maravilhosa,realista, sarcástica,com vontade de viver, corajosa e feminista também,(apesar daquela família lá...) Valancy uma heroína♥
4.Alem de ser um livro com uma mensagem inspiradora,humano e que mostra que nós mesmo construímos nossas prisões , e preciso ter coragem pra se libertar delas,"Viver com medo é degradante"
5.Adorei o romance,bem construído (mesmo lembrando outro livro aka "As moças de Missalonghi', você torce realmente por um final feliz pra heroína e Barney humm misterioso até o final.
6.John Foster porque vc nao é real,eu iria correndo comprar o livro desse escritor kkk
Eu jurava que esse livro era de fantasia pela capa e título rs mas passa nos anos 20 muito charmoso,enfim recomendo a leitura desse livro que surpreende!

Evy 20/02/2016

O medo é o pecado original. Quase todo o mal no mundo tem a sua origem no fato de que alguém está com medo de alguma coisa. É uma fria serpente viscosa enrolada sobre você. É horrível viver com medo; e é de todas as coisas a mais degradante.

Era uma vez uma mulher chamada Valancy Stirling, procedente do clã Stirling da cidadezinha chamada Deerwood. Valancy e sua mãe são pobres, vivendo da caridade dos parentes, elas vivem em uma casa bastante deteriorada com uma prima de meia-idade, e todos os dias de Valancy se resumem em duas coisas: fazer a vontade da mãe e manter as aparências.

Valancy nunca teve um grande amor, nem ninguém já tinha olhado-a como alguém desejável (exceto um garoto que tentou beijá-la aos quinze anos e ela não deixou), esse posto era de sua prima Olive que era tudo o que Valancy não era: bonita, comunicativa, a queridinha do clã Stirling. O resultado disso é que aos 29 anos Valancy se encontra solteira e é a decepção da família. Comentários maldosos e falta de amor são coisas bastante comuns na vida de Valancy; ela adoraria dizer tudo o que está aprisionado em seu coração, mas ela não pode, ela tem medo de seus parentes, medo de ofendê-los, principalmente por viver da caridade deles.
Nesse cenário bastante melancólico de sua vida, Valancy possui dois refúgios: seu Castelo Azul e os livros de John Foster; seu Castelo Azul é onde ela realmente pode ser livre, ter tudo o que ela anseia e o melhor de tudo... ficar longe de sua família, infelizmente seu Castelo Azul só existe em sua mente, mas ele é o bastante para fazê-la se sentir bem, nem que seja por um tempo. E os livros de John Foster, cheios de magias.

Porém, o medo rege a vida de Valancy até que no dia de seu aniversário de 29 anos ela toma uma decisão chocante: ela vai se consultar com o Dr. Trent, um especialista cardíaco sobre as dores que ela costuma sentir no peito. E por que isso é tão chocante? Porque nenhum Stirling jamais se consulta com algum doutor que não seja o Dr. Ambrose Marsh, mas Valancy não quer que sua família saiba disso então ela acaba realmente indo até o Dr. Trent. Mal ela sabia que isso mudaria sua vida.

O Dr. Trent informa-a que ela tem uma doença fatal do coração e que provavelmente ela só teria mais um ano de vida. Pobre Valancy, nunca tinha vivido e morreria antes de poder viver....
Mas ao analisar sua vida, ela toma uma decisão, ela nunca mais terá medo. Ela viverá finalmente sua vida.

Em um primeiro momento sua família acha que ela está doente, depois que está louca, e depois finalmente passam a desistir que um dia ela voltará a seus sentidos. Não que Valancy tenha feito coisas extremamentes chocantes, afinal, ela só estava finalmente tomando suas próprias decisões, mas como essas decisões eram dela e não de seus parentes... Bom, essa era a parte mais chocante de tudo.
Até que ela se envolve com Barney Snaith.
Barney Snaith é o enigma da cidade, as histórias que circulam sobre ele são terríveis, e o pior é que ele não faz nada para dar entender que esses rumores são falsos. Vivendo isolado da cidade, ele só tem um amigo, o bêbado da cidade, o que certamente não é algo bom para sua reputação. Mas Valancy vê nele tudo de bom que um homem pode ser, e inevitavelmente, ela se apaixona por ele.

"Luar e o azul que chega depois do crepúsculo, é como você se parece com esse vestido. Eu gosto. Ele pertence a você. Você não é exatamente bonita, mas você tem alguns pontos de beleza adoráveis. Seus olhos. E essa pequena cavidade beijável entre suas clavículas. Você tem o punho e o tornozelo de um aristocrata. Essa sua pequena cabeça tem uma forma boa. E quando você olha para trás sobre seu ombro você se torna enlouquecedora, especialmente no crepúsculo ou luar. Uma donzela elfa. Uma fada das florestas. Você pertence a floresta, luar, você nunca deve estar fora delas. Apesar de seus ancestrais, há algo selvagem e remoto e agreste sobre você. E você tem uma linda, doce e rouca voz de verão. Tão bonita para fazer amor."

Bem, é bastante compreensível o porque de Valancy ter se apaixonado por Barney.

Mas grandes reviravoltas acontecem na vida de Valancy, as descobertas que ela faz podem ser desastrosas e destruidoras, mas no fundo elas são essenciais para provar a própria Valancy que foi necessário sua mudança, a felicidade chegou até ela porque ela escolheu-a.

"Qual é a melhor maneira de manter o amor de um homem?"
Valancy deu um sorriso pálido. Mas ela tinha voltado para a antiga vida, as velhas algemas. "O que?" Ela perguntou tão humildemente como outrora.
"Não devolvê-lo."